Como instalar phpMyAdmin no CentOS 9 Stream: tutorial completo
O MySQL é um dos sistemas de gerenciamento de banco de dados mais populares no universo do desenvolvimento, graças ao seu código aberto e à combinação ideal entre velocidade e funcionalidade. No entanto, a forma nativa de administrá-lo é por meio da linha de comando, que pode não ser a solução mais prática ou amigável — especialmente para iniciantes.
É aí que entra o phpMyAdmin, uma ferramenta poderosa que simplifica a administração de bancos de dados MySQL e MariaDB (um fork do MySQL) ao oferecer uma interface gráfica fácil e intuitiva. Com ele, você pode realizar uma ampla variedade de operações sem precisar se aventurar pela linha de comando.
Neste tutorial, vamos mostrar, passo a passo, como instalar o phpMyAdmin no CentOS 9 Stream para tornar a gestão dos seus bancos de dados muito mais eficiente.
Conteúdo
Por Que Usar o phpMyAdmin?
Ao instalar o phpMyAdmin no CentOS 9 Stream, você terá acesso interface intuitiva no seu navegador — muito mais fácil e conveniente do que usar a linha de comando. Por meio dessa interface, você pode desempenhar todas operações típicas relacionadas a bancos de dados, como gerenciamento, tabelas, colunas, relações, usuários e assim por diante. Ao mesmo tempo, você também pode executar qualquer statement SQL diretamente.
Para melhorar a sua taxa de adoção, o phpMyAdmin tem suporte a 72 idiomas, incluindo português do Brasil. Alguns dos outros recursos do phpMyAdmin incluem:
- Criar, navegar, editar e remover bancos de dados, tabelas, visualizações, colunas e indexações;
- Mostrar múltiplos padrões de resultados através de procedimentos armazenados ou pesquisas (queries);
- Criar, copiar, remover, renomear e alterar bancos de dados, tabelas, colunas e indexações;
- Realizar manutenção de servidores, bancos de dados e tabelas, com influência na configuração do servidor;
- Carregar arquivos de textos nas tabelas.
Você pode ler mais sobre as características do phpMyAdmin na página oficial do projeto.
Como instalar o phpMyAdmin no CentOS 9 Stream passo a passo
Essa é a hora de instalar o phpMyAdmin no CentOS 9. Abaixo, trazemos um guia com o passo a passo para completar a operação sem problemas.
1. Acesse sua VPS
Antes de começar, você precisar acessar seu servidor VPS Linux usando o SSH. Se tiver algum problema em fazer isso, dê uma olhada no nosso tutorial PuTTy.
2. Instale um servidor web Apache e o PHP
O primeiro pré-requisito do phpMyAdmin é um servidor web Apache. Use o comando abaixo para instalar o Apache no seu servidor privado virtual rodando o CentOS 9 Stream:
yum install httpd -y
Agora, verifique o status do Apache com o comando:
systemctl status httpd
O próximo passo é garantir que o Apache está sendo executado devidamente. Digite o IP do seu servidor em um navegador. Você deverá ver a tela de testes do Apache:
Agora que o Apache está pronto, instale o PHP usando os comandos abaixo:
yum install php
systemctl restart httpd
3. Instale o repositório EPEL
O phpMyAdmin está incluído no repositório EPEL (Extra Packages for Enterprise Linux). Para acessar o EPEL, você precisa instalar um pacote especial, o epel-release. Use o comando a seguir para fazer a instalação dele no seu CentOS:
sudo yum install epel-release
Agora que o repositório EPEL está disponível, podemos proceder com a instalação do phpMyAdmin no CentOS 9.
4. Instale o phpMyAdmin no CentOS 9 Stream
Execute o comando abaixo:
sudo yum install phpmyadmin
Assim que a instalação terminar, você terá que editar o arquivo de configuração do phpMyAdmin.
5. Configure o arquivo phpMyAdmin.conf
Agora, você precisará fazer algumas alterações ao arquivo de configuração do phpMyAdmin — isso é necessário para que você possa acessar o cliente do phpMyAdmin remotamente.
Vamos abrir o arquivo phpMyAdmin.conf, localizado no diretório /etc/httpd/conf.d/, usando o editor vim. Use o comando abaixo:
vim /etc/httpd/conf.d/phpMyAdmin.conf
Aqui você vai ver quatro linhas obrigatórias (require) junto com seus números de IP. O valor padrão é 127.0.0.1. Substitua esse valor com o IP da máquina que você está usando para acessar o phpMyAdmin. Você pode usar uma ferramenta como o WhatsMyIP para descobrir qual é o seu IP. Em seguida, salve e saia do arquivo pressionando esc e digitando :wq.
Você pode ver um exemplo do arquivo phpMyAdmin.conf abaixo.
6. Reinicie o servidor web Apache
Agora, vamos reiniciar o servidor web Apache executando o código abaixo na linha de comando.
systemctl restart httpd
7. Verifique se o phpMyAdmin está funcionando
Finalmente, podemos abrir o utilitário do phpMyAdmin inserindo o IP do seu servidor na barra de endereços do seu navegador.
Para isso, você deve adicionar o sufixo /phpmyadmin ao endereço. Por exemplo: 127.0.0.1/phpmyadmin. Se tudo estiver configurado corretamente, você vai ver a tela de login do utilitário.
8. Localize seu nome de usuário e senha phpMyAdmin
Seu nome de usuário e senha vão estar localizados no arquivo config.inc.php. O arquivo vai estar no diretório de instalação do phpMyAdmin. No nosso exemplo, ele está no /etc/phpMyAdmin.
Abra o arquivo usando o editor vim:
vim config.inc.php
Dentro dele, você consegue encontrar ou configurar o nome de usuário (username) e a senha (password), como no exemplo abaixo.
Salve e saia do arquivo apertando esc e :wq, como antes.
Conclusão
E é isso! Você completou o processo de instalação do phpmyAdmin no CentOS 9 Stream.
Depois de fazer o login, você vai ver um painel de controle bem intuitivo. E o mais legal é que sua interface provavelmente será bastante familiar para qualquer pessoa que já utiliza serviços de hospedagem na Hostinger ou em outro provedor reconhecido.
Em resumo, o PhpMyAdmin é fácil de usar e funciona como uma solução completa para todos tipos de usuários. Você não precisa ser um administrador experiente de bancos de dados para trabalhar com a ferramenta, o que pode a principal razão para a sua popularidade.
Até a próxima!
Comentários
July 20 2019
Olá, fiz os procedimentos para autorizar meu IP para acessar o /phpmyadmin e continua dizendo que não possuo permissão para acessa-lo. Alguém poderia me ajudar? Print da configuração no terminal: http://prntscr.com/oht9y7
July 22 2019
Oi, Artur Você é cliente Hostinger? Peço que chame nossa equipe de atendimento pelo painel de controle, basta fazer login na sua conta e nos chamar pelo chat! Estamos online 24/7. :)