Como Criar Link Simbólico no Linux

Aprender comandos simbólicos Linux é uma ótima forma de melhorar seu potencial no terminal Linux. Neste tutorial, vamos mostrar alguns comandos para link simbólico de uma forma rápida e fácil. Antes de começar, vamos entender o que é link simbólico.

Links Simbólicos não são úteis somente na criação de atalhos e gerenciamento de arquivos em sistemas operacionais como Linux. Eles também servem como uma forma de criar vários locais para pastas de usuários primários. Por exemplo, documentos, imagens, downloads e muito mais.

Link simbólico atua como uma string criando caminhos para diferentes arquivos, pastas e diretórios no sistema do computador. Eles são capazes de criar e armazenar diversos arquivos em diferentes locais referenciando a um único arquivo. Assim, aumentam a eficiência localizando todos os documentos específicos em um comando.

Estes links são armazenados no mainframe, então mesmo se o arquivo original está deletado, você vai ter um backup para a maioria dos arquivos importantes. Link simbólico ajudar a criar caminhos de links inválidos para armazenar informações conforme requerido pelo usuário.

Devido aos recursos amigáveis ao usuário do Linux, até mesmo a Microsoft está seguindo esse método para criar links simbólicos. Link simbólico, também conhecido como Soft Links ou Symlinks, não são somente para Linux. Eles são como a opção de Pesquisar no Windows, onde você pode pesquisar um arquivo ou diretório específico em um disco ao executar vários comandos.

Vamos ver como podemos criar arquivos e pastas no Linux.

Em geral, para criar links nós usamos o comando In e a opção -s  para especificar links simbólicos. Este é o jeito mais fácil para garantir uma abordagem flexível que permite a experimentar a linguagem o máximo possível. Não existe dificuldade em criar link simbólico no Linux, você só precisa seguir um passo bem simples.

ln -s [target file] [Symbolic filename]

O comando ln no Linux cria links entre arquivos de origem e diretórios.

  • -s – comando para links simbólicos.
  • [target file] – nome do arquivo existente para qual você está criando o link.
  • [Symbolic filename] – nome do link simbólico.

Links criados podem ser verificados na lista de diretório usando a lista de comando detalhada:

ls -l
link simbólico no linux

Porém, se você não especificar o [Symbolic filename], o comando irá automaticamente criar um novo link no diretório existente.

Criar link simbólico para pasta também não é difícil. O comando usado para criar link simbólico para pasta é:

ln -s [Specific file/directory] [symlink name]

Por exemplo, para linkar o diretório /user/local/downloads/logo com a pasta  /devisers, use o seguinte comando:

ln -s /user/local/downloads/logo /devisers

Quando o link simbólico é criado e anexado à pasta /devisers, ele será redirecionado para /user/local/downloads/logo. Quando o usuário alterar o diretório– cd – para /devisers, o sistema irá automaticamente alterar o arquivo específico e escrever no diretório de comando.

Opções de links simbólicos são chamados de opções de linha de comando. Aqui estão as mais comuns e suas descrições:

Linha de ComandoDescrição
–backup[=CONTROL]Faz o backup de cada arquivo existente
-d, -F, –directoryO superusuário está permitido a aplicar hard link
-f, –forceArquivo de destino existente é removido
-I, –interactivePrompt antes de remover os arquivos de destino
-L, –logicalAlvos de deferência que são links simbólicos
-n, –non-dereferenceLinks simbólicos para diretórios são tratados como arquivos
-P, –physicalFaz hard links diretamente para links simbólicos
-r, –relativeCria links simbólicos relativos a localização do link
-s, –symbolFaz links simbólicos ao invés de hard links
-S, –suffix=SUFFIXSubstitui o sufixo de backup normal
-v, –verboseImprime o nome de cada arquivo vinculado

Dica

Use a hospedagem VPS da Hostinger. São mais recursos, alto desempenho e estabilidade para seus projetos online e aplicações web!

Você pode remover links existentes anexados a arquivos ou diretórios pelo unlink ou comando rd. Aqui está cmo você pode fazer isso com o comando de unlink.

unlink [symlink to remove]

Remover links simbólicos usando o comando rm é similar ao comando unlink como mostramos abaixo:

rm [symlink name]

Por exemplo:

rm simpleText

Conclusão

Lembre-se, se a origem não está na localização atual, então você deve deletar os arquivos simbólicos para evitar criar conteúdos duplicados, o que pode trazer desacelerar o seu trabalho.

O Linux é uma plataforma maravilhosa onde você pode criar uma aplicação dinâmica e interativa, e experimentar e inovar. Saber o básico é fundamental. Aprenda o básico da linguagem para usá-lo em todo o seu potencial.

Esperamos que este tutorial tenha ajudado você a melhorar suas habilidades ao conhecer mais esta ferramenta útil!

Author
O autor

Ariane G.

A Ariane é SEO Team Leader com experiência em conteúdo, localização e SEO. Seu desafio é levar a Hostinger ao topo dos resultados no Brasil, França e Reino Unido. Eventualmente ela compartilha seu conhecimento no blog e nos tutoriais da Hostinger e no tempo livre ela gosta de explorar lugares novos e viver intencionalmente.