Como ganhar dinheiro na Amazon: 8 métodos lucrativos
Se você quer ganhar dinheiro na internet sem precisar começar um projeto do zero, a Amazon é uma ótima plataforma para dar seu pontapé inicial. Afinal de contas, por ser uma das principais varejistas do mundo, a empresa já tem uma base de clientes gigantesca esperando por você. A única coisa que resta a fazer, portanto, é descobrir por onde começar.
E é para isso que estamos aqui: este artigo vai explorar as oito melhores maneiras de como ganhar dinheiro na Amazon — e ainda compartilharemos dicas para aumentar seus lucros e evitar problemas comuns. Vamos lá?
Conteúdo
8 métodos para ganhar dinheiro na Amazon
Está sem dinheiro para fazer um investimento inicial? Não tem problema: alguns dos métodos que listamos abaixo exigem zero orçamento.
Portanto, basta escolher apenas o método que funciona melhor para a sua situação e começar o trabalho.
1. Venda itens de artesanato
Se você adora fazer artesanato, por que não transformar seu hobby em uma fonte de renda com o Amazon Handmade? Esta plataforma permite que artistas como você ganhem dinheiro vendendo seus itens feitos à mão para um público global.
Como o Amazon Handmade funciona exclusivamente para a venda de produtos que você mesmo cria ou modifica, antes de configurar sua loja você deve se inscrever no programa do Amazon Handmade Artisan.
Para acessar os recursos e benefícios do Handmade, você precisará de uma conta no Seller Central e optar pelo plano Professional, que custa US$39,99/mês. Assim que sua candidatura for aprovada, a Amazon oferece uma isenção dessa taxa após o primeiro mês.
Embora você não pague nada para listar seus produtos, a Amazon cobra uma taxa de comissão de 15% ou um mínimo de US$1/venda.
Não sabe que produtos criar?
Confira nossa lista com os itens de artesanato mais lucrativos para fazer e vender na internet.
2. Faça dropshipping na Amazon
Não tem espaço ou disposição para lidar com estoques e fretes? O segredo está no dropshipping!
Funciona assim: você lista produtos na sua loja Amazon, e quando um cliente faz uma compra, você compra o item de um fornecedor terceirizado, que o envia diretamente para ele.
Como você está terceirizando a maior parte do processo, entretanto, escolher um fornecedor de dropshipping confiável é fundamental para o seu sucesso. Aqui estão algumas dicas para ajudar você a encontrar o fornecedor ideal:
- Escolha um fornecedor com experiência na Amazon. Procure parcerias com fornecedores que já tenham experiência com o funcionamento da Amazon, pois isso evitará problemas como atrasos nas entregas ou embalagens incorretas.
- Verifique avaliações e classificações. Procure por fornecedores com classificações altas e avaliações positivas de outros vendedores. Este é um bom sinal de que eles são confiáveis e oferecem produtos de qualidade.
- Peça amostras. Antes de se comprometer com um fornecedor, peça amostras dos seus produtos para verificar a qualidade dos itens e a velocidade da entrega. Você vai querer se certificar de que os produtos deles atenderão aos seus padrões.
- Entenda a política de devolução. Um fornecedor confiável deve ter políticas de devolução claras e justas. Certifique-se de que a política deles está de acordo com suas necessidades, para evitar problemas com devoluções ou reembolsos.
Assim como nas vendas de itens de artesanato, você precisará de uma conta de vendedor na Amazon para começar seu negócio de dropshipping. O plano Individual não tem taxa mensal, mas cobra uma taxa de US$0,99/item vendido, enquanto o plano Professional custa US$39,99/mês sem taxa por item.
Não se esqueça das taxas de comissão, que variam entre 8-20% com um mínimo de US$0,30/venda dependendo da categoria do produto.
3. Venda produtos whitelabel através do Amazon FBA
Marca própria, ou marca branca (whitelabel), é a prática de colocar sua própria marca em um produto que já é fabricado por um fabricante terceirizado. Em outras palavras, em vez de projetar o item do zero, você trabalha com um fornecedor que produz o item — depois, você adiciona seu próprio logo, embalagem e outros elementos para fazê-lo se destacar.
Assim que seus produtos estiverem prontos, você os envia para os centros de distribuição da Amazon para entrega usando o Fulfillment by Amazon (FBA). Com o FBA, a Amazon cuida do armazenamento, embalagem, envio e até mesmo do atendimento ao cliente, ajudando você a construir confiança com seus clientes a partir da reputação da empresa.
Comparado ao dropshipping, o FBA oferece mais controle sobre a qualidade do produto, marca e embalagem, já que você está fornecendo e gerenciando seu próprio estoque. No dropshipping, você depende dos seus fornecedores para armazenamento e envio, o que pode às vezes levar a atrasos ou falta de estoque.
Por outro lado, ter a Amazon gerenciando todo o seu processo de atendimento gera um custo adicional. Aqui está um resumo dos principais custos para usar o Amazon FBA:
- Taxa da conta de vendedor da Amazon.Você pode escolher entre o plano Individual (US$0,99/item vendido) ou o plano Profissional (US$39,99/mês).
- Taxas de processamento do FBA. A Amazon cobra uma taxa por item para coleta, embalagem e envio com base no tamanho e peso. Para produtos pequenos e de tamanho padrão, as taxas variam de US$2,50 a US$5, enquanto itens maiores ou mais pesados começam a partir de cerca de US$6.
- Taxas de comissão. A Amazon fica com 8-20% de cada venda, com um mínimo de US$0,30/venda , dependendo da categoria do produto.
- Taxas de armazenamento do FBA. Armazenar seus itens nos centros de distribuição da Amazon custa US$0,56-2,40/pé cúbico, dependendo do tamanho dos seus produtos e da época do ano.
4. Participe do Programa de Afiliados da Amazon
O Amazon Associados é a plataforma perfeita para criadores de conteúdo, blogueiros e influenciadores que querem monetizar suas plataformas sem vender produtos ou fazer um investimento inicial. Se você conseguir realizar campanhas de marketing eficazes, esse método pode se transformar em uma promissora fonte de renda passiva.
Se inscrever no programa de marketing de afiliados da Amazon é totalmente gratuito. Além disso, você terá acesso a uma ampla gama de produtos para divulgar com base no seu nicho.
Para se tornar um afiliado da Amazon, você deve possuir pelo menos uma das seguintes plataformas:
- Site. Seu site deve estar disponível publicamente e ter pelo menos 10 artigos originais de blog publicados nos últimos 60 dias.
- Aplicativo. Precisa estar disponível gratuitamente na Google Play, App Store ou lojas de aplicativos da Amazon, incluir conteúdo original e não deve se assemelhar ao próprio aplicativo de compras da Amazon.
- Redes sociais. Você precisará de uma conta ativa e pública em plataformas como Facebook, Instagram, X, YouTube, TikTok ou Twitch, com pelo menos 500 seguidores.
Desenvolver um app significa precisar habilidades de programação ou contratar alguém, e construir um bom número de seguidores nas redes sociais pode levar muito tempo e esforço até que você possa participar do programa de afiliados. Por isso, se você está apenas começando, a opção de criar um site próprio pode ser a mais fácil.
E a Hostinger pode tornar esse processo ainda mais simples.
Primeiro, obtenha nosso plano de hospedagem WordPress Business ou Cloud, a partir de R$ 13.99/mês. Eles te darão acesso a dois plugins muito úteis que oferecemos: o Plugin de Afiliados Amazon da Hostinger e o Plugin de IA para WordPress da Hostinger.
O plugin Conector de Afiliados Amazon da Hostinger estará disponível para download já durante o processo de configuração inicial do seu site. Basta escolher o marketing de afiliados como o tipo de site que você quer criar, e a Hostinger vai instalá-lo para você.
Este plugin vai simplificar muito sua jornada no marketing de afiliados da Amazon — mas, por ora, vamos nos concentrar em colocar seu site no ar.
O plugin de para WordPress da Hostinger fornece ferramentas de inteligência artificial que ajudam usuários (em todos os níveis de habilidade) a lançar e gerenciar e seus sites, além de resolver todos os tipos de problemas. Nesse caso, você provavelmente vai querer usar o Criador de Conteúdo com IA para criar uma biblioteca de conteúdo de alta qualidade rapidamente.
Embora o WordPress já seja adaptado para SEO por padrão, implementar as melhores práticas de SEO no WordPress pode aumentar suas chances de obter uma ranqueamento mais alto nos mecanismos de busca. Unir essa estratégia com um conteúdo de alta qualidade vai te ajudar a construir credibilidade — e aumentar o público para o sucesso do seu marketing de afiliados.
Depois de ser aceito no programa de Afiliados Amazon, siga nosso guia para configurar o Plugin de Afiliados Amazon da Hostinger e conectar sua conta ao seu novo site WordPress.
Nosso plugin permite que você adicione facilmente listagens de produtos da Amazon aos seus artigos de blog. Você pode apresentá-los como cartões de produto, uma lista de vários produtos ou uma tabela de comparação – o que funcionar melhor para o seu público e suas conversões.
É isso aí! Agora você está pronto para começar a lucrar como afiliado da Amazon.
Certifique-se de seguir as diretrizes da Amazon para conteúdo de afiliados e padrões de tráfego e gere pelo menos três vendas qualificadas dentro de 180 dias para manter sua conta ativa.
5. Torne-se um Influenciador da Amazon
Se você já tem um público nas redes sociais, pode começar a ganhar dinheiro se tornando um influenciador na Amazon.
Como uma extensão do seu programa de Afiliados, o Amazon Influencers foca mais na divulgação de produtos em mídias sociais, permitindo que você crie uma loja personalizada na Amazon para exibir produtos que se encaixam na sua marca. Basta compartilhar as recomendações com seus seguidores — você ganhará uma comissão sempre que eles comprarem algo da sua conta.
E esta é a melhor parte: Este programa tem associação totalmente grátis!
A taxa de comissão varia dependendo da categoria do produto, com algumas categorias oferecendo até 20%. Confira a documentação sobre comissões padrão da Amazon para ver quais produtos têm o melhor potencial de lucro.
Para se candidatar, você precisará de uma conta ativa em redes sociais como YouTube, Instagram, Facebook ou TikTok. Embora a Amazon não especifique uma medição exata de popularidade, você tem mais chances de ser aprovado se tiver um número razoável de seguidores engajados em seus perfis.
6. Venda seus designs na Amazon Merch on Demand
Você tem talento para o design? Transforme suas criações em uma marca própria e venda sua arte!
O Amazon Merch on Demand é um serviço de impressão sob demanda que permite aos artistas vender uma grande variedade de produtos com seus designs, como camisetas, moletons e canecas. Basta fazer o upload de suas criações e escolher os produtos que você quer vender, e a Amazon cuida de todo o resto ‒ desde a impressão até o envio.
Assim como o dropshipping e o whitelabel, esse modelo de negócio não exige que você se preocupe com aspectos como estoque e envio. Além disso, com a base de clientes gigantesca da Amazon, seus produtos têm uma chance muito maior de serem comprados.
Como designer, você pode definir o preço dos seus produtos. A Amazon te paga um royalty cada venda com base no preço do produto, impostos aplicáveis e custos de produção. Você pode conferir a página de cálculo de royalties para estimar seu potencial de lucro em diferentes produtos e locais.
Por exemplo, vender uma camiseta padrão nos EUA por US$15,99-25,99 pode te render uma comissão entre US$1,93-9,32.
Você pode usar sua conta da Amazon para se inscrever no programa Merch on Demand. Assim como com o Amazon Handmade, você deve fazer upload de criações originais e seguir as políticas de conteúdo da Amazon.
7. Publique seus e-Books no Kindle Direct Publishing (KDP)
Escritores, aqui está sua chance de ganhar dinheiro com a Amazon. Em vez de deixar seu livro pegando poeira, publique-o no Amazon Kindle Direct Publishing (KDP) e gere uma renda passiva a partir disso.
O Amazon KDP é uma plataforma de autopublicação onde você pode vender e-books diretamente para os leitores na loja Kindle. Ele é gratuito para usar, e você pode publicar quantos livros quiser e manter todos os direitos sobre eles. O programa tem espaço todos os tipos de conteúdo, desde romances e livros infantis até revistas e coleções de poesia.
Você define seu preço e pode até mesmo oferecer uma versão física do seu livro usando o serviço de impressão sob demanda. Os autores do Kindle também têm acesso às ferramentas promocionais da Amazon para ajudar a impulsionar as vendas, como as Ofertas Relâmpago e a Pré-venda de e-books.
A Amazon oferece duas opções de royalties para eBooks:
- 35%. Você ganha 35% do preço de listagem do seu livro (menos os impostos) e pode vender em todas as regiões.
- 70%. Receba 70% (menos os impostos e custos de entrega) em países elegíveis, com taxas de entrega baseadas no tamanho do arquivo. No entanto, você deve precificar seu livro entre US$2,99-9,99 para se qualificar para essa opção.
Para livros físicos, você recebe 60% do preço de listagem menos os custos de impressão, que variam dependendo das especificações do livro e do mercado. Você pode usar a calculadora de royalties da Amazon para estimar seus ganhos.
8. Compre e revenda produtos
Esse modelo de negócio envolve comprar produtos de fornecedores terceirizados por um preço mais baixo e revendê-los por um preço mais alto para obter lucro. Como você não precisa se preocupar com a criação da sua própria marca ou produtos, esta é uma ótima opção para quem quer começar rapidamente.
Você tem duas maneiras de começar: garimpo no varejo ou compras em atacado.
No garimpo de varejo, você compra produtos com desconto em lojas, bazares ou liquidações — o que representa um início mais acessível, pois suas compras são todas feitas em pequenos lotes. No entanto, a disponibilidade das suas vendas vai depender do que você encontrar nas lojas, e pode ser demorado procurar por boas ofertas.
Nesse método, os lucros vêm da diferença entre os preços de compra e venda de um item, então geralmente seus ganhos serão menores.
Por outro lado, o atacado requer um investimento inicial maior, pois você comprará produtos em grandes quantidades diretamente dos fabricantes ou distribuidores. A vantagem? Você recebe um estoque constante de produtos sem precisar procurar por novos itens todos os dias, o que significa uma renda mais estável.
A maior parte do seu tempo é dedicada a construir relacionamentos com fornecedores, o que ajuda a garantir um estoque confiável a longo prazo.
Ao precificar seus itens, certifique-se de considerar as taxas de comissão, cumprimento (FBA) e de armazenamento da Amazon. Muitos vendedores recomendam focar em um lucro mínimo de US$3 por item ou um retorno sobre o investimento (ROI) de 50% para que seu lucro esteja num nível sustentável. Esses números costumam cobrir quaisquer custos inesperados e mantêm seu negócio funcionando de maneira suave.
Dicas para aumentar seus lucros na Amazon
Colocar seu negócio na Amazon para funcionar é apenas o começo. Siga nossas dicas para aumentar sua rentabilidade ao longo do tempo usando as ferramentas e programas integrados da plataforma.
Registre sua marca
Construir uma marca ajuda você a se destacar da concorrência e construir lealdade do cliente. Uma marca forte também dá um toque profissional aos seus produtos, tornando-os mais memoráveis e reconhecíveis.
Registrar sua marca através do programa Amazon Brand Registry te dá mais controle sobre como ela aparece na plataforma e a protege de vendedores não autorizados. Por exemplo, usando a ferramenta de Conteúdo A+, você pode adicionar descrições mais detalhadas, imagens e vídeos às suas páginas de produto.
Além de oferecer um controle melhor sobre a aparência da sua marca na plataforma, o programa de proteção de marca da Amazon também ajuda a protegê-la de vendedores falsificados. Isso te dá mais controle sobre as listagens que usam o nome da sua marca, o que impede que outras pessoas vendam produtos falsos usando sua marca sem permissão.
Por último, mas não menos importante, você pode acessar a publicidade de Marcas Patrocinadas, que permite que você rode anúncios apresentando seu logotipo, título personalizado e múltiplos produtos para aumentar a conscientização e as vendas da sua marca.
Aqui está o que você precisa para se juntar ao Amazon Brand Registry:
- Marca ativa ou pendente. A marca deve estar registrada ou pendente no país em que você deseja vender.
- Tipo de marca registrada. As marcas registradas aceitas podem ser baseadas em texto (logomarca) ou baseadas em imagem (logotipo).
- Correspondência com o nome da marca. O nome registrado deve aparecer em seus produtos ou embalagens.
- Conta Seller ou Vendor Central. Faça o cadastro em uma dessas contas para acessar o registro.
Confira a página de elegibilidade do Registro de Marca da Amazon para mais informações.
Use estratégias de publicidade de Custo Por Clique (CPC)
Enquanto o SEO ajuda a impulsionar o tráfego orgânico ao longo do tempo, os anúncios CPC te dão o impulso para ganhar clientes mais rapidamente, especialmente para novas marcas e produtos. Essa estratégia de marketing aumenta a visibilidade da sua marca e das listagens de seus produtos, segmentando o público certo com palavras-chave relevantes.
Aqui está como funciona: você define um orçamento, faz lances para posições e paga apenas quando alguém clica no seu anúncio.
A Amazon oferece três tipos de anúncios PPC:
- Produtos Patrocinados. Promova anúncios individuais nos resultados de pesquisa e páginas de produtos.
- Marcas Patrocinadas. Apresente vários produtos com seu logotipo e uma manchete personalizada.
- Anúncios Patrocinados em Display. Para fazer o retargeting de compradores que visualizaram seus produtos (ou similares) dentro e fora da Amazon.
Os custos dos anúncios partem de US$0,20 por clique para palavras-chave menos competitivas, US$2 para palavras-chave de média competitividade e US$6 para palavras-chave competitivas. Você pode definir seus orçamentos usando regras cronológicas ou de desempenho para evitar gastos excessivos.
Confira a página de Anúncios da Amazon para mais detalhes.
Monitore os preços e faça ajustes
Preços baixos sempre chamam a atenção dos clientes, então é importante ajustar os preços dos seus produtos regularmente para acompanhar as tendências, a demanda e a concorrência. Uma estratégia de preço dinâmica garante que seus produtos permaneçam atraentes ao mesmo tempo que mantém a rentabilidade.
Embora existam ferramentas de terceiros, a Precificação Automática da Amazon é fácil de usar, pois está integrado diretamente no Seller Central. Ele ajusta seus preços a qualquer momento com base em regras que você define, como limites de preço e mudanças no marketing.
Tem um estoque grande? Sem problemas! O recurso Automate Pricing pode lidar com vários produtos automaticamente, poupando seu tempo e esforço. Além disso, você pode definir um preço mínimo para garantir que nenhuma venda seja feita com prejuízo.
A ferramenta é gratuita para vendedores profissionais com unidades de manutenção de estoque (SKUs) ativas, e requer um preço mínimo em cada SKU para se qualificar.
Atenda aos requisitos da Oferta em Destaque
Comumente conhecido como Amazon Buy Box, a Oferta em Destaque aparece nas páginas de produtos com os botões “Adicionar ao Carrinho” e “Comprar Agora”. Múltiplos vendedores podem listar o mesmo produto, mas apenas um consegue esse lugar de destaque a cada vez.
Já que até 82% das vendas na Amazon acontecem através da Oferta em Destaque, conquistá-la pode dar um grande impulso nas suas vendas e na visibilidade da sua marca.
Para ter alguma chance na concorrência, você precisará de uma conta de vendedor profissional com boas métricas de desempenho, como altas classificações de feedback, tempos de envio rápidos e taxas de defeito baixas. Também precisa haver estoque suficiente para atender os pedidos rapidamente.
A Amazon alterna o vencedor periodicamente com base em seu próprio algoritmo, mas aqui está como você pode aumentar suas chances:
- Usando o Amazon FBA para atender aos padrões da plataforma.
- Mantendo preços competitivos contra outros vendedores.
- Melhorando seu desempenho de vendedor com um bom atendimento ao cliente.
- Mantendo o estoque em dia para garantir o cumprimento dos pedidos.
Conclusão
Quando se trata de ganhar dinheiro na internet, a Amazon oferece opções para todos, seja você artista, revendedor, escritor ou influenciador. Com sua enorme base de clientes e ferramentas integradas, você pode começar rapidamente, sem precisar de habilidades técnicas ou uma equipe para gerenciar operações como compras e envio.
Exploramos várias maneiras de como ganhar dinheiro na Amazon, desde vender itens de artesanato e dropshipping até whitelabel com o Amazon FBA, publicação de e-books e participação nos programas de Afiliados e Influenciadores. Você também aprendeu algumas estratégias para potencializar ainda mais seus lucros, como preços dinâmicos e a Oferta em Destaque. Essas estratégias vão depender dos países nos quais você pretende operar, como Brasil ou Estados Unidos, então pesquise a disponibilidade de cada uma delas antes de começar.
Qual método chamou mais sua atenção? Comente abaixo — e boas vendas!
Como ganhar dinheiro na Amazon: perguntas frequentes
Por fim, vamos responder algumas perguntas frequentes sobre como ganhar dinheiro na Amazon.
Como ganhar dinheiro na Amazon sem vender produtos?
Você pode ganhar dinheiro na Amazon sem vender produtos diretamente participando de programas como o Amazon Associates ou o Amazon Influencer. Esses programas te dão comissões ao divulgar produtos da Amazon através de links de afiliados ou uma loja personalizada. Se você escreve, pode publicar e-books no Kindle Direct Publishing (Amazon KDP) para gerar uma renda passiva a partir de royalties.
Como começar a vender na Amazon?
Para começar a vender na Amazon, você precisa criar uma conta de vendedor (Individual ou Profissional) no Seller Central, listar seus produtos e definir seus preços. Se você não tiver condições de gerenciar os envios por conta própria, o programa Fullfillment by Amazon (FBA) pode fazer isso — mas você terá de arcar com custos adicionais.
Eu posso ganhar dinheiro como Afiliado da Amazon?
Sim, você pode ganhar dinheiro através do programa de marketing de afiliados da Amazon promovendo produtos com seus links de afiliado. Tudo que você precisa é de um site, aplicativo ou perfil de rede social — idealmente com um número razoável de seguidores — para criar conteúdo que incentive compras através dos seus links.
É possível gerar renda passiva na Amazon?
Sim! Algumas das melhores maneiras para isso incluem marketing de afiliados, publicação de e-books e venda de mercadorias personalizadas. Eles não exigem esforço constante, então você pode se concentrar em outras prioridades, como aumentar suas principais fontes de renda. Confira nossa lista das melhores ideias de trabalhos paralelos para ainda mais ideias, incluindo aquelas além da Amazon.