Phishing com o Nome da Hostinger: Como Identificar e se Prevenir
Recebemos vários relatos dos nossos clientes acerca de e-mails de phishing. Eles estão recebendo e-mails maliciosos que estão se passando pela Hostinger e citando os nossos serviços para tentar roubar informações sensíveis dos nossos clientes.
Este é um exemplo dos e-mails de phishing recentemente enviados aos nossos clientes (muitos em inglês):
Se você recebeu um e-mail como este ou similar, recomendamos que não clique em nenhum dos links, delete-o e relate-o para nossa equipe de Sucesso do Cliente.
Como Identificar um Ataque de Phishing?
Embora tomemos as medidas necessárias para proteger nossas redes e nossos sistemas de ameaças cibernéticas, não temos controle sobre o que os golpistas enviam para os e-mails pessoais de clientes que não estão hospedados em nossos servidores.
Como uma forma de proteger os nossos clientes, queremos chamar a atenção para um ataque cibernético muito comum que todos devemos estar cientes: o phishing.
“Phishing” é uma palavra derivada do inglês e foi escolhida para este fim por lembrar muito a palavra inglesas “fishing”, que significa “pescar”. Ele é tipo mais ameaça cibernética mais comum que afeta empresas e pessoas no mundo todo. Os ataques de phishing têm diversas formas, mas todos eles têm o mesmo objetivo: fazer com que você compartilhe informações sensíveis, como informações de login, dados de cartão de crédito ou de contas bancárias.
Fique Alerta aos Tipos de Ameaças de Phishing
- Phishing: Neste tipo de ataque, os hackers se passam por empresas reais para conseguir as suas informações de login. Você pode receber um e-mail pedindo para verificar as informações da sua conta com um link que te redireciona para uma tela de login forjada que revela as suas informações confidenciais para os golpistas.
- Spear Phishing: Spear phishing é um tipo mais sofisticado do ataque, pois ele contém informações personalizadas que fazem parecer que aquela mensagem vem de uma fonte legítima e não de um hacker. Eles podem usar o seu nome e o seu número de celular e citar uma empresa específica no e-mail para fazê-lo pensar que eles têm, de fato, uma conexão com você, o que torna as informações no e-mail mais convincentes e, por isso, mais provável de você clicar nos links ou nos anexos enviados pelos golpistas.
- Phishing de Documentos Compartilhados: Você pode receber um e-mail que parece vir de sites de compartilhamento de arquivos, como o Dropbox ou o Google Drive, notificando que um documento foi compartilhado com você. O link fornecido nesses e-mails te direcionará para uma página falsa de login que imita a página de login oficial e roubará todas as informações de login da sua conta.
O que Você Pode Fazer para Evitar Cair em Golpes de Phishing
Para evitar que você caia nesses golpes, confira abaixo as melhores práticas de e-mail recomendadas:
- Não clique em links ou anexos de remetentes suspeitos, ou desconhecidos. Fique atento principalmente aos arquivos .zip ou outros tipos de arquivos compactados ou executáveis.
- Não forneça informações sensíveis (como nomes de usuário e senhas) por e-mail.
- Observe os remetentes de e-mail que usam nomes de domínio suspeitos ou enganosos.
- Inspecione as URLs com cuidado para ter certeza de que os sites sejam legítimos e não forjados.
- Não tente abrir nenhum documento compartilhado que não esteja esperando ou ciente de que irá receber.
- Caso não consiga saber se um e-mail é ou não de phishing, entre em contato com o suporte da empresa diretamente pelo chat ou pelos contatos fornecidos em seu site. Nunca tente falar com os contatos fornecidos no e-mail suspeito.
- Tenha muito cuidado ao abrir anexos ou ao clicar em links se você receber um e-mail contendo um banner de aviso indicando que ele foi enviado de uma fonte externa.
- Sempre que possível, habilite a Autenticação de Duas Etapas (2FA) nas suas contas.
- Certifique-se de que está usando um serviço de email com ferramentas próprias de segurança, como o email profissional da Hostinger.
Caso você tenha aberto um e-mail, mas não tenha clicado em nenhum link ou anexo, não se preocupe, apenas o reporte e apague-o da sua caixa de entrada.
Caso tenha alguma dúvida, fale com a nossa equipe de Sucesso do Cliente pelo Chat instantâneo.