Como Corrigir o Código de Erro 429 Too Many Requests: 6 Soluções Comprovadas

Como Corrigir o Código de Erro 429 Too Many Requests: 6 Soluções Comprovadas

Os servidores da web usam códigos de status HTTP para se comunicar com os clientes ao entregar o conteúdo do site. Existem muitas variações, desde códigos de status 3xx que identificam processos de redirecionamento até códigos 4xx que indicam erros do lado do cliente.

Um desses códigos HTTP é o 429 Too Many Requests. Como o nome sugere, esse código aparece sempre que alguém acessa repetidamente um site e ultrapassa o limite de solicitações. Na maioria dos casos, esse erro bloqueará seu painel de administração e tornará o site inacessível.

Com isso em mente, este artigo vai trazer seis soluções eficazes para diagnosticar e resolver o erro 429 em seu site. Primeiro, vamos começar com informações mais detalhadas sobre esse erro de HTTP.

Código de erro429 Too Many Requests Error
Tipo de erroErro do lado do cliente
Variações do erroErro 429
429 Error
HTTP 429
429 Too Many Requests
Error 429 (Too Many Requests)
Causas do erroSobrecarga de solicitações ao servidor
Ataque distribuído de negação de serviço (DDoS)
Ataques de força bruta

O Que é o Erro 429 Too Many Requests?

O HTTP 429 não é tecnicamente um erro, mas uma resposta enviada de um servidor da Web ou de uma interface de programação de aplicativo (API) sempre que um usuário envia muitas solicitações num determinado período de tempo.

Dependendo do navegador que você está usando, a mensagem de erro pode aparecer nestas variações:

  • Erro 429
  • 429 Erro
  • HTTP 429
  • 429 Muitos Pedidos
  • Erro 429 (excesso de solicitações)

No entanto, os servidores da web têm limites. Quando eles não têm memória suficiente para processar as solicitações, ocorre o erro 429.

Além disso, o erro HTTP 429 também pode aparecer como resposta a medidas de segurança. Muitas solicitações podem indicar ataques de força bruta ou negação de serviço distribuída (DDoS) .

O HTTP 429 bloqueará o endereço de IP ou usuário suspeito para proteger o site. Dessa forma, ele pode impedir que hackers entrem na sua página de login e impedir que bots usem os recursos do seu servidor.

O Que Causa o Erro 429?

Como falamos anteriormente, o erro HTTP 429 ocorre quando o servidor detecta muitas tentativas num curto período de tempo. Isso pode ser devido a um usuário tentando fazer login com as credenciais erradas ou a um invasor tentando sabotar seu site.

Sempre que essa situação ocorrer, o sistema ativará um recurso de limitação de taxa, disparando o erro HTTP 429.

A limitação de taxa é uma estratégia usada pelas APIs para limitar o tráfego da rede quando se detecta que o número máximo de atividades dentro de um período específico foi excedido. Esse recurso ajuda a evitar atividades maliciosas de bots ou hackers e reduz a tensão no servidor da web.

Além de mostrar o código HTTP, a mensagem de erro geralmente inclui detalhes adicionais junto da causa do erro, como por exemplo:

HTTP/1.1 429 Too Many Requests
Content-type: text/html
Retry-After: 3600

No exemplo acima, o cabeçalho Retry-After especifica o limite de tempo durante o qual o usuário é forçado a interromper o envio de solicitações.

Normalmente, o erro 429 desaparece depois de um tempo. No entanto, se for causado por um ataque malicioso, ele pode tornar seu site indisponível e impedir que você acesse a área de administração do WordPress.

6 Maneiras de Corrigir o Erro 429 Too Many Requests

Nas seções a seguir, mostraremos os seis métodos de diagnóstico do erro 429, suas causas mais comuns e as etapas para corrigi-lo.

1. Limpar Cache

O cache do navegador armazena arquivos do site e informações da conta no lado do cliente para uma melhor experiência de navegação. Com dados em cache, o navegador pode carregar o site mais rapidamente na próxima vez que você o visitar.

No entanto, quando esses dados se acumulam, podem resultar no erro 429. Assim, o primeiro passo é limpar o cache do navegador. Para ilustrar, vamos demonstrar como fazer isso no Google Chrome, embora o processo seja parecido com qualquer outro navegador:

  1. Clique no símbolo de três pontos no canto superior direito do Google Chrome e selecione Configurações.
menu do Google Chrome com o botão de configurações em destaque
  1. Navegue até as configurações de privacidade e segurança e escolha Remover dados de navegação.
menu de privacidade e segurança do chrome com a opção de remover dados de navegação em destaque
  1. A partir daí, marque as opções Imagens e arquivos armazenados em cache e Cookies e outros dados do site. Em seguida, abra o menu suspenso para selecionar o período.
opções para remover dados de navegação do chrome
  1. Clique em Limpar dados e reinicie o Chrome para concluir o processo.

Observe que limpar os dados em cache aumentará o tempo de carregamento, pois o navegador precisará baixar o conteúdo do site novamente.

Se você estiver usando o Hostinger, poderá liberar o cache diretamente do hPanel. Aqui estão as etapas para limpar o cache do site:

  1. Vá para o seu hPanel e selecione AvançadoGerenciamento de Cache.
  2. Ative a opção Cache automático e clique no botão Limpar tudo.
Tela do Gerenciamento de Cache no hPanel com o botão de limpar tudo em destaque

Além disso, a exclusão do cache também resultará na remoção o histórico de visitas e redefinirá suas configurações personalizadas. Para evitar isso, certifique-se de exportar seus dados e importá-los de volta assim que o processo for concluído.

Se o cache do navegador estava causando o erro 429, executar as etapas acima resolverá o problema. No entanto, se o erro persistir, tente o seguinte método.

2. Verifique o Uso do seu Pedido no hPanel

O uso do pedido refere-se ao número de solicitações HTTP enviadas. Verificar o uso de pedidos do seu site ajuda a monitorar o tráfego de entrada. Isso torna mais fácil apontar sempre que ocorre um pico de tráfego incomum.

Os usuários do Hostinger podem verificar as solicitações HTTP acessando o painel do hPanel. Navegue até Hospedagem -> Consumo de recursos.

funcionalidade de consumo de recursos

Nesta seção, você encontrará várias métricas relacionadas ao uso do site, como:

  • CPU a porcentagem da unidade central de processamento usada pelo seu site.
  • Memória memória total usada por sua conta de hospedagem para processar solicitações.
  • Processos o número de processos em execução na sua conta de hospedagem.
  • Processos de entrada a quantidade de processos usados para atender às solicitações do seu site.
  • Pedidos totais mostra solicitações HTTP e HTTPS de todas as contas de hospedagem.
  • Endereços IP exclusivos – rastreia endereços de IP distintos que acessam seu site.
  • Largura de banda – dados transferidos num período de tempo específico.

Essas métricas podem ajudar a identificar se seu site está em risco de ameaças cibernéticas.

página completa do consumo de recursos no hpanel, mostrando o uso de disco e de inodes

Você pode diagnosticar um possível ataque DDoS sempre que notar um aumento significativo no número de solicitações HTTP.

3. Desative Todos os Plugins do WordPress

Na hora de solucionar o erro 429 em um site WordPress, também é válido considerar a possibilidade de plugins conflitantes. Isso pode causar um mau funcionamento ou até mesmo tirar seu site do ar. Em particular, preste atenção a todos os plugins de terceiros, pois alguns deles podem não ser confiáveis.

Se o erro 429 ainda persistir após executar as duas etapas anteriores, tente desativar temporariamente todos os plugins do WordPress.

Para fazer isso, abra a pasta wp_content em seu diretório raiz. Você deve ver uma pasta chamada plugins. Renomeie essa pasta para algo como, por exemplo, plugins-disable.

processo de renomear a pasta de plugins no gerenciador de arquivos da hostinger, com o nome plugins-disable digitado

Tente examinar seu site: se ele voltou ao normal com os plugins desativados, isso significa que um plugin defeituoso estava causando o problema.

Então renomeie o diretório de plugins com o seu nome original e ative os plugins um por um. Dessa forma, você poderá detectar o plugin que está causando o erro 429.

Depois de encontrar o plugin com defeito, tente atualizá-lo e veja se ele resolve o problema. Caso contrário, pode ser necessário desativá-lo e instalar um novo plugin.

4. Mude para um Tema Padrão do WordPress

Temas WordPress com problemas nos códigos também podem causar conflitos. Embora essa não seja uma causa comum, um tema pode entrar em conflito com plugins específicos e enviar muitas solicitações para o aplicativo da web, causando o erro 429.

A maneira mais fácil de resolver esse problema é mudar seu tema atual para um tema padrão do WordPress. Se você não conseguir acessar o painel do WordPress, siga as etapas abaixo para alterar o tema via phpMyAdmin:

  1. Vá para o Gerenciador de Arquivos e abra o arquivo wp-config.php. Dentro dele, localize o nome do banco de dados do seu site.
Verificação o nome do banco de dados do WordPress no arquivo wp-config.php
  1. Feche o arquivo e abra seu phpMyAdmin . Selecione o nome do banco de dados apropriado e escolha a tabela wp_options na lista.
Selecionando a tabela wp_options no banco de dados apropriado no phpMyAdmin.
  1. A partir daí, encontre as linhas de template e de stylesheet (folha de estilo) — elas geralmente estão localizadas na segunda página.
  1. Basta clicar duas vezes no campo option_value de cada linha e mudar o valor para o nome de um tema padrão, como por exemplo twentynineteen.

Quando terminar, acesse seu site para ver se isso resolveu o problema. Como alternativa, exclua o tema ativo anteriormente e reinstale-o. No entanto, se o erro persistir, a melhor opção é excluir o tema completamente.

5. Restaure o Site a Partir de um Backup

Ter um backup do site pode protegê-lo contra perda de dados, infecções por malware e violações de segurança. Ao restaurar um backup do site, você pode reverter quaisquer alterações que possam causar um erro HTTP 429 e retornar o site ao normal.

A seguir estão as etapas para restaurar seu site e resolver o erro HTTP 429:

  1. Acesse o painel de controle da sua hospedagem. Os usuários do Hostinger podem acessar o painel do hPanel e navegar até Arquivos -> Backups.
opção do submenu de backups dentro do menu de arquivos do hpanel da hostinger
  1. Clicar nele exibirá vários tipos de backups salvos no servidor. Para sites executados no WordPress ou outros sistemas de gerenciamento de conteúdo, você deve restaurar os arquivos do site e o banco de dados MySQL .
seção de backups do hpanel, com opções para restaurar site, backups de arquivos, backups de bancos de dados e gerar novo backup
  1. Clique no botão Backups de arquivos, selecione a data e clique em Próxima etapa. Se você deseja restaurar o site inteiro, escolha a pasta public_html e clique em Restaurar arquivos.
pasta public_html selecionada para restauração de backup do site inteiro
  1. Em seguida, restaure seu banco de dados. Selecione a opção Backups de banco de dados, escolha o banco de dados a ser restaurado e clique em Mostrar bancos de dados.
tela de gerenciar backups no hpanel da hostinger, com a opção de backups de bancos de dados selecionada
  1. Uma lista de datas de backup disponíveis aparecerá – escolha a data desejada e clique em Restaurar.
datas para restauração de banco de dados, com o botão restaurar em destaque
  1. O sistema começará a processar sua solicitação e notificará você assim que terminar.

Após a conclusão da restauração, todas as alterações feitas após a data de restauração escolhida serão revertidas. Isso restaurará seu site para um estado estável e removerá o erro HTTP 429.

6. Altere o URL de Login Padrão do WordPress

Todo site WordPress tem um URL de login padrão, como sitewordpress.com/wp-admin ou sitewordpress.com/wp-login.

No entanto, devido à sua natureza genérica, esse URL padrão está sujeito a ataques maliciosos, aumentando as chances de o seu site apresentar o erro 429.

Uma maneira fácil de alterar sua URL de login é instalando o plugin WPS Hide Login . O plugin cria uma página de login alternativa para impedir que hackers entrem em seu site.

Para instalar o plugin, navegue até o painel de administração, escolha Plugins -> Adicionar novo e digite o nome do plug-in.

Depois de ativar o plug-in, vá para Configurações -> WPS Hide Login e role para baixo até ver o campo Login URL (URL de login).

opções de configuração do pluign WPS Hide Login

A partir daí, sinta-se à vontade para personalizar seu URL de login alternativo. Depois de concluído, certifique-se de clicar em Salvar alterações.

Conclusão

O código HTTP 429 é um erro do lado do cliente que ocorre sempre que o servidor recebe muitas solicitações.

Quando não resolvido, o erro 429 pode impedir que APIs de terceiros funcionem corretamente e que os mecanismos de pesquisa rastreiem seu site. Portanto, é crucial corrigir o erro 429 Too Many Requests o mais rápido possível.

Aqui está uma recapitulação das maneiras de solucionar o erro 429:

  1. Limpe o cache do navegador.
  2. Monitore o uso de pedidos da sua conta de hospedagem.
  3. Desative temporariamente os plugins do WordPress.
  4. Mude para um tema padrão do WordPress.
  5. Restaure um backup do site.
  6. Altere sua URL de login padrão.

É isto: mostramos seis maneiras comprovadas de corrigir o erro 429. Se nenhum deles funcionar, entre em contato com seu provedor de hospedagem. Não se esqueça de fornecer à equipe de suporte todos os detalhes e mencionar as etapas que você executou para solucionar o problema.

Esperamos que você ache este artigo útil. Se você tiver alguma dúvida, sinta-se à vontade para deixá-la na seção de comentários abaixo.

Author
O autor

Carlos E.

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.