Plataformas sem código ou com pouco código: entendendo as principais diferenças

Ferramentas de desenvolvimento sem código são pensadas para oferecer componentes e recursos prontos para simplificar o processo de criação de aplicativos. Já as plataformas de baixo código têm uma proposta parecida, exceto pelo fato de que você ainda precisa mexer em alguns códigos para manipular seu projeto.
Embora próximas, há algumas diferenças importantes entre as plataformas com pouco código e sem código, o que torna cada tipo adequado para determinados usuários e casos.
É para isso que estamos aqui: neste tutorial, compararemos, em diversos aspectos, o conceito de desenvolvimento com pouco código com o de desenvolvimento sem código. Você aprenderá as definições, vantagens e exemplos de plataformas nos dois cenários. Vamos ver?
Conteúdo
O que é plataforma sem código
O desenvolvimento sem código (no-code) é uma abordagem que permite que você crie um software funcional sem escrever ou editar uma linha de código sequer.
Isso permite que usuários sem experiência em programação se tornem citizen developers — isto é, profissionais capazes de criar softwares com habilidades técnicas mínimas ou nulas.

As plataformas sem código oferecem ferramentas e recursos para lidar com todos os aspectos do desenvolvimento do software, desde a criação do layout até a integração do back-end.
Em geral, as plataformas de desenvolvimento sem código oferecem interfaces do tipo arrastar e soltar, sem a opção de código personalizado.
Vantagens e desvantagens do desenvolvimento sem código
Aqui estão algumas das vantagens do desenvolvimento sem código:
- Simplicidade – as plataformas sem código são simples e vêm com ferramentas pré-construídas que ajudam a simplificar todo o processo de desenvolvimento, facilitando seu uso.
- Acessibilidade para iniciantes – iniciantes ou usuários sem nenhum conhecimento de programação podem usar plataformas sem código para desenvolver um aplicativo totalmente funcional.
- Testes em tempo real – as plataformas sem código geralmente oferecem uma visualização em tempo real do aplicativo para testes e solução de problemas.
- Menos propensão a erros – os componentes pré-construídos abrem menos espaço para erros, assim como a impossibilidade de adicionar código personalizado em seus projetos.
- Eficiência de custo e tempo – você pode desenvolver um aplicativo sem contratar desenvolvedores profissionais ou aprender programação, economizando tempo e dinheiro.
No entanto, o desenvolvimento sem código tem as seguintes desvantagens:
- Limitação da plataforma – a ausência de código personalizado significa que você se limitará ao que a plataforma oferece, resultando em menor flexibilidade e integração.
- Menos casos de uso – devido a restrições de plataforma, o desenvolvimento sem código pode não ser adequado para web apps personalizados, com recursos complexos.
- Escalabilidade – escalonar um aplicativo feito sem código é mais difícil, pois você não tem controle total sobre sua arquitetura e base de código.
Exemplos de plataformas sem código
Hoje em dia, existem várias plataformas sem código com diferentes recursos. Aqui estão alguns exemplos e seus principais diferenciais:
- Hostinger Horizons – uma plataforma sem código alimentada por IA que pode escrever automaticamente seu aplicativo do zero com base em solicitações simples. Ela lida com todos os aspectos do processo de desenvolvimento, inclusive o desenvolvimento, a solução de problemas e a implantação.
- Xano – um construtor sem código com ampla integração e suporte à interface de programação de aplicativos (API). Com o suporte a APIs, você pode criar endpoints personalizados para conectar serviços, lidar com operações de banco de dados e configurar autenticações.
- Bubble – esse construtor de aplicativos sem código oferece uma interface WYSIWYG (what-you-see-is-what-you-get) e funcionalidade de arrastar e soltar. Por meio de sua interface visual, você pode projetar facilmente seu aplicativo, criar lógicas personalizadas e colaborar com até 40 pessoas.
- Backendless – uma plataforma de desenvolvimento sem código altamente flexível que permite configurar facilmente o back-end do seu aplicativo com armazenamento semelhante ao SQL e um modelador de esquema visual. Ele também apresenta um construtor de front-end com blocos lógicos pré-configurados e vários modelos de aplicativos.
- Thunkable – um construtor intuitivo de aplicativos móveis sem código com uma interface de arrastar e soltar, blocos lógicos pré-construídos, vários componentes visuais e uma ferramenta de teste integrada. Ele se integra à Play Store e à App Store, permitindo que você publique o web app imediatamente após o desenvolvimento.
- Google AppSheet – um construtor básico sem código que permite criar a lógica operacional e a estrutura de dados do seu aplicativo simplesmente ajustando a configuração. Você pode criar um aplicativo do zero, construí-lo usando o Gemini ou selecionar um modelo pré-configurado.
O que é plataforma de pouco código
O desenvolvimento com pouco código (low-code) é semelhante ao sem código, pois você tem componentes pré-configurados para criar seu aplicativo. No entanto, você ainda precisa escrever algum código para manipular e ampliar a funcionalidade do software.
Esses componentes pré-construídos geralmente servem como substitutos para os códigos básico que costumam ser reutilizado em diferentes projetos, como layout e roteamento. Ainda assim, você precisa desenvolver manualmente as áreas mais complexas do aplicativo, como lógicas de operação, integração e configuração de segurança.
Normalmente, as empresas têm requisitos muito específicos com relação a essas áreas complexas que só podem ser criadas usando código. Por exemplo, elas podem usar serviços legados que as plataformas modernas não podem integrar por padrão.
Vantagens e desvantagens do desenvolvimento com pouco código
Aqui estão os benefícios do desenvolvimento com pouco código:
- Escalabilidade – os desenvolvedores podem otimizar facilmente o desempenho de seus aplicativos com pouco código, ampliar a funcionalidade e oferecer suporte a mais usuários adicionando código personalizado.
- Integração – a compatibilidade com o código permite que você integre seu aplicativo a quaisquer APIs personalizadas, ferramentas externas e serviços de terceiros.
- Personalização – como é possível adicionar código por conta própria, você pode modificar livremente qualquer aspecto do seu aplicativo sem restrições de plataforma.
- Casos de uso mais amplos – a capacidade de adicionar código permite que você desenvolva uma variedade maior de aplicativos com fluxos de trabalho, automação e estrutura personalizados.
- Maior controle – os desenvolvedores têm um controle mais profundo sobre seus aplicativos, inclusive sobre o código e a estrutura do banco de dados, o que proporciona um nível mais alto de segurança e facilidade de manutenção.
Apesar dos benefícios, o desenvolvimento com pouco código também traz algumas desvantagens:
- Prazos de entrega mais longos – como o desenvolvimento com pouco código envolve programação, o processo de criação, teste e solução de problemas do aplicativo é mais demorado.
- Custo mais alto – a criação de um aplicativo com uma plataforma com pouco código normalmente custa mais, pois é necessário contratar desenvolvedores para escrever e manter o código personalizado.
- Complexidade – os aplicativos com pouco código contêm código personalizado, lógica complexa e recursos exclusivos, o que os torna mais difíceis de desenvolver e gerenciar.
Exemplos de plataformas de pouco código
Aqui estão algumas das plataformas populares de desenvolvimento com pouco código e seus principais recursos:
- Microsoft Power Apps – uma ferramenta de pouco código com tecnologia de IA que permite criar um aplicativo manualmente, usando o Copilot ou com modelos YAML personalizados. Seu maior diferencial é a interoperabilidade com vários serviços da Microsoft, como VScode, Azure, Dataverse e GitHub.
- Zoho Creator – essa plataforma de desenvolvimento de baixo código suporta a linguagem de script Deluge, da Zoho, que é altamente flexível e responsiva. Você pode usar o código de gravação para criar eventos personalizados, automação, validação em tempo real e widgets personalizados.
- OutSystems – uma plataforma de baixo código adequada para implementação de full stack. É uma solução completa com módulos de componentes pré-construídos, uma ferramenta DevOps integrada para implementação personalizada, uma arquitetura nativa da nuvem e integração plug-and-play com vários serviços.
- Quickbase – uma plataforma simples e direta de desenvolvimento com pouco código. Ele usa uma fórmula semelhante à do Excel para armazenamento de dados, suporta automação personalizada, oferece modelos de aplicativos incorporados e se integra a vários serviços, inclusive outros aplicativos Quickbase.
- Mendix – uma plataforma completa de pouco código com um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE), SDK de modelo personalizado, integração com Git e ferramenta de depuração automática. Ele também apresenta uma ferramenta de colaboração com um painel de gerenciamento de tarefas no estilo Kanban.
- Oracle APEX – essa plataforma pode ser sem código ou de pouco código, dependendo se você deseja estender sua funcionalidade básica. O Oracle APEX oferece uma funcionalidade de arrastar e soltar, um editor WYSIWYG, uma base de código de arquivo único e o analisador de código Advisor.
Sem código ou pouco código: qual você deve escolher?
O desenvolvimento sem código e com pouco código têm seus próprios benefícios, o que os torna adequados para diferentes tipos de usuários e cenários. Para te ajudar a escolher, considere os aspectos abaixo.
Sem código | Pouco código | |
Nível de habilidade | Baixo, já que você não precisa escrever nenhum código | Médio, considerando que você ainda precisa escrever códigos para configurações específicas |
Custo de desenvolvimento | Mais barato, pois você não precisa pagar desenvolvedores | Mais caro, pois talvez você precise contratar desenvolvedores para lidar com as partes técnicas |
Tempo de desenvolvimento | Mais rápido, pois todos os recursos são pré-construídos ou criados automaticamente | Mais lento, pois você precisa escrever códigos manualmente para estender as funcionalidades básica |
Escalabilidade | Mais difícil de dimensionar, pois talvez não seja possível editar o código diretamente | Mais fácil, pois você tem controle sobre o código do aplicativo |
Casos de uso | Depende da plataforma, mas normalmente não é adequado para aplicativos complexos devido às restrições da plataforma | Mais amplo, permitindo que você crie aplicativos de nível empresarial com base em requisitos específicos |
Segurança | Limitado aos recursos e à configuração incorporados das plataformas sem código | Mais flexível, pois você pode ajustar o código para atender aos seus padrões de segurança |
Integração | Limitada, especialmente com serviços ou ferramentas de terceiros, pois não é possível ajustar o código | Mais amplo porque você pode conectar serviços externos, inclusive os mais antigos, usando código personalizado |
Depois de analisar a tabela acima, considere as seguintes perguntas:
- Preciso de um aplicativo complexo, de nível empresarial, com recursos exclusivos?
- Vou integrar muitos serviços externos, inclusive alguns mais antigos?
- Posso investir tempo aprendendo a programar ou tenho condições de alocar meu orçamento para contratar desenvolvedores?
- Eu, ou minha empresa, temos requisitos de segurança muito específicos?
Se a resposta a todas as perguntas acima for Não, uma plataforma sem código é mais adequada para você. Afinal, elas são mais eficientes e econômicas, mas você tem um nível menor de personalização.
Por outro lado, a abordagem de pouco código é excelente se você respondeu à maioria das perguntas acima com um Sim. Embora o custo para criar o web app seja mais alto, o produto final é mais flexível e personalizado.
Dito isso, considere também que o resultado do seu projeto dependerá bastante da plataforma escolhida. Algumas ferramentas sem código permitem que você faça programação manual e crie aplicativos personalizados, oferecendo os benefícios do desenvolvimento com pouco código com a simplicidade das plataformas sem código.
Além disso, pense se você deseja criar um web app ou um aplicativo móvel, pois a plataforma escolhida pode não ser adequada para ambos. Por exemplo, a Hostinger Horizons pode ser uma ótima opção para web apps, enquanto o Thunkable é mais adequado para dispositivos móveis.
Ainda não tem certeza?
Se você ainda não tiver certeza quanto à sua escolha, recomendamos que opte primeiro por uma plataforma sem código.
Se você perceber que o produto final precisa de mais ajustes e aperfeiçoamentos com código, mude para uma plataforma com pouco código. Algumas ferramentas oferecem uma demonstração ou teste, permitindo que você as experimente sem compromisso.
Por que o desenvolvimento sem código é o futuro
Estudos mostram que o futuro do desenvolvimento de web apps está na abordagem sem código, uma vez que 70% dos novos aplicativos de negócios usam esse tipo de plataforma.
Essa mudança se deve principalmente aos benefícios que as plataformas sem código e com pouco código trazem para as empresas em diversas áreas, especialmente em termos de eficiência.
O desenvolvimento sem código e com pouco código é mais econômico do que o desenvolvimento tradicional, pois é possível trabalhar com equipes de desenvolvimento menores.
Você também pode aproveitar sua força de trabalho já existente, mesmo que seus funcionários tenham pouco conhecimento técnico, já que essas plataformas exigem pouca ou nenhuma habilidade de programação. Isso permite que os funcionários participem mais ativamente do desenvolvimento, complementando sua experiência em outras áreas, como marketing e conhecimento do produto.
Além disso, o desenvolvimento sem código e com pouco código é mais eficiente em termos de tempo. Isso permite que as empresas reduzam o tempo de criação de seus produtos e atualizem seus aplicativos para atender às mudanças nas demandas dos clientes.
Conclusão
As plataformas sem código (no-code) e com pouco código (low-code) oferecem componentes pré-construídos que permitem criar aplicativos sem que você precise escrever código do zero. Isso torna o processo de desenvolvimento mais simples, mais eficiente e mais ágil.
As plataformas sem código são mais simples e fáceis de usar para iniciantes, o que as torna adequadas para usuários sem habilidades de programação. Um exemplo desse tipo de ferramenta é a Hostinger Horizons, uma ferramenta com tecnologia de IA que lida com a criação de web apps, solução de problemas e implementação.
Se você quiser mais personalização e flexibilidade, as plataformas com pouco código são mais adequadas porque você pode adicionar códigos personalizados para ampliar a funcionalidade do aplicativo. Um exemplo popular desse tipo de ferramenta é o Power App da Microsoft.
Depois de entender as diferenças entre no-code e low-code, esperamos que você possa decidir com mais segurança qual plataforma é adequada para você. Se ainda não tiver certeza, tente criar um web app com uma ferramenta sem código, como a Hostinger Horizons, para ver se o nível de personalização atende às suas necessidades.
Plataformas sem código ou com pouco código: perguntas frequentes
As plataformas sem código podem criar aplicativos complexos?
Isso depende da plataforma sem código que você usa. As plataformas tradicionais de arrastar e soltar podem não ser adequadas para aplicativos complexos, devido aos seus componentes pré-construídos muito básicos.
Outras opções, como a Hostinger Horizons, podem escrever o código do seu app do zero. Isso significa que você pode criar aplicativos complexos com vários recursos, elementos visuais ou integrações.
As plataformas com pouco código são adequadas para quem não é desenvolvedor?
As plataformas com pouco código podem não ser adequadas para quem não é desenvolvedor, pois ainda será necessário ter algum conhecimento de programação para desenvolver um aplicativo funcional.
Embora essas plataformas ofereçam uma interface gráfica e componentes pré-construídos para simplificar o processo de desenvolvimento, você ainda precisará escrever códigos manualmente para ampliar a funcionalidade do aplicativo.
As plataformas de pouco código são fáceis de aprender?
Em comparação com o desenvolvimento tradicional de software, a abordagem low-code é relativamente mais fácil de aprender, pois não é necessário um amplo conhecimento de programação. No entanto, você precisa entender os conceitos básicos de infraestrutura de aplicativos e programação. Se você quiser a solução mais fácil, recomendamos soluções sem código.