Conteúdo Duplicado: Como Evitar?
Ter conteúdos duplicados no seu site pode afetar negativamente a imagem da sua marca e o seu ranqueamento SEO. Seus visitantes podem achar confuso, e os mecanismos de busca podem pensar que você está tentando trapacear para posicionar seu site no topo das páginas de resultados de buscas.
Por isso é crucial evitar conteúdos duplicados, lembrando que às vezes isso acontece de forma não proposital. Você não precisa necessariamente copiar e colar uma mesma página para que seja categorizada como conteúdo duplicado.
Aqui você verá como conteúdos duplicados aparecem em seu site, quais as consequências que podem causar na sua reputação, e como evitar que isso aconteça no futuro.
O que é conteúdo Duplicado e como Acontece?
Resumidamente, um conteúdo duplicado é qualquer conteúdo que seja exatamente igual ou muito parecido sendo exibido em mais de uma página do seu site. Ele não agrega nenhum valor adicional aos seus leitores e confunde os mecanismos de pesquisa quanto a qual página possui o conteúdo original e qual deve ser indexada.
Conteúdos duplicados podem acontecer por dois motivos: problemas técnicos ou cópia de conteúdo.
Os problemas técnicos que podem causar conteúdos duplicados são:
- Domínios Canônicos. Uma mesma página na internet pode ser acessada através de diversas variações de um mesmo domínio, por exemplo, http://www.exemplo.com, http://exemplo.com, https://www.exemplo.com, e https://exemplo.com.
- Variaões nas maiúsculas e minúsculas. O Google reconhece letras versais e capitais quando se trata de URLs, então os exemplos www.exemplo.com/sapatos e www.exemplo.com/Sapatos podem aparecer como duas páginas diferentes, mesmo que não seja o caso.
- Parâmetros de filtros. Dependendo do número de filtros, uma página pode ter uma combinação quase que infinita de URLs, algumas levando ao mesmo luagr.
- Localização. Utilização do mesmo conteúdo para sites localizados distintamente.
- Páginas que podem ser impressas. Páginas de sites que possuem versões possíveis de imprimir, geralmente têm uma URL separada, potencialmente criando conteúdo duplicado.
Já a cópia de conteúdo pode ser monitorada mais facilmente. Alguns exemplos incluem:
- Outros sites utilizando seu conteúdo. Algum outro site copiou o conteúdo da sua página sem te dar os créditos.
- Múltiplas landing pages. Usuários geralmente criam múltiplas versões da mesma landing page, mirando em palavras-chave diferentes, especialmente quando são referentes a anúncios pagos. Tenha certeza de que elas não estão sendo indexadas por engano.
- Cópia de conteúdo de outras páginas. Se você está usando o conteúdo de outro site, tenha certeza de colocar um link para o site do conteúdo original e de usar uma tag de não index [noindex].
Como Evitar Conteúdo Duplicado
Para garantir que seu site não será prejudicado por conteúdos duplicados, é ideal seguir essas práticas recomendadas:
- Use uma tag [noidex] para as páginas do seu site que você não quer que o Google indexe. Para mais informações, leia o Guia de indexação do Google.
- Configure redirecionamentos 301 para páginas que não são a fonte original do conteúdo sendo exibido.
- Inclua um elemento de link canônico [rel=”canonical”] no cabeçalho <head> ou na seção HTTP da página que você quer que o Google indexe e exiba na página de resultados das buscas nos mecanismos.
- Adicione uma tag [hreflang] para conteúdos traduzidos.
Além dos métodos técnicos indicados acima, tenha certeza de que suas URLs e links estão organizados e seguem um padrão consistente. Realize buscas no Google periodicamente, e verifique se seu conteúdo está presente em outros sites.
O Google não penaliza conteúdos duplicados, não altera o ranqueamento do seu site nos resultados das buscas ou realiza qualquer outro tipo de punição. De todo modo, pode afetar suas estratégias de SEO negativamente, especialmente se as páginas erradas são indexadas como as “fontes originais” de conteúdo.