E-mail da Hostinger: como criar uma conta, configurar clientes e solucionar problemas

E-mail da Hostinger: como criar uma conta, configurar clientes e solucionar problemas

A Hostinger oferece diversas soluções de e-mail para te ajudar a construir uma imagem profissional e simplificar seus contatos. Não importa se você precisa de uma conta simples para uso pessoal ou de uma solução empresarial robusta — nós temos as ferramentas necessárias.

Este guia traz uma visão geral sobre os serviços de e-mail da Hostinger e explica como você pode configurá-los em diversos clientes de e-mail. Também forneceremos dicas sobre segurança e como solucionar problemas comuns. Vamos lá?

Tipos de e-mail da Hostinger

Vamos começar detalhando os tipos de e-mail que oferecemos, para que você possa escolher o que melhor atende às suas necessidades.

E-mail gratuito

Para começar, nós oferecemos um serviço de e-mail gratuito incluído com a maioria dos nossos planos de hospedagem, que custam a partir de R$ 9.99/mês. Essa opção é ideal para uso pessoal ou para pequenas empresas que estão apenas começando.

O e-mail gratuito é uma maneira econômica de obter um endereço de e-mail profissional com seu domínio, como seunome@seusite.com. Isso te ajuda a estabelecer credibilidade e confiança com seu público sem custos adicionais.

Google Workspace

O serviço de e-mail do Google Workspace permite que você use o conjunto de ferramentas do Google — que inclui o Gmail, Agenda, Drive e Docs, entre outros — com seu e-mail de domínio personalizado.

O Google Workspace inclui várias ferramentas de colaboração, hospedagem de e-mail profissional com a interface do Gmail e uma integração perfeita com outros serviços do Google, o que o torna uma solução ideal para empresas de todos os portes.

Sendo nossa solução de e-mail mais avançada, nossos planos do Google Workspace partem de R$ 34,99/mês.

E-mail profissional

Nossos planos de e-mail profissional custam a partir de R$ 3,49/mês e têm recursos mais avançados do que a versão gratuita, o que torna essa opção mais adequada para ambientes profissionais.

Nossos planos de e-mail profissional oferecem proteção avançada contra spam, maior armazenamento e mais aliases, que são importantes para manter uma imagem profissional e garantir uma comunicação eficiente. Se você ainda não tem um domínio próprio, é possível obter um gratuitamente com o plano Business Premium. 

Dica

Se você estiver migrando de outro provedor de e-mail, leia nosso guia sobre como migrar seus e-mails. Esse processo ajuda você a mover todos os seus e-mails para a Hostinger sem perder dados importantes.

Como criar uma conta de e-mail

O hPanel centraliza todas as suas tarefas de gerenciamento de e-mail em um único lugar, facilitando a configuração, o monitoramento e a atualização de suas contas.

Para criar uma conta de e-mail, primeiro você deve se certificar de que tem um domínio vinculado a um site. Em seguida, siga estas etapas:

  1. Faça login no hPanel e navegue até EmailsConfigure seu serviço de e-mail gratuito Configurar.
configurando serviço de email gratuito no hpanel
  1. Escolha o domínio para o qual você deseja criar uma conta de e-mail e clique em Confirmar.
configurando serviço de email gratuito no hpanel: escolher domínio
  1. Selecione seu plano de e-mail. Para este tutorial, escolheremos o Gratuito. Você pode fazer upgrade do seu plano de e-mail posteriormente, caso queira.
selecionar plano de email no hpanel
  1. Digite seu nome de e-mail personalizado preferido e uma senha forte e, em seguida, clique em Criar
configurando nova conta de email no hpanel

Dica

É importante proteger sua conta de e-mail para garantir a segurança de suas comunicações. Sempre use a criptografia SSL/TLS para evitar o acesso não autorizado aos seus dados. Use a porta 465 para SMTP com SSL ou a porta 587 para SMTP com STARTTLS. Certifique-se de que suas configurações de IMAP e POP3 também usem portas seguras: 993 para IMAP e 995 para POP3.

Como configurar clientes de e-mail

Por mais que você possa acessar sua caixa de correio diretamente do navegador, acessando mail.hostinger.com, também é possível conectar o e-mail da Hostinger a diversos clientes de terceiros. Os clientes de e-mail geralmente oferecem recursos adicionais, como acesso offline e a possibilidade de gerenciar várias contas em um único aplicativo.

Você pode encontrar instruções sobre como se conectar ao cliente de e-mail desejado na Etapa 2 da tela Configurar seu cliente de e-mail no hPanel. Em Aplicativos recomendados, você tem a opção de configurar o e-mail da Hostinger no Apple Mail, Outlook, Thunderbird e Gmail.

opção de configurar aplicativos e dispositivos no hpanel (e-mail da hostinger)

Não está encontrando o cliente de e-mail que você deseja configurar? A maioria dos clientes geralmente solicita seus dados de IMAP/POP e SMTP durante a configuração — e você pode encontrar esses dados em Configurações do servidor ou acessando Emails → Gerenciar → Conectar aplicativos e dispositivos.

O protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é usado para enviar e-mails, ou seja, é um protocolo de saída do cliente de e-mail para o servidor. Enquanto isso, IMAP e POP são protocolos que permitem que os clientes recebam e-mails de um servidor. Para a maioria dos cenários, recomendamos o protocolo IMAP porque ele costuma ser mais seguro e flexível do que o POP.

Vamos ver como configurar sua nova conta de e-mail em dois dos clientes de e-mail mais populares: Apple Mail e Gmail.

Apple Mail

No hPanel, você pode configurar automaticamente sua conta de e-mail da Hostinger em todos os seus dispositivos Apple. Veja como:

  1. Acesse o hPanel Gerenciar Conectar Apps e Dispositivos
  2. Em Configuração automática da Apple, clique em Configurar dispositivos Apple.
  3. Digite o nome que deseja exibir em seus e-mails e selecione o endereço de e-mail da Hostinger ao qual deseja se conectar. Clique em Continuar.
  4. Leia o código QR ou clique em Baixar perfil
  5. Acesse as configurações do seu dispositivo Apple. Se você usou o Safari para baixar o perfil, verá a opção Perfil baixado.
  6. Instale o perfil.
  7. Digite o nome e a senha de sua conta de e-mail da Hostinger. Talvez também seja necessário digitar a senha do dispositivo.

Gmail

Conectar o e-mail da Hostinger ao cliente web ou ao aplicativo do Gmail também é simples. Siga estas etapas:

Web

  1. Abra o Gmail e vá para Configurações Ver todas as configurações.
  2. Clique em Contas e importação.
  3. Na seção Enviar e-mail como, clique em Adicionar outro endereço de e-mail.
  4. Digite o nome que deseja exibir em seus e-mails e seu endereço de e-mail da Hostinger. Se você quiser combinar a caixa de correio com outras contas de e-mail existentes, marque Tratar como um alias.
  5. Digite smtp.hostinger.com no campo Servidor SMTP e selecione 465 como a porta. Em seguida, digite o nome de usuário e a senha da sua conta de e-mail da Hostinger.
  6. Clique em Adicionar conta.
  7. Abra mail.hostinger.com para visualizar o e-mail de confirmação do Gmail.
  8. Abra o link de confirmação e clique em Confirmar para finalizar a configuração.

Celular

  1. Abra o aplicativo móvel do Gmail e vá para Configurações.
  2. Clique em Adicionar conta Outro.
  3. Digite seu endereço de e-mail da Hostinger e clique em Avançar.
  4. Escolha entre POP3 e IMAP como o tipo de conta. Para este tutorial, escolheremos IMAP.
  5. Digite a senha do seu endereço de e-mail.
  6. Na tela Configurações do servidor de entrada, digite imap.hostinger.com no campo Servidor.
  7. Na tela Configurações do servidor de saída, digite smtp.hostinger.com no campo Servidor SMTP.
  8. Sinta-se à vontade para configurar suas preferências, como a frequência de sincronização de e-mail, notificações e muito mais.
  9. Por fim, digite o nome que deseja exibir em seus e-mails.

Dica de leitura

Quer conectar o e-mail da Hostinger a outros clientes populares? Confira nossos tutoriais passo a passo sobre como configurá-lo no Outlook.

Solucionando problemas comuns

Saber como resolver problemas comuns com sua conta de e-mail ajuda a garantir uma comunicação tranquila em todos os momentos. Veja a seguir como resolver sete problemas comuns relacionados ao seu correio eletrônico.

Não é possível enviar ou receber e-mails

Se você estiver tendo problemas para enviar ou receber e-mails, tente o seguinte para diagnosticar e resolver o problema:

  • Verifique os serviços de e-mail. Certifique-se de que seus serviços de e-mail não estejam desativados ou suspensos
  • Verifique se alguma manutenção está ocorrendo. Se houver uma manutenção em andamento que afete os serviços de e-mail, tente enviar ou receber o e-mail depois que ela for concluída.
  • Configure os registros MX. Certifique-se de que as configurações de DNS do seu domínio incluam os registros MX corretos para o seu e-mail. Certifique-se de que eles estejam totalmente propagados.

Mensagens desaparecendo

Se seus e-mails estiverem desaparecendo da caixa de entrada, tente o seguinte:

  • Verifique os encaminhadores. Procure encaminhadores de e-mail ativos que possam estar movendo e-mails para outro endereço sem deixar uma cópia no servidor.
  • IMAP vs. POP3. Certifique-se de que seu cliente de e-mail esteja configurado para IMAP em vez de POP3. Se estiver usando POP3, configure-o para deixar uma cópia dos e-mails no servidor.

E-mails atrasados

Às vezes, seus e-mails podem levar um tempo muito longo para serem entregues, o que pode ser uma experiência frustrante. Aqui estão alguns métodos para resolver esse problema:

  • Verifique a fila de e-mails. Se os e-mails estiverem presos na fila, verifique as configurações do cliente de e-mail e do servidor para garantir que não haja erros de configuração.
  • Monitore a carga de e-mails. Um alto tráfego de e-mails pode reduzir o tempo de entrega. Monitore seus padrões de envio de e-mail e ajuste conforme necessário.

E-mails retornando

Se seus e-mails não estiverem sendo entregues, tente estas possíveis correções:

  • Leia e entenda a mensagem de rejeição. Leia a mensagem de rejeição com cuidado para entender o motivo da falha na entrega. As causas comuns incluem uma caixa de entrada cheia ou um endereço de e-mail incorreto, que devem ser fáceis de corrigir.
  • Verifique as listas de bloqueio. Os e-mails podem ser devolvidos se seu domínio ou endereço IP estiver em uma lista de bloqueio. Use um verificador de listas de bloqueio para saber se você está ou não em alguma dessas listas.

Problemas com pastas de spam e lixo eletrônico

Se seus e-mails estiverem indo parar em pastas de spam ou lixo eletrônico, faça isso:

  • Revise o conteúdo do e-mail. Evite linguagem típica de spam e excesso de links no conteúdo de seu e-mail, que podem acionar filtros de spam.
  • Autentique seus e-mails. Use os registros SPF, DKIM e DMARC para autenticar seus e-mails.

Recuperando contas de e-mail excluídas

Caso você tenha excluído acidentalmente uma conta de e-mail, 

é possível restaurá-la facilmente seguindo estas etapas:

  • Se menos de 15 minutos tiverem se passado desde a exclusão, recrie a conta de e-mail e todos os dados serão restaurados.
  • Se a conta tiver sido excluída há mais de 15 minutos e menos de 7 dias, entre em contato com nossa equipe de Sucesso do Cliente e ajudaremos a restaurar seus e-mails.

Lembre-se de que, após 7 dias, todos os dados de e-mail associados à conta excluída serão perdidos permanentemente.

Problemas de criptografia SMTP

Se você tiver problemas de criptografia durante o processo de teste de rede ao usar a porta SMTP 465, tente mudar para a porta 587.

Para obter mais informações, consulte nosso guia sobre como verificar se a porta 587 está aberta para estabelecer conexões mais seguras entre o cliente de e-mail e o servidor.

Conclusão

A Hostinger oferece vários serviços de e-mail perfeitos para diferentes necessidades, desde contas gratuitas incluídas em nossos planos de hospedagem até soluções avançadas de e-mail profissional e integração com o Google Workspace.

Ao configurar e gerenciar suas contas de e-mail da Hostinger de maneira eficaz, você garante que tudo permanecerá em ordem, independentemente do dispositivo que estiver usando.

Não importa se você está gerenciando uma conta pessoal ou administrando uma empresa: nossas soluções robustas de e-mail e nossos recursos completos de suporte oferecem tudo o que você precisa para manter contatos profissionais e pessoais por e-mail.

Author
O autor

Bruno Santana

Jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia e Especialista em Marketing de Conteúdo na Hostinger, onde atuo na criação e otimização de artigos úteis, envolventes e criativos em áreas como desenvolvimento web e, marketing. Além disso, sou colaborador eventual do site MacMagazine e da editoria de cultura do Jornal A Tarde, fascinado por arte, culinária e tecnologia.