Como criar uma loja virtual com criador de sites em 8 etapas fáceis
Hoje em dia, você pode criar sua própria loja virtual sem saber nada de programação e sem gastar horas para configurar o site. Na verdade, você pode começar do zero e colocar sua loja no ar em poucas horas — basta escolher o criador de loja virtual certo.
Neste tutorial, explicaremos como criar uma loja online usando o Criador de Sites da Hostinger. Também vamos compartilhar algumas dicas importantes para a configuração do site, o design e as atividades que você deve realizar após o lançamento — tudo para te ajudar a estabelecer uma loja virtual de sucesso. Vamos lá?
Conteúdo
Como criar uma loja virtual usando um criador de sites
Sem mais delongas, siga estas etapas para lançar sua loja de comércio eletrônico com o Criador de Sites da Hostinger:
1. Escolha um criador de loja virtual e um domínio
Se você está pensando em iniciar um negócio online, provavelmente já mapeou seu nicho e os produtos que deseja vender na web. Agora, é hora de transformar sua visão em realidade.
Os melhores criadores de sites para lojas online são a escolha ideal para projetos de e-commerce, pois eles facilitam o processo de desenvolvimento do seu site site. Veja alguns fatores para isso:
- Facilidade de uso. Os criadores de sites são projetados com a simplicidade em mente, permitindo que você crie e gerencie uma loja online lucrativa sem nenhum conhecimento técnico. Nessas plataformas, é muito mais fácil configurar sua loja, adicionar produtos e personalizar o visual — tudo graças às interfaces intuitivas de arrastar e soltar.
- Economia. As pequenas empresas e as startups geralmente operam com orçamentos apertados. Nesse sentido, os criadores de sites são uma solução econômica, fornecendo uma variedade de planos acessíveis que incluem hospedagem, medidas de segurança e recursos essenciais de e-commerce sem que você precise fazer um investimento inicial significativo.
- Personalização. A flexibilidade no web design é crucial para a construção de uma marca. Os criadores de sites oferecem uma variedade de templates personalizáveis e ferramentas de design para adaptar sua loja virtual à estética de sua marca, garantindo que sua loja se destaque e atinja seu público-alvo.
O plano Business do Criador de Loja Virtual da Hostinger tem ferramentas de comércio eletrônico fáceis de usar e uma interface intuitiva, o que o torna perfeito para iniciantes.
A ferramenta não exige habilidades técnicas ou de design, permitindo que qualquer pessoa crie rapidamente um site com aparência profissional. Ela já inclui um editor flexível de arrastar e soltar, templates criados por designers e ferramentas de IA gratuitas para simplificar tarefas como a criação de um logotipo exclusivo e a geração de conteúdo personalizado para o seu site.
Especificamente para o comércio eletrônico, o Criador de Sites da Hostinger suporta até 500 produtos ou serviços. Você pode escolher entre mais de 20 opções de pagamento com suporte em todo o mundo, ficando com todo o lucro — nós não cobramos nenhuma taxa de transação, e você só precisa arcar com as comissões da processadora de pagamento escolhida. As ferramentas integradas de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) ajudam a aumentar a visibilidade da sua loja nos resultados de pesquisa.
Você também receberá um registro de domínio gratuito em todos os planos do Criador de Sites da Hostinger. Tenha em mente que escolher o domínio correto é uma etapa essencial para estabelecer sua loja virtual.
O melhor nome de domínio deve ser memorável, relacionado ao seu negócio e deve estar disponível em registradores de domínios e em plataformas de redes sociais, para manter a consistência da sua marca.
A Hostinger oferece um verificador de domínios para que você encontre a opção perfeita para sua loja, com vários domínios de nível superior (TLDs) disponíveis para destacar o endereço do seu site.
Ferramenta de Pesquisa de Domínio
Descubra se um nome de domínio está disponível
2. Escolha um template para sua loja virtual
Selecionar o template certo para sua loja online estabelece as bases para a linguagem visual e a funcionalidade do seu site. Se você já tem lojas físicas, é ainda mais importante criar um site que esteja de acordo com a sua identidade visual.
É importante escolher um template que não apenas seja visualmente atraente, mas que também esteja alinhado com o tipo de produtos ou serviços que você oferece. O template certo pode aprimorar a experiência do usuário, tornando seu site fácil de navegar e incentivando os clientes a explorar e comprar mais.
Por exemplo, lojas virtuais que vendem produtos de luxo podem optar por um design mais minimalista, enquanto uma loja de roupas infantis pode procurar um modelo com cores vivas e fontes divertidas.
O Criador de Sites da Hostinger oferece uma enorme gama de templates criados por designers profissionais e adaptados a vários nichos de negócios. Ao escolher um modelo, considere o seguinte:
- Relevância para seu nicho. Selecione um modelo projetado para seu setor específico ou um que possa ser facilmente adaptado. Por exemplo, se você vende artesanato, um template com grandes galerias de imagens pode ajudar a mostrar seus produtos com mais eficiência.
- Experiência do usuário (UX). Um bom template deve oferecer uma experiência de navegação perfeita, com navegação intuitiva e suporte a responsividade. Todos os nossos templates de loja virtual são otimizados para proporcionar uma experiência de usuário tranquila em diferentes dispositivos.
- Recursos de comércio eletrônico. Verifique se o modelo oferece suporte às funcionalidades de e-commerce, incluindo páginas de produtos, carrinhos de compras e gateways de pagamento. Os templates de comércio eletrônico da Hostinger são equipados com recursos integrados para ajudar a gerenciar seus produtos, reservas e descontos com eficiência.
Depois de adquirir um plano do construtor de sites, acesse os templates de lojas online:
Escolha a categoria e-Commerce se quiser navegar por templates pensados especificamente para lojas online. Passe o mouse sobre um modelo para visualizá-lo ou selecione-o para começar a criar um site com aquela opção.
Você pode experimentar cada template em visualizações para desktop e dispositivos móveis, facilitando a visualização do design em telas menores. O botão para alternar entre os dois modos está localizado no canto superior direito. Quando encontrar seu template favorito, clique em Iniciar criação — isso te redirecionará para o editor de sites.
Você também pode usar um template em branco para criar um design exclusivo. Para se inspirar, leia nosso guia sobre como criar um site do zero.
3. Personalize o design de sua loja
A personalização de uma loja online com um construtor de sites é um processo rápido e intuitivo, pois basta arrastar e soltar os elementos da página em suas posições desejadas na página.
Um design coeso que reflita sua marca pode melhorar significativamente a experiência do cliente. Para personalizar o design de sua loja com o Criador de Sites da Hostinger, siga estas etapas:
Layout
- No editor de sites, abra o menu Adicionar elementos.
- Selecione um elemento que deseja adicionar e simplesmente arraste-o para o local desejado na página.
- Clique em qualquer elemento da página para abrir as suas configurações.
- Adicione ou remova seções de acordo com suas necessidades, passando o mouse entre duas seções existentes e clicando no botão Adicionar seção.
- Use o controle deslizante para ajustar a altura da seção como preferir.
Cores
- Abra as configurações de Estilo do site no construtor.
- Passe o mouse sobre diferentes cores para abrir as configurações de cores individuais.
Fontes
- Abra as configurações de Estilo do site no construtor e selecione a guia Fontes.
- Selecione um estilo de texto predefinido ou edite um existente para atender às suas necessidades clicando em Editar estilos de texto.
- Escolha as fontes que você deseja usar para títulos, parágrafos e navegação.
Páginas e navegação
- Abra o menu Menu do site no editor.
- Use a funcionalidade de arrastar e soltar para organizar como as diferentes páginas aparecem em seu menu. Você pode criar menus suspensos criando uma hierarquia de páginas subordinadas a uma página principal.
- Abra as configurações de páginas individuais clicando no botão de configurações.
- Adicione mais páginas clicando no botão + Adicionar página.
Saiba mais sobre web design
4. Adicione seus produtos
Adicionar produtos à sua loja é um processo simples:
- Acesse o Gerenciador de Loja abrindo as configurações de Loja Virtual no menu lateral. Em seguida, clique em Gerenciar produtos.
- No menu Produtos, clique em + Novo produto
- Escolha o tipo de produto. Você pode vender serviços ou produtos digitais (como cursos online) receber doações ou ativar a marcação de agendamentos.
- Preencha os detalhes de cada produto. Para produtos físicos, inclua um nome, preço, descrição e fotos do produto.
- Se seus produtos tiverem variações, como tamanhos ou cores diferentes, adicione-as como opções de produto. Para organizar seus produtos, crie categorias que façam sentido para sua loja e adicione produtos a elas. Em uma loja de roupas, essas categorias podem ser vestidos, jeans, blusas e sapatos, por exemplo.
Para fazer com que seus produtos se destaquem, considere estas dicas para apresentá-los:
- Imagens de alta qualidade. Faça imagens nítidas e de alta resolução que mostrem seus produtos de vários ângulos. Bons elementos visuais são essenciais para convencer os clientes a fazer uma compra.
- Descrições detalhadas. Forneça descrições completas do produto, que destaquem seus principais recursos e benefícios. Use marcadores para facilitar a leitura e inclua detalhes como dimensões, materiais ou instruções de cuidados.
- SEO. Use palavras-chave relevantes nos títulos e nas descrições de seus produtos para melhorar a visibilidade de sua loja nos mecanismos de pesquisa. As ferramentas de SEO incorporadas da Hostinger podem ajudar a otimizar seu conteúdo.
- Avaliações de clientes. Incentive os clientes a deixar comentários sobre seus produtos. As avaliações positivas podem influenciar significativamente as decisões de compra e aumentar a credibilidade de sua loja.
- Preços e promoções. Exiba claramente as informações sobre preços e considere adicionar promoções ou descontos para incentivar as compras.
5. Implemente os recursos da loja virtual
A implementação de recursos essenciais, como um carrinho de compras e páginas de loja intuitivas, é fundamental para o sucesso de uma loja online. Esses elementos não só contribuem para uma experiência de compra perfeita, mas também afetam significativamente a satisfação geral do cliente, ajudando você a fazer mais vendas.
Carrinho de compras
O carrinho de compras é um recurso fundamental de qualquer site de comércio eletrônico, atuando como um depósito temporário para os itens que os clientes pretendem comprar. Ela permite que os compradores adicionem vários itens, revisem suas seleções, façam ajustes e prossigam para o checkout quando estiverem prontos. Um carrinho de compras bem projetado deve ser:
- Facilmente acessível. O carrinho deve estar visível e acessível em todas as páginas do site, geralmente representado por um ícone no cabeçalho.
- Informativo. Ele deve exibir informações importantes, como nomes de produtos, preços, quantidades e custo total, oferecendo aos clientes uma visão geral clara de suas possíveis compras.
- Simples de editar. Os clientes devem ser capazes de adicionar ou remover itens, alterar quantidades e ver os custos atualizados imediatamente.
- Seguro. Assegure aos clientes sua privacidade e segurança, especialmente nas etapas da transação.
O construtor de sites da Hostinger tem um recurso de carrinho de compras integrado, que facilita o gerenciamento de pedidos para empresas online. Você pode adicionar o carrinho à sua loja desta forma:
- Selecione o cabeçalho clicando duas vezes nele.
- Clique no ícone Editar carrinho de compras.
- Ative a opção deu carrinho de compras e ajuste o nome e o tamanho do seu ícone.
- O carrinho de compras agora deve estar visível em seu menu principal.
- Em seguida, acesse o gerenciador da loja abrindo as configurações da loja virtual no menu lateral e clicando no botão Gerenciar loja.
- Navegue até as configurações da loja e selecione Finalização de Compra.
- Edite a experiência de checkout nesta página.
Páginas de produto
As páginas de produtos são a espinha dorsal de sua loja online, apresentando seus produtos e serviços. Elas precisam ser bem organizadas, informativas e fáceis de navegar. Os aspectos essenciais incluem:
- Layout e design claros. O design deve ser limpo e sem desordem, com foco nos produtos. Imagens de alta qualidade e descrições detalhadas ajudam os clientes a tomar decisões informadas.
- Detalhes do produto. Cada página de produto deve fornecer informações abrangentes, incluindo recursos, especificações, preços e disponibilidade. A inclusão de avaliações e classificações de clientes também pode aumentar a credibilidade e influenciar as decisões de compra.
- Responsivo para dispositivos móveis. Garantir que as páginas de sua loja sejam compatíveis com dispositivos móveis é fundamental para atingir um público mais amplo.
Para editar as páginas de produtos com o Criador de Sites da Hostinger, basta seguir os passos abaixo:
- Abra o menu lateral da Loja Virtual e selecione a página do produto que deseja editar.
- Na página do produto, selecione a seção e clique em Editar seção para acessar as configurações da seção.
- Edite diferentes aspectos da página, incluindo o produto, o layout da página, o estilo e muito mais.
- Alterne para a visualização móvel para verificar se a página tem um bom visual e funcionamento em dispositivos móveis.
6. Configure o processamento de pagamentos e envios
Ter um gateway de pagamento confiável garante transações seguras e eficientes e aumenta a confiança do cliente.
Processadores como Stripe e PayPal suportam vários métodos de pagamento, desde o Apple Pay até cartão de crédito, atendendo às mais variadas preferências dos clientes. Essas plataformas também simplificam o gerenciamento financeiro e estão em conformidade com os mais altos padrões de segurança para proteger dados confidenciais.
Configurando um processador de pagamentos
Configure gateways de pagamento da seguinte forma:
- Acesse o Gerenciador da Loja abrindo as configurações da Loja Virtual no menu lateral e clicando no botão Gerenciar loja.
- Navegue até as configurações da Loja e selecione Pagamentos.
- Conecte sua loja a um gateway de pagamento integrado ou configure opções de pagamento manual. Siga as instruções na tela.
Configurando o envio
Configure os envios na loja da seguinte forma:
- Acesse o Gerenciador da Loja abrindo as configurações da Loja Virtual no menu lateral e clicando no botão Gerenciar loja.
- Navegue até configurações da Loja e selecione Entregas e Fretes.
- Clique no botão Criar Região de Entrega.
- Especifique a região de envio, atribuindo-lhe um nome e selecionando os países ou regiões cobertos pela zona. Clique em Salvar.
- Clique no botão Adicionar opção para adicionar uma nova opção de frete para esta zona.
- Especifique o método de envio, seu nome e a taxa na janela pop-up. Para adicionar mais condições de envio, clique em + Adicionar condições.
- Nas configurações da condição de envio, você pode configurar o envio com base no preço e no peso do produto. Clique no botão Adicionar quando estiver pronto.
7. Navegue e teste sua loja
Agora, é importante navegar e testar sua loja de maneira minuciosa para resolver quaisquer problemas antes de colocá-la no ar.
Certifique-se de que sua loja seja fácil de navegar, que o processo de checkout seja eficiente, que todos os links funcionem adequadamente e que o design se ajuste sem problemas em diferentes dispositivos.
Garantir que esses elementos funcionem perfeitamente melhora a experiência do usuário e gera confiança entre os clientes.
- No editor de sites, clique no botão Visualizar no canto superior direito.
- No modo de visualização, você verá uma versão real da sua loja como ela ficará após ir ao ar. Preste atenção a quaisquer elementos ou seções de página que não correspondam à sua visão ou que não estejam em perfeito estado.
- Alterne entre a visualização para desktop e para celular para garantir que tudo esteja em ordem nas telas menores.
8. Lance sua loja virtual
Para lançar sua loja virtual com a Hostinger, basta pressionar o botão Publicar:
Se você não tiver configurado um domínio personalizado no processo de integração, sua loja irá ao ar com um domínio temporário.
Para conectar sua loja a um domínio próprio, clique no botão Conectar domínio. Você irá para o hPanel:
Siga as instruções na página para concluir a configuração do domínio.
Configurando integrações de marketing
O Criador de Sites da Hostinger possui suporte a ferramentas de marketing e outras integrações para te ajudar a aumentar suas vendas e atrair novos clientes.
Acesse as configurações de Integrações por meio do menu lateral Configurações do site no editor. Conecte seu site a diferentes plataformas de mídia social, como WhatsApp e Facebook, e gerencie ferramentas de otimização de sites, como Google Analytics e Hotjar, aqui:
Confira algumas estratégias de marketing importantes que você deve implementar antes e depois de colocar sua loja no ar:
Mídias sociais
As mídias sociais são o local ideal para divulgar uma nova loja online devido ao grande alcance da maioria das plataformas, à relação custo-benefício e à capacidade de interagir diretamente com clientes em potencial.
Se você ainda não tem uma estratégia de marketing de mídia social totalmente mapeada, aqui estão algumas ideias para começar:
- Séries de conteúdo temático. Crie uma narrativa sobre sua marca e seus produtos com uma série de postagens temáticas.
- Conteúdo gerado pelo usuário. Incentive os primeiros usuários ou testadores a compartilharem suas experiências com seus produtos.
- Elementos interativos. Use enquetes, questionários e Stories para interagir com seus seguidores.
- Postagens de contagem regressiva. Crie entusiasmo com postagens diárias de contagem regressiva até o lançamento.
- Sessões ao vivo. Organize sessões ao vivo para falar sobre seus produtos, responder a perguntas e se conectar com seu público.
- Brindes e concursos. Realize um concurso ou uma distribuição de brindes para aumentar o engajamento e recompensar sua comunidade.
E-mail marketing
Configure um formulário de inscrição para newsletters em seu site e comece a coletar endereços de e-mail dos visitantes interessados em sua loja.
No Criador de Sites da Hostinger, basta adicionar um elemento de formulário de contato à página e ajustar os campos para coletar apenas o nome e o endereço de e-mail dos visitantes.
Considere a possibilidade de colocar o formulário de inscrição em destaque na página inicial, nas postagens do blog e no rodapé de todas as páginas para ter mais visibilidade. Para estimular as inscrições, ofereça incentivos como descontos ou guias gratuitos para os assinantes.
Crie newsletters envolventes e e-mails personalizados para atualizar seu público sobre novidades, ofertas exclusivas ou conteúdo que agregue valor. Isso ajuda a aumentar a fidelidade do cliente e a gerar vendas repetidas.
Marketing de conteúdo
Concentre-se na criação de conteúdo informativo e envolvente, como artigos de blog, vídeos e tutoriais relacionados aos seus produtos ou ao setor.
Essa abordagem não só ajuda a direcionar tráfego orgânico para o seu site por meio de melhores classificações nos mecanismos de pesquisa, mas também estabelece a sua marca como uma autoridade no seu nicho. O conteúdo envolvente incentiva os usuários a interagir e compartilhar sua marca, expandindo ainda mais o seu alcance.
Com o Criador de Sites da Hostinger, use o Escritor IA integrado para criar conteúdo exclusivo para seu site. Descreva o tipo de conteúdo que você precisa em poucas palavras, e a IA produzirá o texto para você. Dessa forma, você economiza tempo e pode se concentrar em tarefas mais estratégicas, como planejar sua próxima campanha de venda.
Tenha em mente que é importante atualizar seu blog ou canal de vídeo com conteúdo novo regularmente, pois isso mantém seu público envolvido e incentiva que eles voltem a visitar o seu site continuamente para conferir as novidades.
Tráfego pago
Use plataformas como o Google Ads e as mídias sociais para segmentar dados demográficos específicos com anúncios personalizados.
Como o Criador de Sites da Hostinger se integra facilmente ao Gerenciador de tags do Google, é fácil rastrear quais de suas campanhas geram mais tráfego. Isso ajuda você a concentrar seus esforços em anúncios que melhor se adaptam ao seu público-alvo e a economizar dinheiro a longo prazo.
Essa estratégia permite a segmentação precisa do público-alvo com base em interesses, comportamentos e padrões de pesquisa, maximizando as chances de alcançar clientes em potencial com maior probabilidade de se interessarem por seus produtos.
Dica
Depois de lançar sua loja, lembre-se de monitorar os canais que geram mais tráfego. Compreender os conceitos básicos da otimização da taxa de conversão (CRO) ajuda a otimizar sua loja e melhorar as vendas a longo prazo.
Conclusão
Hoje em dia, criar seu próprio e-commerce não exige mais habilidades de programação, pois os criadores de lojas online tornaram possível que qualquer pessoa complete essa tarefa facilmente e comece a vender na internet sem dificuldade, 24 horas por dia.
Neste tutorial, explicamos como começar a vender online com o Criador de Sites da Hostinger. Comece selecionando e personalizando um template de loja. Em seguida, adicione produtos e recursos importantes (como um carrinho de compras) à sua loja e configure o processamento de pagamentos e as opções de envio.
Lembre-se de visualizar e testar a loja antes de lançá-la. Depois de publicar sua loja, comece a direcionar o tráfego para ela por meio de estratégias de marketing de mídia social, conteúdo e tráfego pago. Boas vendas!
Como criar uma loja virtual com criador de sites: perguntas frequentes
Por fim, encontre respostas para as perguntas mais comuns sobre como criar uma loja online com um construtor de sites.
Quanto custa criar uma loja virtual?
O custo para criar uma loja virtual pode variar bastante, indo desde R$ 20/mês a centenas (ou mesmo milhares!) de reais, dependendo da plataforma de eCommerce e dos recursos que você escolher. Um construtor de lojas online como o Criador de Sites da Hostinger já inclui hospedagem confiável e recursos completos para criação de sites, ajudando você a economizar dinheiro.
Posso personalizar minha loja virtual para combinar com minha marca?
Sem dúvida. É essencial personalizar sua loja virtual para que ela se alinhe à sua marca. Plataformas como o Criador de Sites da Hostinger oferecem ferramentas de design versáteis e templates que permitem personalizar a aparência de sua loja para refletir a identidade de sua empresa.
Que tipos de métodos de pagamento posso integrar à minha loja online?
Isso depende um pouco da sua plataforma, mas com o Construtor de Sites da Hostinger, por exemplo, você pode integrar uma variedade de métodos de pagamento à sua loja virtual, como PayPal e Stripe. Isso garante uma experiência de compra conveniente para seus clientes, atendendo a boa parte das opções de pagamento disponíveis.
Posso otimizar minha loja online para mecanismos de pesquisa?
Com certeza — inclusive, otimizar sua loja online para mecanismos de pesquisa é vital para aumentar a visibilidade. Com o Criador de Sites da Hostinger, você pode acessar ferramentas de SEO integradas que ajudam a melhorar a classificação da sua loja nos mecanismos de pesquisa diretamente do editor da loja.