Strong Together: Solidariedade, Hospedagem e Abrigo para a Ucrânia

Strong Together: Solidariedade, Hospedagem e Abrigo para a Ucrânia

O site arrecadou mais de 1 milhão de euros e providenciou moradia para mais de 33 mil refugiados ucranianos na Lituânia.

Em tempos de grande dificuldade, a solidariedade faz toda a diferença. A iniciativa Strong Together foi criada por voluntários do grupo lituano Pelėdos Squad com a missão de providenciar abrigo seguro para quem se refugiava da guerra.

O jornalista e voluntário Edmundas Jakilaitis já tinha bastante experiência com organização de projetos e pensamento ágil. Nas palavras dele, “nós sabíamos que a Rússia estava prestes e atacar e que nós poderíamos fazer algo para ajudar”. E foi dessa disponibilidade para ajudar que o Strong Together nasceu.

“Ninguém está dormindo em estações, escolas e espaços públicos. Todos os refugiados estão abrigados nas casas dos lituanos – nossa ideia está funcionando.”

Juntos Sempre Somos Mais Fortes

O Strong Together é uma plataforma online fácil de usar, que permite que famílias lituanas ofereçam espaço em suas próprias casas para abrigar refugiados.

A iniciativa começou em 2020, quando o Strong Together decidiu arrecadar alimentos e remédios para pessoas vulneráveis durante a primeira quarentena pelo coronavírus.

“Nós tentamos imaginar como poderíamos ajudar pessoas mais velhas, enfermas ou com deficiências. Naquela época, pensamos em formas de ajudar quem não podia sair de casa – hoje, a situação é a oposta”, explica Edmundas.

“A primeira coisa que fizemos foi lançar uma campanha de divulgação, publicando banners e releases para a imprensa. Mas o engajamento do público realmente veio após a criação do nosso site. Foi assim que recrutamos quase 10 mil voluntários em tão pouco tempo”.

A força e agilidade da resposta criada pelo Strong Together mostra a solidariedade do público – que não diminuiu mesmo após três anos de projeto.

“Sabíamos que as pessoas precisavam de ajuda, então decidimos reunir mais voluntários. Foi assim que nossa organização funcionou durante as duas primeiras quarentenas: com milhares de voluntários usando uma linha telefônica para ajudar outras pessoas”.

Após duas longas quarentenas, por um instante pareceu que o Strong Together não seria mais necessário. Esperando que isso fosse verdade, Edmundas voltou a viver sua vida normalmente. Por um breve período, os membros do grupo se dispersaram – o que durou até a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Abrigo, Hospedagem e Solidariedade

A Lituânia faz fronteira com a região russa de Kaliningrado e também com a Bielorrússia. Assim, o país divide quase mil quilômetros de terra com as duas partes envolvidas na guerra.

Com os milhares de refugiados ucranianos lutando para atravessar o corredor estreito na fronteira entre a Lituânia e a Polônia, não demorou muito para que o Strong Together notasse que era necessária muita ajuda ali – e que eles precisavam agir rápido.

“Na segunda-feira, tivemos a ideia. Na terça, criamos um site. Depois, na quarta, a página já estava no ar e a gente já tinha recrutado milhares de voluntários”, relata Edmundas.

“Cerca de duas semanas antes do início da guerra, quando nós começamos a sentir que o conflito estava prestes a começar, iniciamos as preparações. Percebemos que precisávamos criar um sistema onde as pessoas pudessem oferecer suas casas e apartamentos para abrigar refugiados.”

Para os membros do Strong Together, passar da calmaria do pós-quarentena para uma crise humanitária gigante exigiu uma operação complexa. Foi necessário um novo modelo de operações: rápido de implementar, confiável e que permitisse crescimento exponencial.

E, quando Edmundas e sua equipe notaram que o projeto precisava de um site, a associação Unicorns LT recomendou a Hostinger. Então o Strong Together entrou em contato com a gente e nós ajudamos a colocar o site no ar.

Ação Direta

Imediatamente após o início da guerra, Edmundas e um grupo com outros 27 voluntários montaram um centro para refugiados na fronteira entre a Ucrânia e a Polônia. Com precisão militar, eles usaram as instalações de um hotel quatro-estrelas para criar a estação de emergência.

“Uma das coisas mais importantes para alguém que está fugindo da guerra é a dignidade.”

Edmundas tem certeza de que aquele era “o melhor centro para refugiados do mundo”. Quando as pessoas chegavam no centro, eram recebidos com um prato quente de borscht – tradicional ensopado ucraniano.

Depois, todos se sentavam em mesas cobertas com toalhas elegantes, descansavam um pouco, tomavam banho e, na medida do possível, recuperavam as energias e decidiam para onde ir.

Edmundas e sua equipe sabiam que essa última parte – decidir para onde ir – precisava ser organizada com muito cuidado. Sabendo bem dos perigos do tráfico humano, o Strong Together viu que era arriscado demais permitir que os refugiados fossem parar na casa dos voluntários sem supervisão.

“Você não pode colocar duas mães e quatro crianças no carro de um estranho e levá-los até a Lituânia. Contratamos uma empresa de ônibus para isso, porque eles trabalham sob contratos. Nós conhecíamos o trajeto e rastreávamos o transporte durante toda a viagem.”

Edmundas continua: “Não havia exceção. Os ônibus levavam as pessoas diretamente para centros de registro oficiais, e nós acompanhamos os refugiados até que eles se candidatassem para ficar em abrigos oficiais ou fossem morar com parentes.”

Uma Ajuda da Internet

Os voluntários do Strong Together são talentosos em muitas áreas, mas, para aumentar o alcance do projeto, eles precisavam de uma plataforma confiável, simples e que fosse fácil de configurar.

Para resolver essa questão, foi criado o site do Strong Together, tirando do papel todas as melhores práticas de comunicação digital.

“Você tem que usar calls to action. Se você quer que as pessoas façam certa coisa, você deve oferecer todas as ferramentas que elas necessitam. Por isso a gente precisava de uma plataforma que possibilitasse que as pessoas tomassem uma ação, e isso não seria possível sem um site.”

E, com a guerra se desenrolando, era fundamental que esse site fosse flexível, fácil de usar e pudesse crescer em quantidade de usuários.

“Pensamos em como construir plataformas que funcionassem para todo mundo e não apenas para uma pessoa”, explica Edmundas.

Divulgar esse tipo de plataforma é sempre um desafio, mas felizmente Edmundas e a equipe de 27 voluntários têm bastante experiência na área de marketing e comunicação.

Colocando a mão na massa, eles conseguiram montar e publicar o site sozinhos. Para acomodar as necessidades de acesso, escolheram um provedor de hospedagem capaz de lidar com a grande demanda – afinal, o conflito já causou o deslocamento de mais de 10 milhões de pessoas.

E a grande demanda pelo site não veio apenas dos refugiados, mas também das pessoas que queriam oferecer ajuda.

“No início, nós mesmos financiamos as operações do grupo. Mas, depois de criarmos o site e divulgarmos a iniciativa, percebemos uma doação de 100 mil euros na nossa conta. No dia seguinte, já tinhamos 200 mil euros, e até o momento já recebemos mais de 1 milhão de euros em doações”, conta Edmundas.

Enquanto a guerra continua a afetar a Ucrânia, o Strong Together se compromete a continuar ajudando as pessoas que precisarem.

A missão do grupo é bem objetiva: esteja disponível quando aqueles ao seu redor precisarem de ajuda. Essa motivação é o que move Edmundas e todos os integrantes do Strong Together a encontrarem as ferramentas necessárias para apoiar outras pessoas.

Se você tem uma ideia que pode ajudar os ucranianos e precisa de hospedagem de sites para colocar a iniciativa no ar, entre em contato com a gente pelo e-mail standwithukraine@hostinger.com – nós queremos ajudar.

Author
O autor

Jeisy Monteiro

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais, faço parte da equipe de Localização da Hostinger. Meu trabalho é garantir que nossos clientes tenham à disposição, em português brasileiro, todas as ferramentas, materiais e informações que precisam para construir o sucesso online.