WordPress 5.9: Tudo Para a Edição Completa do Seu Site

O WordPress 5.9 trouxe novos recursos e melhorias que tornaram a personalização completa do seu site ainda mais fácil. Essa nova versão foi lançada em 25 de janeiro de 2022.

O lançamento anterior, WordPress 5.8, já contava com a edição completa do site com a integração do editor de cblocos Gutenberg para a criação de posts e páginas. A versão 5.9 conta com essa funcionalidade ainda mais desenvolvida, com o editor de tema em blocos com mais recursos e mudanças.

Este artigo irá explorar os novos recursos, mudanças e correções de erros desse lançamento. O WordPress 5.9 versão Beta está disponível para ser testado, portanto, você pode testá-lo em um site para ver quais recursos, lançamentos e melhorias que vêm por aí.

Uma Breve Visão Geral dos Novos Recursos e Mudanças

Os novos recursos e melhorias no design e na interface do usuário visam tornar possível o web design intrínseco no WordPress. O WordPress 5.9 conta com os seguintes recursos:

  • Editor de temas em blocos – um novo jeito de personalizar os temas do WordPress
  • Melhorias no Design e na Interface do Usuário (UX) — novos recursos para o editor de blocos, como a visualização em lista e o modo foco.
  • Interface de estilos globais — uma nova interface, de design mais enxuta para alterar os estilos globais de um tema.
  • Padrão — um conjunto de blocos que te permite criar uma nova seção de página em poucos cliques.
  • Ferramentas de design— várias opções de design.
  • Tema Twenty-Twenty Two — um novo tema padrão do WordPress, criado para trabalhar melhor com o novo editor de blocos.
  • Lazy Loading (carregamento preguiçoso) — mudanças nas configurações do lazy loading para acelerar as páginas.
  • Seletor de idioma na página de login — é possível selecionar um idioma para a página de login com um menu suspenso.
  • Refrator de bloco de galeria — todas as imagens no bloco de galeria serão classificadas como um bloco de imagem.
  • Testes PHPUnit — uma atualização para o framework de teste PHPUnit para permitir a compatibilidade com várias versões PHP.
  • Nova compatibilidade e suporte — WordPress 5.9 será compatível com PHP 8.1. jQuery 3 e incorporação do Pinterest.

Editor de Temas em Blocos

Um dos destaques no WordPress 5.9 é o novo editor de tema em blocos Gutenberg. Basicamente, este recurso pode substituir o antigo Personalizado do WordPress. Quando você abrir a seção de Aparência no painel admin do WordPress, verá o Editor em vez do Personalizar.

Menu painel admin WordPress 5.9

A interface é similar à página do Gutenberg e editor de posts do WordPress 5.8. Você pode criar ou editar temas usando blocos do WordPress com elementos de tema, como cabeçalho e rodapé com seus próprios elementos.

Editor de tema em blocos WordPress 5.9. Tema Twenty-Twenty Two

Outros novos blocos de tema incluem navegação, título do site, e logo do site. O bloco de navegação, por exemplo, agora tem acessibilidade de teclado incorporado e opções de menu responsivo.

Com o lançamento oficial do editor de temas em blocos, podemos esperar ver mais temas de blocos no WordPress no futuro.

Melhorias no Design e na Interface do Usuário (UX)

A nova versão do WordPress também traz melhorias na interface e na experiência do usuário. A visualização em lista terá a opção de arrastar e soltar elementos para reorganizar o conteúdo de forma mais simples.

Visualização em lista editor de tema em blocos WordPress 5.9

Os itens na lista também são retráteis, o que facilita o gerenciamento de conteúdos mais complexos com vários blocos. Além disso, é possível adicionar um elemento âncora HTML a qualquer bloco para uma navegação mais rápida.

O editor de temas também tem um modo de foco para cabeçalho e rodapé. Esse recurso pode ser acessado da parte superior do painel do editor e mostrará somente a parte que você deseja editar.

Estilos de Tema Global

O WordPress 5.8 trouxe o tema .json, um arquivo localizado no diretório principal do tema que permite que você configure os estilos padrões do tema com o mínimo de CSS.

WordPress 5.9 apresenta a interface dos estilos globais. O recurso possibilita a alteração de estilos globais no editor de temas sem afetar o conteúdo do arquivo do tema .json.

A interface pode ser acessada ao clicar no círculo preto e branco no canto superior direito do editor. O painel aparecerá no lado direito e o usuário poderá alterar a fonte, o esquema de cores, e o preenchimento do site todo.

Tem também uma opção de definir um estilo para blocos específicos. Por exemplo, você pode definir tipografia e cor diferentes para os blocos de botões.

Estilos globais no editor de tema em blocos WordPress 5.9

Inserção e Criação de Padrão

Esse recurso possibilita adicionar um padrão — um pacote de blocos — para criar facilmente uma nova seção no site. Por exemplo, criar uma seção para um formulário de inscrição ao inserir o padrão pré-definido em vez de adicionar novos blocos um por um.

Clique no ícone de mais (+) no canto superior esquerdo do editor e selecione a aba Padrões. Use o menu retrátil para escolher uma categoria ou clique no botão Explorar para ver a disponibilidade de padrões.

Padrão de inserção e criação do editor de tema em blocos do WordPress 5.9

Novas Ferramentas de Design

O WordPress 5.9 traz várias atualizações para as ferramentas de design, que podem ser acessadas do painel de configurações de bloco. Para cada tipo de bloco, há diferentes ferramentas de design e opções de personalização. Veja a seguir algumas das principais novidades:

  • Paginação — opções para alterar os estilos de seta, orientação de texto, e apresentação em bloco.
  • Navegação — opções para controlar o espaço entre os elementos de navegação.
  • Botões — opções para ajustar a justificação da apresentação e selecionar o alinhamento horizontal ou vertical.
  • Imagem destacada — foram adicionadas opções de dimensão e escala.
  • Borda — diversas opções de design para borda, como estilo da borda, cor e propriedades de raio foram adicionadas no WordPress 5.8. Na versão 5.9, também serão adicionados temas infantis.
  • Filtro duotônico — essa opção agora está disponível para imagem destacada e bloco de galeria.

Novo Tema Padrão Twenty-Twenty Two

Todo o ano, o WordPress lança um novo tema padrão e 2022 não poderia ser diferente. O novo WordPress 5.9 vem com o tema de bloco padrão Twenty-Twenty Two.

Esse tema de bloco foi projetado para uma edição completa do site. Os desenvolvedores do tema focaram em tornar o tema editável pelo tema .json e o novo editor que não usasse tanto o CSS.

O Twenty-Twenty Two tem uma vasta gama de modelos de página, incluindo páginas de erro 404, páginas de posts únicos e páginas de arquivos. As partes do modelo também contam com um rodapé e três diferentes tipos de cabeçalhos — padrão, escuro com um estilo pequeno, e escuro com estilo grande.

Por ser um novo tema de bloco, o Twenty-Twenty Two também tem vários padrões, cobrindo cabeçalhos, rodapés, páginas e colunas. No total, há mais de 70 padrões que possibilitam uma edição completa do seu site.

Tem interesse em instalar esse tema? Leia nosso tutorial.

Lazy Loading de Imagens

E equipe do WordPress descobriu que não usar o lazy loading (carregamento preguiçoso) na primeira imagem da página melhora a média de Maior Renderização de Conteúdo (do inglês Largest Contentful Paint) em 7% sem adicionar o tamanho médio da imagem.

É bem provável que o WordPress 5.9 traga essa mudança, modificando o recurso de lazy loading de imagem para otimizar a velocidade da página. Desta forma, ainda há discussões sobre a possibilidade de as imagens destacadas fazerem parte ou não desta melhoria.

Opções de Idioma na Tela de Login

O WordPress 5.9 possibilitará que os usuários selecionem o seu idioma na página de login. A escolha do idioma também será aplicada às páginas derivadas, como página de recuperação de senha e cadastro do usuário. Para ativar esse recurso, os usuários precisam instalar mais de um idioma do site.

Página de login do WordPress 5.9 com selecionador de idioma

Refrator de bloco de galeria

O refrator de bloco de galeria é uma das melhorias mais esperadas do WordPress 5.9, mesmo que ainda esteja em fase de desenvolvimento.

Na versão anterior do WordPress, o bloco de galeria não tratava as imagens internas de forma individual. Isso significa que não seria possível adicionar texto alternativo, links, ou bordas personalizadas a cada imagem.

O bloco de galeria melhorado tratará cada imagem como um bloco individual, ou seja, eles terão uma ferramenta de design similar à imagem de bloco, incluindo texto alternativo e links para cada imagem.

Além disso, a propriedade de raio de borda personalizável e o filtro duotônico também podem ser aplicados a cada uma das imagens adicionadas.

Teste PHPUnit

O framework de teste PHPUnit será atualizado no WordPress 5.9. Isso graças à introdução e depreciação dos recursos em PHP, principalmente o recém-lançado PHP 8.1

Por exemplo, o tipo de retorno vazio foi introduzido no PHP 7.1. Qualquer teste nas versões inferiores à 8.1 do PHP será afetado caso os principais colaboradores adicionem esse recurso ao PHPUnit.

Da mesma forma, se os principais colaboradores mantiverem os testes em versões mais antigas do PHP, os testes no PHP 8.0 e PHP 8.1 se tornarão cada vez mais difíceis.

A solução para esse problema encontra-se na biblioteca de Polyfills PHPUnit. O pacote de teste do núcleo do WordPress agora pode ser executado das versões 5.7.21 à 9.5.10, permitindo testes contra todas as versões do PHP sem problemas.

Nova Compatibilidade e Suporte no WordPress 5.9

A nova versão do WordPress também fornece várias atualizações de compatibilidade com outros softwares, linguagens de programação e plataformas de redes sociais. Confira as três principais atualizações de compatibilidade:

  • jQuery 3 — depois de vários atrasos, os principais colaboradores do WordPress planejam lançar a atualização para a compatibilidade do jQuery 3 com o WordPress 5.9.
  • PHP 8.1 – a nova versão do WordPress será compatível com o PHP 8.1, lançado em novembro de 2021. Porém, é importante verificar se os seus temas e plugins são compatíveis antes de executar o seu site WordPress no PHP 8.1.
  • Ativar incorporação para o Pinterest — o WordPress 5.9 permitirá uma fácil e simples incorporação do Pinterest com adição de blocos dedicados.  Basta adicionar o bloco à página ou ao post e colar a URL do Pinterest desejada.

Correções de Erros do WordPress 5.9

Os principais colaboradores do WordPress estão trabalhando para corrigir vários erros reportados nas versões anteriores. Eles finalizarão a lista próximo à data de lançamento, mas você pode conferir algumas das correções dos erros mais esperadas abaixo:

  • Erro do modo escuro — o WordPress 5.9 corrige o erro da tela de Widget ao usar o modo escuro. O erro faz com que o texto use uma cor cinza em um fundo branco, o que dificulta a visualização do conteúdo.
  • Tela trêmula na página de tema — esse erro aparece em Aparência-> página de Temas. A tela do navegador pode tremer se o mouse passar por cima de uma miniatura de tema.
  • Blocos reutilizáveis desaparecidos— desde o WordPress 5.7, muitos usuários tiveram problemas com o desaparecimento dos blocos reutilizáveis. Embora muitas haja várias sugestões para que esse erro seja corrigido, uma correção definitiva desse erro deve chegar com o WordPress 5.9.

Como Atualizar para o WordPress 5.9

Depois de lançada a atualização do WordPress 5.9 em 25 de janeiro de 2022, é preciso atualizar o núcleo do software para utilizar os novos recursos e melhorias de segurança. Há várias formas de atualizar o WordPress:

  • Com o hPanel — os usuários da hospedagem compartilhada e dos serviços de host de cloud da Hostinger podem atualizar o núcleo do software do WordPress no hPanel. Para atualizar, basta ir até WordPress -> Painel, lá haverá uma notificação e um botão para realizar a atualização em apenas alguns cliques.
  • Atualizar o WordPress pelo painel admin faça o login no seu painel do WordPress e vá até Painel -> Atualizações.  Se você vir a mensagem: Atualização do WordPress disponível,clique no botão para instalar a atualização.
  • Atualização manual com o cliente FTP— faça o download da versão mais recente do WordPress e extraia os arquivos. Use um cliente FTP para substituir os arquivos WordPress e as pastas principais wp-includes e wp-admin. Depois de concluir o processo, vá até yoursite.com/wp-admin/upgrade.php para verificar se o WordPress foi atualizado com sucesso.
  • Como WP-CLI — esse método requer acesso SSH ao seu diretório root public_html. Depois de acessar o diretório, insira o comando wp core update para iniciar a atualização.

Conclusão

O WordPress 5.9 levará a experiência de edição de sites para outro nível com o editor de tema em blocos, várias novas ferramentas de edição e melhorias na experiência do usuário (UX). Além disso, o novo tema padrão Twenty-Twenty Two também um ponto de partida perfeito para novos usuários WordPress, pois ele conta com várias opções de modelo e de padrão.

O WordPress 5.9 também trará recursos para melhorar o desenvolvimento e design de sites, incluindo correções de erros e novas ferramentas de compatibilidade.

Você pode experimentar os novos recursos do WordPress 5.9 antes da sua data de lançamento ou antes de instalá-lo oficialmente no seu site. Para isso, instale o plugin WordPress Beta Tester e selecione a opção Bleeding Edge. Outra forma de obter a versão beta é baixar diretamente o arquivo .zip e instalá-lo manualmente.

Recomendamos fazer o teste da versão beta do WordPress 5.9 em um novo site WordPress ou instalá-la em um subdomínio para evitar problemas com o seu site principal. Ajude no processo de desenvolvimento enviando um relatório de erro executável para a seção dos fóruns de suporte Alpha/Beta ou para WordPress Trac.

Fique de olho nas notícias WordPress para saber mais sobre o lançamento do WordPress 5.9.

Author
O autor

Bruna Vidanya

Bruna Vidanya é tradutora na Hostinger Brasil. É graduada em Letras Tradução Inglês pela Universidade de Brasília e já foi estagiária tradutora no Senado Federal. Teve a sua primeira tradução – um livro infanto-juvenil – publicada pela Livraria Senado Federal. É apaixonada por tecnologia e agora demonstra essa paixão, com muito carinho, escrevendo e traduzindo artigos para a Hostinger. Nas horas vagas, Vidanya ama ficar com os seus três cachorrinhos: Madonna, Snoop e Scooby-Doo, além de ver séries (as sitcoms são as suas favoritas). Um fato curioso sobre a autora: seu primeiro bichinho de estimação foi um galo Garnisé, chamado Chico Liro.