Softy: Como Conquistar um Nicho e Expandir uma Empresa
A lituana Diana Berulytė é cofundadora da Softy, marca de acessórios domésticos de luxo que começou despretensiosamente como uma fonte de renda extra.
No fim de 2018, Diana estava em licença maternidade e tentando imaginar como seria voltar ao ambiente de trabalho convencional. Foi nessa época que ela e o marido decidiram abrir o negócio que mudaria suas vidas. “Nós criamos a primeira loja virtual da Softy em 2019 e crescemos pouco a pouco. Hoje temos vários centros de distribuição na cidade de Vilnius e eu nunca voltei ao meu emprego anterior”, relata Diana.
Assim como todas as boas ideias de negócio, a Softy começou pequena, visando resolver um problema simples que os clientes tinham: a dificuldade de encontrar toalhas de boa qualidade que continuassem macias mesmo após várias lavagens. A própria Diana encontrava essa dificuldade no dia a dia.
“Eu queria simplesmente comprar toalhas boas e macias. Fui a grandes lojas da região e a qualidade era horrível. Visitei algumas lojas online e entendi que, exceto pelas cores e materiais, os vendedores não conheciam o produto que estavam vendendo”, explica Diana. Com isso em mente e o fim da licença maternidade se aproximando, ela e o marido decidiram empreender. “Bom, vamos lá, vamos tentar vender toalhas de boa qualidade”, foi o que eles disseram – e nascia assim a Softy.
Oferta e Demanda
Tendo identificado esse nicho promissor de mercado, o casal convidou para o projeto a sogra de Diana, que tem vasta experiência profissional em tecnologia. Os três focaram no cerne do problema: a oferta de boas toalhas no mercado.
“Minha sogra e meu marido praticamente moraram na Polônia por um mês trabalhando nessa questão”, acrescenta Diana. O tempo foi bem aplicado e os dois puderam visitar o máximo de produtores, importadores e fornecedores possível.
“Foi assim que adquirimos nossos primeiros produtos durante aquele mês”. Eles abriram uma loja física na cidade lituana de Druskininkai, conhecida por seus spas. Era o local perfeito para uma pequena empresa vendendo toalhas artesanais. Logo a Softy estaria preparada para dar passos mais largos.
A sogra de Diana se dedicou à administração da loja física, enquanto o casal ficou seis meses conhecendo em detalhes os melhores fornecedores de tecido do mundo. “Naquela época, eu sabia muito pouco sobre tecidos, então tentei conversar com pessoas desse mercado com quem eu queria fazer parcerias”, relata Diana. “Eu comecei a fazer perguntas e descobri que muitas empresas nem sabiam quais materiais e métodos de tecelagem eram usados na confecção”.
Diana já sabia que a Softy era diferente dessas empresas. “Nós realmente sabemos o que estamos vendendo, de onde vêm os materiais, como os tecidos foram feitos e tingidos, que tipo de costura deve ser usado em cada tipo de têxtil, etc. Entendemos que isso tudo faz certos tecidos serem melhores que outros, e sabemos o que pode acontecer se escolhermos o fornecedor errado”.
Diana conversou com fornecedores de todo o mundo – do Paquistão a Portugal – para garantir que a Softy conseguiria atender aos desejos de seus clientes e também construir estoque suficiente para começar a vender pela internet.
Fase de Expansão
A loja virtual da Softy estava em crescimento constante, mas Diana e seu marido já estavam pensando nas soluções ágeis que levariam a empresa ao próximo nível. “No começo estávamos sendo muito conservadores com o marketing. Focamos em simplesmente não aborrecer os clientes, porque ainda não conhecíamos muito bem o processo”, explica a empreendedora.
E a mudança no marketing da marca só aconteceu após os dois primeiros anos da empresa. A família fez parceria com uma agência de publicidade em novembro de 2021 na esperança de turbinar a divulgação. “Primeiro eles disseram que nós não estávamos investindo dinheiro suficiente no marketing”. Até aí, nenhuma surpresa para os empreendedores. “Eles disseram que deveríamos triplicar nosso investimento, no mínimo, e funcionou”.
Antes da reformulação do marketing, a Softy era uma pequena empresa comandada por Diana, seu marido e sua sogra, que conseguiam um lucro modesto no fim do mês. Após a ajuda da agência especializada, as vendas da empresa se multiplicaram: “Nossa receita foi de mil euros mensais para 25.000 euros mensais”, conta Diana.
Mesmo com o aumento nas vendas, a equipe por trás da marca continua a mesma. Diana gerencia a loja virtual e supervisiona a relação com fornecedores, seu marido lida com todas as decisões de marketing, e a sogra continua administrando a loja física em Druskininkai e o relacionamento com os clientes.
A filosofia de trabalho ágil e a análise de dados sobre marketing digital foram fundamentais para o sucesso da Softy. “Todos os dias nós conferimos o desempenho dos nossos anúncios online. O Google Ads e o Facebook Ads são nossos principais canais, e nós ajustamos os anúncios durante o dia até atingirmos bons padrões de tráfego. Usamos esses dados para planejar o dia seguinte”.
Quando Diana e seu marido perceberam a rapidez com que a empresa estava crescendo, ficou claro que eles precisariam fazer upgrade da hospedagem do site da Softy para conseguir atender a tanta demanda.
Hospedando o Futuro
O crescimento acelerado da Softy mostrou que a loja virtual da marca precisava de mais recursos do que a antiga empresa de hospedagem estava oferecendo. “Nós estávamos ultrapassando a capacidade dos outros provedores. Nossa loja virtual saia do ar nos picos de acesso – eles não conseguiam acompanhar nosso ritmo”, explica Diana.
“Começamos a ficar bem incomodados com a lentidão do site, mesmo após várias tentativas de otimização. Sem falar dos inúmeros problemas durante a temporada Natal, quando o site saia do ar por 5 a 30 minutos várias vezes por dia”. Diana sentia que a Softy estava perdendo clientes como resultado da má qualidade da hospedagem da loja virtual. “E então migramos a versão lituana do site para a Hostinger e a situação mudou imediatamente”, conta ela.
Mudar para a Hospedagem Cloud Professional foi um passo transformador na jornada da Softy – no memento, a empresa está transferindo todos os seus outros sites para a Hostinger também. “Nosso plano é mover os sites em estoniano, letão e inglês para a Hostinger porque a hospedagem com certeza fez nosso site ficar mais rápido e nossos clientes mais felizes”.
Ao refletir sobre o crescimento de sua marca, Diana tem certeza de uma coisa: construir a primeira loja virtual foi a ideia que fez tudo dar certo. “Criar um site simples não é suficiente – você precisa colocar bastante esforço nas páginas para deixar os clientes felizes. Em mais de três anos, recriamos nosso site do zero várias vezes. Para otimizar a experiência do usuário, adicionamos a finalização de compra agilizada, instalamos plugins de visualização de produtos e mudamos a estrutura da página de pagamento, e muito mais”, conta Diana.
“Agora estamos construindo a versão britânica do site sob o domínio .co.uk, prontos para levar a Softy para um novo mercado. Nossos produtos já estão no eBay, e a Amazon virá em breve”.
“Nós sabíamos que estávamos preparados para crescer ainda mais e também sabíamos que a Hostinger não iria nos decepcionar, que nossa loja não sairia do ar e que nossa empresa continuaria crescendo”.Já usou a Hostinger? Quer aparecer aqui na nossa seção Negócios Reais? Vamos amar contar a sua história. Entre em contato pelo e-mail negociosreais@hostinger.com.