Amazon FBA vs Dropshipping: Qual é o Melhor Modelo para Vender Online em 2024?

Fulfillment by Amazon (FBA) e dropshipping são dois modelos de negócio de e-commerce muito populares. Apesar dos dois métodos de distribuição de produtos de lojas virtuais serem parecidos, eles diferem entre si principalmente em termos de gerenciamento de estoque.

Ambos modelos ajudam donos de negócios online com o gerenciamento dos pedidos e a logística do e-commerce — fatores essenciais para otimizar o fluxo de trabalho da loja, permitindo que os vendedores lidem com múltiplos pedidos de forma eficiente. Sendo assim, escolher o modelo de distribuição adequado para sua loja virtual é uma etapa crucial do processo para começar um negócio online.

Neste artigo, vamos comparar as principais diferenças entre o Amazon FBA e o Dropshipping, apresentando suas definições, custos de envio, vantagens e desvantagens. Depois, vamos compartilhar nossas recomendações finais para que você faça a escolha ideal entre dropshipping e Amazon FBA e passe a vender seus produtos online.

Qual É a Diferença Entre Amazon FBA e Dropshipping?

A principal diferença entre Amazon FBA e dropshipping é a questão da propriedade do inventário. O Amazon FBA é uma plataforma de armazenamento e distribuição de produtos que permite que os próprios vendedores controlem o inventário enquanto ela gerencia todo o resto. Por outro lado, o dropshipping é um método de baixo custo para processamento e envio de pedidos no qual o fabricante fica responsável pela gestão dos estoques e pela logística de entrega das mercadorias.

O modelo de negócio da Amazon FBA costuma ser mais adequado para lojas virtuais com uma ampla base de clientes ou para empresas já bem estabelecidas no mercado. Isso porque ele exige um investimento de capital inicial. Por exemplo, se você está gerenciando uma empresa local de cosméticos e deseja começar a operar em outras regiões através de subsidiárias, a solução Amazon FBA pode ser a opção ideal para seu negócio. 

Além disso, para utilizar o método, você precisará fornecer alguns documentos, como informações fiscais, detalhes de cartão de crédito e dados sobre a conta bancária do seu negócio. Adicionalmente, a Amazon exige que você pague mensalmente pelos serviços oferecidos, como armazenamento e taxas extras de envio — independente dos seus rendimentos estarem dando lucro, ou não.

Se você é um iniciante e deseja começar seu negócio sendo autônomo, o modelo de negócios dropshipping é uma opção muito mais segura e adequada. O dropshipping é ideal para donos de pequenas lojas virtuais ou para quem busca atividades paralelas para ganhar dinheiro na internet.

Para utilizar esse método, escolha um nicho específico, faça parcerias com fornecedores confiáveis e deposite seu tempo e energia na criação de um site atrativo para exibir os seus produtos. A Mooshe é um ótimo exemplo de loja virtual que utiliza o dropshipping para gerenciar sua cadeia logística com sucesso ao vender meias feitas de tecido vegano. 

Página inicial do site da loja virtual de dropship Mooshe

Por ser de baixo custo, você não precisa de um orçamento ilimitado para abrir uma loja virtual no estilo dropshipping, e seus fornecedores lidam com todo o armazenamento do estoque e processo de envio dos produtos.

Com este modelo de negócio, os donos de e-Commerce podem focar seus esforços em construir sua marca e otimizar seu site para que seja mais atrativo e gere mais clientes em potencial. Além disso, você não precisa operar seu negócio de vendas online na mesma região do seu fornecedor.

O Que É Amazon FBA

O Amazon FBA é um serviço destinado a sites de e-commerce que facilita o armazenamento e o processo de envio de produtos.

Com o Amazon FBA, o usuário dono de uma loja virtual pode enviar seus produtos para o centro de distribuição da Amazon em vez de precisar adquirir e gerenciar seu próprio depósito. A partir desse ponto, o Centro de Distribuição da Amazon (Amazon Warehouse) vai administrar todo o processo de envio das mercadorias, desde o empacotamento de cada pedido até a entrega deles para os clientes.

Página de expansão de negócio com o Amazon FBA - vender nos EUA

Por ser uma grande plataforma de varejo online, a Amazon oferece redes de distribuição globais. No ano de 2022, 68% dos usuários da Amazon utilizaram esse serviço para aproveitar suas facilidades de processamento de pedidos e seu excelente gerenciamento de estoque de produtos.

O modelo de negócios do Amazon FBA permite que os vendedores acessem o Painel de Desempenho do Inventário (Inventory Performance Dashboard) para monitorar os elementos que afetam sua pontuação no Índice de Desempenho de Inventário (IPI). 

Além disso, você pode usar o kit de ferramentas de vendedor para administrar questões profissionais, como excesso de oferta, monitoramento da idade do inventário, atualização de listas de produtos e manutenção dos estoques. 

Por fim, vale acrescentar que esse método da Amazon oferece promoções de entrega para ajudar os vendedores do modelo FBA a reduzir seus custos de envio e aumentar suas margens de lucro. 

Vantagens e Desvantagens do Amazon FBA

Nesta seção, vamos apresentar os principais prós e contras do modelo de negócio de e-commerce Amazon FBA.

Vantagens:

  • Fácil de Começar. Você só precisa seguir alguns passos simples para iniciar o processo. Primeiro, crie uma conta na Amazon FBA e configure seus produtos em uma lista localizada na seção de inventário da FBA. Depois, prepare seus produtos para remessa e envie-os para o centro de distribuição da Amazon. A partir daí, o sistema fará o gerenciamento e a organização das entregas para os clientes.
  • Serviço de Atendimento ao Cliente. Lidar com seus consumidores é uma atividade que consome bastante tempo. A ótima notícia é que, com o FBA, a equipe de suporte ao cliente da Amazon fica responsável pelas solicitações e dúvidas dos seus compradores. Os clientes podem entrar em contato com a Amazon a qualquer momento, e não há custos extras para os usuários do serviço FBA utilizarem esse serviço de atendimento.  
  • Acesso Instantâneo a Públicos Internacionais. O modelo da Amazon FBA ajuda os donos de lojas virtuais a expandirem seus negócios mediante o alcance de audiência global. Por exemplo, o esquema de distribuição Pan-EU da Amazon FBA dá suporte a entregas expressas em países europeus. Além disso, você pode se beneficiar do sistema de exportação FBA Export para ampliar o mercado consumidor da sua loja virtual para mais de 100 países.
  • Políticas de Devolução e Reembolso. O programa da Amazon de depósito e distribuição de produtos conta com políticas de reembolso para os clientes e oferece assistência para os consumidores que desejam fazer trocas e devoluções das mercadorias compradas. Por meio do centro de devoluções online, os clientes podem facilmente realizar qualquer um dos seguintes procedimentos: devoluções, reembolsos, trocas e ressarcimentos.

Desvantagens:

  • Alto Nível de Competição. Como a Amazon é uma das mais populares plataformas de e-Commerce do mundo, você provavelmente encontrará outros negócios vendendo produtos similares e mais baratos no mesmo marketplace. Sendo assim, é essencial fazer pesquisas para selecionar os melhores produtos para vender – isto é, aqueles com alta demanda e baixa concorrência. Além disso, lembre-se de que competir com vendedores mais experienciados da Amazon pode exigir bastante tempo e esforço.
  • Lucros Não Garantidos. Nem todos os produtos irão facilmente gerar lucro para o seu negócio online. Algumas mercadorias são vendidas mais rapidamente, mas você deve considerar a aplicação de estratégias de marketing para e-commerce e a definição de preços competitivos para manter bons rendimentos e lucros estáveis. 
  • Vendas Restritas a uma Única Plataforma. Comparado a outros modelos de negócio, como o dropshipping, ao utilizar o Amazon FBA você só pode realizar a venda de produtos online através da plataforma da Amazon. Portanto, quaisquer alterações na política de venda ou o encerramento da sua conta na Amazon afetarão o seu negócio de comércio eletrônico. 
  • Clientes Pertencem à Amazon. Com o método da Amazon FBA, os seus consumidores são, na verdade, clientes e membros da Amazon. Desse modo, você não pode utilizar os dados de contato deles para criar campanhas promocionais personalizadas para aumentar a fidelidade da sua clientela com seu negócio, como marketing de afiliados ou listas de email.

O Que É Dropshipping

O Dropshipping é um modelo de comércio virtual que também envolve terceiros — como fabricantes, produtores ou distribuidores. Trata-se de um modelo de negócio altamente popular, sendo que a previsão do tamanho do mercado global de dropshipping é para chegar a 26 bilhões de dólares em 2027.

Esse método de distribuição de produtos vendidos via e-commerce permite que os vendedores anunciem e divulguem seus produtos. Eles podem então começar a fazer vendas online sem precisar comprar estoques antecipadamente, administrar um depósito e nem gerenciar um inventário de mercadorias. Quando os clientes realizam suas compras na loja virtual, os donos das lojas enviam as informações do pedido para um terceiro, geralmente um fornecedor, que será responsável pela organização e entrega dos produtos aos consumidores. 

O modelo de negócio Dropshipping oferece um processo mais simplificado de distribuição, já que o fabricante fica responsável por todo o processo logístico desde o início, permitindo que você foque as estratégias na construção da sua marca. Entretanto, há alguns fatores para levar em consideração quando você estiver se preparando para abrir uma loja virtual no estilo dropshipping, como competição de mercado, nicho de atuação, rede de fabricantes e fornecedores, além de exigências legais para começar seu negócio online. 

Sugestão de Leitura

Para tornar a sua loja e-commerce mais lucrativa, não se esqueça de verificar nosso guia passo-a-passo sobre Como Fazer Dropshipping.

Vantagens e Desvantagens do Dropshipping

Essa solução simples e de baixo risco para gestão de cadeias logísticas de vendas online oferece diversas vantagens e desvantagens. Nesta seção, vamos conhecer os prós e contras do dropshipping:

Vantagens:

  • Baixo Custo Inicial. O modelo de negócio dropshipping não exige que você produza nem armazene seus produtos. Sendo assim, sem os custos de estoque e distribuição, você pode economizar mais nos investimentos quando estiver começando seu negócio de e-Commerce.
  • Menos Responsabilidade. Com este método, você só precisa construir e promover a sua loja, e depois enviar as informações dos pedidos para seu fornecedor de dropshipping. O processo de gestão do depósito e distribuição das mercadorias será de total responsabilidade do fornecedor, permitindo que você otimize significativamente sua cadeia logística.
  • Localização Independente. O sistema de dropshipping para e-Commerce permite que você administre sua loja virtual a partir de qualquer lugar do mundo. Entretanto, você precisa garantir que seu fornecedor de produtos é confiável e possui um negócio legítimo, o que evitará problemas de distribuição das mercadorias. Caso contrário, pode ser que sua marca não atenda às expectativas dos clientes, prejudicando a reputação do seu negócio.
  • Sem Investimento Inicial. Além do baixo custo inicial com o dropshipping, você não precisa lidar com tarefas operacionais — já que o fabricante/distribuidor irá tomar conta delas. Além disso, não há necessidade de fazer parcerias com grandes empresas de logística. Sendo assim, o dropshipping é a solução ideal para donos de negócios com recursos limitados.

Desvantagens:

  • Baixa Margem de Lucro. Apesar de você poder começar uma loja virtual de dropshipping com poucos recursos financeiros, ela pode gerar uma margem de lucro mais estreita. Você deverá pagar um valor fixo negociado com seu fornecedor, e o upselling dos produtos pode não funcionar. Isso porque, com o tempo, os clientes tendem a começar a buscar alternativas que ofereçam preços menores.
  • Alto Nível de Competição. Como o dropshipping é um modelo de e-commerce bastante popular, a competição de mercado é relativamente alta.Você provavelmente encontrará concorrentes oferecendo os mesmos produtos, ou similares, por preços ainda mais baixos. 
  • Dependência com Relação ao Fornecedor. Através do modelo de negócio de dropshipping, você não possui a propriedade dos itens que vende. Sendo assim, quando estiver lidando com questões de clientes, você estará dependente dos dados do seu fabricante ou distribuidor. Esses fornecedores de dropshipping, porém, podem passar informações incorretas sobre o processo de envio e entrega das mercadorias. Adicionalmente, quando um cliente faz perguntas detalhadas sobre o produto a ser adquirido, você pode precisar conferir a resposta com seu fornecedor-distribuidor para ter certeza da resposta — o que pode levar certo tempo. 
  • Sem Controle quanto à Qualidade dos Itens. A maior desvantagem do dropshipping para e-Commerce é não possuir controle sobre a qualidade dos produtos. O fabricante fica responsável por todo o processo que envolve a distribuição das mercadorias, desde o empacotamento até a entrega. Isso quer dizer que você não pode averiguar de perto os itens que estão sendo enviados a seus consumidores. Desse modo, é crucial garantir uma parceria segura com um fornecedor confiável antes de definir seu acordo. Uma boa maneira de fazer isso é testar os produtos do possível parceiro, comprando-os primeiramente como um cliente.

Amazon FBA vs Dropshipping: Qual Escolher? 

Considere os fatores listados abaixo quando estiver decidindo entre essa duas opções de modelo de negócios para sua loja virtual:

  • Custo e investimento iniciais. Tanto o Amazon FBA quanto o dropshipping são dois modelos de negócios simples de começar a utilizar. Entretanto, você precisará pagar algumas taxas para usar o serviço do Amazon FBA. Caso esteja buscando uma solução de baixo custo para sua loja virtual, o dropshipping é o método mais adequado para vender produtos online.
  • Suporte ao cliente. A plataforma da Amazon FBA oferece um serviço profissional de suporte capaz de melhorar significativamente a experiência dos seus clientes. Sendo assim, você não precisa se preocupar com as questões referentes às solicitações dos consumidores. No dropshipping, lidar com o atendimento aos clientes fica por sua responsabilidade.
  • Acesso a mercados consumidores. Com o modelo de gestão logística de dropshipping, alguns fornecedores podem não conseguir abranger certas áreas para as entregas. Por outro lado, o Amazon FBA permite que os negócios que utilizam o serviço ampliem seus mercados até internacionalmente.
  • Nível de concorrência e taxas de lucro. Tanto o dropshipping quanto a Amazon FBA são métodos que levam a ambientes de negócios altamente competitivos. Ou seja, seu e-commerce pode passar por flutuações de rendimentos. Portanto, seja com os serviços do Amazon FBA ou com o método de dropshipping, você precisará traçar um plano estratégico de longo prazo para conseguir manter lucros estáveis. 
  • Controle de qualidade. Com o modelo de negócio virtual do Amazon FBA, você poderá verificar a qualidade dos produtos antes de enviá-los ao centro de distribuição da Amazon. Já com o método de gestão logística dropshipping, é impossível controlar a qualidade das mercadorias, já que você não é dono delas.
  • Recursos adicionais. A plataforma do Amazon FBA oferece funcionalidades extras, como política de devolução, monitoramento de inventário e promoções de entrega. Por padrão, essas ferramentas não são encontradas nos modelos de negócios dropshipping. 

De modo geral, tanto o dropshipping quanto o Amazon FBA oferecem benefícios para donos de negócios de e-commerce. Entretanto, para definir qual das duas opções é a melhor para seu caso, você precisará olhar para suas necessidades de gestão de estoque, o tamanho da sua loja virtual e a natureza do seu negócio.

Conclusão

Enquanto vendedor online, é possível garantir vantagens significativas para sua loja virtual ao utilizar as redes globais de distribuição da Amazon FBA e os serviços de atendimento ao cliente prestados pela plataforma. Entretanto, esse modelo de negócios exige certo investimento monetário para ser utilizado e fica restrito ao marketplace da própria Amazon. 

Já o método de gerenciamento e distribuição conhecido como dropshipping permite que você gerencie o catálogo de produtos no site ou na plataforma que desejar. A partir da venda de uma mercadoria, todas as tarefas de administração de estoque e de processamento logístico ficam por conta dos seus fornecedores ou distribuidores. De todo modo, enquanto vendedor, você terá pouco controle sobre a qualidade dos produtos entregues — já que eles pertencem ao fabricante. 

Dadas as vantagens e desvantagens de cada um desses modelos de negócio online, o serviço do Amazon FBA é mais adequado para marcas de comércio digital que já possuem uma estrutura bem estabelecida no mercado. Ótimos exemplos de marcas de e-commerce que utilizam a plataforma do Amazon FBA para vender seus produtos virtualmente incluem Zappos e Utopia Deals.

O método de dropshipping é mais flexível para diferentes tipos de negócios de e-commerce, bem como para indivíduos que trabalham de forma autônoma com vendas pela internet. Por ser muito popular, é fácil encontrar inspiração em sites de lojas virtuais que operam no modelo dropshipping — exemplos incluem a Fashion Nova e o Warmly. Roupas, produtos de beleza e itens de cama, mesa e banho, são algumas ideias lucrativas de negócios online.

Se você ficou com alguma dúvida quanto à diferença entre a Amazon FBA e o modelo dropshipping, compartilhe sua questão na seção de comentários logo abaixo.

Amazon FBA vs Dropshipping – Perguntas Frequentes (FAQ)

Na seção a seguir você pode conferir nossas respostas para as dúvidas mais comuns sobre a comparação entre os modelos de negócios dropshipping e Amazon FBA e seus detalhes operacionais.

O Quão Lucrativa é a Amazon FBA?


Aproximadamente 50% dos vendedores da Amazon gerou receitas de US$ 1,000 a US$ 25,000/mês através da plataforma de distribuição da Amazon (Fulfillment by Amazon). Entretanto, para chegar a estes números, é preciso tempo e investimento. Além do mais, os negócios de e-Commerce que possuem uma base de consumidores mais ampla e bem estabelecida podem ter mais benefícios com a Amazon FBA. Afinal, os recursos do serviço possibilitam a expansão internacional do mercado consumidor.

O Modelo de Dropshipping é Melhor do que o Serviço da Amazon FBA?


Para quem está iniciando no mundo das vendas online, o dropshipping tende a ser uma opção melhor. Esse modelo de negócios de e-commerce não exige que o usuário-vendedor pague um determinado valor para começar a utilizar os serviços, nem exige que ele faça um grande investimento inicial. Além disso, é mais conveniente trabalhar com fornecedores experienciados. Por outro lado, a plataforma Amazon FBA é mais recomendada para quem já opera um negócio online e está buscando oportunidades para expandir seu e-commerce.

É Possível Optar pelo Dropshipping e Ainda Utilizar a Amazon?


Sim. Para utilizar o serviço de dropshipping da Amazon, você deve ser um vendedor que é proprietário dos produtos e deve estar identificado em todas as notas fiscais, recibos, guias de remessa e faturas — bem como na parte externa dos pacotes entregues. Além disso, você fica responsável pelo suporte ao cliente, isto é, pelos procedimentos de devolução e troca dos produtos. Para evitar confusões, recomendamos que você verifique as políticas mais recentes da Amazon quanto ao serviço de dropshipping antes de definir qual é a melhor solução de distribuição para sua marca e  contratá-la.

Author
O autor

Bruna B. Barro

Bruna é formada em relações internacionais pela UFSC e atualmente faz mestrado em sociologia pela UFRJ. Determinada em tornar o conhecimento sobre tecnologia acessível a todas as pessoas, atua como tradutora e redatora freelancer na Hostinger. Tem experiência com tradução, localização, copywriting, gerenciamento de projetos, atendimento ao cliente e escrita acadêmica. No seu tempo livre gosta de assistir séries, cozinhar e jogar jogos de lógica.