Flipping de domínio: o que é e como começar
Seja como um trabalho de tempo integral ou como uma atividade secundária, o flipping de domínio pode ser uma forma lucrativa de ganhar dinheiro online: você pode comprar domínios relativamente baratos e vendê-los por muito mais. Por exemplo, o domínio business.com foi comprado por US$ 7,5 milhões em 1999 e vendido por US$ 350 milhões oito anos depois.
Porém, para ter sucesso no mercado de flipping de domínio, é preciso desenvolver conhecimentos com os quais os iniciantes provavelmente não estão familiarizados – como o entendimento sobre valorização e investimento em domínios.
Portanto, este artigo apresenta um guia passo-a-passo sobre como comprar e vender domínios. Também vamos indicar os prós e os contras do domain flipping e responderemos às perguntas mais frequentes sobre o tópico.
Conteúdo
O que é flipping de domínio?
O flipping de domínio, ou domain flipping, é a prática de comprar e vender nomes de domínios para obter lucro. Envolve a pesquisa e a compra de nomes de domínios de baixo custo e, posteriormente, a revenda deles por um preço mais alto. Muitas vezes é conhecido como “investimento em domínios”. O objetivo geral da atividade é identificar nomes de domínios com alto potencial de valor e depois revendê-los a compradores interessados.
Alguns profissionais do ramo mantêm os domínios por mais tempo para maximizar o retorno sobre o investimento (ROI), enquanto outros priorizam a geração de lucro no curto prazo, registrando e vendendo domínios em algumas semanas ou meses.
Quais tipos de domínios são melhores para flipping?
Quando se trata de flipping de domínio, você pode optar por comprar novos domínios ou comprar domínios expirados. Não há uma certeza sobre qual tipo de domínio dá mais lucro, por isso, é importante considerar os prós e os contras de cada domínio antes de adquirir um.
Normalmente, é mais fácil encontrar e registrar domínios novos. Eles também oferecem mais flexibilidade no desenvolvimento da estratégia de gestão da marca. Além disso, um novo domínio não tem histórico negativo, dando mais legitimidade ao produto frente aos possíveis compradores.
No entanto, a venda de novos domínios exige um grande esforço de implementação de estratégias de marketing e otimização para mecanismos de busca (SEO), pois eles ainda não têm autoridade na internet, então requerem mais investimento.
Por outro lado, a compra de um nome de domínio que já passou da data de expiração e não foi renovado também tem seus próprios méritos. A maioria dos investidores em domínios tende a comprar domínios expirados que tenham boa autoridade, incluindo elementos como um “patrimônio de links” bem estabelecido e um alto volume de tráfego.
Dito isso, um domínio expirado costuma ser mais caro do que um novo – devido à sua disponibilidade limitada.
Dica
Use a ferramenta de consulta de domínio da Hostinger para descobrir quando um nome de domínio está prestes a expirar. Essa informação permite que você adquira o domínio imediatamente caso o atual proprietário não renove o produto.
Antes de investir em um domínio expirado, use ferramentas de SEO como Ahrefs ou Moz para verificar a qualidade dos backlinks e a autoridade da página (PA). Também é importante verificar o histórico do domínio para garantir que ele não esteja nas listas de bloqueio dos mecanismos de busca devido a atividades ilegais do antigo proprietário.
Como começar no setor de flipping de domínio
Depois de saber o que é domain flipping e o tipo de domínio a ser comprado, está na hora de começar essa jornada. Vamos listar cinco etapas para você começar a investir em domínios:
1. Encontre um domínio de qualidade
Para começar, você precisará encontrar nomes de domínio nos quais vale a pena investir. O ideal é escolher domínios baratos e que provavelmente aumentarão de valor.
Estes são alguns dos fatores que contribuem para a valorização de um domínio:
- Tamanho. Os domínios curtos normalmente têm mais demanda, já que significam uma melhor experiência do usuário (UX) e reconhecimento de marca. Os domínios mais populares da internet contêm menos de 15 caracteres, como google.com, youtube.com e twitter.com.
- Extensão. A escolha da terminação do domínio, o top-level domain (TLD), influencia significativamente no valor dele. Os TLDs mais populares, como .com e .co, custarão mais caro, mas são mais fáceis de vender, pois são mais conhecidos e seguros. Mesmo assim, alternativas como TLDs de cidades (por exemplo, .paris, .nyc, .tokyo) podem ser úteis para pequenas empresas e startups que desejam estabelecer uma marca localmente.
- Facilidade de pesquisa. Os domínios considerados amigáveis a palavras-chave normalmente têm um valor de mercado mais alto, pois ajudam a melhorar o SEO. Através de ferramentas como o Google Trends e o Planejador de palavras-chave do Google é possível identificar termos populares em pesquisas que podem ser adicionados aos seus domínios. Alguns marketplaces de domínios, como o Sedo, oferecem ferramentas de pesquisa de palavras-chave para ajudar os usuários com ideias de nomes de domínios.
- Relevância para o nicho. A maioria das empresas e marcas que querem se estabelecer na internet prefere domínios relacionados a um setor, local ou produtos e serviços específicos. Isso facilita a otimização dos sites e as campanhas de marketing.
Lembre-se de que esses indicadores sozinhos não garantem o sucesso na venda de domínios, pois o preço de um domínio pode mudar significativamente com o tempo.
Depois de encontrar um bom domínio, é importante verificar sua disponibilidade. A ferramenta de verificação de domínios da Hostinger permite que você encontre domínios disponíveis para registro.
Ferramenta de Pesquisa de Domínio
Descubra se um nome de domínio está disponível
Se o domínio já estiver registrado, a ferramenta apresenta outras sugestões e alternativas com diferentes extensões (TLDs). Filtros de pesquisa avançada também estão disponíveis, permitindo restringir os resultados de acordo com suas preferências.
Por outro lado, o usuário que deseja registrar um nome de domínio personalizado pode aproveitar a ferramenta de inteligência artificial que gera nomes de domínio para se inspirar com algumas ideias.
Às vezes é possível comprar um nome de domínio diretamente com o atual proprietário. Porém, para fazer isso, primeiro você precisa saber quem é o dono do domínio.
2. Registre o nome de domínio
Depois de fazer a pesquisa e encontrar um bom domínio, a próxima etapa é comprá-lo e registrá-lo em um registrador de domínios confiável. Um registrador reconhecido é uma empresa autorizada pela ICANN (Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números) e responsável pela compra, venda e renovação de nomes de domínio.
O procedimento para comprar e registrar um nome de domínio depende muito do registrador que você escolher. Portanto, antes de escolher um provedor de serviço de registro de domínio, é essencial considerar os seguintes fatores:
- Processo de transferência. Antes de comprar um domínio, leia a política de transferência de domínios do registrador. O processo de transferência de alguns provedores de registro é mais complicado do que o de outros.
- Preços. Leia os termos de serviço do registrador e verifique se há taxas ocultas. Evite empresas que oferecem taxas de registro baixas no primeiro ano, mas cobram taxas adicionais posteriormente.
- Política de expiração. É fundamental renovar o nome de domínio antes que ele expire para evitar que alguém o registre. Por isso, é melhor escolher registradores que ofereçam renovações automáticas.
- Proteção da privacidade do domínio. Escolha um provedor de registro que ofereça o serviço de privacidade de domínio. Esse recurso protege as informações de propriedade do seu domínio.
Alguns provedores de hospedagem de sites, como a Hostinger, incluem o registro de um nome de domínio gratuito na maioria dos planos de hospedagem. Além disso, ao se tornar um cliente Hostinger, você pode comprar um pacote de registro de domínios, isto é, uma coleção de domínios com o mesmo nome, mas com extensões diferentes.
De todo modo, também é possível comprar e registrar um domínio separadamente, sem precisar contratar um serviço de hospedagem. A Hostinger oferece excelentes taxas de registro para TLDs populares. Caso encontre algum problema durante o processo, uma equipe de Sucesso do Cliente está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana para te ajudar.
3. Faça uma estimativa do preço do domínio
Antes de listar seus nomes de domínio e começar a vendê-los, é uma boa ideia verificar o potencial deles. Os profissionais da área, os flippers de domínio, realizam pesquisas prévias antes de definir o preço de um domínio, assim conseguem maximizar o ROI.
Abaixo indicamos algumas maneiras de verificar o possível valor de mercado de seu domínio:
- Pesquise o mercado de domínios. Verificar o histórico de preços de domínios parecidos é uma boa maneira de estimar o valor do seu domínio. Sites como o NameBio permitem que você faça essa pesquisa através de um banco de dados de venda de nomes de domínio.
- Converse com especialistas. Participe de fóruns relacionados a domínios, como NamePros e DNForum, para interagir com profissionais da área e discutir estratégias de venda de domínios. Essas comunidades também compartilham atualizações sobre as tendências do mercado.
- Use ferramentas de análise de domínios. Outra maneira de calcular o valor de um nome de domínio é usar uma ferramenta de avaliação online. Esses recursos fornecem uma estimativa do preço do domínio com base no tamanho, nos termos e no potencial de SEO.
Depois de pesquisar o valor pelo qual seu domínio pode ser vendido, é hora de pensar na estratégia de preços. Os dois métodos mais comuns são preço fixo e flexível.
O preço fixo elimina o incômodo de ter que negociar os preços dos domínios, proporcionando um processo de transação mais rápido. Esse é um método eficaz na venda de domínios em marketplaces.
Por outro lado, a estratégia de preço flexível oferece mais controle sobre o preço do domínio. Às vezes um domínio pode ser vendido por mais do que o preço de reserva. No entanto, o processo de venda pode ser desafiador e levar mais tempo.
Por fim, cabe a cada profissional decidir o que é mais eficaz para seu negócio. Experimente diferentes estratégias para descobrir o que funciona melhor para você.
4. Escolha uma plataforma de venda de domínios
Uma etapa importante para tornar lucrativo o flipping de domínios é encontrar o lugar certo para vender o nome de domínio. Nesta seção, selecionamos algumas opções para você conhecer:
Mercado online de domínios (marketplace)
A forma mais fácil e rápida de vender nomes de domínio é através de marketplaces de flipping de domínios. Essas plataformas são conhecidas por terem uma grande base de clientes e por oferecerem mais visibilidade para os ofertantes, proporcionando maior exposição para seus domínios.
Cada site de mercado de domínios tem seus prós e contras. Por exemplo, o Efty oferece uma solução completa de gerenciamento de domínios para facilitar o processo como um todo, incluindo landing pages, construtor de eCommerce, integração com plataformas de pagamento, bem como recursos analíticos. Além disso, ele também tem comissões gratuitas sobre cada venda de domínio.
No entanto, os usuários precisam pagar taxas de assinatura a partir de US$ 15/mês e a plataforma só permite trabalhar com preços fixos.
Outra opção é a Afternic, que permite que os usuários publiquem gratuitamente os nomes de domínio para venda. Entretanto, a plataforma cobra uma comissão de 20% pelas vendas. Além disso, ela oferece opções de leilão e preços fixos.
Site de leilão de domínios
Os leilões de nomes de domínios funcionam de forma semelhante aos leilões normais, nos quais um vendedor define um preço inicial para lances. Quem oferecer o lance mais alto vence e obtém o domínio.
Um dos melhores sites de leilão para listar domínios é o Sedo. Uma vantagem dessa plataforma é que ela permite que os usuários definam um preço de reserva e, ao mesmo tempo, permite que eles recebam lances mais altos durante os leilões. Ela também trabalha com leilões de domínios premium e temáticos. A única taxa cobrada é uma comissão de 15% sobre as vendas realizadas.
Com o serviço gratuito de estacionamento (parking) de domínios da Sedo, os vendedores podem monetizar seus domínios através de anúncio na página de destino do domínio. Um domínio estacionado também gera estatísticas visitas, o que pode aumentar seu valor.
A Flippa é outra excelente plataforma. Embora seja mais utilizada para a venda de sites, ela também realiza leilões de nomes de domínio com comissões que variam de 5% a 10%.
Lembre-se de que, como a maioria dos sites de leilão cobra uma taxa de comissão, é aconselhável adicionar uma margem de lucro de 5 a 15% ao valor original do seu domínio. Ao fazer isso, você terá controle suficiente sobre sua margem de lucro final, independentemente das taxas que a plataforma de vendas cobrar.
Corretor de domínios
Outra opção para vender domínios é contratar um corretor de domínios profissional. Esses profissionais têm amplo conhecimento do setor de domínios, podendo te ajudar a localizar possíveis compradores e a negociar o melhor preço para o seu nome de domínio.
A Grit Brokerage é uma corretora de domínios premiada e especializada em facilitar a venda de nomes de domínios premium. Uma das vendas mais impressionantes feitas pela Grit foi a do domínio ice.com, que foi vendido por 3,5 milhões de dólares.
Os benefícios da plataforma incluem o trabalho de pesquisadores experientes e vários métodos de divulgação de domínios, incluindo boletins informativos, conferências, publicações em sociais e comunicados à imprensa.
Usar esse tipo de serviço pode ser mais vantajoso para vender domínios altamente valorizados, pois a maioria dos corretores estabelecidos no mercado trabalha com um modelo de preços baseado em comissão. Por isso, o ideal é conhecer a estrutura de preços e as políticas do corretor antes de contratar um deles.
Venda direta
As práticas de inbound e outbound marketing podem te ajudar a vender domínios individualmente, sem envolver plataformas ou terceiros.
As vendas de domínio outbound passam pelo processo de encontrar um possível comprador (lead) e entrar em contato com ele diretamente por email ou ligação telefônica.
Para além dos mecanismos de busca tradicionais, pesquise em sites de redes sociais, como o LinkedIn, para descobrir novos possíveis clientes. Usando o banco de dados do LinkedIn, você pode obter mais detalhes sobre a empresa, como o número de funcionários, a localização e o tipo de setor.
Envie um email personalizado, curto e simples, para alguns dos principais executivos da empresa anunciando a venda do domínio relevante. Recomendamos utilizar um email profissional para demonstrar profissionalismo e estabelecer confiança.
Considere armazenar seus leads em um software de gestão de relacionamento com o cliente (CRM). Essas ferramentas geralmente contam com recursos de automação e rastreamento para te ajudar a gerenciar melhor seus leads. Você pode monitorar quem está interessado em fazer negócio e quem desistiu de uma oferta.
Por outro lado, as vendas inbound geralmente são feitas através de uma landing page dedicada para avaliar o interesse das pessoas em um domínio específico. Inclua um portfólio de domínios na landing page, destacando os melhores recursos do domínio. Adicione também detalhes e um formulário de contato para que os compradores interessados possam facilmente entrar em contato com você.
Outra maneira eficaz de vender domínios via inbound marketing é criar um banner para anunciar seu domínio. Ao projetar o recurso visual, evite sobrecarregá-lo com elementos desnecessários. Mantenha o banner simples, exibindo o nome do domínio, o preço e um botão que direciona os visitantes para o site de vendas ou para a landing page do seu domínio. Para inspirar seu design, verifique exemplos em plataformas de web design como Behance e 99designs.
Compartilhe o banner em várias plataformas de redes sociais, como Instagram, Facebook e Twitter, expandindo seus esforços de marketing. Muitos flippers de domínio criam perfis próprios em redes sociais projetados especificamente para vender domínios.
Um bom exemplo é a conta do Twitter @ThinkInteres. O proprietário do perfil utiliza o espaço para publicar conteúdos sobre nomes de domínio que estão à venda.
5. Venda o domínio
Depois de encontrar um comprador, a próxima etapa é vender o domínio – processo que envolve a cobrança de pagamentos e a transferência da propriedade do domínio.
Para garantir uma transação segura, use um serviço de custódia ou caução. Essas empresas retêm o pagamento como uma terceira parte até que todas as obrigações contratuais sejam cumpridas.
Normalmente, marketplaces populares ou sites de leilão, como Sedo e Afternic, oferecem serviços gratuitos de depósito de garantia. No entanto, se você fizer uma venda direta, será necessário adquirir um serviço desse tipo separadamente.
O escrow.com é um dos melhores provedores disponíveis. Ele lida com pagamentos de alguns dos domínios mais populares da internet, incluindo instagram.com, uber.com e slack.com.
Depois de garantir o pagamento, é hora de transferir o domínio para o comprador. Esse processo varia dependendo de como e onde o domínio foi registrado.
Se você registrou o nome de domínio com a Hostinger, as transferências de domínios podem ser feitas de forma simples e rápida. Basta inserir o nome do domínio e o código EPP do seu provedor e confirmar a transferência. Normalmente, o processo leva de quatro a sete dias.
Lembre-se de cumprir todos os requisitos antes de transferir o domínio, incluindo a desativação da proteção de privacidade do WHOIS e a confirmação de que o domínio não está com status pendente ou de redemption.
Vantagens do flipping de domínio
Nesta seção, listamos alguns motivos pelos quais o flipping de domínios se tornou uma opção interessante para os empreendedores online:
Custos iniciais baixos
Você não precisa de muito dinheiro para começar a vender domínios. Na Hostinger, você pode adquirir nomes de domínio baratos por apenas R$ 2,99/ano. Além das despesas de registro, você só precisa de um computador e de uma conexão estável com a internet, o que torna a venda de domínios uma oportunidade de negócios acessível e de baixo risco.
Habilidades técnicas não são necessárias
Você não precisa de uma sólida formação técnica ou experiência profissional para ter sucesso no negócio de domain flipping. A compra e venda de nomes de domínios é tão fácil, rápida e segura quanto qualquer outra compra online.
Se você quiser aprender mais, as habilidades que podem te ajudar nesse processo incluem pesquisas sobre o mercado de domínios, análise de valor, negociação e networking. Comece fazendo cursos online em plataformas como Udemy ou Skillshare. Você também pode praticar a venda de domínios em marketplaces diferentes.
Recomendamos alguns cursos (em inglês) sobre a temática:
- Domain Flipping Masterclass por Angshuman Dutta
- Complete Beginner’s Domain Investing por Bryan Truong
- Find & Buy Premium-Looking Domain Names Cheaply por Alex Genadinik
- Easiest Side Hustle: Passive Income from Domain Flipping por Eshaan Rao
- Domain Flipping – Make a Profit Online Flipping Domain Names por Aaron Conelly
Além disso, considere a possibilidade de participar de workshops ou seminários sobre o universo dos nomes de domínio para aprender mais sobre o flipping com profissionais especializados. Esses eventos representam oportunidades significativas para fazer contatos com outros entusiastas da área.
Alta demanda por domínios
A demanda por nomes de domínio tem crescido de forma constante com a expansão da internet. Uma pandemia global também forçou as pessoas a adotarem atividades online, incentivando a expansão do setor de domínios.
De acordo com a Verisign, no segundo trimestre de 2022, mais de 351 milhões de nomes de domínios foram registrados. Além disso, há uma tendência de crescimento dos top-level domains, como aqueles com código de país (ccTLDs) e os novos domínios genéricos (gTLDs).
Os ccTLDs correspondem a 61% do mercado de domínios na Europa. Os gTLDs cresceram em relevância, com mais de 5 milhões de registros de domínios .xyz.
Os dados indicam que empresas de todos os tipos e tamanhos estão desenvolvendo estratégias sólidas e procurando nomes de domínio que possam corresponder às suas marcas. Isso mostra que o flipping de domínio é um negócio de alta atividade e com alto potencial de lucro.
Riscos do flipping de domínio
Apesar de oferecer muitas vantagens, o flipping de domínio tem algumas desvantagens. Nesta seção, listamos alguns riscos aos quais você deve estar atento ao comprar e vender domínios:
Cuidado com as marcas registradas
Embora o registro e a venda de nomes de domínios sejam atividades legais, podem surgir alguns problemas relacionados à propriedade intelectual. Você pode ser acusado de cybersquatting se comprar domínios que infringem a marca registrada de outra empresa.
Antes de comprar e vender um nome de domínio, você deve verificar se há direitos autorais ou marcas comerciais existentes (trademark) e checar listas de domínios bloqueados. Faça uma pesquisa no banco de dados do United States Patent and Trademark Office’s (USPTO) para verificar a originalidade do nome de domínio escolhido. No Brasil, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial possui um banco de dados para consulta de marcas registradas.
A rentabilidade não é garantida
Como qualquer investimento, não há garantia de que o preço de venda será maior do que o preço de compra. Embora seja possível vender certos domínios em poucas semanas, outros domínios podem levar meses ou até anos antes de serem vendidos.
Ao contrário dos mercados de ações ou de câmbio, o valor de um nome de domínio é muito mais subjetivo e pode ser difícil de prever. Se você estiver iniciando nessa jornada de flipping de domínio, comece com um orçamento pequeno e aumente conforme estiver mais familiarizado com o processo.
Os ganhos são tributados
Outra desvantagem é que o dinheiro que você ganha com a venda de nomes de domínios é tributável. Lembre-se de acompanhar as vendas e os lucros de seus domínios para poder declará-los em seus impostos. Considere conversar com um consultor financeiro ou contador profissional para planejar os melhores investimentos.
Conclusão
O flipping de domínio é uma forma flexível, lucrativa e de baixo custo para fazer dinheiro online. A compra e venda de domínios é ideal para quem busca gerar uma renda extra com pouco investimento e nenhuma experiência anterior.
Para te ajudar a começar a trabalhar nesse universo, dividimos o processo de flipping de domínio em cinco etapas:
- Pesquise bons nomes de domínio.
- Escolha um registrador confiável.
- Estime o valor do domínio e decida o modelo de precificação.
- Desenvolva um método estratégico de vendas.
- Garanta o pagamento e transfira a propriedade do domínio.
Antes de decidir entrar no negócio de flipping de domínios, conheça os riscos da atividade, como os lucros imprevisíveis, as obrigações fiscais e os possíveis problemas de violação de propriedade.
Dito isso, se você seguir as práticas recomendadas para encontrar, avaliar e vender nomes de domínios adequadamente, é possível ganhar uma renda extra com o flipping de domínio.
Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender mais sobre o flipping de domínios. Boa sorte!
Perguntas frequentes sobre flipping de domínio
Agora que você sabe como funciona o flipping de domínios, vamos apresentar as respostas das perguntas mais comuns sobre o assunto. Caso tenha outras dúvidas, compartilhe na seção de comentários abaixo.
O que é domain drop catching?
O drop catching, ou “coleta” de domínios, é uma estratégia de flipping de domínio que envolve a compra de domínios expirados e seu registro por um novo proprietário. Os serviços de coleta de domínios vencidos, como o DropCatch e o JustDropped, permitem que usuários e registradores deem lances por nomes de domínios que venceram e não foram renovados. Nesses casos, um bom domínio geralmente alcança um preço mais alto, especialmente se ele tiver um valor significativo de SEO, como autoridade, alto tráfego e backlinks.
Qual é o orçamento necessário para o flipping de domínios?
O custo para atuar no mercado de flipping de domínios depende muito da compra do nome de domínio. Em média, o preço de um domínio de site gira em torno de R$ 20 a R$ 100/ano, dependendo do tipo de domínio e do registrador utilizado. Outro fator que afeta o custo é o modelo de vendas. A maioria dos marketplaces especializados cobra taxas e comissões de vendas que variam entre 10 e 30%.
Quanto é possível faturar com o flipping de domínio?
O quanto você pode ganhar com a inversão de domínio depende principalmente do preço que seus domínios podem custar. Em média, as experiências estrangeiras indicam que é possível ganhar de US$ 100 a US$ 10.000 com a venda de domínios. No entanto, profissionais mais experientes conseguem vender domínios com bom peso de SEO por milhões de dólares.