Calendário do E-commerce 2022: As 6 Melhores Datas para o seu Comércio Online

Calendário do E-commerce 2022: As 6 Melhores Datas para o seu Comércio Online

Aqui na Hostinger, nós fazemos de tudo para que você possa decolar com o seu projeto online, seja ele um site pessoal, um blog, um portfólio, a página da sua empresa… ou uma loja virtual, é claro.

E, se o seu ramo de atuação está no universo das vendas online, as estratégias de marketing para aumentar sua performance comercial certamente estão no topo da sua lista de prioridades. Pois não se preocupe: como sempre, estamos aqui para ajudar — desta vez, com um calendário do e-commerce brasileiro!

Explico: um dos aspectos mais importantes em qualquer planejamento estratégico para sua loja online é entender as principais datas comemorativas realizadas ao longo do ano. São as datas que trazem mais potencial de vendas para o seu site e, portanto, são propícias para a realização de ações especiais.

Por isso, neste artigo, nossa missão é fazer um resumo do calendário comercial brasileiro para que você saiba exatamente quando (e onde!) empreender seus principais esforços de marketing ao longo do ano. Vamos lá?

Por que Focar nas Datas Comemorativas?

Em resumo, para vender mais, trazer novos clientes e conquistar aqueles que ainda não conhecem o seu negócio!

Cada data comemorativa pede um plano de marketing específico, mas todas elas têm uma coisa em comum: um aumento significativo do potencial de vendas dos seus produtos.

Naturalmente, dependendo do seu ramo de atuação, algumas datas serão mais importantes que outras, mas certos eventos são propícios para ações de todo o segmento do comércio — e, especificamente, do comércio eletrônico.

Tomemos o Natal como exemplo: segundo dados do Estado de S.Paulo, o comércio eletrônico faturou R$4,5 bilhões nas festas natalinas de 2021, um crescimento de 21% em relação ao ano anterior. Parece muito? Sim! Mas ainda há um grande espaço para crescer: este valor representou apenas 2,2% da quantia total arrecadada em lojas físicas, de acordo com o mesmo levantamento.

Ou seja: no Brasil, o comércio eletrônico ainda tem um potencial gigantesco para tornar-se ainda mais forte do que já é. A pandemia deu um empurrãozinho para tornar o e-commerce mais presente no dia-a-dia de boa parte dos brasileiros, mas agora é hora de fortalecer esta relação — e as estratégias de marketing nas datas comemorativas fazem parte deste plano.

Resumindo, este calendário do e-commerce será muito importante para te ajudar nas suas vendas! E não se preocupe: nós o atualizaremos anualmente, para incluir sempre as datas comemorativas certas do ano em que estivermos.

Quais as Datas mais Importantes para o Comércio Brasileiro?

Abaixo, vamos listar as seis principais datas para o comércio brasileiro em geral — suas características gerais, setores com maior potencial de impacto para cada uma delas e as estratégias para tirar máximo proveito de cada uma delas.

Dia do Consumidor

Data do Dia do Consumidor 2022: 15 de março

O dia do consumidor é uma data internacional, comemorada neste dia em uma referência ao dia 15 de março de 1962, quando o então presidente americano, John Kennedy, enviou uma mensagem ao Congresso com o intuito de discutir o direito do consumidor.  

Apesar de ser celebrada em vários locais do mundo, em nenhum país essa data assumiu tanta importância quanto no cenário brasileiro, já que no nosso mercado ela se tornou uma espécie de Black Friday do primeiro semestre.

Dia das Mães

Data do Dia das Mães 2022: 8 de maio (2º domingo do mês)

O Dia das Mães é considerado a segunda principal data comemorativa para o comércio, atrás apenas do Natal.

Os principais setores para a data incluem vestuário, calçados, perfumes, cosméticos, livros, utilidades domésticas e alimentação (especialmente doces e chocolates). 

Mas você não precisa se limitar a essas categorias: muitas marcas e lojas têm apostado também em segmentos como itens esportivos, viagems, eletrônicos e muito mais — justamente para contemplar todos os inúmeros perfis de mães que vemos por aí.

De qualquer forma, uma coisa é certa: no Dia das Mães, aposte numa comunicação que valorize o laço afetivo entre mães e filhos e abrace todas as diferentes formas e configurações familiares.

Dia dos Namorados

Data: 12 de junho

O Dia dos Namorados é perfeito para expressar o lado mais romântico da sua marca! No seu site e nas redes sociais da sua marca, a ideia é marcar a data com muito afeto e inclusão.

Pense em estratégias que inspirem os pombinhos de todo o país a realizar surpresas ou atos de carinho aos seus parceiros amorosos. Criar kits especiais e sorteios para aumentar o engajamento também é uma ótima ideia.

Jóias e bijuterias, perfumes, cosméticos, flores, itens de decoração e pacotes turísticos estão entre os segmentos mais propícios para a data, mas use a criatividade: qualquer área de atuação pode entrar na onda dos apaixonados.

Ah! Se o seu comércio é global, vale explorar também o Valentine’s Day (ou Dia de São Valentim, em português), que é a data equivalente em boa parte do mundo. Ele é comemorado no dia 14 de fevereiro.

Dia das Crianças

Data: 12 de outubro

Agora chegou a vez dos pequenos! Aproveite o Dia das Crianças para expressar o lado mais divertido e brincalhão da sua marca — afinal de contas, mesmo que ela não seja focada no público infantil, sempre é possível apelar para a criança interior em cada um dos seus clientes.

Brinquedos, vestuário e eletrônicos são os campeões nesta data, mas qualquer segmento pode aproveitar a data para realizar ações especiais e potencializar as vendas. Pense, por exemplo, em pacotes ou experiências especiais para juntar pais e filhos, ou em brindes, como brinquedos e pelúcias, que agradem aos pequenos.

Em todo caso, lembre-se: mesmo o dia sendo dos pequenos, a ideia é direcionar a comunicação para os crescidos. Afinal de contas, a presença de crianças nas redes e a publicidade infantil na internet continuam sendo assuntos polêmicos — e de qualquer forma, quem toma a decisão da compra no fim das contas são os adultos, não é verdade?

Black Friday

Data da Black Friday 2022: 25 de novembro

A grande data de promoções do comércio não é propriamente uma comemoração, mas não poderia deixar de figurar nesta lista!

Originada nos Estados Unidos e adotada pelo Brasil (e basicamente pelo mundo todo!) ao longo da última década, a Black Friday é a data certa para oferecer descontos, ofertas especiais e pacotes promocionais para os seus clientes.

Aposte numa comunicação que destaque as principais ofertas do seu negócio online, e não se esqueça de “preparar” seus clientes para a data com antecedência — neste sentido, as redes sociais e o e-mail marketing podem ser seus melhores amigos.

Por outro lado, fuja das estratégias no estilo “tudo pela metade do dobro”: a cada ano que passa, os consumidores (com a ajuda de serviços de fiscalização e agregadores de preços) estão mais atentos quanto a lojas que aumentam seus valores nas vésperas da Black Friday apenas para baixá-los na data especial. Pega mal!

Na mesma pegada, vale citar outras datas que estimulam o consumo por meio de promoções e descontos: a Cyber Monday, realizada na segunda-feira seguinte à Black Friday e focada em eletrônicos, e a Semana do Brasil, iniciada em 2019 e que ocorre sempre no mês de setembro.

Natal

Data: 25 de dezembro

Então é Natal — e finalmente chegou o dia mais importante do ano para o comércio! Não tem para ninguém: entra ano, sai ano, e o Natal continua sendo a data comemorativa mais significativa para boa parte do varejo, com aumento significativo de vendas.

Preparar seu e-commerce para o Natal é um desafio diferente daquele enfrentado pelas lojas físicas, mas passa pelos mesmos aspectos: aposte numa decoração especial para o seu site e em campanhas temáticas no email e nas redes sociais — tudo com a devida antecedência, claro, para preparar seus clientes e fornecedores.

Para as comemorações natalinas, é sempre uma boa ideia trazer sua comunicação para os sentimentos positivos, como os laços entre familiares e amigos e o período de reflexão e autoconhecimento que nós sempre associamos ao período do fim de ano.

Não importa o segmento que você atue, o período do Natal é sempre propício para fazer suas vendas decolarem! Por isso, não se esqueça também de preparar o seu estoque e, se possível, oferecer condições especiais de compra para seus clientes.

Fazer loja virtual é mais fácil do que você imagina. Aproveite os recursos do Criador de Sites da Hostinger para ter um e-commerce preparado para atender o calendário comercial do Brasil.

Calendário Comercial 2022 (e Outras Datas para se Concentrar!)

Já cobrimos as seis principais datas para o comércio brasileiro, então é hora de ir além: abaixo, você pode encontrar um calendário completo, com todas as datas comemorativas e/ou relevantes para o seu negócio e um breve resumo para cada uma delas. Confira:

30 de janeiro: Dia da Saudade

Para rememorar entes queridos.

14 de fevereiro: Valentine’s Day 

Versão internacional do Dia dos Namorados.

Meados de fevereiro: Volta às Aulas

Apesar de não ter uma data específica, o período de Volta às Aulas é propício para reforçar seu conteúdo acerca de materiais escolares, livros, mochilas, calçados e muito mais.

28 de fevereiro e 1º de março: Carnaval 

Aproveite para integrar a folia ao conteúdo da sua marca!

8 de março: Dia Internacional da Mulher

Valorize suas clientes femininas com um conteúdo consciente e bem-pensado — lembre-se que esta é uma data de luta, então evite estereótipos!

15 de março: Dia do Consumidor

Versão nacional da Black Friday, perfeita para você colocar em prática as melhores ofertas e descontos especiais.

20 de março: Início do Outono

Ideal para explorar produtos relacionados à estação, incluindo peças de vestuário, comidas sazonais e mais.

17 de abril: Páscoa

O “Natal dos chocolateiros” é também uma ótima oportunidade para quem atua no ramo da alimentação em geral, dos brinquedos, das pelúcias e das fantasias.

23 de abril: Dia Mundial do Livro

Perfeito para estimular a leitura entre os seus clientes.

8 de maio: Dia das Mães

Para todas as mães, de todos os tipos, do mundo!

25 de maio: Dia do Orgulho Nerd

É o dia para mostrar a proximidade da sua marca com a cultura pop e atrair nerds de todas as tribos, estilos e legiões.

12 de junho: Dia dos Namorados

O dia mais romântico do ano.

21 de junho: Início do Inverno

Uma oportunidade para explorar o friozinho com alimentação, roupas reforçadas e estilosas, viagens e muito mais! 

24 de junho: São João

A data central das festas juninas é ideal para evocar as tradições dos locais onde você opera. Não se esqueça de fazer um planejamento segmentado por região, uma vez que as festas juninas são muito diferentes dependendo do local. 

28 de junho: Dia do Orgulho LGBTQIA+

Oportunidade para apresentar (ou reforçar) sua marca como inclusiva e representativa, validando todas as formas de amar.

26 de julho: Dia dos Avós

Para homenagear as figuras de afeto, sabedoria e carinho presentes na vida dos seus clientes.

30 de julho: Dia do Amigo

Agora, é hora de valorizar os laços de amizade e as pessoas que estão sempre conosco, não importa a situação.

11 de agosto: Dia do Estudante

Mais uma data propícia para estimular a leitura, o aprendizado e o esforço de estudantes de todas as idades.

14 de agosto: Dia dos Pais

Perfeito para homenagear pais de todos os estilos e configurações familiares.

Setembro: Semana do Brasil (data a confirmar)

Mais uma iniciativa nacional pensada como complemento à Black Friday, a Semana do Brasil tem descontos e promoções especiais em todos os segmentos do varejo.

15 de setembro: Dia do Cliente

Aqui, a ideia é homenagear quem torna o seu negócio possível, agradecendo ao seu público e criando conteúdos especiais para que ele se sinta especialmente valorizado.

22 de setembro: Início da Primavera

A estação das flores marca também o início das temperaturas mais amenas em boa parte do país, então aposte numa comunicação mais leve e ensolarada.

4 de outubro: Dia dos Animais

Nossos melhores amigos de outras espécies também merecem um dia especial, não é mesmo?

12 de outubro: Dia das Crianças

Para homenagear os infantes e apelar à criança interior presente em cada um de nós.

15 de outubro: Dia do Professor

A mais nobre das profissões também tem o seu próprio dia de homenagens.

31 de outubro: Dia das Bruxas (Halloween)

Explore o lado mais assustador — de brincadeirinha, claro — da sua marca.

20 de novembro: Dia da Consciência Negra

Data importante para refletir sobre os avanços e se posicionar sobre o que ainda há de ser combatido nas relações raciais. Assim como o Dia da Internacional da Mulher, lembre-se de que esta é uma data de luta e protesto, então exige uma comunicação ainda mais cuidadosa.

25 de novembro: Black Friday

O dia nacional (e internacional) dos descontos em todos os setores do varejo.

28 de novembro: Cyber Monday

A “pós-Black Friday”, realizada na segunda-feira seguinte e focada no setor de eletrônicos.

21 de dezembro: Início do Verão

Sol, praia, calor, passeios, aventuras… é hora de mostrar o lado mais ensolarado da sua marca!

25 de dezembro: Natal

Com a chegada do Papai Noel, vem também a data mais importante do ano para o varejo.

31 de dezembro: Véspera de Ano-Novo

Para refletir sobre o que passou e começar a criar os planos para os próximos 365 dias.

Conclusão

Agora que você já sabe a importância de tirar proveito das principais datas comemorativas para potencializar as vendas do seu site, conheceu as principais datas ao longo do ano e conferiu nosso calendário do e-commerce completo para 2022, é hora de colocar seus aprendizados em jogo!

Identifique quais são as datas de maior potencial para o seu e-commerce e qual é a mais próxima delas. Então, comece a pensar nas estratégias que você vai aplicar para aumentar suas vendas, conquistar novos clientes e ver seu negócio crescer cada vez mais.

Por fim, não se esqueça que, em todas as fases do processo, a Hostinger está aqui para te ajudar! Confira mais conteúdos sobre comércio eletrônico aqui mesmo, no nosso Blog, e na nossa página de Tutoriais — e não deixe de entrar em contato com nossa incrível equipe de Suporte para quaisquer dúvidas e mãozinhas em relação ao seu site.

Boas vendas para você!

Crédito de foto: Picjumbo

Author
O autor

Bruno Santana

Jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia e Especialista em Marketing de Conteúdo na Hostinger, onde atuo na criação e otimização de artigos úteis, envolventes e criativos em áreas como desenvolvimento web e, marketing. Além disso, sou colaborador eventual do site MacMagazine e da editoria de cultura do Jornal A Tarde, fascinado por arte, culinária e tecnologia.