Como criar um curso online do zero: tutorial completo com dicas

Como criar um curso online do zero: tutorial completo com dicas

Criar um curso online pode parecer uma tarefa complicada, mas, seguindo os passos certos, você pode transformá-la em uma experiência pra lá de gratificante. E, se você tem o sonho de compartilhar seus conhecimentos ou ensinar uma habilidade, você está no lugar certo.

Neste artigo, vamos detalhar o processo passo a passo para criar seu próprio curso online, desde os estágios iniciais de planejamento até os retoques finais que farão com que seu curso se destaque. Vamos lá?

Os cursos online são um método de aprendizado na web que normalmente incluem aulas (ao vivo ou pré-gravadas) criadas por profissionais ou especialistas de uma determinada área. Esses cursos  abrangem basicamente todos os assuntos imagináveis e oferecem um ritmo flexível, permitindo que qualquer pessoa os complete.

Como criar um curso online em 9 etapas

Sem mais delongas, vamos começar — e, além das nove etapas, também ofereceremos insights de especialistas que compartilharão dicas com base em suas experiências.

Etapa 1: escolha um tópico para seu curso online

O tópico é a base de seu curso online. Você deve escolher um assunto no qual você tenha muito conhecimento e paixão, mas não se esqueça de que ele também deve ter algum tipo de atrativo para o público-alvo. Para chegar ao tópico perfeito, faça as seguintes perguntas:

  • Qual a sua experiência?
  • O que te entusiasma mais?
  • O que seus colegas e mentores consideram os melhores nichos do setor e onde eles veem seus pontos fortes?
infográfico sobre como criar curso online

Encontrar o tópico certo é fundamental para o sucesso de seu curso online. Embora essa escolha possa parecer assustadora, lembre-se de que você tem um conhecimento valioso para compartilhar e que há um público em busca do que você tem a oferecer.

Dica do especialista

Para criar o Think In Italian, me inspirei em livros didáticos para formular a trilha básica de aprendizado e depois expandi o currículo para introduzir a nova gramática gradualmente. Também fiz algumas pesquisas em outros blogs e canais do YouTube para ver se e como outros cursos estavam abordando os tópicos e se havia uma demanda por parte dos alunos.
Stefano Lodola, fundador da Think In Italian

Etapa 2: confira a demanda do mercado

Para criar um curso online lucrativo, é necessário ter certeza de que o tópico escolhido tem uma demanda de mercado razoável. A maneira mais fácil de entender o interesse do público é por meio da pesquisa de palavras-chave.

Nesse sentido, você deve avaliar a popularidade das pesquisas relacionadas ao tópico verificando seu volume de pesquisa. Para fazer isso, use ferramentas como o Planejador de palavras-chave do Google, o Ahrefs ou o Google Trends.

Para ver com que frequência as pessoas buscam um determinado termo no Google Trends, basta digitar uma palavra-chave. Ele exibirá um gráfico da popularidade da palavra-chave durante um determinado período em um local específico.

busca do termo "curso online" no google trends

Além disso, você pode comparar duas ou mais palavras-chave diferentes para ver qual delas é a mais popular.

Por exemplo, a palavra-chave curso de marketing digital tem um volume de pesquisa maior do que as consultas para curso de social media curso de Google Analytics.

Google Trends comparando os termos "curso de marketing digital", "curso de social media" e "curso de google analytics"

Etapa 3: identifique e entenda seu público-alvo

Seu público-alvo são as pessoas com maior probabilidade de se interessar por seu produto ou serviço. Identificar esse grupo é uma parte fundamental da construção de uma marca e do desenvolvimento de estratégias de marketing eficazes.

Essa etapa tem duas partes: identificá-los e entendê-los, descobrindo seus pontos problemáticos.

Defina um público-alvo claro

Um público-alvo definido te ajuda a criar um esboço do seu curso online e planejar a distribuição mais eficaz para ele. Ao identificar seu público-alvo, considere estes dados:

  • Demográficos – idade, gênero, renda, nível de escolaridade e localização.
  • Geográficos – país, estado, cidade e comunidade.
  • Psicográficos – interesses, valores, atitudes e estilos de vida.
  • Comportamentais – comportamento online, hábitos de compra e consumo de mídia.

Por exemplo, jovens adultos de 25 a 35 anos que vivem em áreas urbanas e têm formação universitária, no geral, estão interessados em desenvolvimento pessoal e passam muito tempo nas mídias sociais.

Descubra os pontos problemáticos de seus alunos em potencial

Depois de identificar seu público-alvo, será mais fácil entender seus pontos problemáticos — isto é, problemas específicos encontrados por seus alunos em potencial que você pode resolver.

Aqui estão alguns dos pontos problemáticos mais comuns:

  • Produtividade – os clientes acham que um produto ou serviço não os está ajudando a atingir suas metas com eficiência, o que pode afetar diretamente seu sucesso.
  • Financeiro – os clientes estão gastando muito dinheiro em um produto ou serviço.
  • Processo – os clientes perdem muito tempo concluindo um procedimento, como um processo de registro prolongado ou um processo de pagamento complexo.
  • Suporte – os clientes não estão recebendo o suporte de que precisam. Isso inclui suporte técnico, assistência ao cliente e outros recursos destinados a ajudar os usuários a maximizar o uso de um produto ou serviço.

Os pontos problemáticos de seu público levam a conteúdos que atendem às suas necessidades e oferecem soluções. É mais provável que esse tipo de conteúdo tenha boa aceitação entre seu público e crie uma conexão com seu produto.

Entre em contato com seus potenciais alunos para identificar seus pontos problemáticos — use pesquisas online e mídias sociais para fazer isso. Em seguida, pergunte a eles quais são os desafios que enfrentam ao fazer cursos online semelhantes aos seus.

Anote as respostas e use essas informações para criar conteúdo que aborde diretamente esses pontos problemáticos.

Outra maneira de identificar pontos problemáticos é verificar as palavras-chave pesquisadas no Ahrefs ou em outras ferramentas de SEO. No Ahrefs, você pode encontrar pontos problemáticos usando o Content Explorer.

Além disso, monitore fóruns online e sites de avaliação para ver o que as pessoas estão dizendo sobre seu produto ou serviço. Procure padrões no feedback e use-os para resolver os pontos problemáticos de seu público e oferecer um curso online aprimorado.

Etapa 4: estruture seu curso online

Desenvolva um esboço do curso

O esboço do curso online detalha os tópicos e subtópicos que serão incluídos no currículo. Isso serve como um roteiro para você, como criador do curso, e para seus alunos.

A estruturação do esboço é importante para garantir que o conteúdo flua de forma suave e lógica. Isso também ajuda te ajuda a se manter no caminho certo durante o processo de criação e facilita o acompanhamento do material pelos alunos.

Aqui estão algumas dicas para criar um bom esboço de curso:

  • Comece com o objetivo final – pense no que você quer que seus alunos obtenham com esse curso. Que habilidades ou conhecimentos você quer que eles adquiram ao concluí-lo?
  • Defina a linha do tempo – informe aos alunos quanto tempo durará o aprendizado online e quando eles devem concluir cada módulo ou lição.
  • Divida o curso em seções – divida o material do curso em partes gerenciáveis.
  • Use um formato consistente – isso se aplica à introdução, aos objetivos, ao conteúdo, aos exercícios ou atividades e à conclusão do curso.
  • Inclua avaliações – adicione questionários ou tarefas para medir a compreensão e o progresso do aluno.

Além disso, você também pode se inspirar em instituições conhecidas que estão relacionadas ao nicho do seu curso. Isso pode lhe dar uma ideia de como estruturar seu curso e quais informações são essenciais para se incluir.

Dica do especialista

O desenvolvimento dos cursos para o Traverse foi iterativo. Por exemplo, nosso curso de mandarim foi projetado em colaboração com instituições de primeira linha e testado em vários níveis de proficiência, incorporando o feedback dos usuários para garantir que ele abordasse os desafios reais que os alunos enfrentam.
Dominic Zijlstra, fundador da Traverse

Crie um storyboard

Um storyboard é uma representação visual da estrutura de seu curso online, mostrando o fluxo de uma lição para a outra. Ele mapeia o conteúdo e as principais transições, de forma semelhante a um projeto de filme ou videogame.

Os storyboards são muito úteis porque te ajudam a visualizar a jornada educacional, permitindo que você veja como as diferentes seções se conectam e interagem.

Ao apresentar o curso visualmente, um storyboard também pode ajudar a identificar os melhores locais para incorporar elementos interativos, avaliações ou componentes multimídia para aumentar o engajamento dos alunos.

Para criar um storyboard, comece listando os pontos principais e os objetivos de aprendizado do curso. Defina as principais conclusões para cada curso. Por exemplo, em um curso sobre marketing digital:

  • Os pontos principais: SEO, publicidade em mídias sociais e marketing por e-mail. 
  • Os objetivos de aprendizagem: compreender como otimizar o conteúdo do site para mecanismos de pesquisa, criar campanhas publicitárias eficazes em plataformas de mídia social e elaborar estratégias bem-sucedidas de e-mail marketing.

Em seguida, faça um esboço do storyboard usando elementos visuais. Você pode usar ferramentas como Miro ou Canvato para criar um storyboard digital — ou simplesmente usar papel e caneta.

Organize o storyboard em um fluxo lógico que seja fácil de entender em uma olhada rápida. Além disso, certifique-se de que a progressão de um módulo para o outro faça sentido nos termos da jornada educacional.

Quando terminar, compartilhe o storyboard com colegas, designers ou até mesmo com um grupo de foco de possíveis alunos. Obtenha feedback sobre a estrutura, o conteúdo e a clareza do curso planejado.

Use esse feedback para refinar e melhorar o storyboard antes de começar a criar o conteúdo do curso em si.

Etapa 5: selecione o método de aprendizado mais envolvente e eficaz

Apresentar a ideia do curso da maneira correta pode fazer toda a diferença na recepção dos alunos. Diferentes métodos de aprendizado têm níveis variados de envolvimento e eficácia, por isso é importante escolher aquele que melhor se adapta ao seu conteúdo e público-alvo.

Há uma variedade de opções para ministrar cursos online, incluindo:

  • Webinars – apresentações ao vivo ou pré-gravadas com elementos interativos. Esse método é excelente para interações e engajamento em tempo real.
  • Módulos assíncronos – cursos sem cronograma definido ou interação ao vivo, na qual cada aluno faz seu progresso por conta própria. Esse método é útil para alunos que preferem avançar em seu próprio ritmo, na sua casa, ambiente de trabalho ou qualquer outro local.
  • Aprendizado mobile – conteúdo projetado especificamente para ser fornecido em dispositivos móveis.
  • Vídeos interativos – criado usando ferramentas como H5P ou PlayPosit para adicionar questionários, atividades e cenários de ramificação em vídeos.
  • Gamificação – envolve incorporar de elementos de jogos, como placares com líderes, pontuações e conquistas, para tornar o aprendizado mais agradável e competitivo.
  • Fóruns de discussão – permite que os alunos participem de discussões, façam perguntas e compartilhem suas ideias e percepções com seus colegas.

Lembre-se que você pode combinar dois ou mais métodos de ensino para criar uma experiência de aprendizado rica e envolvente. Isso pode ajudar os alunos a captar e reter as informações por mais tempo.

Dica do especialista

O Ling usa técnicas de gamificação, como pontos e níveis, para incentivar o progresso dos alunos. Também incorporamos exercícios interativos, como pares de correspondência, preenchimento de lacunas e prática de pronúncia usando reconhecimento de voz. As avaliações são estrategicamente colocadas no final de cada unidade para medir a compreensão e a retenção, adaptando-se ao desempenho do usuário.
Simon Bacher, CEO e cofundador da Ling

Você também pode fazer uma pesquisa com potenciais alunos para entender o que eles preferem e determinar qual método de aprendizado é mais adequado ao seu curso online.

Dica do especialista

Eu vinha de anos de aulas particulares, portanto, sabia do que meus alunos — e, de forma mais ampla, os alunos de idiomas em geral — precisavam. As pessoas passam a maior parte do tempo estudando gramática e tradução, mas ignoram a habilidade mais importante: falar. É por isso que criei um curso de áudio que incentiva os usuários a falar o tempo todo.
Stefano Lodola, fundador da Think In Italian

Ao decidir sobre um método de aprendizado, considere os objetivos e as preferências do público-alvo.

Se você não tiver certeza de qual método usar, tente realizar uma pesquisa ou um grupo de foco para obter feedback dos alunos em potencial. Isso te ajudará a determinar qual método será mais envolvente e eficaz para seu curso.

Etapa 6: escolha sua plataforma de cursos online

Existem três opções principais para distribuir seu curso online: seu próprio site, uma plataforma de terceiros ou um software de criação. Vamos dar uma olhada mais de perto nessas três alternativas e te ajudar a escolher a melhor.

Crie seu próprio site

Usar um site próprio como plataforma do seu curso online oferece mais controle e personalização. Essa opção também é melhor para a sua marca, pois ajuda a aumentar sua credibilidade como criador de cursos online.

Em alguns casos, um website ajuda você a criar uma base de clientes fiéis. Por exemplo, Stefano, da Think In Italian, migrou de um marketplace de cursos online para seu próprio site depois que seus alunos solicitaram essa melhoria. Isso permitiu que ele continuasse a criar relacionamentos com seus estudantes.

Entre tantas plataformas disponíveis, recomendamos o WordPress para a criação de um site de cursos online. Ele oferece vários recursos para a criação de seus cursos, como plugins de associação, opções de personalização e integração fácil com outras ferramentas.

Para aproveitar ao máximo o WordPress, você precisará da plataforma certa de hospedagem para o seu site. Isso permite que as páginas dos seus cursos online funcionem sem problemas, para que você possa oferecer uma experiência de aprendizado perfeita para seus alunos.

A hospedagem WordPress da Hostinger é uma excelente opção para seus cursos online. Ela oferece velocidades de carregamento rápidas, tempo de atividade confiável e planos com preços acessíveis.

Oferecemos três opções de preços: o plano Premium custa R$ 9.99/mês, o Business custa R$ 13.99/mês e o Cloud Startup sai por R$ 39.99/mês.

Depois de selecionar um plano e criar sua conta no WordPress, escolha se deseja criar um site usando o Criador de Sites da Hostinger ou um tema do WordPress.

O processo de configuração te convidará a criar conteúdo usando a IA. Ao digitar o nome e a descrição da sua marca, a inteligência artificial criará conteúdo original para o seu site, que poderá ser editado e personalizado posteriormente.

Esse recurso é perfeito para quem está começando a criar sites e quer economizar tempo e esforço ao mesmo tempo em que cria conteúdo exclusivo e atraente.

O processo de configuração será concluído quando você adicionar seu domínio personalizado. Depois disso, você poderá começar a criar o site do seu curso online.

Para criar um site de cursos online atraente, não é necessário ser um web designer. Você pode conferir milhares de temas gratuitos do WordPress no seu diretório oficial — alguns dos mais populares incluem CourseBuddyBoss ou WPLMS.

Aqui estão algumas coisas que você deve ter em mente ao projetar seu site:

  • Foque em uma navegação clara e consistente – crie um plano de navegação com base no esboço do curso. Além disso, forneça um índice para cada módulo para ajudar os alunos a acessar todos os componentes do curso com mais facilidade.
  • Escolha um bom contraste de cores – para melhor legibilidade, o texto preto em um fundo claro é a combinação de cores mais indicada. Além disso, evite adicionar ilustrações e imagens atrás do texto.
  • Escolha uma fonte e tamanho de texto legíveis – opte por fontes com serifa ou sem serifa, como Arial ou Times New Roman, pois elas são mais fáceis de ler. Certifique-se de que o tamanho da fonte não seja muito pequeno. O ideal é que seja de 16 pixels ou 12 pt, no mínimo.
  • Verifique se há links quebrados – links que levam a páginas de erro podem desestimular os alunos a continuar o processo de aprendizagem.
  • Torne seu site compatível com dispositivos móveis – isso pode aumentar o tempo gasto no site, pois os alunos podem acessar o curso em todos os dispositivos.
  • Projete com foco em acessibilidade na web – inclua descrições de áudio e legendas ocultas para vídeos. Adicione texto alternativo para elementos visuais, ilustrações ou fotos que sejam importantes para o conteúdo do curso.

Quanto aos plugins de sistemas de gerenciamento de aprendizagem (LMS) do WordPress, recomendamos o MemberPress. Trata-se de um plugin de associação completo com recursos de LMS incorporados para criar e vender cursos online.

Você também pode criar assinaturas de associação ilimitadas, perfeitas para gerenciar vários cursos e alunos.

site do plugin memberpress para wordpress

Dica da especialista

Meus clientes usam o MemberPress porque ele tem tudo em um só lugar: tanto o recurso de associação quanto as ferramentas para o curso online em si. Ele tem muitas funcionalidades de educação, gamificação e segurança, o que é perfeito para eles. É um ótimo programa de associação.
Jessica Rhoades, proprietária e designer da Create IT Web Designs

Escolha um marketplace de cursos online

Um marketplace de cursos online é a melhor solução se você estiver apenas começando e tiver um orçamento menor. Isso porque, nesses casos, a publicação de cursos online é gratuita — geralmente, você só precisa pagar uma taxa a cada curso vendido.

Alguns dos melhores marketplaces de cursos online incluem Udemy, SkillShare e Bitdegree. A tabela abaixo compara os recursos e as taxas de cada um deles.

PlataformaMelhor paraPrincipais recursosPrósContras
UdemyOpções versáteis de cursosAmpla variedade de cursos, acesso vitalício aos cursos adquiridos, certificados de conclusão, compras de cursos individuaisAmpla exposição no mercado, definição dos preços de seus próprios cursos e oportunidades promocionais frequentesAlta concorrência, grandes descontos podem reduzir os ganhos, a Udemy controla a estrutura de preços
SkillShareProfissionais criativosAcesso por assinatura, ampla biblioteca de aulas criativas e de negócios, interação com a comunidade, aprendizado baseado em projetosPagamentos mensais com base no engajamento, comunidade forte para networking, ideal para conteúdo criativoGanhos baseados em minutos assistidos em vez de vendas, renda menos previsível
BitdegreeEntusiastas de tecnologia e blockchainFoco em cursos de tecnologia e codificação, elementos de gamificação, certificados de conclusão, alguns cursos oferecem incentivos simbólicosNicho de mercado exclusivo, potencial para maior engajamento por meio de gamificação, oportunidade de ganhar com incentivos de tokensPúblico limitado devido ao foco no nicho, plataforma mais nova com reputação menos estabelecida

Ao decidir qual marketplace usar, considere o tipo de curso que você deseja oferecer e o público que deseja atingir. Além disso, leve em conta as ferramentas de marketing de cada plataforma e como elas podem ajudar a promover seu curso.

Considere o software de criação de cursos online

Os softwares de criação de cursos online oferecem uma interface amigável, perfeita para usuários sem muitos técnicos. Eles também oferecem recursos como ferramentas de análise, processamento de pagamentos e gerenciamento de alunos, o que faz deles soluções completas para criar, administrar e vender seus cursos.

Sugerimos o Teachable, o Thinkific e o Xperiencify como opções de software. Abaixo, comparamos as principais características dos três.

PlataformaMelhor paraPrincipais recursosPreços
TeachableEspecialistas e criadores independentesCursos personalizáveis, processamento de pagamento integrado, ferramentas de marketing, painel abrangente para acompanhar as vendas e as percepções dos alunosFreemium, com planos pagos que variam de US$ 39/mês a US$ 199/mês
ThinkificCriadores de cursos em vários setoresCriador de cursos do tipo arrastar e soltar, integração com sites de associação, propriedade total dos dados dos alunos, suporte a vários tipos de conteúdoDe US$ 36/mês a US$ 149/mês
XperiencifyCriação de cursos envolventes e gamificadosRecursos de gamificação, como pontos e recompensas, notificações em tempo real para os alunos, caminhos personalizados para os alunos, ferramentas de automaçãoDe US$ 99/mês a US$ 299/mês

Em comparação com os marketplaces, você tem mais controle com o software de criação, mas normalmente menos do que a hospedagem em seu próprio site.

Em geral, ao escolher uma plataforma de curso online, considere suas necessidades e objetivos específicos, bem como os recursos e preços oferecidos por cada plataforma.

Etapa 7: escolha ferramentas indispensáveis para criar conteúdo

Boas ferramentas de criação de conteúdo podem melhorar a qualidade de seu curso online. Desde criar apresentações de slides atraentes até editar vídeos, essas ferramentas podem elevar o nível dos seus cursos. Aqui estão algumas ferramentas que você pode considerar.

Criadores de conteúdo de IA

Ferramentas como o ChatGPT, da OpenAI, podem ser incrivelmente úteis, especialmente para gerar ideias, criar rascunhos de conteúdo ou até mesmo produzir seções inteiras do material do curso. O GPT-4 é de uso gratuito e seus recursos o tornam uma ferramenta poderosa para a criatividade e a eficiência do conteúdo.

Algumas plataformas de criação de sites também podem incluir um criador de conteúdo de IA como parte de suas ferramentas. Por exemplo, o Escritor IA da Hostinger está disponível para te ajudar a criar conteúdo sempre que precisar.

Editores de imagem

O apelo visual do seu curso pode influenciar muito o sucesso dele. Nesse sentido, você pode usar editores de imagem para selecionar e refinar imagens e outros elementos gráficos para garantir que seu curso seja visualmente atraente. Ferramentas como Pixlr ou Adobe Photoshop são excelentes para essas tarefas.

Software de edição de vídeo

O conteúdo em vídeo de alta qualidade pode aumentar significativamente o engajamento dos alunos. Softwares como o FlexClip e o Movavi são ótimos para criar e editar vídeos, pois oferecem recursos como efeitos e modelos.

site do editor de vídeo movavi

Geradores de questionários e ferramentas de gamificação

Incorporar questionários e elementos gamificados ajuda a incentivar o aprendizado e aumenta a interação dos alunos. Ferramentas como Kahoot! ou Quizlet podem ser usadas para criar questionários e jogos interativos que tornam o aprendizado divertido e eficaz.

Etapa 8: comece a vender seu curso online

A venda de seu curso online é o que vai te ajudar a gerar renda com este trabalho. Nesta seção, discutiremos as estratégias de preços e as metas de vendas mais comuns.

Estratégias de precificação

A estratégia de preços correta é fundamental para a criação de um curso online lucrativo. Portanto, certifique-se de que ela esteja alinhada com seu mercado-alvo e seus pontos problemáticos para maximizar as vendas. Algumas estratégias de preços populares são as seguintes:

  • Assinatura – cobra uma taxa recorrente para acesso contínuo ao conteúdo atualizado, ideal para tópico em constante evolução.
  • Em camadas – oferece vários níveis de acesso a conteúdo por diferentes preços para acomodar as diversas necessidades e orçamentos dos alunos.
  • Pagamento único – oferece acesso vitalício a um curso com um único pagamento, adequado para cursos que não exigem atualizações subsequentes.
  • Freemium – fornece o conteúdo básico do curso gratuitamente, com recursos avançados disponíveis por uma taxa, o que incentiva testes e possíveis upgrades.

Dica do especialista

Adotamos um modelo freemium para o Ling, que tem sido eficaz. Ele permite que os usuários acessem uma série de cursos e fontes de conhecimento gratuitamente, enquanto os recursos premium são desbloqueados por meio de uma assinatura. Essa estratégia ajuda os usuários em potencial a ver o valor da Ling antes de tomar uma decisão de compra.
Simon Bacher, CEO e cofundador da Ling

Definição de metas de vendas

Ao vender cursos online, é importante estabelecer metas de vendas claras e mensuráveis. Essas metas fornecem alvos e referências que te ajudam a orientar suas estratégias de marketing e vendas.

Comece definindo metas realistas com base em fatores como o tamanho do seu público, a demanda do mercado e o desempenho de vendas anterior, ajustando-as à medida que seus cursos crescem.

Analise seus dados de vendas regularmente para ver o que está funcionando e o que precisa de ajustes. Essa análise é importante para ajustar suas estratégias e atender melhor às necessidades do seu público.

Por exemplo, se um curso não estiver vendendo bem, considere revisar sua abordagem de marketing, atualizar o conteúdo do curso ou ajustar o preço.

Monitorar regularmente suas vendas permite que você acompanhe o progresso, tome decisões informadas e, por fim, atinja suas metas de vendas.

Etapa 9: comece a construir sua base de clientes

Criar uma base de alunos significa desenvolver uma rede de clientes satisfeitos que estão engajados e interessados em seu produto.

Uma base sólida de clientes funciona como um funil de vendas dinâmico para seu negócio de cursos online. Ela não apenas ajuda a sustentar suas operações atuais, mas também permite que você expanda e inove seus cursos online.

Ao cultivar clientes fiéis, você cria uma base que apoia a criação e o marketing de novos cursos lucrativos. Aqui estão nossas dicas para criar e cuidar da sua base de clientes.

Ofereça uma demonstração, uma avaliação gratuita ou uma prévia

Dê aos alunos em potencial uma amostra do que o conteúdo do seu curso oferece — pode ser por meio de um módulo de avaliação gratuito, uma introdução em vídeo ou um webinar ao vivo que mostre seu estilo de ensino e o conteúdo do curso. Essa abordagem permite que eles tenham uma noção do valor de seus cursos, aumentando a probabilidade de se matricularem.

Para se inspirar, veja como a Language of Leadership está oferecendo uma prévia de seu curso online. Apresentada em uma página, a demonstração oferece uma visão geral da estrutura do curso, um exemplo de aula e depoimentos de alunos.

site language leadership com exemplo de curso online

Faça pré-venda do curso

Assim como a pré-encomenda de um livro, a pré-venda de seu curso permite que você gere interesse e receita antecipada. Esse método também pode fornecer um capital inicial para aprimorar os materiais do curso antes do lançamento completo.

Use as redes sociais e o marketing por e-mail para divulgar a pré-venda, oferecendo um desconto especial para quem se inscrever com antecedência. Crie uma landing page com detalhes sobre o curso, incluindo a data prevista para o lançamento e os benefícios que os alunos podem esperar, além de uma chamada para ação atraente.

Você também pode oferecer um número limitado de vagas com desconto para criar uma sensação de urgência e incentivar a inscrição antecipada.

Quando o período de pré-venda terminar, certifique-se de cumprir suas promessas, lançando o curso no prazo e fornecendo conteúdo de alta qualidade para seus alunos.

Forneça certificados

Os certificados servem como uma recompensa tangível para seus alunos. Fornecer certificados quando o aluno termina ou passa de nível pode tornar seus cursos muito mais atraentes.

Você pode usar plataformas como o Canva ou o Adobe Spark para criar certificados visualmente atraentes que seus alunos podem baixar e imprimir facilmente.

Aproveite a prova social

Incentive seus alunos atuais a compartilhar suas experiências e depoimentos, pois avaliações positivas e referências boca a boca são ferramentas poderosas para atrair novos alunos. Você pode apresentar esses depoimentos com destaque na página inicial do curso ou em materiais promocionais.

Por exemplo, dê uma olhada no site de Tiago Forte e veja como ele adicionou depoimentos para alavancar seu curso sobre a construção de um segundo cérebro.

Envolva-se nas mídias sociais

Use plataformas de rede social para criar uma comunidade em torno de seus cursos. Interaja regularmente com seus seguidores por meio de conteúdo que agregue valor, como dicas relacionadas aos tópicos do curso, sessões interativas de perguntas e respostas ou atualizações sobre os próximos cursos.

Entre em contato com comunidades ou grupos online que estejam alinhados com o tópico do seu curso e compartilhe seu conhecimento e experiências. Isso pode aumentar sua exposição a possíveis alunos que já estejam interessados no assunto.

5 dicas extras para fazer seu curso online se destacar

Para garantir que seu curso online chame a atenção e agregue valor, considere a implementação dessas cinco dicas adicionais para que seu curso realmente se destaque.

Teste seu curso antes do lançamento

Antes de colocar o curso no ar, é fundamental testá-lo rigorosamente.

Reúna um grupo de participantes, amigos, familiares ou colegas do setor para revisar o curso e fornecer feedback. Faça os ajustes necessários para corrigir quaisquer erros ou completar os materiais que estejam faltando.

Se estiver usando o WordPress, familiarize-se com as etapas para o lançamento de um site, todas detalhadas na nossa lista de verificação de lançamento de site.

Se você estiver usando um marketplace ou software de curso online, teste se o curso é fácil e intuitivo para os alunos navegarem, acessarem os materiais e concluírem as tarefas.

Ofereça uma garantia de devolução do dinheiro do aluno

Ao oferecer uma garantia de devolução do dinheiro, você demonstra confiança em seu produto ou curso. Isso também gera confiança nos clientes em potencial, pois eles sabem que não têm nada a perder ao experimentar o produto. Isso pode levar a mais conversões e, por fim, aumentar os lucros em longo prazo.

Entretanto, é importante ser estratégico ao implementar uma garantia de reembolso para que você não acabe perdendo dinheiro. Uma maneira de fazer isso é definir limites para o valor do reembolso ou oferecer apenas reembolsos parciais.

Você também pode limitar o período de tempo em que os clientes podem solicitar um reembolso. Isso evitará que as pessoas se aproveitem da garantia e usem seu produto ou curso gratuitamente.

Além disso, também é fundamental declarar o que está coberto pela garantia para evitar mal-entendidos com os clientes.

Inclua detalhes como o tempo de duração da garantia, quais circunstâncias os qualificam para um reembolso e quaisquer requisitos específicos que devam ser atendidos isso.

Outro aspecto importante para implementar de uma garantia de reembolso é tornar o processo de solicitação de reembolso fácil e sem complicações para os clientes.

Isso pode envolver uma equipe dedicada de atendimento ao cliente que trate as solicitações de reembolso prontamente, forneça instruções claras sobre como solicitar um reembolso e ofereça várias opções de envio.

Use o Analytics para melhorar seu curso

Monitorar métricas de cursos online significa rastrear e revisar dados sobre como os alunos interagem com seu curso. Esses dados te ajudam a entender o que está funcionando bem e o que precisa ser melhorado.

Para ter uma visão clara do desempenho do seu curso, você deve monitorar essas métricas:

  • Número de inscrições – quantos alunos se inscreveram em seu curso.
  • Taxas de conclusão – quantos alunos realmente concluem o curso.
  • Índices de satisfação do aluno – o quanto os alunos estão satisfeitos com o curso.
  • Tempo gasto – quanto tempo os alunos gastam em cada seção.

Se o curso estiver em seu próprio site, use ferramentas como o Google Analytics. Essas ferramentas podem mostrar informações detalhadas sobre como os alunos usam seu curso. Você pode definir metas usando essas ferramentas para ver o desempenho de diferentes partes do seu curso.

Se você usa uma plataforma de cursos online, use as ferramentas de análise fornecidas por ela. Essas ferramentas geralmente fornecem informações básicas, como quantas pessoas assistiram a um vídeo ou quanto tempo gastaram em um questionário.

Faça cursos de concorrentes

Fazer cursos oferecidos pelos seus concorrentes pode te ajudar a aprender sobre como eles estruturam o conteúdo, os métodos de ensino e a duração do curso. Essas informações permitem que você identifique lacunas no mercado, que podem ser conectadas aos pontos problemáticos do seu público.

Você pode encontrar cursos oferecidos por concorrentes navegando em marketplaces de cursos online ou simplesmente usando um mecanismo de busca como o Google.

Basta digitar o tópico ou nicho de seu interesse e analisar os cursos que aparecem na primeira página dos resultados. Em geral, esses são os cursos mais populares e mais bem classificados, o que os torna perfeitos para inspiração.

Preste atenção nos preços destes cursos e anote quaisquer ofertas especiais ou descontos. Isso lhe dará uma ideia das estratégias de preços que atraem os alunos e de como você pode definir preços competitivos para seus próprios materiais.

Ofereça material suplementar

Fornecer material adicional pode aumentar o custo-benefício do seu curso – por isso, considere a possibilidade de oferecer esses materiais suplementares como bônus ou complementos ao seu curso. Isso não só ajudará a atrair mais alunos, mas também justificará a cobrança de um preço mais alto.

O material adicional pode incluir e-books, folhetos, slides de apresentação, folhas de dicas e modelos. Ajuste o formato e o conteúdo desse material para complementar o conteúdo de seu curso.

Basta incluir esses materiais como elementos para download em seu curso. Certifique-se de que eles sejam relevantes e forneçam informações ou ferramentas valiosas que possam aprimorar a experiência de aprendizado de seus alunos.

Além disso, considere a possibilidade de criar pacotes especiais ou colaborar com outros criadores de cursos online para expandir seu alcance e aumentar o valor do seu curso.

Conclusão

Ao encerrarmos este guia sobre como criar um curso online, lembre-se de que lançar seu primeiro curso não precisa ser um desafio.

Não importa se você tem experiência na área de educação ou simplesmente deseja compartilhar suas paixões e habilidades: as ferramentas e dicas que discutimos neste artigo garantirão que seu curso cative e eduque seu público-alvo.

Seguindo essas etapas, você pode desenvolver um curso online bem-sucedido, de alta qualidade e lucrativo. Portanto, vá em frente e dê o primeiro passo para se tornar um criador de cursos online. Boas aulas!

Perguntas frequentes sobre como criar um curso online

Descubra as respostas para as perguntas mais comuns sobre como criar um curso online.

É difícil criar um curso online?

A criação de um curso online pode parecer difícil no início, mas com as ferramentas e a estratégia certas, você pode fazer isso em pouco tempo. Desde que tenha planejado minuciosamente a estrutura do curso, a única coisa que lhe faltará é a plataforma. Nossa dica é assinar nossa hospedagem WordPress e usar nosso Criador de Sites com IA para criar um curso com facilidade.

Quanto custa criar um curso online?

O custo depende das ferramentas e dos recursos que você usar. Antes de escolher uma plataforma, é importante considerar seu orçamento e pesquisar diferentes opções.

Criar um curso online é lucrativo?

Sim, especialmente quando você tiver calculado seu capital, os preços do curso e a estimativa de vendas a longo prazo. Se você comercializar seu curso de forma eficaz e fornecer conteúdo valioso, ele poderá ser uma fonte de renda lucrativa.

Author
O autor

Bruno Santana

Jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia e Especialista em Marketing de Conteúdo na Hostinger, onde atuo na criação e otimização de artigos úteis, envolventes e criativos em áreas como desenvolvimento web e, marketing. Além disso, sou colaborador eventual do site MacMagazine e da editoria de cultura do Jornal A Tarde, fascinado por arte, culinária e tecnologia.