Web app ou aplicativo móvel: explicando as diferenças

Web app ou aplicativo móvel: explicando as diferenças

Tanto web apps quanto aplicativos móveis tradicionais oferecem diversas vantagens para empresas e usuários. E, embora cumpram basicamente os mesmos objetivos, os dois têm algumas diferenças importantes em seu funcionamento, que fazem com que cada tipo atenda a um cenário e caso de uso específico.

Neste artigo, detalharemos as principais diferenças entre um web app e um aplicativo móvel. Para isso, vamos compartilhar insights de autoridades do setor e ajudaremos você a entender o que diferencia esses dois elementos. Vamos lá?

O que é um web app?

Um web app é um aplicativo que pode ser acessado por meio de qualquer navegador, como Chrome, Firefox ou Safari. Geralmente, ele precisa de uma conexão à internet para funcionar, embora alguns web apps avançados também possam ter alguns recursos disponíveis offline.

Outro aspecto importante de um web app é que ele não precisa ser instalado no seu telefone ou computador, embora possa ser acessado em ambos os dispositivos.

Principais características

  • Design responsivo. Adapta-se a vários dispositivos — você só precisa ter um navegador da web.
  • Acessado via URL. Não é necessário fazer download do app.
  • Sem instalação. Não ocupa espaço de armazenamento nos dispositivos.
  • Depende da internet. Geralmente, mas não necessariamente, precisa de uma conexão ativa com a internet.
  • Usa tecnologias padrão da Web. A base é construída com HTML, CSS e JavaScript.
  • Exemplos: Gmail, internet banking.   

O que é um aplicativo móvel?

Um aplicativo móvel geralmente é desenvolvido para um sistema operacional específico (iOS ou Android). Ele é baixado e instalado a partir de uma loja de aplicativos, permitindo acesso direto aos recursos do dispositivo e geralmente oferecendo recursos offline.

Principais características

  • Download de uma loja de aplicativos. Instalado a partir de marketplaces oficiais (App Store, Google Play).
  • Design específico para cada plataforma. Criado de forma diferente para cada sistema operacional, garantindo uma experiência de usuário refinada.
  • Acesso mais profundo ao dispositivo. Pode solicitar acesso à câmera, GPS, notificações, sensores e muito mais.
  • Funcionalidade offline. Muitos aplicativos móveis nativos funcionam mesmo sem uma conexão com a Internet.
  • Exemplos: Instagram, WhatsApp.

Web app ou aplicativo móvel: resumindo as diferenças

Aqui está um comparativo simplificado para mostrar as principais diferenças os aplicativos móveis e os web apps:

AspectoWeb appAplicativo móvel
Forma de acessoPode ser acessado via navegador, sem necessidade de instalaçãoDeve ser instalado em um tipo específico de dispositivo (iOS ou Android)
Custo para desenvolverGeralmente mais barato, pois existe apenas uma versão para todos os usuáriosGeralmente mais caro (versões separadas para iOS e Android)
Tempo de desenvolvimentoLançamento mais rápido de atualizações, pois só há um código principal para gerenciarMais lento se você precisar de aplicativos separados para vários sistemas operacionais
RecursosAcesso limitado ao aparelho do usuário (depende do que o navegador permite)Pode usar muitos dos recursos do seu aparelho e geralmente tem um funcionamento mais rápido
Experiência do usuárioDesign consistente para todos, mas nem sempre uma sensação nativaProjetado para combinar com o estilo de cada dispositivo
Uso offlineRequer conexão com a Internet, embora alguns dados possam ser salvos offlineMuitas vezes funciona sem a Internet (por exemplo, jogos ou aplicativos de anotações)
AtualizaçõesAtualização instantânea para todos os usuários quando são feitas alteraçõesOs usuários devem atualizar ou aceitar atualizações por meio da loja de aplicativos
Facilidade de descobertaPode ser encontrado em navegadores  como o Google Chrome ou o SafariEncontrado em lojas de aplicativos como Google Play ou App Store
DesempenhoDepende do navegador e da velocidade da internet; pode ser mais lento do que os aplicativos móveis nativosOtimizado para dispositivos móveis específicos, geralmente resultando em um desempenho mais rápido e suave
SegurançaExposto a mais ameaças da webAs políticas das lojas de aplicativos podem adicionar uma camada extra de segurança
Soluções multiplataformaA base de código unificada é mais simples, mas pode limitar as integrações avançadas com dispositivosGeralmente criados separadamente ou com ferramentas híbridas, que podem ser mais complexas do que um único web app

Agora, vamos explicar brevemente cada uma das principais diferenças.

Forma de acesso
Os web apps estão prontos para uso assim que alguém visita o URL correspondente. Já os aplicativos móveis (para, por exemplo, iOS e Android) exigem que você faça o download do software na loja de aplicativos da plataforma, o que dificulta esse acesso inicial, mas também garante uma experiência mais personalizada.

Custo
Um único web app pode atender a todos os usuários, independentemente do sistema operacional. Por outro lado, criar um aplicativo móvel geralmente significa que você precisará de uma versão para iOS e outra para Android, o que pode dobrar o custo e o tempo.

Tempo de desenvolvimento
Os web apps podem ser criados e atualizados rapidamente. Os aplicativos móveis nativos envolvem mais etapas, como programar para várias plataformas e lidar com os envios e as aprovações das lojas de aplicativos.

Recursos e desempenho
Os aplicativos móveis podem acessar quase todos os recursos do seu dispositivo, como câmera, microfone, GPS, sensores e assim por diante. Já os web apps têm melhorado bastante nesse aspecto graças às novas tecnologias, mas ainda não podem fazer tudo o que os aplicativos móveis podem.

Experiência do usuário
Os aplicativos móveis geralmente têm uma aparência mais natural em seu dispositivo, seguindo diretrizes de design específicas para iOS ou Android. Ao contrário dos aplicativos móveis, os web apps provavelmente terão a mesma aparência em todos os dispositivos, o que é bom para a consistência, mas pode não ser tão suave ou fácil de usar.

Acesso offline
Os web apps geralmente precisam de uma conexão com a internet, embora os Progressive Web Apps (PWAs) possam armazenar alguns tipos de conteúdo em cache para uso offline. Por outro lado, muitos aplicativos móveis oferecem funcionalidade offline quase completa, sincronizando os dados quando o dispositivo volta a se conectar.

Atualizações
Os web apps permitem que você implemente atualizações no lado do servidor para que todos vejam os novos recursos imediatamente. Já os aplicativos móveis exigem que os usuários instalem novas versões do software para ter acesso às novidades, o que pode atrasar a adoção generalizada de cada atualização.

Descoberta
Os web apps dependem de técnicas de SEO para aparecer com destaque nos resultados de pesquisa, o que pode ser poderoso para o tráfego a longo prazo. Já os aplicativos móveis dependem do chamado ASO para se classificar nas pesquisas das lojas de aplicativos e ganhar visibilidade entre os inúmeros aplicativos concorrentes.

Soluções híbridas ou multiplataforma
Frameworks como React Native ou Flutter podem ser um meio termo entre web apps e aplicativos móveis, permitindo que você reutilize grande parte do seu código em múltiplas plataformas. Isso reduz os custos, embora possa não corresponder ao desempenho total ou à flexibilidade de aplicativos móveis totalmente nativos.

Escolhendo a solução certa

Optar um web app ou aplicativo móvel dependerá da finalidade do seu projeto, das funções que o app deve ter e de aspectos do seu lado, como recursos, tempo e orçamento.

Um web app ou web app progressivo é uma boa opção para muitos casos. Esses aplicativos são mais baratos e mais fáceis de se atualizar, e os usuários podem abri-los em seus navegadores sem precisar fazer download de nada em seus dispositivos.

Além disso, a criação de web apps do zero não requer habilidades técnicas — especialmente caso você use ferramentas com inteligência artificial, como a Hostinger Horizons. Nossa plataforma permite que você crie um web app totalmente funcional sem programação, simplesmente se comunicando com a IA em linguagem natural; quando tudo estiver nos trinques, você pode colocar seu web app no ar simplesmente clicando em um botão.

No entanto, se o seu projeto precisa ter acesso avançado a certos elementos de hardware (como NFC, realidade aumentada ou sensores especializados), ou se você precisa que o aplicativo tenha acesso offline, um aplicativo móvel nativo provavelmente é a opção mais adequada. Lembre-se de que os aplicativos móveis levam mais tempo para serem criados e não são tão fáceis de atualizar.

Em termos de segurança, os aplicativos móveis podem aproveitar as medidas de proteção nativas do sistema operacional do aparelho, mas precisam de atualizações separadas para cada plataforma (iOS e Android). Os web apps permitem que você atualize uma versão para todos de uma só vez.

Pensando a longo prazo, se o seu projeto tiver uma grande expectativa de crescimento ou engajamento dos usuários, optar pelo caminho do aplicativo móvel ou de uma solução multiplataforma pode valer o esforço e o custo extras, pois proporcionará uma experiência mais avançada e um acesso mais amplo aos recursos do dispositivo.

Conclusão

Aplicativos móveis e web apps resolvem problemas diferentes. Um aplicativo móvel oferece acesso mais profundo aos recursos do dispositivo, pode funcionar offline e tem uma sensação de maior integração ao sistema operacional. Por outro lado, os aplicativos móveis ou nativos geralmente custam mais para serem desenvolvidos e exigem versões separadas para diferentes sistemas operacionais.

Já os web apps têm criação e manutenção mais barata, as atualizações são instantâneas e os usuários podem abri-los em qualquer dispositivo que disponha de um navegador. Em geral, os web apps também são mais fáceis de compartilhar, pois não é necessário fazer downloads ou instalações.

Para tomar a decisão certa ao escolher entre um web app ou aplicativo móvel, pense em seu orçamento, nos recursos de que você  precisa e em como seu público prefere interagir com seu conteúdo antes de bater o martelo. Boa sorte!

Web app ou aplicativo: perguntas frequentes

O que é melhor: um web app ou aplicativo móvel?

Depende das suas necessidades. Um aplicativo móvel é ideal para uma profunda integração com o dispositivo, funcionalidade offline e uma experiência de usuário refinada. Um web app é mais barato, mais rápido de atualizar e pode ser acessado em qualquer dispositivo com um navegador. A escolha depende essencialmente do seu orçamento, dos recursos e dos usuários que você espera receber no seu projeto. 

Qual é a diferença entre desenvolver um aplicativo e um web app?

O desenvolvimento de aplicativos móveis envolve a criação de softwares separados para cada sistema operacional (iOS, Android) e sua distribuição por meio das respectivas lojas de aplicativos. Já o desenvolvimento de web apps usa tecnologias padrão da web para criar uma base de código unificada, que pode ser acessada em qualquer navegador. Em suma, para criar aplicativos móveis nativos, você geralmente precisará de mais recursos e habilidades especializadas.

Por que desenvolver um aplicativo móvel em vez de um web app?

O aplicativo móvel é uma escolha mais acertada se o seu projeto precisar acessar recursos do dispositivo (câmera, notificações, GPS), oferecer uma experiência offline aprofundada ou um desempenho de alto nível. Por outro lado, se o custo e as atualizações rápidas forem prioridades ou se o seu público valorizar o acesso instantâneo no navegador, opte por um web app. No fim das contas, tudo depende das necessidades do seu projeto e das preferências dos seus usuários. 

O que são Progressive Web Apps (PWAs)?

Os Progressive Web Apps são web apps aprimorados com recursos como cache offline, notificações push e ícones na tela inicial. Eles operam em um navegador, mas imitam muitos recursos de aplicativos móveis nativos, o que os torna mais fáceis de usar do que os web apps tradicionais. Os PWAs combinam fácil distribuição com uma sensação quase nativa — mas permanecem restritos pelas limitações do navegador.

Qual é a diferença entre PWA e aplicativo móvel?

Um PWA é executado em um navegador e pode ser colocado na tela inicial de um dispositivo. Ele oferece funcionalidade offline parcial e notificações por push, mas ainda depende das APIs do navegador para ter acesso a recursos mais profundos.
Um aplicativo móvel nativo é criado especificamente para iOS ou Android, permitindo a integração total com o hardware e normalmente proporcionando um desempenho superior.

Author
O autor

Bruno Santana

Jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia e Especialista em Marketing de Conteúdo na Hostinger, onde atuo na criação e otimização de artigos úteis, envolventes e criativos em áreas como desenvolvimento web e, marketing. Além disso, sou colaborador eventual do site MacMagazine e da editoria de cultura do Jornal A Tarde, fascinado por arte, culinária e tecnologia.