SOLIDU: Construindo uma Empresa Sólida de Cosméticos em Barra

SOLIDU: Construindo uma Empresa Sólida de Cosméticos em Barra

Vaiva Žvirblytė, fundadora da empresa lituana SOLIDU, está à frente de seu tempo: os xampus sólidos da marca são 100% naturais e não produzem lixo. Esta é a história de uma millennial que, após um mochilão pela Ásia, se tornou pioneira no mercado de cosméticos sólidos na Lituânia.

Vaiva é uma aventureira nata, que nunca teve medo de desafios. Antes de fundar a SOLIDU, ela morou em Xangai por sete anos, trabalhando como tradutora de chinês. O incômodo com a poluição acabou fazendo Vaiva voltar para a Lituânia. Ela aponta que cada dia vivido em Xangai é equivalente a fumar dois maços de cigarro.

Inspiração Vinda da Ásia

Mas, antes de se mudar da China, Vaiva embarcou em um longo mochilão pela Ásia. Nessa jornada, suas convicções sobre minimalismo e vida sustentável foram confirmadas.

Viajar por vários países levando poucos pertences fez Vaiva ser mais consciente sobre quais produtos consumir — ela não via mais razão em ter xampu, sabonete e condicionador em embalagens separadas, que geravam muito lixo e às vezes entornavam dentro da mala.

Tudo mudou quando ela conheceu uma alternativa melhor: os xampus sólidos. Queridinhos dos mochileiros, esses cosméticos parecidos com uma barra de sabão vêm em tamanhos pequenos, perfeitos para viagens.

Para Vaiva, os xampus sólidos em barra se tornaram indispensáveis, especialmente durante acampamentos. É que eles geralmente são produtos 100% naturais, então não há problema em usá-los ao tomar banho em rios e lagos, em casos emergenciais. “Já fiz isso muitas vezes. Mas isso não deve virar um hábito. É melhor deixar a natureza intocada”, diz Vaiva com um sorriso.

O Surgimento de um Novo Negócio

Quando retornou à Lituânia, Vaiva se aventurou de novo — agora na pesquisa e experimentação de fórmulas de xampu, diretamente de sua cozinha, que virou um laboratório improvisado. Foi lá que nasceram os primeiros xampus sólidos de Vaiva, que fizeram sucesso entre seus amigos e familiares. Ela estava no caminho certo.

Após um breve período trabalhando na startup de tecnologia Deeper, ela decidiu que era hora de criar seu próprio negócio. “Muita gente trabalha 40 horas por semana e empreende nas horas vagas. Eu não fiz assim. Dediquei todo meu tempo para desenvolver minha própria empresa. Deu medo, claro! Tirar ideias do papel sempre dá medo. A gente pensa ‘e se ninguém entender e aceitar minha escolha? E se der tudo errado?’.”

Vaiva tinha medo porque os clientes lituanos ainda não conheciam os xampus sólidos. No início de sua jornada, ela teve que divulgar os produtos em eventos e feiras, onde distribuía amostras grátis na tentativa de conquistar o público.

Isso foi em 2018, quando a empresa teve que enfrentar vários desafios para dar os primeiros passos. Agora, a SOLIDU já é uma produtora de cosméticos bem-estabelecida, com uma pequena equipe de profissionais, incluindo químicos especialistas, vendedores, designers e pessoal de marketing.

Orgulho em Não Produzir Lixo

E a equipe da SOLIDU não se motiva só pelos lucros. O time se esforça para produzir cosméticos com ingredientes extraídos de forma ética, o que torna a tarefa de criar cosméticos muito mais prazerosa — sem falar na oportunidade de usar trocadilhos nos nomes dos produtos, o que também é uma especialidade da equipe.

Cosméticos naturais não são uma invenção recente. Eles já existiam nas civilizações mais antigas, milhares de anos atrás. A produção industrializada de produtos para os cabelos começou no século XX, quando os ingredientes naturais deram lugar aos materiais sintéticos. Os xampus industrializados atingiram o pico nos anos 1950, com a chegada das embalagens de plástico baratas.

Nos dias de hoje, essas embalagens se tornaram um grande problema: só o Brasil descarta mais de 11 milhões de toneladas de lixo plástico por ano.

A composição dos xampus industrializados é 80% água. Com a fórmula sólida, a SOLIDU contém muito menos água, e por isso pode usar muito menos embalagem e economizar espaço durante o transporte.

A SOLIDU segue uma filosofia baseada na baixa produção de lixo, e isso resultou na criação de sua inovação mais revolucionária: a embalagem biodegradável, que, depois de usada, vira fertilizante.

Em um mundo que produz desenfreadamente, os cosméticos sólidos ainda são uma raridade na Europa, sendo bem mais conhecidos no Oriente Médio e no Leste Asiático.

Vaiva não foi a primeira pessoa a produzir cosméticos sólidos no ocidente, mas a empreendedora é reconhecida como pioneira e defensora do estilo de vida eco-friendly, tendo se tornado uma figura importante no movimento internacional Zero Waste [desperdício zero, em inglês], que luta contra o uso de embalagens descartáveis.

Conclusão

Vaiva tem orgulho em ver seus produtos, feitos na Lituânia, serem bem recebidos também no mercado asiático. “Nosso mercado mais recente é o Kuwait. Também já vendemos em locais como Hong Kong. É ótimo ver que nossos queridos produtos são vendidos até mesmo em países que nunca visitamos, onde muitas outras pessoas podem conhecer nossa marca! É como ver um filho embarcando em uma aventura ao redor do mundo”.

Os produtos naturais estão se tornando importantes para cada vez mais pessoas ao redor do mundo. Vendendo para clientes em 21 países, a SOLIDU sonha em expandir seus negócios e chegar também aos Estados Unidos e à Europa Ocidental.

Ter uma boa presença na internet está sendo fundamental para o sucesso internacional da marca: de acordo com Vaiva, 80% das vendas feitas no primeiro ano vieram do site da SOLIDU. Por isso ela acredita que a Hostinger foi uma peça importante para o sucesso que empresa conseguiu atingir.

Você também usa a Hostinger? Quer aparecer na seção Negócios Reais do nosso blog? Será um prazer contar sua história.

Entre em contato com a gente pelo e-mail negociosreais@hostinger.com.

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O autor

Jeisy Monteiro

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais, faço parte da equipe de Localização da Hostinger. Meu trabalho é garantir que nossos clientes tenham à disposição, em português brasileiro, todas as ferramentas, materiais e informações que precisam para construir o sucesso online.