Como resolver o erro HTTP 302: tutorial completo

O erro HTTP 302 ocorre quando o recurso solicitado não é encontrado por ter sido temporariamente movido para um novo local. Caso tudo esteja funcionando, o sistema redireciona automaticamente os visitantes para uma nova URL que possui o recurso desejado. No entanto, às vezes o erro 302 pode ser processado incorretamente, o que causa problemas no acesso ao seu site.

Abaixo, vamos saber mais sobre o erro HTTP 302, suas possíveis causas e como corrigi-lo.

Código do erroErro 302 Found
Tipo de erroRedirecionamento 
Variações do erroErro HTTP 302Código de Erro HTTP 302Código de Status 302HTTP 302 RedirecionadoResposta HTTP 302
Causa do erroSolicitação incorreta enviada pelo servidor

5 passos para corrigir o erro HTTP 302

A resposta 302 found indica que o recurso solicitado foi movido temporariamente para um novo local. Dito isto, um servidor pode entender a comunicação de maneira errada e enviar erros HTTP 302 incorretos em vez de uma solicitação bem-sucedida.

Aqui estão cinco passos para diagnosticar qual componente do seu site está enviando a resposta 302 inadequada — e também como solucionar o problema.

1. Restaure o site a partir de um backup

É muito importante criar um backup completo do seu site antes de fazer qualquer alteração no sistema.

Um backup confiável pode salvar seu site de casos de perda de dados, violações de segurança e infecção por malware. Nesse sentido, o primeiro passo a se tomar para corrigir o erro 302 é restaurar seu site para uma versão anterior que não tenha este problema.

Para fazer isso, acesse seu painel de controle de hospedagem. Os clientes da Hostinger podem fazer isso no hPanel e navegar até Arquivos -> Backups.

O botão Backups no hPanel

Ao entrar nessa tela, você verá vários tipos de backups salvos no servidor. Se você usa o WordPress ou outro Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS), precisará restaurar tanto os arquivos do seu site quanto o banco de dados MySQL.

Para começar, clique no botão Backups de arquivos e escolha um arquivo de backup no menu de cascata.. Use os dados de um backup criado antes do erro 302 aparecer.

backups de arquivos no hpanel

Marque todas as caixas ao lado dos arquivos do seu site; em seguida, selecione Restaurar arquivos

restaurando arquivos de backup pelo hpanel

Uma janela pop-up de confirmação aparecerá, pedindo para você confirmar o comando. Selecione Restaurar e aguarde até que o processo de restauração seja concluído.

2. Desative softwares desatualizados

Os padrões da internet são documentados pelos chamados Pedidos de Comentário (RFC). A especificação RFC para o HTTP 1.0 afirma que a função do código de resposta 302 found é orientar o navegador a fazer um redirecionamento temporário.

Se o código de status HTTP 302 for entregue através da solicitação post, o navegador não deve redirecionar o conteúdo sem a confirmação do usuário. No entanto, muitos navegadores modernos processam este código de erro HTTP 302 como uma solicitação GET.

Sempre que isso acontece, o software do servidor web que processa a solicitação não consegue realizar o redirecionamento correto. Como resultado, o documento RFC do HTTP 1.1 inclui o 303 See Other para lidar especificamente com o conflito de solicitações post/get.

Por esse motivo, recomendamos que você desative todos os softwares desatualizados que não estejam em conformidade com o RFC do HTTP 1.1. Ao fazer isso, você evitará que os visitantes acessem conteúdo irrelevante no seu site.

3. Verifique a configuração do servidor web

Outro passo que você pode tomar para corrigir o erro de redirecionamento 302 é inspecionar a configuração do seu servidor web. Os dois softwares de servidor web mais populares são o Nginx e o Apache. Suas aplicações web provavelmente rodam em um deles.

Abaixo, vamos revisar os passos para inspecionar os arquivos de configuração em ambos os programas.

Apache

Para identificar qual servidor web seu site está usando, você precisará procurar um arquivo que regula os recursos do site. Com o Apache, você pode localizar o arquivo .htaccess no seu diretório raiz.

Vá para o seu painel de controle de hospedagem e abra o Gerenciador de Arquivos -> public_html.

pasta public_html no gerenciador de arquivos da hostinger

Uma vez localizado o arquivo .htaccess, abra-o usando um editor de texto.

O botão Editar do arquivo .htaccess no gerenciador de arquivos da Hostinger

Você verá uma série de diretivas RewriteXXX, que gerenciam redirecionamentos HTTP e estruturas de links permanentes. Preste atenção especial a estas duas:

  • RewriteRule – define as regras para o motor de reescrita.
  • RewriteCond – determina se a URL solicitada corresponde à condição da regra definida.

Se a solicitação tiver uma URL correspondente, a Regra de Reescrita seguinte às diretivas RewriteCond iniciará um redirecionamento temporário para a URL correta.

Abaixo está um exemplo de uma execução adequada de redirecionamento temporário 302:

RewriteEngine on
RewriteCond %{HTTP_HOST} ^site\.com$
RewriteRule ^(.*)$ HTTP://www.site-temporario.com/$1 [R=302]

No exemplo anterior, a combinação de RewriteCond e RewriteRule corresponde às solicitações para site.com. Desta forma, o sistema gera um redirecionamento temporário para a mesma URL no domínio site-temporario.com.

Observe o flag adicional seguindo a diretiva RewriteRule — ela indica que o código de resposta entregue deve ser um 302 found. Isso solicita aos agentes do usuário que façam um redirecionamento temporário.

Se houver alguma diretiva de reescrita estranha no arquivo .htaccess, deixe um comentário no próprio arquivo. Faça isso adicionando um prefixo # na frente da linha que você comentará. Depois de terminar, tente reiniciar o servidor web para ver se o erro 302 foi resolvido.

Nginx

Se seu servidor web está rodando no Nginx, você precisa localizar um arquivo diferente. Em vez de um arquivo .htaccess, procure pelo arquivo nginx.conf, localizado nos seguintes diretórios:

  • /usr/local/nginx/conf
  • /etc/nginx
  • /usr/local/etc/nginx

Uma vez encontrado o arquivo, abra-o através de um editor de texto e procure por diretivas de reescrita que incluam uma flag do tipo redirect.

Para entender como o sistema Nginx funciona, dê uma olhada no exemplo de uma diretiva de bloco abaixo:

server {
listen 80;
listen 443 ssl;
server_name www.exemplo.com;
rewrite ^/$ http://www.exemplo-temporario.com redirect;
}

As diretivas de reescrita no Nginx funcionam de maneira semelhante às do Apache. Um conjunto de diretivas no exemplo acima regula um servidor virtual gerando um redirecionamento HTTP temporário de exemplo.com para exemplo-temporario.com.

Para garantir que tudo funcione corretamente no seu servidor Nginx, tente identificar quaisquer diretivas de reescrita incomuns que contenham uma flag de redirect. Deixe comentários sobre tais linhas e reinicie o sistema para ver se o problema foi resolvido.

4. Limpe registros de erros

Alterações e atualizações recentes em um site também podem causar o erro 302 found. Então, depois de fazer uma mudança mais significativa em suas páginas, não se esqueça de verificar o registro de erros do site.

A maioria das aplicações web possui registros de servidor conectados ao hardware em que são executadas. Esses registros documentam todas as atividades realizadas nos servidores, podendo fornecer um histórico das páginas solicitadas e até coletar informações específicas de usuários.

Normalmente, os provedores de hospedagem permitem que você ative os registros do servidor por meio do painel de controle do site. No entanto, você também pode ativar o registro de erros em seu site WordPress usando a constante PHP WP_DEBUG, que gera o processo de depuração em todo o site.

Para começar, copie e cole as seguintes linhas no seu arquivo wp-config.php:

define( 'WP_DEBUG', true ); 
define( 'WP_DEBUG_LOG', true ); 
define( 'WP_DEBUG_DISPLAY', false );

Depois de salvar as alterações, todos os erros registrados aparecerão no arquivo wp-content/debug.log. Isso facilitará para você identificar qual componente está causando os redirecionamentos temporários inesperados.

Dica

Você pode localizar manualmente as aplicações no seu servidor e passar por todos os registros de cada uma delas. Isso ajuda você a determinar irregularidades no código da aplicação e descobrir o que está causando o código de resposta 302.

Além disso, se você quiser verificar o registro de erros no software do seu servidor virtual, acesse os seguintes arquivos:

  • Servidor Nginx: /var/log/nginx/error.log/
  • Servidor Apache: /var/log/apache2/error.log/

5. Desinstale ou desative temporariamente novos plugins ou temas

A causa mais comum de erros em sites WordPress é o conflito entre plugins ou temas. Em alguns casos, um plugin pode tentar configurar redirecionamentos que entram em conflito com os redirecionamentos padrão do WordPress. Desta forma, eles geram um código de resposta HTTP incorreto.

Uma maneira eficaz de resolver esse problema é desativando temporariamente os plugins no seu site. Para fazer isso, vá até o diretório wp-content e renomeie a pasta plugins — por exemplo, plugins-desativar.

Se o seu site voltar ao normal sem plugins ativos, o próximo passo é determinar qual plugin está causando o erro HTTP 302. Comece renomeando o diretório plugins de volta para o nome original e vá reativando os plugins um por um, atualizando o site a cada vez.

Quando o erro 302 aparecer, você saberá qual é o plugin defeituoso. Basta desinstalá-lo para corrigir o erro. Se o método acima não resolver o problema, siga os mesmos passos com seus temas do WordPress.

O que é o redirecionamento temporário 302?

Os códigos de status indicam se uma solicitação HTTP foi bem-sucedida. Para ajudar a identificá-los corretamente, dê uma olhada nos cinco tipos de códigos HTTP abaixo:

  • 1xx – solicitações de informação
  • 2xx – solicitações bem-sucedidas
  • 3xx – redirecionamentos
  • 4xx – erros do lado do cliente
  • 5xx – erros do lado do servidor

Portanto, um código de status HTTP que começa com “3” indica que seu navegador precisa realizar mais ações para cumprir uma solicitação.

O redirecionamento HTTP começa quando o servidor de hospedagem do conteúdo retorna um código de status 3xx e um cabeçalho de localização que contém a nova URL. Assim que o navegador recebe essa resposta, ele carrega automaticamente a nova URL em vez de exibir o erro 404 não encontrado.

Uma vez que a diretiva de redirecionamento atual pode mudar, o servidor web deve manter a URL inicial para processar solicitações futuras. Isso solicita que o agente do usuário ou navegador entregue a solicitação original para a URL anexada no cabeçalho de localização.

Um dos usos mais comuns do código de status HTTP 302 é para localização de conteúdo. Por exemplo, quando você acessa https://www.google.com/, o navegador irá redirecioná-lo para a versão localizada do Google, dependendo do seu país.

Então, se você mora no Brasil, a resposta 302 encontrada te levará para https://www.google.com.br/ , proporcionando um acesso mais fácil ao conteúdo local. Grandes empresas, como eBay e Amazon, também usam redirecionamentos 302 para direcionar o tráfego para um servidor local.

Quando e como usar o redirecionamento temporário 302?

Essencialmente, uma resposta HTTP 302 serve para configurar redirecionamentos, em vez representar um erro em si. A menos que o servidor entregue uma resposta incorreta, o redirecionamento 302 costuma ser intencional.

Abaixo estão algumas das razões mais comuns para usar as respostas 302:

  • Fornecer conteúdo localizado. Normalmente implementado por empresas internacionais ou plataformas de e-commerce para direcionar o tráfego de uma localização geográfica específica para sua URL de destino.
  • Redirecionamentos para testes A/B. Quando uma plataforma está desenvolvendo uma nova funcionalidade e ainda está no processo de testes A/B, ela pode direcionar o tráfego para esta nova página e coletar feedback dos visitantes.
  • Direcionar os visitantes para uma página específica . Isso é útil quando seu site ainda está em manutenção. Incentivar os usuários a visitar uma página funcional do seu site sustentará a experiência e os manterá atualizados com o seu conteúdo.
  • Estratégias de marketing . Muitas empresas redirecionam visitantes para uma página promocional contendo ofertas especiais ou banners de desconto.

Dica

Para realizar um redirecionamento permanente, você deve redirecionar seu site usando o Redirecionamento 301. Este redirecionamento tem vários benefícios, como manter todos os valores de SEO da sua antiga página e transferi-los para o novo URL.

O HTTP 302 influencia o SEO?

Quando implementado corretamente, o redirecionamento 302 não prejudica o SEO do seu site. Na verdade, ele desempenha um papel importante na preservação do valor de SEO de uma página.

Em outras palavras, a resposta HTTP 302 informa ao Google que aquele redirecionamento é apenas temporário. Isso impede que o recurso original seja desindexado, o que permite que você mantenha a posição e a autoridade de domínio que a página original possui.

Entretanto, você poderá ter problemas se usar um redirecionamento 302 para mover um recurso do site permanentemente. O motor de busca do Google continuará indexando a página antiga e ignorando a nova página. Além disso, como o mecanismo de busca não transferirá nenhum valor de SEO, a nova página não terá o mesmo valor que a página original.

Dica

Use o redirecionamento HTTP 302 somente se você planeja trazer a página antiga de volta em algum momento. Além disso, evite mover conteúdo muito importante para o SEO para um novo local, pois isso pode afetar a posição da página nos resultados das pesquisas.

Como diagnosticar se seu site tem o erro 302

Para identificar se o seu site está enfrentando o erro 302, insira a URL original na barra de endereços e observe. Se sua URL original se transforma em sua URL de destino, significa que o redirecionamento HTTP está funcionando corretamente.

Se o endereço permanecer o mesmo, você precisa identificar a causa. Comece limpando o cache do seu navegador para ver se isso provoca a alteração da URL. Se nada acontecer, tente implementar os métodos sobre os quais falamos na seção anterior.

Conclusão

O código de erro HTTP 302 indica que uma URL específica foi movida temporariamente para um novo local. Sempre que visitantes, robôs do Google ou outros motores de busca tentam acessar a URL original, o redirecionamento 302 entrega uma resposta automática indicando um novo endereço.

Os redirecionamentos 302 podem beneficiar um site em várias ocasiões. Dito isto, se o servidor web que hospeda seu site gerar uma resposta 302 inesperada, seu site pode ficar inacessível.

Vamos recapitular as etapas para solucionar este problema:

  1. Restaure um backup do site.
  2. Desative softwares desatualizados.
  3. Inspecione a configuração do servidor web.
  4. Limpe os registros de erros.
  5. Desinstale ou desative temporariamente plugins e temas.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a resolver o problema. Se você tiver alguma pergunta ou feedback, sinta-se à vontade para deixar um comentário abaixo. Boa sorte!

Perguntas frequentes sobre o HTTP 302

Agora, vamos conferir algumas perguntas frequentes sobre o código de status HTTP 302.

Como eu posso prevenir erros HTTP 302?

Certifique-se de que suas URLs estão formatadas corretamente e redirecionando para o destino correto. Evite redirecionamentos excessivos e redirecionamentos em cadeia, que podem causar loops e erros. Use redirecionamentos 301 para alterações permanentes e 302 para alterações temporárias. Por fim, teste todos os redirecionamentos regularmente para garantir que eles estão funcionando corretamente.

Qual é o impacto de um erro HTTP 302 no SEO?

A resposta 302 pode ter um impacto negativo no SEO se for feito de maneira errada. Os motores de busca podem indexar a página errada ou ignorar a página redirecionada, levando a perdas de ranqueamento e tráfego. Além disso, redirecionamentos excessivos podem resultar em um site mais lento.

Author
O autor

Bruno Santana

Jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia, além de colaborador eventual do site MacMagazine e da editoria de cultura do Jornal A Tarde, de Salvador. Fascinado por tecnologia desde criança, criei meu primeiro blog no Wordpress aos 13 anos e nunca mais parei. Nas horas vagas, gosto de ir ao cinema e fazer experimentos na cozinha.