Doutores do Design: O Conceito Inovador da RSNL Creative
Passando de designers com carteira assinada para empreendedores, Devyn Grammar e Dino Valdez abriram sua própria agência de Marketing. Seus objetivos? Ser a solução para tudo que a marca de seus clientes precisem.
Dino e Devyn criaram a agência RSNL Creative há três anos em Newport Beach, na Califórnia. Eles tinham a intenção de gerenciar marcas e empresas iniciantes no mercado para torná-las mais conhecidas.
Desde então, a agência cresceu e já conta com mais de 20 pessoas na equipe que atendem todos os tipos de clientes. Por ser um serviço personalizado e de alta qualidade, a RSNL Creative tornou-se uma empresa confiável para os clientes que procuram um site incrível e um marketing criativo.
O Início de Tudo
Dino começou a criar sites para seus amigos há sete anos. Como já tinha um vasto conhecimento em informática e era um grande solucionador de problemas, ele trabalhava com facilidade.
Embora gostasse de criar sites, não ganhava muito dinheiro com isso e essa atividade era mais como um hobby para ele. Ele se lembra de dois projetos que se destacaram negativamente pelo baixo pagamento que recebeu: “Houve um projeto em que gastei 70 horas em troca de algumas centenas de dólares – olhando para ele agora, vejo que o valor cobrado foi irrisório. Mas, no final das contas, tudo é aprendizado.”
Algum tempo depois, Dino se juntou a uma equipe onde Devyn já trabalhava como designer. Quando surgiu a necessidade de criar sites para várias marcas associadas, Dino entrou em ação.
A pandemia não precisou acontecer para que Devyn e Dino dessem início ao seu próprio negócio. “Percebemos que poderíamos fazer sites para as pessoas por conta própria”, lembra Dino, “Todo mundo precisa de um site e a maioria das marcas entende a importância de ter uma boa presença online.”
“Foi assim que nosso negócio decolou”, completa Devyn, “cerca de 70% do nosso faturamento vem da criação do design do site.”
Assim como nos primeiros passos de Dino no design, administrar uma agência de publicidade está provando ser uma curva de aprendizado contínua. ” Queríamos migrar lentamente da carteira assinada para o nosso próprio negócio”, comenta Devyn, “É uma jornada difícil. Como somos designers, não temos experiência na gerência de empresas.”
Crescimento Orgânico no Segmento das Ervas
Por estar localizada na Califórnia, a RSNL Creative trabalha com muitas marcas que se encaixam no “clima” do sul da Califórnia. “A maioria dos nossos clientes trabalha com cannabis, CBD (canabidiol), saúde, bem-estar e essências para cigarros eletrônicos”, diz Dino, “Cuidamos desde a marca até a concepção e gerenciamento do site. Nos fazemos muitos sites para empresas que trabalham com cannabis”.
Dado o crescimento e regulamentação da indústria, a agência precisa estar ciente das limitações do nicho. “Nossa missão é garantir que os sites de nossos clientes estejam sempre funcionando da melhor maneira e que tudo esteja sempre atualizado”, fala Dino. “As equipes de marketing e design estão sempre de olho nos sites para garantir que está tudo certo com o agendamento de e-mails marketing, divulgação em redes sociais, etc.”
O dia da agência começa com Devyn e Dino verificando suas equipes. Eles entram em contato com os desenvolvedores para garantir que eles entendam o escopo dos novos projetos e também enviam algumas faturas. Certificar-se de que tudo está alinhado é fundamental para que eles possam acompanhar o lançamento de novos produtos ou campanhas.
“Temos diversos tipos de clientes: um estúdio de ciclismo indoor, uma academia, indústria aérea, polimento industrial, serviços de transporte, cafés e muitos outros”, explica Devyn, “Nossa rotina é atender ligações, conhecer novos negócios e pensar no melhor jeito de contar a história dos nossos clientes. Depois de tudo isso, Dino mapeia mentalmente como será o fluxo de trabalho dos sites, a interface do usuário e todo o resto.
“Então, a partir daí, enviamos tudo para os respectivos setores.”
Análise e Entrega
Os fundadores da RSNL gostam de se autodenominar “doutores do design” pelo processo que seguem ao começar um novo projeto. Primeiro, eles verificam o que tem de errado com o design, marketing e presença online de seus clientes. Em seguida, Dino e Devyn diagnosticam as necessidades de seus clientes e prescrevem uma solução.
Depois vem a divisão do trabalho. A equipe de Devyn cuida de tudo, desde a gestão da marca, design de embalagem até o visual. Isso então é repassado para a equipe do Dino, que cuida de todo o desenvolvimento de UX/UI Design, e a partir daí, eles lançam a marca.
A RSNL Creative agora conta com cerca de 20 pessoas trabalhando juntas. Devyn e Dino trabalham em seu escritório localizado em Newport Beach. A equipe de design, 5 desenvolvedores, QA (Garantia de Qualidade) e o restante da equipe são internacionais – estão espalhados pelo mundo inteiro.
Ao longo dos anos, a RSNL Creative criou sites para tantas marcas que eles têm até uma piada interna: “tornamos seu site melhor que o nosso”. O lema da empresa é: “Se o nosso site é assim, o seu pode ficar melhor ainda.”
Devido à grande carga de trabalho, Dino e Devyn estão cada vez mais tentando se afastar da prática de criação de sites para ter uma visão mais ampla de seus negócios. “Como donos de empresas, pudemos perceber que as pessoas contratam aqueles que são mais capazes do que elas mesmas”, diz Dino, “Apesar de tudo isso, ainda há momentos em que gosto de criar os sites sozinho – continua sendo minha paixão.”
As Melhores Plataformas
O fato do site da RSNL ser hospedado pela Hostinger não é nenhuma surpresa; afinal, é exatamente por isso que eles estão aparecendo aqui em nosso blog. No entanto, Dino e Devyn estão muito satisfeitos com a experiência de criar seu site WordPress usando a infraestrutura que a Hostinger oferece: eles usam a mesma configuração para a maioria dos sites de seus clientes.
“Somos flexíveis”, diz Dino, “Se o cliente vem até nós, geralmente está procurando a melhor solução. Quando isso acontece, 99% das vezes criamos para eles um site WordPress com a Hostinger.”
Quando eles lançaram seus negócios oficialmente pela primeira vez há quatro ou cinco anos, Dino estava pesquisando as melhores plataformas de hospedagem de sites. Seu próprio site sempre é hospedado pela Hostinger, mas eles também experimentaram outras opções para os sites de seus clientes como a Bluehost e a Hostgator.
“Para ser sincero, cheguei a Hostinger pelo preço e, após usá-la cada vez mais, descobri que o atendimento ao cliente é fenomenal. A eficiência do atendimento ao cliente e a rápida resposta para a solução de problemas é o que mais me deixa satisfeito.”
Atualmente, apenas Devyn e Dino têm acesso à plataforma completa da Hostinger. Apesar de ter experiência em design, eles nunca tiveram que queimar a cabeça para se familiarizar com a Hostinger. “A interface do usuário é muito intuitiva. Uma plataforma de hospedagem tem muitas configurações e funções que são importantes conhecer e gosto de como a Hostinger organiza todas elas. Nesta questão já estou muito familiarizado com a Hostinger e posso configurar um projeto para um cliente e publicá-lo em 30 minutos.”
Mas afinal, quais as vantagens de usar o WordPress com a Hostinger? Assim como com a avaliação de outras opções de hospedagem, Dino e Devyn também passaram um tempo avaliando diferentes sistemas de gerenciamento de conteúdo. Eles tinham experiência no uso do Magento, mas achavam que o WordPress fazia mais sentido para suas necessidades.
“Sinto ser o melhor dos dois mundos, pois é muito personalizável”, diz Devyn, “Podemos fazer alterações no design e usar o back-end com facilidade. Vamos supor que você tenha um cliente que trabalhe com saúde e bem-estar e ele queira escrever um blog. Além de criarmos um site personalizado, ainda ensinamos como fazer suas próprias postagens. Assim, os clientes também podem criar seu próprio conteúdo.”
Criando a Base para o Sucesso
Como o crescimento consciente sempre foi uma marca registrada da agência RSNL Creative, não é surpresa que Dino e Devyn tenham seus olhos no futuro e nas coisas que estão por vir.
No momento, o principal desafio da agência é a grande demanda. Devyn aponta que ela e Dino carregam um fardo enorme quando se trata do sucesso da marca: “Basicamente, estamos usando muitos recursos para fazer o negócio funcionar sem nenhum problema.”
Já existem planos de aumentar sua equipe atual com novos profissionais para ampliar a mão de obra disponível. O primeiro item da agenda é formar sua própria equipe de marketing para ajudar a impulsionar o perfil da própria agência e contratar um gerente de projeto para ajudar na infraestrutura.
“Ainda estamos trabalhando na infraestrutura e criando essa ponte entre nós e as equipes. Logo mais teremos um gerente de projeto para nos ajudar”, diz Dino. “Somos apenas duas pessoas.”
Parece que os doutores do design não hesitam em fazer um autoexame e têm uma visão clara de seu próprio remédio.