WordPress: Resumo das Notícias de Abril

WordPress: Resumo das Notícias de Abril

A comunidade do WordPress está sempre inovando e pensando em formas de melhorar a experiência de seus usuários. Este mês, foram lançadas novas atualizações, novos patches e foram desenvolvidos novos recursos para vários plugins do WordPress.

Além disso, seguindo a tendência de IA, o WordPress trouxe muitas novidades nessa área. O grande destaque desse mês foi o anúncio do Elementor, que planeja adotar mais recursos baseados em IA em seu criador de sites. Continue lendo este artigo para conferir todas as novidades de abril.

toc

Atualizações do WordPress

Apesar de ser um mês mais tranquilo para o core do WordPress, ainda há algumas atualizações interessantes e importantes. Alguns recursos experimentais foram lançados no Gutenberg e o Yoast atualizou seus requisitos mínimos. 

Recursos experimentais do Gutenberg

Em abril foram lançadas as versões 15.5 (inglês) e 15.6 (inglês) do Gutenberg, que trouxeram três novos recursos experimentais interessantes para os usuários. Para testar os recursos, é necessário instalar o plugin Gutenberg e ativar os testes no painel Gutenberg → Experiments.

Bloco de grade

O bloco de grade foi introduzido no Gutenberg 15.5. Atuando como um bloco de contêiner, o bloco de grade de layout permite que os usuários organizem o conteúdo exibindo os recursos do produto de uma forma que não era possível anteriormente com o bloco “grupo, linha e pilha”.

Atualmente, o bloco de grade possui uma única configuração para alterar a largura mínima da coluna e ela afeta o número de colunas. Este bloco também está incluído na opção de transformação de bloco de contêiner, facilitando a conversão dos diferentes blocos entre si. Dessa forma, se você quiser alterar um bloco de pilha para um bloco de grade, basta clicar em um botão. 

Bloco de detalhes

O bloco de detalhes, introduzido no Gutenberg 15.6, permite que os usuários adicionem uma seção recolhível às suas páginas para ocultar o conteúdo. 

Você, por exemplo, pode querer ocultar uma transcrição ou detalhes do produto que podem ocupar muito espaço se exibidos por padrão. Este bloco também é útil quando os usuários desejam criar um menu sanfona.

O bloco de detalhes consiste em um cabeçalho para um resumo detalhado e um bloco filho. Você pode inserir qualquer bloco que desejar neste bloco, incluindo um loop de consulta e uma imagem. Isso dá grande flexibilidade para adicionar qualquer conteúdo a sanfona.

Centro de comando

O último recurso experimental que falaremos aqui é o centro de comando. Também introduzido como um teste no Gutenberg 15.6, esse recurso funciona como um atalho para os usuários acessarem outros posts, páginas, templates e partes de templates.

Basta pressionar Cmd/Ctrl + K no Editor do site, e a pop-up do centro de comando aparecerá, mostrando os itens disponíveis. Como alternativa, você pode usar a barra de pesquisa para encontrar o item que deseja selecionar.

Yoast SEO aumenta a versão mínima do PHP

O Yoast lançou duas atualizações em abril – versão 20.5 e 20.6. Mas é a primeira atualização que ralmente merece sua atenção.

A versão 20.5 aumentou o requisito do PHP para uma versão mínima: a 7.2.5 ou versões superiores. Isso significa que o plugin não será mais compatível com as versões suportadas anteriormente: PHP 5.6, 7.0 e 7.1.

Dica

Atualize sua versão do PHP para melhorar o desempenho do seu site. Você pode fazer isso de maneira simples em nosso hPanel: temos um painel de gerenciamento de PHP dedicado que permite alterar a versão do PHP em apenas alguns cliques.

O Yoast informou (inglês) em novembro de 2022 sobre o aumento do requisito mínimo de PHP para o plugin. Embora inicialmente planejado para março de 2023, o Yoast o implementou na versão 20.5, lançada em abril de 2023.

Elementor AI

A criação de um site com IA ainda é o assunto do momento, e o Elementor acabou de entrar na onda. Eles acabaram de anunciar que a tecnologia de IA (inglês) está sendo desenvolvida em seus produtos.

A primeira ferramenta do Elementor com essa tecnologia é o gerador de texto. Essa ferramenta permite que os usuários gerem texto para cabeçalhos e conteúdo com comandos simples. Graças aos comandos rápidos e úteis, você pode refinar os resultados e tornar o texto mais curto ou mais longo, simplificar o idioma e corrigir problemas gramaticais. Existem opções para mudar o tom de voz e traduzir o texto.

O segundo recurso é a IA de escrita de código. Criada para ajudar a escrever código CSS e HTML personalizado, essa ferramenta é útil para quem deseja criar uma personalização visual específica, mas não sabe programar.

Atualmente, o Elementor AI está disponível na versão beta do 3.13 (inglês), com a estimativa de lançamento final em 8 de maio de 2023.

Próximas atualizações

Embora a versão mais recente do WordPress tenha sido lançada no mês de março, a equipe do WordPress já está trabalhando em atualizações futuras.

A equipe do WordPress 6.2 está trabalhando nas atualizações menores do 6.2.1 para corrigir vários erros. Embora ainda não haja uma data definida para a atualização, a equipe espera que ela seja entregue em maio.

Dica

Ative o recurso de atualização automática do WordPress no hPanel para não perder nenhum patch do software.

Quanto à atualização principal, o plano proposto é lançar o WordPress 6.3 em meados de agosto. A equipe do WordPress ainda procura por pessoas para compor sua equipe de lançamento. Se você estiver interessado, confira o post no blog da equipe responsável (inglês) para saber mais.

Notícias de segurança do WordPress

Este mês, houve uma violação de segurança bastante incomum: um plugin abandonado foi utilizado para criar um backdoor (acesso remoto) em sites comprometidos. Também reunimos alguns plugins que lançaram patches para prevenir ataques de scripting entre sites (XSS).

PHP Eval

Uma ameaça de segurança relacionada a um plugin PHP Eval abandonado foi encontrada. Tido como um abandonware (softwares antigos ou que já não existem mais), já que a última atualização foi há mais de 10 anos, o plugin foi usado para adicionar código PHP a posts e páginas do WordPress. Isso foi o cenário perfeito para invasores criarem um backdoor para sites que tinham esse plugin instalado.

O processo é o seguinte: os invasores primeiro precisam instalar o PHP Eval nos sites comprometidos. Em seguida, eles inserem o código PHP em posts e páginas para criar um backdoor.

A vulnerabilidade foi identificada porque o plugin foi instalado várias vezes nos últimos meses, apesar de estar inativo. Isso resultou na remoção do PHP Eval do repositório pela equipe de plugins do WordPress para evitar instalações e ameaças de segurança.

Verifique o seu site para garantir que o PHP Eval não esteja instalado em seu site. Recomendamos também proteger suas credenciais do WordPress para evitar que seu site seja comprometido no futuro.

Dica

Sempre use credenciais seguras para impedir o acesso não autorizado ao seu administrador do WordPress. Recomendamos usar o Detector de Malware do hPanel. Ele vai proteger o seu site qualquer ameaça de segurança.

Vulnerabilidades de script entre sites (XSS)

Durante o mês de abril, alguns plugins foram afetados por vulnerabilidades de script entre sites. Analisamos os dados do Patchstack e encontramos alguns plugins importantes com ​​essas vulnerabilidades:

  • All In One WP Security (mais de 1 milhão de downloads ativos). A vulnerabilidade de script entre sites (inglês) afetou a versão 5.1.4 e inferiores, com a versão 5.1.0 e inferiores também afetada pela falsificação de solicitação entre sites (CSRF) (inglês). A versão 5.1.5 corrigiu todos os problemas, embora o mais recomendado seja atualizar para a versão mais recente: a 5.1.8.
  • MetaSlider (mais de 700.000 downloads ativos).  A versão 3.29 e versões inferiores do MetaSlider são afetadas por uma vulnerabilidade de script entre sites de alta gravidade (inglês). A versão 3.30 corrige esse problema, mas apenas 22,8% dos downloads ativos usam a versão mais recente. Se você estiver usando este plugin, verifique sua versão e atualize-a se necessário.
  • Limitação de tentativas de login (mais de 600.000 downloads ativos). Duas vulnerabilidades de script entre sites (inglês) foram detectadas em abril, afetando a versão 1.7.1 e versões inferiores. Esse problema foi corrigido na versão 1.7.2.

Principais ferramentas do WordPress

O WordPress é movido por colaboradores criativos que desenvolvem temas, plugins e outras ferramentas que melhoram a experiência de criação do site. Confira abaixo as mais interessantes: 

Tema Lovebird

Um dos novos temas do WordPress é o Lovebird (inglês): ele é um tema de bloco multiuso com um design inovador e uma versão premium cheia de recursos. A versão demo tem um estilo retrô, com tema rosa e fundo texturizado.

O design inspirado em revistas faz com que o Lovebird seja perfeito para sites de moda ou revistas online. Seu estilo ousado e cativante conquista a atenção dos leitores facilmente, e a forte seleção de tipografia faz com que o texto se destaque com a melhor legibilidade. O tema também está pronto para WooCommerce, portanto, é possível abrir uma loja de moda ou oferecer um serviço de assinatura desde o início.

Flusso AI

A tecnologia IA veio para ficar, e o plugin Flusso AI (inglês) é um dos exemplos mais recentes de como ela pode ser aproveitada para a criação de conteúdo. 

O Flusso AI traz quatro funcionalidades para o seu site:

  • Gerador de imagem. Use comandos para criar imagens geradas por IA. Existem opções para definir o número de imagens geradas, resolução, tipo de imagem e estilo.
  • Chat e gerador de conteúdo de texto. Esse recurso é baseado no ChatGPT. Você pode usar comandos para gerar textos para seu post ou página. Existe até uma opção para criar um novo post automaticamente com base no texto gerado.
  • Gerador de resumo. Disponível no editor de post, a IA irá gera um resumo do post ou lista os pontos mais importantes dos seus artigos. Esse recurso é ótimo para posts em redes sociais ou para resumir sobre o que são seus artigos.
  • Conversos de áudio em texto. Precisa de uma transcrição para o seu podcast ou vídeo? Você pode fazer o upload de um arquivo de áudio para o painel do plugin e gerar a transcrição. Assim como o gerador de texto, você pode criar um novo post com base na transcrição gerada.

O plugin usa OpenAI, isso significa que você deve conectar o plugin à sua conta OpenAI usando a chave secreta.

Tabela periódica de plugins WordPress

Quer saber quais são os plugins WordPress mais populares? Pascal Birchler criou uma tabela periódica de 108 plugins WordPress (inglês) do repositório oficial com os downloads mais ativos.

E ela é interativa. Clique em qualquer elemento e ele se expandirá para mostrar mais informações sobre o plugin: para que ele é usado e muito mais.

Embora esta tabela periódica tenha sido construída para comemorar o 20º aniversário do WordPress, ela tem muitas informações úteis para os usuários, especialmente se você estiver procurando pelos plugins WordPress mais populares para seu site.

WordPress está completando 20 anos em maio

Em 27 de maio de 2023, comemoramos um grande marco no WordPress: o 20º aniversário do software!

É raro um software suportado pela comunidade crescer e evoluir por tanto tempo, e isso é algo a se comemorar. Confira o site oficial do 20º aniversário do WordPress para ver os eventos da comunidade de perto.

A Hostinger vai participar também! Fique ligado: já, já saí um conteúdo especial para celebrar os 20 anos do WordPress.

Author
O autor

Larissa Folch

A Larissa é uma engenheira química que adora ciência e gosta de aprender sobre “tudo e todas as coisas”. Ama os animais e cultua bons livros. Assiste Harry Potter incansavelmente, ama música eletrônica e correr ao ar livre. Curte muito escrever e estudar inglês.