WordPress 6.1.1: Atualização de Manutenção

WordPress 6.1.1: Atualização de Manutenção

A equipe do WordPress lançou a primeira atualização algumas semanas após o lançamento do WordPress 6.1. Talvez você esteja se perguntando o motivo de terem sido lançadas duas atualizações em um intervalo de tempo tão curto. Continue lendo este artigo para descobrir.

O WordPress 6.1.1 é uma atualização de manutenção que corrige 29 erros principais e 21 erros no editor de blocos. Ela é uma atualização mais completa do que as alterações feitas recentemente pelo WordPress. 

Neste artigo, vamos apresentar as melhorias que o WordPress 6.1.1 trouxe com ele.

Principais Correções de Erros

Essa versão traz 29 correções de erros no core do WordPress que cobrem vários aspectos do sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS), incluindo o editor do site, temas e instalação. Confira a lista completa de correções e melhorias aqui: consulta do WordPress Core Trac (inglês). Abaixo, veremos sobre as três principais melhorias.

Mensagem de Erro Fatal ao Atualizar para o WordPress 6.1

Ao atualizar o WordPress 6.1, os usuários podem se deparar com um erro crítico se o site tiver uma versão mais antiga do plugin Gutenberg instalada e ativada. Ela se dá devido à incompatibilidade com versões inferiores a 14.1 do plugin Gutenberg.

O erro impede que o front-end e o back-end de um site sejam acessados. A única solução era excluir ou atualizar manualmente o Gutenberg via FTP, ou o gerenciador de arquivos da hospedagem.

A equipe do WordPress corrigiu esse erro adicionando uma função ao arquivo update-core.php que desativa à força o plugin Gutenberg se a versão dele for inferior à 14.1.

Embora a versão 6.1.1 corrija esse problema, recomendamos que todos os plugins sejam atualizados para a versão mais recente.

O Arquivo .maintenance é Mantido Após as Atualizações do Plugin

Sempre que você atualiza o WordPress, o sistema cria um arquivo .maintenance para colocar seu site em modo de manutenção. Depois que o sistema conclui a atualização, ele exclui o arquivo automaticamente e o site volta a funcionar normalmente.

Em alguns casos, o arquivo .maintenance não era excluído depois que as atualizações do plugin eram concluídas. Isso fazia com que o site continuasse em modo de manutenção, e a única maneira de corrigir isso era remover o arquivo manualmente via FTP ou usando um gerenciador de arquivos.

Para solucionar esse problema, os desenvolvedores reverteram os componentes do sistema de arquivos relacionados para o estado anterior. Agora, os usuários podem atualizar plugins no WordPress 6.1.1 sem que ele fique travado no modo de manutenção.

Melhorias de Desempenho

O WordPress 6.1.1 contém soluções para problemas de desempenho em dois tíquetes Trac.

A primeira está relacionada à função wp_get_theme. Essa função cria uma instância da classe WP_Theme. No entanto, isso consome recursos e, em muitos casos, apenas uma propriedade de classe é necessária.

O WordPress 6.1.1 substitui a função wp_get_theme()->get_stylesheet(); com get_stylesheet(); para melhorar o desempenho e reduzir o uso da CPU.

Outra melhoria visa obter as configurações padrão do editor de blocos  get_default_block_editor_settings(), que contém a função wp_max_upload_size(). O sistema só usa essa função se um usuário puder carregar arquivos, pois ele ainda consome muitos recursos, especialmente em sites pesados ou em ambientes multisite.

Por conta disso, os desenvolvedores adicionaram uma condição a função wp_max_upload_size() para que ela só seja usada se o usuário puder carregar um arquivo, economizando recursos e reduzindo o tempo de carregamento.

Bloqueio de Atualizações do Editor

Como o editor de blocos agora é parte integrante do core do WordPress, cada versão do WordPress geralmente envolve algumas de suas atualizações. O WordPress 6.1.1 não é exceção, com mais de 20 correções de erros no editor de blocos (inglês) mesclados com o core do WP. Confira as principais melhorias abaixo. 

Bordas e Preenchimento para o Bloco de Tabela

Havia uma inconsistência entre o bloco de tabela, o editor do site e o front-end do site – quando um usuário adicionava um bloco de tabela, aparecia uma borda no editor do site que não aparecia no front-end.

Uma solicitação de pull do Gutenberg resolveu esse problema aplicando a borda da tabela ao front-end por padrão. Além disso, você poderá ver cada personalização de borda de tabela do editor de site no front-end. A borda tem um preenchimento padrão de 0,5 em para todas as células da tabela.

bloco com a borda padrão
A table block with the default border on the front-end of the post

Restaurar Inseridor de Parágrafo

O WordPress 6.1 removeu o inseridor de blocos para blocos de parágrafos vazios. A maioria das pessoas contava com a interface do usuário para adicionar outros blocos, então o WordPress 6.1.1 o restaurou.

bloco de parágrafo vazio com o inseridor de bloco destacado

Agora você pode adicionar outro bloco para substituir o bloco de parágrafo vazio digitando /, seguido pelo nome do bloco. Por exemplo, se você quiser adicionar um bloco de imagem em vez de um bloco de parágrafo vazio, digite /image e a opção de bloco de imagem aparecerá.

Inserindo um bloco de imagem digitando imagem no bloco de parágrafo
Inserting an image block by typing image in the paragraph block

Restrições do Tamanho de Fonte para Tipografia Fluida 

A tipografia fluida é um novo recurso do WordPress 6.1 que ajusta automaticamente o tamanho da fonte, dependendo da área de exibição. Os usuários podem habilitar a tipografia fluida e definir os tamanhos de fonte mínimo e máximo no arquivo theme.json.

No entanto, esse recurso não possui uma restrição de tamanho de fonte e não há tamanho mínimo. Dessa forma, os usuários ou desenvolvedores de temas podem definir um valor errado por engano para o tamanho mínimo da fonte no arquivo theme.json e comprometer a legibilidade.

O WordPress 6.1.1 adiciona restrições de tamanho de fonte de 14 px, 0,875 rem ou 0,875 em. Devido a isso, o texto no front-end não fica muito pequeno, mesmo que o tamanho mínimo da fonte no arquivo theme.json esteja definido com um valor menor.

Atualize seu WordPress Agora Mesmo

O WordPress 6.1.1 chega com uma série de correções de erros. Alguns deles estão relacionados a erros fatais; por isso, é altamente recomendável atualizar seu site WordPress o mais rápido possível para evitá-los.

Existem vários métodos de atualização do WordPress: pelo painel do WordPress, via hPanel, ou usando WP-CLI.  Se precisar de ajuda, confira os Tutoriais da Hostinger, lá você encontra todas as informações de que precisa para atualizar o WordPress.

Se você ativou as atualizações automáticas para versões inferiores usando o instalador automático do hPanel, seu site WordPress será atualizado automaticamente.

Author
O autor

Larissa Folch

A Larissa é uma engenheira química que adora ciência e gosta de aprender sobre “tudo e todas as coisas”. Ama os animais e cultua bons livros. Assiste Harry Potter incansavelmente, ama música eletrônica e correr ao ar livre. Curte muito escrever e estudar inglês.