Workations: Como a Hostinger Une Lazer e Trabalho para Criar Clientes Felizes e uma Cultura Extraordinária
Workation é a junção das palavras “work” [trabalho] e “vacation” [férias].
À primeira vista pode até soar um pouco estranho, não é? Afinal, como trabalhar e estar de férias ao mesmo tempo? Muita gente tenta ser produtiva durante viagens, levando o notebook e prometendo trabalhar pelo menos um pouquinho entre um passeio e outro.
Mas sejamos sinceros — na prática, isso é algo muito difícil de se fazer. O notebook fica o tempo todo fechado dentro da mala ou, no máximo, é usado para assistir séries e filmes. E podemos dizer o mesmo dos nossos smartphones. Eles são muito usados para fotografar as atrações e vários selfies para as redes sociais. Mas o e-mail do trabalho fica de lado, esquecido.
Quando as férias acabam e você volta ao trabalho, a caixa de entrada está abarrotada de novas mensagens e avisos de prazos perdidos. E assim a ansiedade já começa a surgir.
Felizmente a Hostinger consegue provar, desde 2016, que o mundo do lazer e do trabalho não precisam ficar assim tão separados.
Um pouco mais sobre nossas workations
Em 2016, a Hostinger começou a implementar a ideia das workations, experimentando e estudando como aprimorar o conceito. Com base no valor central da empresa (colocar o cliente no centro de tudo), a ideia foi desenvolvida porque entendemos que funcionários felizes criam clientes felizes.
Giedrius Zakaitis, Head de Produto da Hostinger, explica como as workations ajudam a aumentar a felicidade dos clientes:
“Na nossa empresa, acreditamos que uma pessoa descansada consegue ser muito mais produtiva. Existem muitos estudos que confirmam que o equilíbrio entre o trabalho e o lazer diminuem o estresse e as chances de adoecimento. Assim, os funcionários se sentem muito mais felizes no trabalho.”
Reforçando o que Giedrius disse, a relação entre produtividade e felicidade é cíclica: funcionários felizes → satisfação na vida profissional → satisfação na vida pessoal → funcionários eficientes e descansados.
A Hostinger também acredita que, ao reunir membros de setores diferentes em um ambiente novo e relaxante, novas ideias vão surgir (impactando positivamente os resultados futuros).
Além disso, as workations não precisam necessariamente custar caro. É verdade que membros do nosso time já foram aproveitar suas workations até na Indonésia e nas Ilhas Canárias. Mas uma viagem para a cidade vizinha também pode ser uma experiência maravilhosa. E, para quem é autônomo e não costuma tirar férias, uma viagem para um café diferente ou parque dentro da sua própria cidade pode ser a workation prática e barata necessária para relaxar um pouco. Para quem trabalha presencialmente, ficar de home office também pode ajudar a recarregar as baterias. Afinal de contas, mudar os ares também ajuda a desestressar.
Como foram nossas últimas workations
A ultima workation da Hostinger aconteceu em Tenerife, nas Ilhas Canárias, no fim do primeiro trimestre de 2018. Novatos e veteranos dos times de Marketing, Produto e RH se juntaram para criar as metas do segundo trimestre.
Giedrius explica que o maior benefício dessa experiência foi “conhecer pessoas de outras equipes e aumentar a confiança entre os colegas. Além disso, estar em um ambiente informal, fora do escritório, fez todo mundo ficar mais relaxado. Isso acabou gerando discussões mais interessantes, que nos levaram a ideias mais criativas e depois foram implementadas em diversos setores da Hostinger”.
Durante essa última workation, também lançamos nossa primeira Promoção Relâmpago. Desde a Black Friday anterior, que foi um sucesso, os clientes começaram a pedir que fizéssemos outras campanhas promocionais com descontos grandes. Decidimos então tirar do papel a ideia da Promoção Relâmpago — tudo isso direto da paradisíaca Tenerife.
Também aproveitamos nossa viagem á Tenerife para refletir sobre os sucessos e as falhas do primeiro trimestre de 2018. Criamos metas ambiciosas que nos ajudaram a manter o nível altíssimo de crescimento dos anos anteriores. E refletimos sobre erros que cometemos (esse é outro valor importante na cultura da Hostinger). Acreditamos que analisar as ações passadas nos ajudam a estar mais preparados para o futuro.
E chegamos à conclusão de que, no primeiro trimestre de 2018, um de nossos maiores desafios foi manter o foco e empregar nosso tempo com eficiência. Discutimos muito o assunto e, durante o workation, estabelecemos metas para melhorar nesses quesitos e continuar crescendo no trimestre seguinte. E as metas funcionaram muito bem: nossa equipe conseguiu focar melhor, e o número de feedbacks positivos enviados pelos clientes foi às alturas. Esses resultados nos ajudaram a chegar onde estamos hoje. Mas esse ainda é só o começo – temos muito mais clientes para conquistar.
E você? Já fez alguma workation? Se fez, conte para nós como foi sua experiência e quais benefícios ela trouxe. E clique aqui para saber mais sobre as iniciativas da Hostinger para criar o equilíbrio perfeito entre vida pessoal e profissional.