Como Preparar seu Site para a Black Friday: 6 Dicas para Ultrapassar a Concorrência

Como Preparar seu Site para a Black Friday: 6 Dicas para Ultrapassar a Concorrência

A Black Friday está chegando e todo dono de site fica estressado pelo mesmo motivo: será que meu site está preparado para um dos dias mais movimentados do e-Commcerce? 

Nós aqui da Hostinger sabemos muito bem como esse estresse pode ser prejudicial, por isso preparamos uma lista com tudo o que você precisa fazer para lucrar muito com sua loja virtual na Black Friday. Vamos lá? 

1. Tenha um Plano de Hospedagem que Possa dar Conta do Tráfego Alto 

Garantir que o seu site consiga suportar um pico repentino de tráfego é fundamental para começar a Black Friday com o pé direito. 

Vamos começar com as considerações técnicas. Antes de colocar em prática as suas estratégias de marketing e começar a gerar mais tráfego para seu site, você precisa ter certeza de que ele será capaz de suportar todas as visitas, sessões e interações com os usuários. Muitos sites ficam fora do ar no meio da temporada de ofertas, então esse não é um cenário incomum. Porém, a última coisa que você precisa é gastar dinheiro, tempo e energia para fazer as pessoas visitarem seu site, e ver esses acessos não converteram porque o site de vendas não está carregando ou apresenta erro. 

Mas como preparar seu site para esta data tão importante?

2. Faça Backup do seu Site

Nossas dicas são baseadas nas ações que muitos empreendedores digitais podem acabar esquecendo ou ignorando. Sabemos que fazer backup de um site não é uma coisa tão criativa ou divertida quando criar uma campanha de marketing ou um post para as redes sociais. Mas confia em nós quando falamos que fazer backup do seu site é uma das coisas mais importantes — se não for a mais importante — para preparar o seu site. 

Gerar um backup do site vai trazer tranquilidade para sua mente, te permitindo aproveitar a temporada da Black Friday sem medo. Um backup é como uma “cópia instantânea” de todos os principais elementos do seu site, como os arquivos e códigos, banco de dados, imagens, vídeos, e muito mais. Trata-se de um mecanismo de segurança que garante que, não importando quão congestionado o site fique, ou não importando qual problema acontecer, seu site estará salvo e armazenado, podendo ser facilmente recuperado.  

Não sabe exatamente como gerenciar backups do seu site? A gente te ajuda, confira abaixo alguns guias sobre como gerenciar e baixar backups do seu site: 

3. Otimize seu Site para Dispositivos Móveis

Ter um site que acolha todos os tipos de dispositivos é crucial hoje em dia. Isso porque mais de 53% dos consumidores usam seus celulares para fazer compras na internet. Se você não sabe nem por onde começar a otimizar seu site para dispositivos móveis, não se preocupe. Nós separamos um tutorial bem explicadinho para você: 

4. Comece Cedo suas Campanhas de E-mail

Começar sua campanha de e-mail marketing mais cedo é sempre uma boa porque você tem a chance de entender melhor o que funciona e o que não funciona, e melhorar ainda mais a sua abordagem. Campanhas de e-mail demandam muito tempo com planejamento e outros aspectos mais técnicos, gerando mais estresse durante a temporada de Black Friday. É por isso que criá-las antecipadamente, deixando-as prontas para o envio, é uma ótima estratégia. 

Uma boa dica é enviar testes da campanha e abri-los em diferentes dispositivos, sistemas operações, tamanhos de telas e navegadores. Modelos de newsletters e e-mails marketing podem apresentar problemas, então você precisa ter certeza de que está tudo certo antes de enviar aos seus clientes. Afinal, é testando que chegamos à perfeição! Aqui vai alguns materiais para ajudar você com as suas campanhas de e-mail marketing: 

5. Escolha Bem os Produtos que Deseja Vender na Black Friday

Você já foi num daqueles restaurantes que servem frutos-do-mar, churrasco, massas, sushi e comida mexicana? Apostamos que não foi muito fácil escolher e o que inicialmente era para ser uma tentativa para impressionar, acabou gerando mais confusão na hora de decidir o que comer, não é? Pois é, essa mesma ideia serve para suas ofertas de Black Friday – não exagere.

Ter muitas opções de produtos em pouco tempo pode causar o efeito contrário do esperado em seus clientes: eles podem ficar tão confusos e indecisos que podem acabar desistindo de comprar. Portanto, lembre-se: menos opções levam a escolhas mais fáceis. Seja específico com relação aos produtos que você deseja colocar em promoção, e construa as campanhas de marketing com base nesses produtos. Você não só vai facilitar e acelerar as decisões tomadas pelas pessoas, como também vai gerar um senso de urgência e profissionalismo. Um restaurante com três itens em seu menu gera um sentimento de confiança de que se sabe fazer muito bem esses três pratos. Suas ofertas devem seguir a mesma linha de pensamento, oferecendo ao seu público o produto que ele mais precisa, com o menor preço. 

6. Cuide Bem do seu SEO

Não importa o que você vende, o quão bom é o produto ou serviço, tampouco quais ideias você criou para a Black Friday, tudo pode ir por água abaixo se seu site não aparecer nos mecanismos de busca. A Otimização para Mecanismos de Busca (SEO, sigla em inglês) é uma prática que muitas lojas virtuais não dominam e ignoram porque exige tempo, paciência e evolução constante. Não é algo que você faz uma vez e pode deixar pra lá, mas sim uma estratégia que você precisa trabalhar constantemente. 

“Tá bom, mas qual a relação do SEO com uma campanha de Black Friday de sucesso?”, você deve estar se perguntando. Bem, configurar suas estratégias SEO corretamente pode atrair tráfego orgânico constante ao seu site, ajudando você ter mais sucesso na sua campanha de Black Friday.  O que as pessoas mais fazem durante esta época de promoções é pesquisar ofertas online. E o que você quer é estar entre os resultados dessas pesquisas, certo? Mas como fazer seu site aparecer nos resultados do Google? Confira os tutoriais abaixo e aprenda mais sobre SEO: 

Preparar, Publicar e Lucrar!

A Black Friday é aquela época do ano em que lojas virtuais lançam mão de toda sua criatividade e esforços para atrair a tão cobiçada atenção do público. Como a maioria das coisas na vida, o trabalho feito nos bastidores é o principal responsável pelo sucesso que as pessoas enxergam no palco. 

Fatores como o plano de hospedagem, backup do site, e estratégias SEO não são os tópicos mais populares para se discutir, mas a verdade é que eles podem ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso nesses dias tão aguardados do mercado.  

Preparar o seu site para a correria da data vai facilitar o caminho ao sucesso de vendas. Mesmo que a Black Friday seja lá para o dia 25 de novembro, não deixe tudo para as vésperas, prepare-se com antecedência, teste tudo o que pode dar errado e deixe tudo prontinho para a data. Garantimos que ter a sensação de paz e tudo prontinho não tem preço.

Esperamos que essas dicas te ajudem a preparar melhor seu site para essa data tão esperada do comércio. Boas vendas!

Author
O autor

Bruna Vidanya

Bruna Vidanya é tradutora na Hostinger Brasil. É graduada em Letras Tradução Inglês pela Universidade de Brasília e já foi estagiária tradutora no Senado Federal. Teve a sua primeira tradução – um livro infanto-juvenil – publicada pela Livraria Senado Federal. É apaixonada por tecnologia e agora demonstra essa paixão, com muito carinho, escrevendo e traduzindo artigos para a Hostinger. Nas horas vagas, Vidanya ama ficar com os seus três cachorrinhos: Madonna, Snoop e Scooby-Doo, além de ver séries (as sitcoms são as suas favoritas). Um fato curioso sobre a autora: seu primeiro bichinho de estimação foi um galo Garnisé, chamado Chico Liro.