20 Anos de WordPress: Capacitando Pessoas para o Sucesso Online

20 Anos de WordPress: Capacitando Pessoas para o Sucesso Online

Embora a idade seja somente um número, estamos muito empolgados com o 20º aniversário do WordPress , que ocorreu no dia 27 de maio de 2023.

Foram realizados encontros, WordCamps e uma chamada para submissão de arte em blocos (link em inglês) para celebrar os 20 anos de lançamento (link em inglês) do WordPress. Essas atividades estão mapeadas e documentadas no site oficial do aniversário do WordPress, para que os membros da comunidade WordPress em todo o mundo possam ver como podem participar dessa comemoração.

Aqui na Hostinger, comemoramos essa data contribuindo para o projeto Five for the Future. Também queremos homenagear, com este post, nossos clientes que usam o WordPress para aumentar sua presença online. Conversamos com quatro clientes inspiradoras para entender como o WordPress e nossos serviços as ajudaram a conquistar o sucesso online.

Como a Hostinger Ajuda a Comunidade WordPress

Na Hostinger, os usuários WordPress podem aproveitar ao máximo seu CMS favorito com nossos planos de hospedagem WordPress otimizados. Utilizamos os servidores LiteSpeed e o plugin de cache LSCWP em todos os nossos planos para garantir máxima velocidade, ajudando os usuários a alcançarem uma melhor experiência de usuário, melhorarem o SEO e aumentarem as taxas de conversão.

Além disso, há muitos recursos avançados prontos para serem usados para ajudar qualquer pessoa a iniciar sua jornada no WordPress em instantes. Esses recursos incluem um instalador de um clique, atualizações automáticas do WordPress, uma ferramenta para ambiente de testes e medidas de segurança, como backups diários e detector de malware.

Agora, veremos como nossas clientes aproveitaram ao máximo o WordPress com a Hostinger.

Lotte Johansen – Defensora da Acessibilidade na Internet

Em 2014, o governo norueguês sancionou uma lei (link em inglês) que considera ilegais os sites que não oferecem acessibilidade digital. Isso quer dizer que os sites desenvolvidos ou atualizados depois de 2014 devem cumprir com os critérios A e AA dispostos nas Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web 2.0.

Na época, Lotte Johansen trabalhava como desenvolvedora na loja Finn.no e imediatamente começou a pensar em como a empresa aplicaria essa nova política em seu trabalho. Ela percebeu que não havia muito a ser feito quanto à acessibilidade na internet, então assumiu o controle da situação com outros desenvolvedores e designers. Foi assim que surgiu o grupo de acessibilidade da FINN e que Lotte deu início à sua jornada como especialista na área.

“A acessibilidade na internet é boa para todo mundo. É disso que eu gosto”, explica ela sobre o que a motiva a se dedicar à acessibilidade na internet. O objetivo é oferecer a todas as pessoas a mesma experiência ao acessar um site, independentemente de sua capacidade ou deficiência.

Desde o surgimento do grupo de acessibilidade, o interesse da Lotte no campo continuou crescendo. Ela começou fazendo apresentações e workshops, primeiro para seus colegas na FINN e depois em outros lugares. Lotte ainda trabalha na FINN como Gerente de Engenharia, e sua atuação como palestrante se tornou um trabalho paralelo.

Imagem de fundo roxo com aspas e os dizeres "O WordPress me possibilita lidar com os aspectos front-end dos meus sites de forma rápida e elegante.
Lotte Johansen
Defensora de Acessibilidade na Internet. Há uma foto de Lotte à direita inferior da imagem

Para Lotte, só fazia sentido criar um site para apresentar os temas que ela abordaria e mostrar os lugares que ela se apresentaria.

Como Lotte é uma desenvolvedora backend, usar uma plataforma de criação de sites que a ajudasse a lidar com o frontend de forma rápida e agradável foi muito importante para ela. Foi aí que o WordPress entrou em cena.

O instalador WordPress de 1 clique da Hostinger tornou sua experiência de criação de sites ainda mais rápida e fácil. Além do instalador de 1 clique, o preço acessível do plano de hospedagem de três anos e os endereços de e-mail personalizados com domínio inclusos no pacote a ajudaram a escolher a Hostinger.

E, como já se podia imaginar, o site WordPress da Lotte tem tudo sobre acessibilidade. Ela fez diversos testes de acessibilidade (link em inglês) no site e passou em todos com louvor. Dito isso, ela espera que, no futuro, haja uma maneira de adaptar e testar mais facilmente a acessibilidade no WordPress.

Temos certeza de que os recursos de acessibilidade serão ainda melhores futuramente. Afinal, o WordPress está comprometido com isso, tendo até mesmo uma Equipe Dedicada à Acessibilidade para garantir que as melhores práticas sejam aplicadas na plataforma.

Verônica Naka — Arquiteta e CEO da Nakasa

Verônica Naka é uma arquiteta de Peruíbe, uma cidade no litoral sul de São Paulo. Em 2021, com mais de 10 anos de experiência em arquitetura e design de interiores, ela decidiu se aventurar e fundar sua própria empresa.

Ela batizou seu novo projeto de Nakasa, inspirado em seu sobrenome japonês, Naka, que significa “interior”, que junto à palavra “casa” significa “interior da casa”, o que combinou bastante com a empresa.

A Nakasa é especializada em combinar a sofisticação do estilo contemporâneo com o bem-estar do ambiente de seus clientes. “Como arquitetos, precisamos ajudar nosso cliente a encontrar seu estilo, o que eles gostam e traduzir todas as suas necessidades em um ambiente”, explica Verônica.

Atualmente, a equipe de Verônica é composta por 14 pessoas, incluindo arquitetos, engenheiros civis, designers de interiores e administradores.

A equipe mostrou que, assim como empresas de cidade grande, uma empresa de uma cidade pequena como a Nakasa é capaz de oferecer trabalho e serviços de qualidade e fluxos de trabalho eficazes. Peruíbe não tem muitos escritórios de arquitetura e design de interiores, e a equipe da Nakasa muitas vezes se depara com clientes que ainda não entendem muito bem a importância do design de interior e o preço do serviço. Muitas pessoas acham que design de interiores é só mobiliar um espaço. No entanto, Verônica encara isso como um desafio e uma oportunidade, já que sua empresa é pioneira na área.

Imagem de fundo roxo com aspas e os dizeres: "É intuitivo e muito fácil de usar. Agora podemos focar no SEO.
Verônica Naka
Arquiteta e CEO da Nakasa"
Há a foto de Verônica à direita inferior da imagem.

Para aumentar o alcance do público, a equipe Nakasa criou um site para exibir o portfólio da empresa — um material muito importante para escritórios de arquitetura. O site também serve como um ponto de contato para os clientes: eles podem preencher formulários de contato, possibilitando que a equipe entenda melhor o projeto e marque uma reunião com o cliente.

No começo, Verônica queria colocar o máximo de fotos possível no site, mas depois percebeu que deveria priorizar a experiência geral do usuário. Então, ela decidiu contratar um desenvolvedor para ajudá-la a criar o site da Nakasa. A plataforma escolhida pelo desenvolvedor foi o WordPress.

“Ele é intuitivo e fácil de usar. Agora minha equipe gerencia a maior parte do conteúdo do site, como adicionar fotos dos nossos novos projetos no portfólio da empresa”, diz Verônica. “Agora estamos focando também no SEO com a ajuda de uma agência de marketing digital”.

Para Verônica, o site WordPress ajuda muito a sua empresa a crescer. Isso porque, devido ao preço e à complexidade, as pessoas tendem a procurar serviços de arquitetura nos mecanismos de busca, como o Google, não nas redes sociais.

“Seu site serve como uma vitrine. Ele não desaparece depois de 24 horas. Ele vai aparecer quando seu cliente pesquisar seu produto no Google.”

Phoebe Poon – CEO e co-fundadora do Liker Land e do plugin Web3Press

Geralmente, as pessoas associam o NFT a ativos digitais visuais únicos, como obras de arte. Porém, o futuro já está aqui: vamos dar as boas-vindas ao NFT literário (link em inglês).

Phoebe Poon e seus colegas fundaram a Liker Land em 2017, bem no início do sistema blockchain. A empresa se colocou como uma infraestrutura de publicação descentralizada. A plataforma tem uma livraria NFT onde os visitantes podem coletar livros e conteúdo NFT, e os escritores podem publicar seu trabalho. Há também um plugin do WordPress chamado Web3Press que publica postagens em blog como conteúdo NFT.

A equipe pretendia trazer a tecnologia blockchain para a produção editorial após perceber que a Internet é muito centralizada. Quando os criadores de conteúdo postam seu trabalho nas redes sociais, o conteúdo deixa de pertencer a eles — na verdade, ele é controlado pela plataforma usada. Assim, quando a plataforma deixa de existir, o mesmo acontece com o conteúdo.

É por isso que Phoebe e sua equipe desejavam capacitar os criadores de conteúdo para que tivessem mais propriedade sobre seu conteúdo e fornecer outra opção para monetizá-lo.

Eles criaram então o International Standard Content Number [Número Padrão Internacional de Conteúdo] (ISCN) (link em inglês), que funciona como o International Standard Book Number [Número Padrão Internacional de Livro] (ISBN). O ISCN é um protocolo de registro para conteúdo digital. Esse identificador contém metadados que incluem o autor, o título, o local e a hora da publicação. O ISCN está disponível publicamente para que qualquer pessoa possa conferir ou verificar se uma pessoa em específico é, de fato, a proprietária do conteúdo.

Imagem de fundo roxo com aspas e os dizeres: "Basicamente, temos a mesma missão que o WordPress: democratizar publicações. O WordPress pode ajudar pessoas a criar arquivos e nosso plugin dá a elas a opção de disponibilizar seu conteúdo de forma descentralizada.
Phoebe Poon
CEO e Co-Fundadora da Liker Land e do plugin Web3Press"
Há uma foto de Phoebe no canto direito inferior da imagem.

Além disso, a Liker Land e o WordPress têm praticamente as mesmas missões: a Liker Land tem como princípio a “descentralização da publicação de conteúdo” e o WordPress, por sua vez, tem o plano de “democratizar a publicação de conteúdo”. Essa, na verdade, é uma das razões pelas quais Phoebe e sua equipe decidiram criar o Web3Press para os usuários do WordPress.

A Liker Land também trabalhou com muitos meios de comunicação independentes. Esses meios de comunicação enfrentaram problemas de censura e a equipe de Phoebe buscou oferecer a esses meios uma ferramenta que pudesse ajudá-los a criar arquivos para seus sites. O WordPress permitiu que os meios de comunicação fizessem exatamente isso, além de terem total liberdade com a personalização do site.

Enquanto isso, como um plugin WordPress, o Web3Press permite que os usuários armazenem seus arquivos do site como IPFS (link em inglês) de armazenamento decentralizado. Isso dificulta a eliminação do conteúdo online por uma autoridade centralizada, pois ele já é público em uma rede ponto a ponto (P2P).

Futuramente, Phoebe deseja ter a opção de aplicar o sistema ISCN no site nativo do WordPress. Dessa forma, sempre que as pessoas criam seu site WordPress, elas já têm a opção de registrar seus projetos no blockchain. Ela acredita que isso será vantajoso para as pessoas que desejam ter total propriedade de seu conteúdo e preservar seu direito à liberdade de expressão.

O próprio site do Web3Press (link em inglês) foi desenvolvido pelo WordPress e é hospedado na Hostinger. Phoebe adora o fato de poder compartilhar a conta de hospedagem com outros membros da equipe sem restrições, o que torna o fluxo de trabalho da equipe mais eficiente.

Ela também adora a estabilidade e a facilidade de configuração, manutenção e solução de problemas. Sem contar também que seu plano Hostinger tem integração com o SaaS (link em inglês) necessário. “Acho que no ambiente tecnológico acelerado, você só quer ter a melhor experiência de usuário para não precisar gastar muito tempo aprendendo a usá-lo”, diz Phoebe.

Michelle Frechette — Profissional de Marketing e Produtora dos podcasts do Audacity Marketing.

Como diz o próprio Matt Mullenweg (link em inglês), Michelle Frechette é “a mulher mais ocupada do WordPress” (link em inglês). E não é à toa: há algum tempo ela já vem transformando todo o ecossistema do WordPress.

Além trabalhar como Diretora de Engajamento Comunitário, ela também é presidente do conselho de uma organização sem fins lucrativos, autora, coach de negócios, organizadora e palestrante assídua em eventos do WordPress e coapresentadora de vários podcasts. Um de seus podcasts, o Audacity Marketing, procura ajudar empresas a serem bem-sucedidas com estratégias de marketing ousadas e voltadas para a comunidade.

Michelle apresenta o podcast Audacity Marketing com sua colega especialista em marketing Hazel Quimpo. Hazel e Michelle publicam um novo episódio a cada duas semanas, discutindo como as pessoas podem realizar ações grandes e ousadas em marketing e como mudar de direção caso as coisas não estejam indo bem.

“Realizar uma ação ousada nem sempre garante o sucesso”, explica Michelle. “Às vezes, temos que ter planos B e determinar o que faremos se algo não der certo. Como vamos nos redirecionar, redirecionar nossos esforços e nossos recursos para uma direção mais lucrativa?”

O Audacity Marketing, além de podcast, é também um serviço de consultoria. As pessoas podem marcar uma sessão para conversar com Michelle e Hazel ou contratá-las para trabalhar em projetos, como a criação de um plano de marketing ou uma auditoria de marca.

Imagem de fundo roxo com os dizeres: Parte do meu desejo de usar o WordPress se deve à comunidade. E eu faço parte dessa comunidade porque gosto de como o software funciona.
Profissional de Marketing e Produtora dos podcasts da Audacity Marketing.
A foto de Michelle se encontra no canto inferior direito da imagem.

Um dos motivos pelos quais Michelle adora o WordPress é sua flexibilidade. Seja qual for o tema escolhido, há várias possibilidades de personalizar a aparência final do site. O recurso de tipo de postagem personalizado e a organização de conteúdo por categoria e tag (link em inglês) também permitem que ela apresente, de maneira organizada, o conteúdo o podcast Audacity Marketing e informações sobre seus serviços de consultoria.

O site do Audacity Marketing é hospedado na Hostinger, e Michelle adora como a Hostinger torna o processo de configuração e a utilização do WordPress muito mais fácil. Ela nem se lembra quando foi a última vez que precisou falar com o suporte.

“Eu acho que nunca tivemos problemas. Tem sido tudo muito simples”, diz Michelle.

Há outro aspecto que Michelle adora no WordPress. “Parte do meu desejo de usar o WordPress se deve à comunidade. E eu faço parte dessa comunidade porque gosto de como o software funciona”, diz ela.

Michelle gosta de como as pessoas na comunidade WordPress ajudam umas às outras a aproveitar ao máximo o CMS. Para comemorar o 20º aniversário da plataforma, Michelle deseja que o WordPress continue a crescer e melhorar, garantindo diversidade e inclusão em seu ecossistema. Ela gostaria de ver mais pessoas de todos os estilos de vida representadas.

“Cada produto e cada serviço fica melhor quando levamos em conta todas as experiências humanas e não apenas grupos isolados e homogeneizados. Se não procurarmos melhorar, acabamos estagnando, não é? Portanto, precisamos ter certeza de que somos um grupo diversificado de pessoas, gênero, etnia e habilidades, independentemente da aparência, do tamanho ou da idade”, explica Michelle.

Todos podem participar da comunidade – é fácil começar a contribuir ou participar de um WordCamp. “Pode ser intimidador ser a única pessoa que você conhece em um novo ambiente. Mas saber que isso significa que outras pessoas olham para esse mesmo ambiente e veem que você também está nele, para mim, isso é o que mais importa”, diz ela.

Afinal, o WordPress é para todos – basta um pouco de coragem para novas pessoas darem o primeiro passo e participarem da comunidade.

O Que o Futuro Reserva para o WordPress

Bom, já cantamos parabéns e cortamos o bolo e agora é pique, é pique, é hora, é hora, é hora… De quê? Falar sobre o futuro do WordPress! O lançamento mais esperado deste ano é a Fase 3 (link em inglês) do editor de blocos padrão do WordPress, o Gutenberg.

Essa nova fase abordará uma das principais preocupações dos usuários do WordPress: a colaboração no fluxo de trabalho editorial. Esta atualização permitirá a colaboração editorial assíncrona, assim como acontece com o Google Docs, facilitando a sugestão de edições e a marcação de outros membros da equipe diretamente do editor. Esses recursos, sem dúvidas, otimizarão os fluxos de trabalho, tornando a colaboração online melhor do que nunca.

Quer Ficar por Dentro de Tudo Sobre o WordPress? Inscreva-se na nossa newsletter semanal do WordPress para receber ideias, notícias de segurança, dicas de melhores plugins e muito mais.

Author
O autor

Bruna Vidanya

Bruna Vidanya é tradutora na Hostinger Brasil. É graduada em Letras Tradução Inglês pela Universidade de Brasília e já foi estagiária tradutora no Senado Federal. Teve a sua primeira tradução – um livro infanto-juvenil – publicada pela Livraria Senado Federal. É apaixonada por tecnologia e agora demonstra essa paixão, com muito carinho, escrevendo e traduzindo artigos para a Hostinger. Nas horas vagas, Vidanya ama ficar com os seus três cachorrinhos: Madonna, Snoop e Scooby-Doo, além de ver séries (as sitcoms são as suas favoritas). Um fato curioso sobre a autora: seu primeiro bichinho de estimação foi um galo Garnisé, chamado Chico Liro.