O Que é WordPress, Como Funciona e Como Começar: Guia para Iniciantes

O WordPress é a principal ferramenta de criação de sites em todo o mundo, alimentando mais da metade do conteúdo da web. Este sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) de código aberto é versátil e fácil de usar, tornando-o uma escolha ideal para usuários de todos os níveis de habilidade.

No entanto, com tantas plataformas de construção de sites disponíveis, incluindo criadores de sites, usuários iniciantes podem precisar de ajuda para decidir se optam pelo WordPress ou outras soluções.

Se você quer aprender WordPress, este artigo vai te ajudar a começar. Vamos mergulhar no que é o WordPress e o que o torna tão popular. Além disso, vamos falar brevemente sobre como dominá-lo: você aprenderá, por exemplo, sobre planos com a melhor hospedagem WordPress, o uso de domínios e a instalação de temas e plugins.

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo gratuito e de código aberto que permite a qualquer pessoa criar e gerenciar sites facilmente. Começando como uma plataforma de blogs, o WordPress evoluiu ao longo dos anos para ajudar os usuários a construir todos os tipos sites, desde blogs e portfólios até lojas de comércio eletrônico.

O Que é WordPress: Explicação em Vídeo

Confira nosso vídeo do canal da Hostinger Brasil no YouTube sobre o que é WordPress:

Um Breve Histórico do WordPress

Matt Mullenweg e Mike Little apresentaram o WordPress em 2003, construindo-o sobre a base de um projeto anterior. Sob a Licença Pública Geral GNU, eles criaram uma plataforma onde os usuários podem usar, modificar e distribuir livremente o software WordPress e seus derivados.

Hoje, o WordPress alimenta 63,1% de todos os sites construídos em CMS ou 43,1% de todos os sites na internet. O WordPress é tão popular porque é acessível, versátil e tem uma gigantesca comunidade global de usuários. Com sua ampla variedade de temas e plugins, trata-se da plataforma ideal para lançar um projeto pessoal ou um negócio online pequeno.

Para Quais Tipos de Sites o WordPress é Indicado?

Muitas pessoas usam o WordPress para criar vários tipos de sites, como:

  • Blogs pessoais. Desde que o WordPress começou como uma plataforma de blogs, ele possui recursos poderosos para escrever artigos, categorizar conteúdo e revisar comentários. A interface amigável ao usuário também torna fácil o gerenciamento de um blog WordPress.
  • Portfólios. Freelancers e profissionais criativos podem mostrar seu trabalho com um site WordPress usando um tema de portfólio e um plugin de galeria.
  • Sites de empresas. O WordPress traz suporte a recursos essenciais para seu negócio, como formulários de contato, agendamento de horários e depoimentos de clientes – úteis para um site de empresas de qualquer porte.
  • Lojas virtuais. Plugins como o WooCommerce podem transformar o WordPress em uma loja e-commerce completa, com ferramentas como listagens de produtos, carrinhos de compras e processamento de pagamento seguro.
  • Sites de membros. Os recursos de gerenciamento de usuários do WordPress, combinados com plugins especializados, permitem que você use paywalls, modelos de assinatura e diretórios de membros.
  • Sites de notícias. A plataforma do site suporta publicação intuitiva, edição fácil de conteúdo e atribuição eficiente de funções de usuário, ideal para um fluxo contínuo de notícias.
  • Sites de caridade. O WordPress permite que você integre botões de doação, calendários de eventos e sistemas de gerenciamento de voluntários, perfeito para fundações sem fins lucrativos.
  • Fóruns. Os plugins de fórum do WordPress permitem que você configure discussões de tópicos, adicione perfis de usuários e aumente o engajamento para promover uma forte comunidade online.
  • Cursos online. Plugins de sistemas de gestão de aprendizagem (LMS) permitem que você crie e disponibilize cursos, acompanhe o progresso dos alunos e inclua sistemas de pagamento integrados.
  • Sites de turismo. O WordPress facilita a administração de hotéis e aluguéis de temporada. Muitos plugins podem otimizar suas operações, incluindo reservas, listas de quartos, preços e comunicação com os hóspedes.
  • Sites de eventos. Vários plugins ajudam na criação de eventos, venda de ingressos, divulgação de patrocinadores e fornecimento de mapas interativos dos locais. Integrações de redes social ajudam ainda mais a divulgar os eventos.
  • Sites de empregos. Profissionais de RH podem criar uma página de carreira da empresa usando plugins de quadro de empregos. Esses softwares ajudam a gerenciar listas de empregos, candidaturas e perfis de candidatos.

Por Que Usar o WordPress?

Com tantos criadores de sites no mercado, você pode se perguntar o que faz o WordPress ser diferente. Aqui está o motivo de milhões de proprietários de sites usarem o WordPress:

Facilidade de Uso

Com o WordPress, os usuários podem criar seu próprio site sem código. Seu painel de administração é intuitivo, permitindo que você gerencie facilmente conteúdo, mídia, aparência e plugins.

Para criar páginas ou postagens, os usuários do WordPress podem usar o editor Gutenberg. Ele usa um sistema baseado em blocos de arrastar e soltar, oferecendo uma maneira visual e amigável para editar o conteúdo, mesmo que você seja iniciante na área. Sua interface intuitiva permite que você empilhe e mova elementos como texto, imagens e vídeos.

página do Gutenberg na web

Configuração Fácil

Para usar um CMS, geralmente você precisa baixar e fazer o upload do software para um servidor web compatível. Hoje em dia, a maioria dos provedores de hospedagem suporta PHP e MySQL, que são requisitos fundamentais para executar o WordPress.

Na Hostinger, oferecemos uma ferramenta para instalar o WordPress com um clique através do hPanel, nosso painel de controle personalizado. Dessa forma, você pode colocar seu site em funcionamento sem se preocupar com a instalação manual do CMS.

Código Aberto

Sendo um software de código aberto, o WordPress incentiva a colaboração e inovação global. Este sistema permite uma personalização avançada, onde desenvolvedores podem modificar arquivos centrais do WordPress, temas e plugins para adaptar os sites às suas necessidades.

Muitos produtos desenvolvidos pela comunidade surgiram como resultado, enriquecendo o ecossistema com diversas opções e ferramentas. O modelo open-source também permite atualizações regulares para melhorar a segurança e a funcionalidade.

Alta Capacidade de Personalização

A personalização é uma das vantagens mais notáveis ​​ao usar o WordPress. Com milhares de temas em seu diretório oficial, você pode personalizar o design do seu site para combinar com a sua marca e preferências de recursos.

Além disso, esteja você criando pequenos sites ou grandes lojas de e-commerce, existem plugins do WordPress prontos para atender às suas necessidades. É possível recursos como formulários de contato, galerias, integração com o Google Analytics e gateways de pagamento em apenas alguns cliques.

Custo-Benefício

Muitos escolhem o WordPress por sua acessibilidade. O software principal do WordPress é totalmente gratuito, e muitos plugins e temas do WordPress também estão disponíveis gratuitamente. Isso torna viável criar um site sem pagar uma taxa mensal alta.

Embora você ainda precise pagar pela hospedagem de site, muitos provedores oferecem planos com bom custo-benefício. Por exemplo, os planos da Hostinger partem de R$ 10.99/mês, o que inclui um domínio gratuito, um tema gratuito desenvolvido pela nossa equipe e contas de e-mail profissional.

Controle Total do Seu Site

O WordPress dá aos usuários controle total sobre seu site, desde seu conteúdo e design até sua funcionalidade. Você pode fazer quaisquer alterações que desejar sem quaisquer limitações de plataforma.

Além disso, não há restrições para monetizar seu site, permitindo que você implemente vários métodos para ganhar dinheiro online. Você pode exibir anúncios, tornar-se um afiliado e até vender produtos ou serviços.

Amigável para SEO

Um site WordPress oferece uma base sólida para otimização de mecanismos de busca (SEO). O software possui recursos integrados que permitem uma otimização eficaz na página, como estruturas de permalink limpas, criação de conteúdo fácil e textos alternativos.

Plugins de SEO também podem ajudar a melhorar a visibilidade do site em motores de busca como o Google.

Escalável

Ao hospedar um site WordPress, você tem um ambiente altamente escalável para seus sites. Você pode escolher qualquer provedor e plano de hospedagem que melhor atenda às suas necessidades atuais.

Se suas necessidades crescerem para além dos recursos oferecidos pela sua hospedagem, você pode fazer um upgrade no seu plano ou mudar para um outro provedor de hospedagem. Essa flexibilidade garante que seu site WordPress possa crescer e evoluir à medida que seu negócio e público se expandem.

Na Hostinger, oferecemos um serviço de migração de site sem custo adicional, para que você possa transferir seu site WordPress para nossa hospedagem de site em segurança e sem impactar a experiência do usuário.

Comunidade Enorme e Engajada

Com milhões de pessoas usando o WordPress em todo o mundo, você pode encontrar um sem-fim de fontes online oferecendo soluções para vários problemas. Isso compensa a falta de suporte direto do software, que pode ser essencial para iniciantes.

A página de Tutoriais da Hostinger é um bom exemplo. Oferecemos centenas de guias para usar o WordPress, desde a configuração do seu primeiro site até a otimização do desempenho das páginas.

Se você aprende melhor com guias mais visuais, confira o canal da Hostinger no YouTube.

Multilíngue

O painel de administração do WordPress está disponível em mais de 70 idiomas, permitindo que usuários de diferentes regiões usem a plataforma em sua língua nativa.

Se o seu site atende a um público internacional, existem muitos plugins pagos e gratuitos do WordPress para criar conteúdo multilíngue.

Desvantagens do WordPress

O WordPress apresenta muitos benefícios para usuários novos e avançados. No entanto, para aproveitá-lo ao máximo, é bom prestar atenção a alguns fatores:

Questões de Segurança

Em si, o software do WordPress é bastante seguro. Sua equipe global de segurança e a rede de colaboradores trabalham diariamente para resolver problemas e vulnerabilidades no CMS.

No entanto, como o WordPress é de código aberto, os usuários são responsáveis por manter a segurança do próprio site. Práticas ruins, como senhas fracas e versões desatualizadas do WordPress, podem expor um site a riscos e vulnerabilidades.

Garantir a segurança de um site WordPress começa com a escolha do provedor de hospedagem certo.

Os planos de hospedagem WordPress da Hostinger incluem medidas de segurança proativas, como um robusto firewall de aplicações web, um detector de malware e atualizações automáticas de software. Além disso, nosso verificador de vulnerabilidades garante que todos os plugins e temas estejam sempre atualizados.

Recursos de Terceiros

O WordPress possui um grande ecossistema de temas e plugins. Infelizmente, nem todos seguem as melhores práticas de codificação, o que pode levar a problemas de desempenho e segurança.

Seja usando um plugin ou tema gratuito ou pago, preste atenção em sua descrição e no feedback dos clientes para garantir a segurança daquilo que está usando. Além disso, evite versões modificadas de extensões pagas, pois elas podem introduzir riscos de segurança e muitas vezes perdem atualizações essenciais.

A Hostinger oferece temas e plugins do WordPress pré-selecionados e de alta confiança, que podem ser configurados durante a instalação do software. Para começar um blog WordPress, confira nosso tema personalizado gratuito e alimentado por IA.

tema wordpress da hostinger alimentado por ia

Tempo de Carregamento da Página

Fatores como excesso de plugins, arquivos de imagem grandes e código não otimizado podem desacelerar sites do WordPress. É por isso que otimizar esses elementos é importante para manter um desempenho rápido.

Além disso, usar um serviço de hospedagem rápido é crucial. A Hostinger alimenta todos os sites WordPress com o LiteSpeed, um dos principais servidores web do mercado.

Os clientes também podem ativar o plugin LiteSpeed Cache para acelerar a entrega de conteúdo do site e reduzir os tempos de carregamento.

Diferenças entre WordPress.org e WordPress.com

É importante notar que o WordPress é oferecido em duas versões: WordPress.org e WordPress.com. Embora compartilhem o mesmo nome, suas funcionalidades e usos são distintos.

WordPress.org

Esta versão é conhecida como o WordPress auto-hospedado. Ele é gratuito para baixar e oferece aos usuários controle total sobre seu próprio site – incluindo a instalação de qualquer tema ou plugin do WordPress do diretório.

Para usar o WordPress.org, você deve adquirir um plano de hospedagem de site e um domínio por conta própria.

WordPress.com

WordPress.com é um criador de sites baseado no software do WordPress. Ele possui seu próprio serviço de hospedagem, tornando-o uma escolha adequada se você não precisa da liberdade de gerenciar e otimizar o back-end do seu site.

O WordPress.com possui planos gratuitos, mas eles são bastante limitados. Eles exibem anúncios, têm uma gama limitada de temas e não permitem a instalação de plugins. Os planos pagos oferecem mais liberdade, mas por uma taxa mensal.

Tabela Comparativa

Confira a tabela abaixo para mais informações sobre as diferenças entre o WordPress.org e o WordPress.com:

RecursoWordPress.orgWordPress.com
PersonalizaçãoOferece personalização completa com milhares de temas e plugins.Opções de personalização limitadas – você precisa de um plano premium para acessar a maioria dos temas e plugins.
HospedagemRequer um provedor de hospedagem separado.A hospedagem está inclusa.
e-CommerceFuncionalidade completa de comércio eletrônico com plugins como WooCommerce.Requer um plano específico para desbloquear os recursos de venda online e criação de loja virtual, que custa R$ 230/mês.
SuporteSem suporte oficial, mas com a grande e ativa comunidade WordPress. Você também pode obter assistência do seu provedor de hospedagem.Usuários do plano gratuito podem acessar a documentação e os fóruns. Clientes premium podem usar email e chat ao vivo para suporte.
PreçosO WordPress é gratuito, mas você deve pagar pela hospedagem e um domínio.Gratuito para uso básico, mas os planos premium custam entre R$30R$230/mês.

O Que São Temas do WordPress?

Os temas do WordPress são modelos pré-projetados que permitem aos usuários personalizar o design de seus sites sem mexer em código. Eles são a base estética e funcional do seu site, provendo desde o esquema de cores e tipografia até o posicionamento de postagens de blog ou produtos.

O diretório oficial do WordPress possui mais de 11.000 temas gratuitos para atender a várias necessidades, como um blog WordPress, uma loja online e um site corporativo.

Alternativamente, você pode procurar por temas premium em marketplaces como o ThemeForest. Os temas pagos geralmente vêm com recursos mais avançados e suporte dedicado, caso você precise de ajuda para usá-los.

Astra é um ótimo tema do WordPress para um novo site. Ele possui um design moderno e leve com excelente desempenho e adaptado para dispositivos móveis. Confira nossa lista dos melhores temas gratuitos para WordPress para mais recomendações.

tema astra para wordpress

O Que São Plugins do WordPress?

Plugins do WordPress são extensões que você pode instalar para adicionar funcionalidades específicas ao seu site. Alguns exemplos incluem melhorar o desempenho, integrar um serviço de terceiros como o Google Analytics ou adicionar um formulário de contato no seu site WordPress.

O diretório do WordPress possui mais de 59.000 plugins gratuitos. Se você precisa de ferramentas avançadas, alguns marketplaces, como o CodeCanyon, vendem plugins premium.

Para otimização de sites WordPress, por exemplo, confira o AIOSEO. Ele possui recursos poderosos, como uma ferramenta de auditoria de site e análise de página para melhorar seu conteúdo.

plugins gratuitos wordpress: aioseo

Acesse a nossa lista de plugins indispensáveis do WordPress para descobrir mais ferramentas essenciais para o seu site.

Quais Sites Usam WordPress?

O WordPress está por trás de milhões de sites em toda a internet. Vamos dar uma olhada em alguns exemplos populares e ver quais melhores práticas de design podemos aprender com cada um deles:

Pinch of Yum

página inicial do blog pinch of yum

Este blog WordPress é bem conhecido por suas receitas simples e fáceis de seguir. Com inúmeros pratos em sua coleção, ele usa o sistema de taxonomia do WordPress para categorizar suas postagens.

Toda receita é marcada com base no tipo de comida e ingredientes. Se os usuários quiserem encontrar um prato semelhante, eles podem simplesmente clicar em uma tag para ver todas as postagens relacionadas.

O site também usa o plugin do WordPress WP Tasty, que torna seus cartões de receitas interativos e visualmente atraentes. Além disso, ele possui funcionalidade de schema markup: quando a postagem do blog aparece nos motores de busca, ela terá snippets ricos, que mostram o tempo de cozimento da receita e a classificação.

Vogue

site da vogue baseado em wordpress

O próximo na lista de sites populares baseados no WordPress é a página oficial da Vogue. Esta revista estadunidense de moda e estilo de vida usa a plataforma para publicar seus artigos e vídeos de celebridades, demonstrando a capacidade do WordPress de lidar com conteúdo multimídia.

Apesar de ter vários tipos de conteúdo, o tema minimalista utilizado faz o site parecer limpo e organizado. Como resultado, os visitantes podem se concentrar nas fotografias vibrantes.

O menu fixo facilita a navegação: não há necessidade de rolar para cima para ir a uma página diferente. Os assinantes da Vogue também podem salvar artigos para ler depois.

Casa Branca

site da Casa Branca

O site da Casa Branca é um dos sites WordPress mais acessados do mundo. Trata-se de um excelente exemplo de priorização da facilidade de uso e acessibilidade no design de websites.

Para ajudar os usuários a encontrar as informações que desejam, o site possui uma barra de navegação que os direciona para os tópicos mais populares. Há também um recurso de pesquisa para procurar outras páginas, garantindo fácil acesso à informação.

Além disso, o site está disponível também em espanhol, atendendo a um público mais amplo e garantindo a inclusividade. Usuários com deficiências também podem ativar o modo de alto contraste ou aumentar o texto para melhorar a experiência de navegação.

Mark Manson

página do blogueiro mark Manson

O site de Mark Manson é um ótimo exemplo da flexibilidade do WordPress. Ele começou como um blog, onde o autor compartilhava seus pensamentos sobre desenvolvimento pessoal e questões sociais.

Hoje, o site se expandiu para outros tipos de conteúdo, como cursos pagos em vídeo sobre relacionamentos e valores pessoais. Cada curso vem com fontes adicionais, como um livro didático em PDF, artigos premium e comentários em áudio.

Se você deseja fazer o mesmo em seu site WordPress, pode usar um plugin de associação para gerenciar assinantes, restringir conteúdo e configurar sistemas de pagamento.

Nalgene

site oficial da empresa Nalgene

Conhecida como a empresa original de garrafas de água, a Nalgene usa WordPress e WooCommerce para administrar sua loja online. Este site mostra a capacidade do plugin de fornecer uma experiência de compra intuitiva e eficiente.

As páginas dos produtos são repletas de informações úteis, como fotos de alta qualidade, um resumo das principais características e avaliações dos clientes. Com o complemento WooCommerce Variation Swatches and Photos, os usuários podem facilmente visualizar diferentes opções de cores e escolher a variante do produto desejada.

Para aumentar as vendas, o site WordPress usa um recurso de “Frequentemente Comprados Juntos” para recomendar itens que se complementam. Isso incentiva os clientes a explorarem mais do seu catálogo, aumentando o tíquete médio e a satisfação do cliente.

Como Começar a Usar o WordPress?

Com sua interface intuitiva, recursos online e comunidade dedicada, é muito fácil começar a usar o WordPress. Aqui estão as instruções passo a passo de como dar os seus primeiros passos na plataforma:

1. Compre um Plano de Hospedagem e um Domínio Personalizado

O primeiro passo é registrar um domínio e um plano de hospedagem. Um domínio funciona como o endereço do seu site na internet, enquanto a hospedagem é responsável por armazenar os arquivos do seu site. Você pode verificar a disponibilidade de domínios para registro no banco de dados WHOIS.

Os planos de hospedagem WordPress gerenciada da Hostinger já vêm com um domínio gratuito, incluindo a opção de domínios  .com . Você também pode transferir seu próprio domínio para o nosso sistema, se já tiver um.

Para um site de pequeno porte, recomendamos dar uma olhada no plano Business. Ele custa a partir de R$ 14.99/mês e possui recursos otimizados para WordPress, incluindo suporte Multisite, uma ferramenta de testes e um gerador de conteúdo AI para escrever postagens de blog.

Confira nosso guia sobre como escolher um plano de hospedagem de site para mais assistência.

2. Instale o WordPress

Os usuários podem instalar o software do WordPress com o instalador automático de seu provedor de hospedagem de site ou manualmente. Para os clientes da Hostinger, basta seguir o processo de configuração inicial após adquirir seu plano de hospedagem.

Digite seus detalhes de login do WordPress e conecte seu domínio personalizado ao site. Enquanto isso, iniciaremos o processo de instalação do aplicativo WordPress em segundo plano.

Uma vez concluído, você pode fazer login no painel do WordPress e começar a construir seu site.

configurando o wordpress no hanel ao criar novo site

3. Configure o Seu Tema do WordPress

Após instalar o WordPress, o próximo passo é selecionar um tema para o seu novo site.

O WordPress lança um novo tema padrão todos os anos, mas você também pode escolher entre milhares de temas gratuitos e premium disponíveis online.

Os usuários podem instalar temas do WordPress diretamente do diretório oficial a partir de seu painel de controle, navegando até Aparência → Temas → Adicionar Novo. Para temas premium, faça o upload dos arquivos ZIP manualmente.

navegando por temas no wordpress

Uma vez que a instalação seja bem-sucedida, certifique-se de Ativar o tema para começar a usá-lo.

4. Instale Plugins no Seu Site WordPress

Agora, vamos instalar plugins do WordPress no seu site. Se você deseja usar um plugin gratuito do diretório oficial, a maneira mais fácil de configurá-lo é ir até Plugins → Adicionar Novo. Em seguida, utilize a barra de pesquisa para encontrar o plugin certo para suas necessidades.

Assim como os temas do WordPress, você precisará ativar o plugin uma vez que ele esteja instalado. Aqueles que compraram um plugin premium podem fazer upload de seus arquivos ZIP diretamente para o software WordPress.

navegando por plugins no wordpress

5. Crie Páginas para o Seu Site WordPress

Com os plugins e temas do WordPress instalados, é hora de configurar algumas páginas. No seu painel, navegue até Páginas → Adicionar Nova. A partir daí, você chegará ao editor Gutenberg, onde pode adicionar blocos de conteúdo como imagens, texto, vídeos e elementos incorporados.

Para iniciantes, considere usar Padrões de Blocos, que são layouts pré-projetados feitos pelo WordPress e seus colaboradores. Em vez de arrastar e soltar blocos individuais para construir o conteúdo do seu site, você pode usar um Padrão para acelerar o processo.

editor gutenberg do WordPress

Uma vez concluído, clique no botão Publicar. Repita esse processo para criar quantas páginas seu site WordPress precisar.

Se você está começando um blog WordPress, as etapas para criar postagens de blog são semelhantes. Vá até Posts → Adicionar Novo para acessar o editor Gutenberg.

6. Promova Seu Site WordPress

Agora que você colocou o seu site WordPress no ar, vamos promovê-lo em vários canais de marketing digital. Comece compartilhando a URL do seu próprio site com amigos e familiares ou postando-a nas redes sociais.

Para atrair tráfego dos motores de busca, considere aprender as melhores práticas de SEO para WordPress. Nosso tutorial irá guiar você pelos princípios básicos desta ciênica, desde a pesquisa de palavras-chave e linkagem interna até a utilização do Google Analytics para acompanhar o desempenho.

Conclusão

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo criado para ajudar os usuários a criar sites sem código. Ele é ideal para quase todo tipo de site, incluindo blogs, lojas online, sites de negócios e plataformas de associação.

O WordPress é gratuito, fácil de usar e apoiado por uma forte comunidade. Além disso, a grande coleção de temas e plugins torna a ferramenta altamente versátil.

Existem duas versões do WordPress: o WordPress.org (auto-hospedado) e o WordPress.com (hospedado). O primeiro é um software de código aberto, enquanto o último é um criador de sites de modelo freemium.

Se você quer usar o WordPress.org, comece adquirindo um plano de hospedagem e um domínio. Os planos de hospedagem WordPress da Hostinger têm tudo que você precisa para construir um site WordPress. Nossa biblioteca de tutoriais também oferece guias fáceis para te ajudar a começar. Boa sorte!

O Que É WordPress: Perguntas Frequentes

Se você ainda tem dúvidas sobre o que é o WordPress, confira nossa seção de perguntas frequentes abaixo.

O WordPress é Gratuito?

Sim. O WordPress.org é um software de código aberto, o que significa que ele é totalmente gratuito para usar. No entanto, para manter um site WordPress auto-hospedado, você precisa pagar pela hospedagem de site e por um domínio. Já o WordPress.com oferece planos gratuitos, mas com limitações, enquanto seus recursos premium têm um preço mais alto.

É Difícil Aprender WordPress?

O WordPress é relativamente simples de aprender se comparado a outros CMSs. Sua interface é fácil de navegar e muitas fontes online estão disponíveis para ajudar você a se orientar na sua jornada de construção de sites.

O WordPress é Indicado para Iniciantes?

Sim, o WordPress é bom para iniciantes. Embora seja necessário comprar uma hospedagem de site e um domínio por conta própria, a maioria dos provedores de hospedagem hoje em dia inclui um instalador rápido do WordPress, para facilitar o processo de configuração. Unindo isso com a interface amigável ao usuário, novos usuários podem lançar um site sem complicações.

Como o WordPress Funciona?

O WordPress funciona em um sistema de banco de dados que permite aos usuários adicionar, modificar e organizar arquivos, temas, plugins e outros tipos de conteúdo. Cada membro de um site WordPress pode acessar o painel para gerenciar seu site em um único lugar.

O WordPress é Bom para Freelancers?

Sim. Muitos freelancers usam o WordPress devido à sua facilidade de uso, flexibilidade e escalabilidade, proporcionando muitas oportunidades para expandir seus projetos. Em média, desenvolvedores freelancers que usam o WordPress podem ganhar até R$150/hora.

Qual é a Diferença Entre WordPress e um Site?

O WordPress é uma plataforma que fornece as ferramentas para você criar seu próprio site. Um site é uma coleção de páginas da web onde você armazena conteúdo no servidor web de um provedor de hospedagem e o torna acessível para usuários online por meio de um nome de domínio.

Qual é a Diferença entre Posts e Páginas do WordPress?

As postagens do WordPress são usadas para atualizações regulares, como artigos de blog, enquanto as páginas apresentam conteúdo estático, como páginas de Sobre ou Contato . As postagens aparecem cronologicamente, muitas vezes com comentários, enquanto as páginas são organizadas com base na hierarquia de informações.

O WordPress é Mais Fácil que HTML?

Sim, usar o WordPress para construir um site é mais fácil do que com HTML. Isso porque a plataforma requer pouco ou nenhum conhecimento de código, tornando-a amigável para iniciantes. Você também pode instalar plugins e temas do WordPress para expandir os recursos do software.

Quais São as Alternativas ao WordPress?

Existem várias alternativas ao WordPress para a criação de sites, incluindo o Criador de Sites da Hostinger, Joomla, Drupal, Wix e Squarespace. Cada um vem com recursos específicos, então escolher o certo depende dos seus objetivos e das necessidades do seu site. 

Author
O autor

Andrei L.

Jornalista e conteudista SEO/Localização na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.