Chef das Gulas: Uma História de Sucesso e Sabor
Chef das Gulas, uma escola de culinária artesanal brasileira, passou de um projeto pequeno a um site popular em todo o país. A escola oferece uma grande variedade de receitas testadas e aprovadas por um grupo dedicado e apaixonado de estudantes. Luzia Duarte, fundadora da escola, nos conta como a sua escola culinária online ajuda brasileiros a desenvolverem e aprenderem novas habilidades culinárias.
A ideia original de Luzia de compartilhar receitas no WhatsApp foi um grande sucesso, e ao criar um site, ela conseguiu realizar seu maior desejo: compartilhar suas receitas para todo o país.
Uma Mudança Radical de Carreira
Embora Luzia seja uma cozinheira de sucesso, ela não começou sua vida profissional na gastronomia. Luzia trabalhou como gerente de TI por 25 anos. Foi em 2011 que ela decidiu mudar de carreira.
Ela se dedicou ao seu primeiro amor: a culinária. Após fazer vários cursos de culinária e se especializar em massa artesanal, Luzia percebeu que era muito mais feliz fazendo esse tipo de trabalho.
Ela começou na cozinha de casa e compartilhava suas receitas no Facebook. Ao dar instruções e responder perguntas, Luzia reuniu um pequeno grupo de pessoas no WhatsApp.
Ela percebeu que compartilhar o seu conhecimento e ajudar as pessoas a aprenderem a cozinhar a fazia sentir muito mais realizada do que vender seus pratos. A Chef também pensou que isso poderia ser uma maneira de incentivar outras pessoas a desenvolverem novas habilidades e começarem uma nova carreira.
“Nós brasileiros temos o empreendedorismo no nosso sangue”, afirma Luzia. “Quando vi a possibilidade de ensinar às pessoas novas habilidades que poderiam ajudá-las a ganhar dinheiro, meus olhos brilharam.”
Em 2012, Luzia decidiu abrir a Chef Gulas.
Tornando a Ideia ainda Melhor
Com a ideia de negócio já concreta, Luzia precisava de uma plataforma para compartilhar sua ideia com o mundo. “Com uma ideia geral de como ele ficaria e com a ajuda de um freelancer, eu criei um site”, ela explica.
Os anúncios no Facebook a ajudaram a atrair novos estudantes para o seu site e contribuíram para o crescimento da Chef das Gulas. Pouco depois, muitas pessoas já usavam os cursos de Luzia para aprender a cozinhar. “E o que é mais surpreendente é que tudo isso aconteceu sem eu ser famosa!”, declara Luzia.
Contribuição Social
Luzia sempre teve consciência social e vê a Chef das Gulas como uma forma de incentivar os seus conterrâneos brasileiros de terem uma vida melhor.
Os cursos oferecidos pela Chef das Gulas não envolvem somente a culinária, mas também foca no empreendimento na culinária e na gastronomia. Os estudantes também aprendem sobre produção de alimentos e seus custos.
“Meu negócio contribui para a economia do país porque uma pessoa que tem sua renda na culinária é menos uma pessoa desempregada.”
“Com a Chef das Gulas, eu tive a oportunidade de alcançar muitas pessoas, de passar meu conhecimento para elas e ajudá-las a ganhar dinheiro. Quando um estudante chega em mim e diz ‘Graças ao seu curso, eu estou ganhando dinheiro e ele mudou minha vida’, eu me sinto muito motivada, e eu ouço muito isso.”
Em 2019, Luzia fortaleceu seus laços com seu público ao oferecer aulas de culinária presenciais. “Eu realmente gosto de ter contato direto com os alunos e de passar tempo com eles”, diz ela.
Um Site Perfeito para o Negócio
Criar um site foi um processo de aprendizado para Luzia, que admite não ter conhecimento algum sobre como criar um site. Houve erros e o seu site passou por diversas iterações.
Quando ela precisou atualizá-lo, Luzia contratou uma empresa para refazer o seu site do zero e por isso perdeu seu primeiro lugar no Google. O que resultou também em uma queda nas vendas do seu curso de culinária.
Hoje, o site é gerenciado por diversos freelancers que cuidam do marketing, das redes sociais e das tarefas de programação, enquanto Luzia supervisiona. Mais para frente, ela quer ter sua própria equipe, mas, como tudo no seu negócio, ela prefere começar aos poucos.
No início, a hospedagem do site da Chef das Gulas estava sob a responsabilidade de um freelancer que ela havia contratado. Para lidar com o grande volume de tráfego e o crescimento de seu site, Luzia precisou mudar de provedora de hospedagem e após fazer suas pesquisas, ela escolheu a Hospedagem Premium da Hostinger.
A História de Sucesso
Luzia realmente encontrou sua paixão com a Chef das Gulas. “Cozinhar é uma alquimia, é algo muito pessoal e instintivo. Eu estou sempre buscando evoluir o meu negócio, que o que mais me faz feliz”, declara ela.
Luzia ama o espírito de “aprender fazendo” de um empreendimento, pois, foi isso que a tirou da zona de conforto e a incentivou a adquirir várias novas habilidades. “Treine a si mesmo, desenvolva novas habilidades, e entenda o propósito do seu produto por completo. Aprenda sobre a sua área e se prepare para as lutas e desafios que você enfrentará pela frente”.
Descobrir a importância de um site para um negócio foi só uma das várias coisas que Luzia aprendeu durante sua jornada. “Sem um site, eu não poderia vender meus cursos online ou presenciais. Hoje em dia, quem quer ser encontrado, precisa ter um site.”
Atualmente, a Chefe das Gulas tem cerca de 3.000 estudantes. Alguns deles se tornaram um sucesso na área, como @cidinhaculinariaafetiva @docarmosabino and @massa.marino. Luzia também já estrelou em uma campanha publicitária da marca de alimentos líder no mercado, a Quero. Você já usou a Hostinger? Quer aparecer na seção Negócios Reais do nosso blog? Será um prazer contar sua história. Entre em contato com a gente pelo e-mail negociosreais@hostinger.com.