Top 7 Livros de Negócios que Inspiraram a Hostinger
Não é segredo para ninguém que ler é uma chave para o sucesso de qualquer negócio, seja de uma startup enxuta, seja de um conglomerado multinacional. Por esse motivo que ao longo do tempo a Hostinger dissecou os principais livros de negócios e empreendedorismo para nos ajudar a crescer como profissionais e manter a reputação da Hostinger.
O ato de leitura ajuda com que profissionais estejam sempre adequados às novas tendências e mantenham seu foco total para auxiliar a empresa a se tornar imbatível.
No livro Me We Do Be, por exemplo, o sócio economista Randall Bell escreveu que “ler se relaciona dramaticamente com alta escolaridade e renda, bem como com a felicidade geral. Aqueles que leem sete ou mais livros por ano têm mais de 122% de probabilidade de serem milionários em comparação com aqueles que nunca leram, ou apenas leem 1-3 livros por ano”.
Os livros que lemos e recomendamos são escritos pelos grandes líderes em inovação, tecnologia e negócios do mundo. Nós esperamos aplicar as suas experiências em nossos negócios e adequá-las às nossas necessidades quando necessário. Nossa vontade de aprender com os melhores é tão grande que desde quando começamos a planejar nosso negócio e adotamos a metodologia de OKR, nossos colaboradores são estimulados a planejar um dia de leitura e compartilhar com seus colegas maneiras de autodesenvolvimento.
Abaixo você encontrará alguns livros de negócios e empreendedorismo que nos influenciaram ao longo da última década. Convidamos você a descobri-los e entender como pensamos enquanto companhia.
A Startup Enxuta (Eric Ries)
A Startup Enxuta é um dos livros de negócios que devem estar na mesa de cabeceira de todo empreendedor. O autor Eric Ries explica como utilizar a metodologia Lean é crucial para qualquer Startup. Ao longo do livro ele apresenta um modelo de estrutura que tende a potencializar o aprendizado contínuo nas Startups. Ele acredita que para qualquer startup ter sucesso, ela precisa usar o Criar -> Medir -> Aprender a filosofia de LEAN (Enxuto), oferecendo aos seus clientes um Produto Mínimo Viável (MVP).
A primeira parte desse ciclo é a criação, e o que deve ser enfatizado aqui é o seu MPV – Produto Mínimo Viável. Esse é um conceito muito simples e intrinsecamente relacionado com uma validação enxuta. Ele enfatiza a importância de retirar absolutamente tudo o que é desnecessário para descobrir o que os clientes desejam.
A segunda parte desse ciclo se refere ao mensuramento, ou seja, à quantificação das métricas e o foco total nos objetivos e dados que irão lhe ajudar a tomar uma decisão focada no seu consumidor, ou seja, o fiel da balança final de seu negócio.
A última parte do ciclo, “Enxuto”, refere-se à decisão de se a empresa deve manter-se em seu curso ou modificar a sua estratégia. Se determinada abordagem não está funcionando, não perca recursos em demasiado insistindo nela. Utilize dados e “os 5 porquês” para tentar descobrir o motivo de não estar funcionando. Entretanto, há uma ressalva em A Startup Enxuta que o MPV geralmente deve ser direcionado para early adopter.
Essa é uma leitura incrível para qualquer pessoa que queira criar ou trabalhar em uma startup graças ao uso de exemplos do mundo real.
Radical Focus (Christina Wodtke)
Christina Wodtke é uma educadora, autora e consultora. Ela é conhecida por ter liderado reformulações e ofertas iniciais de produtos de gigantes da indústria de tecnologia, como Linkedin e Yahoo!. Ela também fundou 2 startups de consultoria próprias.
Seu livro “Radical Focus” descreve os benefícios de startups enxutas que adotam OKRs e sprints quinzenais; duas práticas de trabalho que começamos a usar em 2017 aqui na Hostinger.
Desde que introduzimos esses métodos de trabalho, experimentamos uma trajetória ascendente no crescimento de nossa empresa, bem como na produtividade dos colaboradores.
A Meta (Eliyahu M. Goldratt)
Eliyahu M. Goldratt é um líder reconhecido internacionalmente no desenvolvimento de novos conceitos de negócios e também um educador para muitas corporações globais.
Embora A Meta seja sobre os desafios encontrados durante a operação de uma planta de produção, a Hostinger usou sua metodologia de identificação e solução do problema de gargalos e aplicou-a ao nosso negócio de atendimento ao cliente.
O livro de Goldratt nos deu as ferramentas para nos concentrarmos ainda mais em nossos clientes e direcionar nosso fluxo de trabalho para sermos o mais eficiente possível. Desde que começamos a aplicar o que aprendemos com A Meta em nossas práticas de negócios do dia a dia, a satisfação do cliente disparou. Essa mudança também permitiu que nossas equipes focassem mais em suas áreas, o que impulsionou nossos números.
Atravessando o Abismo (Geoffrey A. Moore)
Escrito pelo palestrante e consultor Geoffrey Moore, Atravessando o Abismo é ponto central de toda a estratégia de marketing da Hostinger.
O livro de Moore nos ajudou a localizar e explorar nossos mercados-alvo e seus dados demográficos, e nos permitiu melhorar o diálogo entre nós e nossos clientes.
Além de seu trabalho como autor, Moore divide seu tempo assessorando pequenas startups e também empresas de tecnologia estabelecidas, incluindo Microsoft, Intel e Cognizant.
Um Novo Jeito de Trabalhar (Laszlo Bock)
Descrito como uma “obra-prima” pela Forbes, o livro Um novo jeito de trabalhar desempenhou um grande papel em nos ajudar a aperfeiçoar nossos processos de contratação dos melhores funcionários possíveis e, em seguida, retê-los. Criamos, de fato, uma cultura que alimenta o crescimento pessoal e profissional.
Seu autor, Laszlo Bock, é o vice-presidente de Operações de Equipes do Google e responsável pelo programa de atração, desenvolvimento e retenção de talentos da empresa. Sob sua liderança, o Google foi nomeado “Melhor Empresa para Trabalhar” 30 vezes e ganhou mais de 100 prêmios como empregador preferencial.
Alguns dos pontos principais do livro são:
- Contrate apenas pessoas melhores que você em alguma coisa, não importa quanto tempo isso leve.
- Aprenda com os melhores funcionários – e também com os piores.
- Não confie somente no instinto: use dados para prever e moldar o futuro.
- Faça da transparência o padrão e esteja aberto para receber feedback.
Há várias empresas de tecnologia com as quais estamos determinados a aprender, e se podemos aprender alguma coisa com o Google, certamente estamos felizes com isso.
Princípios (Ray Dalio)
Ray Dalio e sua empresa, a Bridgewater Associates, têm sido uma inspiração para nós na Hostinger. Nos últimos 40 anos, a Bridgewater Associates tem sido uma das empresas de investimento de melhor desempenho do mundo.
Dalio foi listado na Time 100 como uma das pessoas mais influentes do mundo. Somos grandes fãs de seu livro mais recente, Princípios, por causa de sua ênfase na transparência radical. Adotamos a ideia de transparência radical e a incorporamos às práticas da Hostinger por meio de nossos OKRs e sessões de feedback de funcionários com base na educação montessoriana. Também não somos os únicos defensores dos ‘Princípios’. Em 2017, a Amazon indicou-o como seu Livro de Negócios do ano.
O Gestor Eficaz (Peter Drucker)
Apesar de O Gestor Eficaz ter sido lançado em 1967, ele ainda contém um número significativo de insights para gestores contemporâneos. Apesar dos incríveis avanços tecnológicos feitos nos últimos 50 anos, a atualidade do livro de Drucker demonstra que os principais objetivos e valores de uma empresa permanecem praticamente inalterados.
Uma das citações que nos inspirou no livro diz que a eficácia “é um hábito; isto é, um complexo de práticas. E as práticas sempre podem ser aprendidas”. Assim, buscamos tornar nossa empresa o mais simples e eficaz possível.
Em resumo, O Gestor Eficaz organiza diversos tópicos importantes que um executivo de sucesso precisa conhecer. Eles precisam entender que o tempo é finito e conseguir compreender onde o tempo está sendo desperdiçado. Um bom executivo precisa garantir que as reuniões se concentrem nos resultados e não apenas nos esforços, evitando que as reuniões saiam do foco e se tornem um local para divagações e consumo de tempo. Uma reunião precisa ter um resultado específico, e é por isso que introduzimos OKRs e sprints quinzenais como parte de nossa metodologia de trabalho em 2017.
Drucker também dá ênfase em extrair o melhor dos colaboradores ao focar em seus pontos fortes, e abordando seus pontos fracos construtivamente. Novamente, nos baseamos nessa filosofia para apresentar um método da escola Montessori em nossos 1on1s.
Você gostou de conhecer alguns livros que inspiraram a cultura da Hostinger? Se você sentiu falta de algum livro de negócios na nossa lista, por favor, compartilhe.