O Que é TLD? Tudo que Você Precisa Saber Sobre Top-Level Domain

Um top-level domain (TLD), também conhecido como domínio de topo ou domínio de nível superior, é uma extensão de domínio — isto é, a parte final de um endereço na internet, que vem depois do nome do domínio. Domínios de topo ajudam os visitantes a identificar sites e seus propósitos, melhorando a experiência do usuário. 

A internet conta com centenas de tipos de TLDs disponíveis, e cada um deles afeta a percepção dos usuários de formas diferentes. Por isso, é muito importante escolher a extensão correta para o seu nome de domínio.

Neste artigo vamos apresentar os diferentes tipos de top-level domains e alguns exemplos. Ainda vamos tratar do impacto de cada TLD no ranqueamento dos mecanismos de busca. Esperamos que este tutorial te ajude a escolher a melhor terminação para o endereço do seu site.

Um top-level domain (TLD), ou uma extensão de domínio, é o último segmento do endereço de um site na internet. Em português, ele é chamado de domínio de nível superior ou domínio de topo. No exemplo hostinger.com.br, “hostinger” é o nome do domínio, e “.com.br” é o TLD. Apesar de existir extensões de domínio de diversas naturezas, apenas três estão disponíveis para uso público: os TLDs de tipo genérico, patrocinado e de código de país.

Estrutura de um Nome de Domínio

Um nome de domínio é o endereço da internet que os visitantes digitam em seus navegadores para acessar um site. 

infográfico explicando a estrutura de uma url

Da esquerda para a direita, a estrutura de um nome de domínio inclui:

  • Subdomínio – um subdomínio serve como um prolongamento do nome de domínio (second-level domain), e fica localizado à esquerda dele. Os subdomínios também podem destacar a seção específica do site que está sendo acessado, como blog.site.com.br. Vale lembrar que este é um elemento opcional, então nem todos os nomes de domínio contam com um subdomínio.  
  • Second-level domain – geralmente chamado de nome de domínio, esta é a parte mais importante da estrutura de domínios. Situado antes do ponto final, o domain name geralmente contém o nome da marca. 
  • Top-level domain – é localizado logo após o ponto final e é composto por palavras de duas a três letras, como .net ou .com. O domínio de nível superior pode representar elementos específicos de um site, como seu propósito, situação de propriedade ou localização geográfica.

Com tantos diferentes tipos de TLDs, fica mais fácil criar domínios únicos na internet. Geralmente, quando a primeira opção do usuário não está disponível, a maioria das ferramentas de registro de domínio oferecem domínios similares ao desejado, mas com outras opções de TLD. 

A Hostinger, por exemplo, conta com aproximadamente 300 extensões de domínio para diferentes propósitos. Nosso verificador de domínios é desenvolvido com IA e pode combinar variações de nome de domínio com TLDs adequados de acordo com a descrição da sua marca ou negócio. 

registro de domínio da hostinger sugerindo tld alternativa e alternativas criadas por IA

Na próxima seção vamos apresentar diferentes tipos de domínios de topo para que você possa tomar uma decisão bem informada quando estiver escolhendo um nome de domínio como endereço do seu site. 

Diferentes Tipos de Top-Level Domains

A Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN) reconhece todas as naturezas de domínios apresentadas a seguir, porém apenas as três primeiras estão disponíveis para registro público.

Domínio de Topo Genérico (gTLD)

O TLD Genérico é o tipo mais popular de extensão de domínio para uso geral. Alguns dos TLDs genéricos mais comuns incluem:

  • .com – originalmente criado para sites comerciais, hoje em dia é o TLD mais utilizado no mundo.
  • .org – associado à organizações sem fins lucrativos e instituições de caridade.
  • .net – opção bastante popular entre empresas de tecnologia e provedores de rede de internet. 
  • .biz – atende ao uso comercial e de negócios. 

Como tem se tornado cada vez mais difícil registrar domínios com essas extensões mais tradicionais, novos gTLDs estão se tornando cada vez mais populares, como .online e .shop. Nem todas as registradoras oferecem as mesmas opções de TLD genéricos, então o ideal é pesquisar bastante antes de comprar seu domínio. 

Lembre-se de que certos tipos de gTLDs, como .gov, .edu, ou .bank, exigem documentos que comprovem que você ou seu negócio pertence ao setor ou comunidade específica a que a extensão de domínio se refere. 

Ferramenta de Pesquisa de Domínio

Descubra se um nome de domínio está disponível

Domínio de Topo Patrocinado (sTLD)

Um sponsored top-level domain é uma extensão de domínio limitada a uma entidade ou proprietário específicos. Como são organizações do setor privado que patrocinam os sTLDs, para poder registrá-los é necessário possuir uma autorização formal e fazer o processo de compra em registradoras específicas. 

Devido à sua exclusividade, há um número restrito de domínios de nível superior patrocinados disponíveis no sistema global de nomes de domínio (DNS). Até o momento da escrita deste artigo, a IANA (Autoridade de Números Designados da Internet) listava apenas 15 sTLDs, incluindo:

  • .gov – patrocinado pela Administração de Serviços Gerais dos Estados Unidos da América, é designado para entidades governamentais a nível federal, estadual e local. O sTLD .gov.br é o respectivo para o Brasil
  • .edu – reservado pela entidade EDUCAUSE e creditado para instituições educacionais de ensino superior.
  • .int – reservado para entidades criadas por meio de acordos internacionais. Esse sTLD é administrado pela própria IANA. 
  • .mil – exclusivo para organizações militares (dos Estados Unidos da América, gerenciado pelo Departamento de Defesa). No Brasil, o respectivo top-level domain é mil.br.

Domínio de Topo de Código de País (ccTLD)

Um country code top-level domain identifica o país ou território de um endereço da internet através de um código de duas letras definido pelo padrão de nomenclatura ISO 3166-1 alpha 2.

A autoridade de registros IANA lista mais de 300 ccTLDs disponíveis, ultrapassando o número de países reconhecidos internacionalmente. Isso ocorre devido à existência de domínios de topo específicos para territórios dependentes. 

Alguns exemplos de top-level domain de código de país incluem:

  • .br ‒ Brasil
  • .us – Estados Unidos da América
  • co.uk – Reino Unido
  • .de – Alemanha
  • .fr – França
  • .in ‒ Índia

Em 2010, o ICANN introduziu ccTLDs internacionalizados (IDN ccTLDs), isto é, TLDs de código de país que incluem caracteres não-latinos. Esses domínios são compatíveis com mais de 30 idiomas, incluindo árabe, chinês, cirílico e hebreu.

A maioria dos registros de domínios ccTLDs estão disponíveis apenas para residentes do país correspondente. De todo modo, há alguns que são públicos e podem ser comprados e registrados de qualquer lugar do mundo, como .co (Colômbia) e .tv (Tuvalu).

Os country code TLDs podem trazer benefícios para estratégias de marketing digital:

  • Construção de presença ‒ mostre que seu negócio é local, estabeleça credibilidade entre os consumidores da região e melhore o reconhecimento da marca globalmente.
  • Geo-targeting ‒ o direcionamento geográfico permite que você personalize seus conteúdos, ofertas e mensagens de marketing para audiências específicas com base na geolocalização. Isso eleva o engajamento dos clientes com a marca e aumenta as taxas de conversão do site.
  • Proteção de marca ‒ evite que competidores utilizem o nome do seu domínio com um TLD diferente. 

Domínio de Topo de Infraestrutura

O único TLD de Infraestrutura é o .arpa, que significa Área de Parâmetro de Endereço e Roteamento. A IANA reserva essa extensão de domínio de nível superior para que a Força Tarefa de Engenharia de Internet (IETF) gerencie tarefas de infraestrutura de rede. 

Sendo assim, apenas entidades que administram infraestruturas de rede podem utilizá-lo. 

Domínio de Topo de Teste (tTLD)

Estas extensões são destinadas apenas para documentação e testagem local, não para utilização no sistema global de nomes de domínio.

Os quatro domínios de topo para testes são:

  • .test – reservado para testar diferentes ambientes ou softwares.
  • .example – usado como marcador de posição para propósitos exclusivamente de documentação.  
  • .invalid – exibe nomes de domínio inválidos quando necessário.
  • .localhost – usado para realização de testes em redes locais.

O Impacto dos TLDs no SEO

Apesar do TLD não afetar diretamente o ranqueamento de um site nos mecanismos de busca, há influências indiretas sobre as estratégias de SEO.

Por exemplo, utilizar domínios de topo pouco comuns pode levar a menos links inbound e menos tráfego – devido ao fato de que são menos reconhecíveis e memorizáveis. Por outro lado, usuários confiam mais em extensões de domínio populares, o que pode ajudar seu site a receber mais visitas e estabelecer uma boa reputação. 

TLDs de código de país podem te ajudar a ficar bem posicionado nos rankings das páginas de resultado dos mecanismos de busca ao exibir o site localizado para o público em questão. Por exemplo, a Hostinger constroi sua presença na Índia através do site hostinger.in, que conta com conteúdos, preços e promoções localizadas.

Com os novos TLDs genéricos, você pode desenvolver uma abordagem mais eficiente e orgânica ao utilizar palavras-chave da indústria ou setor para melhorar o alcance da marca e as estratégias de marketing.

Caso você já seja cliente da Hostinger, ainda é possível fazer uso do Pacote de Domínios, uma oferta que permite a compra conjunta de múltiplos domínios com o mesmo nome de domínio mas com extensões diferentes. Com esse recurso, sua marca estará se preparando para o futuro ao garantir que ninguém mais conseguirá utilizar seu nome de domínio. 

Você Sabia?

Na Hostinger, com os planos anuais de Hospedagem de Sites Premium ou superiores, é possível registrar um domínio grátis por um ano, incluindo nomes de domínio com o TLD .com.

Como Trocar o TLD do seu Site

É possível alterar o endereço do seu site para um domínio de top-level diferente através do redirecionamento de domínio. Esse método redireciona todo o tráfego do domínio antigo para o novo domínio, sem que você perca a autoridade SEO do site.

Os usuários do WordPress podem utilizar um plugin de redirecionamento para facilitar o processo de configuração. Nosso tutorial indica como criar redirecionamentos permanentes 301 no WordPress.

Ferramenta de Pesquisa de Domínio

Descubra se um nome de domínio está disponível

Alternativamente, você pode redirecionar o domínio a partir do seu painel de hospedagem ou da sua conta de registro de domínio. Depois de comprar e registrar o novo domínio, os usuários da Hostinger podem seguir estes passos para configurar um redirecionamento de URL pelo hPanel:

  1. Faça login na sua conta de hospedagem e acesse a página de Sites. Clique no botão de Gerenciar, localizado ao lado do site no qual você deseja realizar o redirecionamento.
tela de gerenciar sites no hpanel
  1. No menu lateral esquerdo, acesse a aba Domínios Redirecionamentos.
  2. Preencha os campos solicitados com as seguintes informações:
    1. Redirecionar – defina o domínio que você deseja redirecionar.
    2. /caminho – se necessário, especifique um caminho personalizado para o redirecionamento.
    3. Redirecionar para URL ou IP – escolha o tipo de destino do redirecionamento a ser criado.
    4. Redirecionar Para – insira o destino (novo endereço web ou número de IP) para onde o domínio deverá ser redirecionado.
criando redirecionamento de url no hpanel
  1. Clique em Criar assim que concluir o processo.

Importante! Lembre-se de fazer um backup do seu site antes de migrar para um novo nome de domínio, assim você evita perda de dados.

Conclusão

Um top-level domain (TLD) é um sufixo localizado após o ponto final de um nome de domínio. Os domínios de nível superior ajudam os usuários da internet a identificar o propósito, propriedade e localização de um site sem precisar acessar o conteúdo. Por isso, são ferramentas valiosas para estratégias de marketing e SEO.

Por exemplo, blogs e sites empresariais geralmente utilizam TLDs genéricos (gTLD), como .com, para informar seus propósitos comerciais ou nicho. Os domínios top-level de código de país (ccTLD), como .com.br, .us, ou .co, fazem com que sua marca seja mais acessível a audiências regionais. Já os sTLDs (domínios de nível superior patrocinados) informam aos visitantes quem administra o site, como o governo, no caso da extensão .gov.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a compreender a importância do TLD e o impacto da terminação do nome de domínio em seu site. Caso ainda tenha dúvidas, confira nossa seção de FAQ ou deixe um comentário na seção abaixo.

TLD: Perguntas Frequentes

Reunimos as respostas para algumas das perguntas mais frequentes sobre extensões de nome de domínio.

Por Que o TLD é Importante?

O TLD de um site ajuda a identificar qual seu propósito, aumenta o reconhecimento da marca e ajuda na construção de confiança e reputação com o público. Os domínios de topo também afetam as estratégias de SEO de forma indireta, além de facilitar os processos de direcionamento geográfico de conteúdos. Assim, o domínio de nível superior de um site é um elemento crucial para estabelecer credibilidade, presença consistente na internet e métodos eficazes de marketing digital. 

Quem Gerencia os TLDs?

A ICANN é a autoridade responsável por gerenciar os TLDs na internet. Essa Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números delega a responsabilidade de administração de TLDs específicos para registrantes específicas — como a Verisign, para domínios .com, e a Public Interest Registry (PIR) para TLDs .org.

Posso Obter Qualquer TLD que eu Quiser?

Qualquer pessoa pode registrar domínios com as extensões genéricas. Entretanto, o acesso a domínios patrocinados ou de código de país podem ser restringidos, estando limitados a pessoas que possam comprovar residência ou participação em algum setor ou comunidade específica. Além disso, também é possível que organizações com requisitos específicos abram solicitações com a ICANN para criar e operar novos TLDs genéricos.

Quais são os TLDs mais Populares?

Um relatório do Statista informa que 46% dos sites do mundo usam a extensão de domínio .com, fazendo deste o TLD mais popular. Outros domínios de topo bastante utilizados incluem .org, .ru, .de e .net, sendo que o .org é o top-level domain de 4.5% de todos os sites da internet. 

Author
O autor

Carlos E.

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.