Como Instalar o Ubuntu no Desktop (Notebook ou PC)

Escolher qual distribuição Linux instalar pode parecer um desafio, pois há muitas versões para escolher e cada uma delas oferece recursos muito diferentes. Uma distribuição popular a ser considerada é o Ubuntu.

É sem dúvida uma das melhores distribuições Linux disponíveis. É simples de usar, facilmente personalizável e escalável com base nas necessidades dos usuários.

Este artigo abordará os dois métodos de instalação do Ubuntu com GUI no seu PC ou notebook. Também incluiremos os requisitos e todas as configurações necessárias para aprender a como instalar Ubuntu.

Requisitos para Instalar o Ubuntu na Área de Trabalho

Para instalar o Ubuntu em um desktop, seu computador precisa atender a estes requisitos:

  • Processador dual-core de 2 GHz ou melhor
  • Pelo menos 4 GB de RAM
  • 25 GB de espaço livre em disco
  • Porta USB e um pen drive com pelo menos 4 GB de capacidade

Lembre-se de que esses métodos de instalação funcionam apenas com computadores desktop e não são adequados para usuários de VPS, pois estamos instalando o Ubuntu com uma interface gráfica. Se você preferir uma interface de linha de comando, considere optar por uma solução de hospedagem Linux (VPS).

Como Instalar Ubuntu Eliminando O Antigo Sistema Operacional

Apagar todos os dados do disco rígido é a maneira mais limpa de aprender a como instalar o Ubuntu para desktop. Dessa forma, os usuários excluem arquivos antigos do sistema operacional e instalam uma nova versão do Ubuntu.

Confira a tabela de comparação abaixo para ver as diferenças entre a aplicação desse método e a máquina virtual.

Ubuntu Linux na VMUbuntu Linux em hardware físico
EscalabilidadePode executar várias instalações do Ubuntu simultaneamentePode executar uma instalação do Ubuntu
SuporteO hardware precisa dar suporte à virtualização para que a VM funcione corretamenteUbuntu funcionará em uma gama mais ampla de hardware
AtuaçãoO desempenho geralmente é muito mais lento e determinado pelo sistema hostO desempenho geralmente é muito melhor porque o sistema operacional é executado diretamente no hardware físico
DesenvolvimentoAs VMs permitem a implantação de ambientes de teste com base nas necessidades do usuário. Isso é extremamente útil para desenvolvimento e teste de softwareReconfigurar o sistema operacional é uma tarefa longa e tediosa. Normalmente, incluirá a reinstalação completa do sistema operacional

Para resumir, a instalação do Ubuntu em Máquina Virtual se adequará melhor aos testadores de software para a plataforma. Em comparação, usuários casuais se beneficiarão mais com a instalação do Ubuntu em hardware físico devido ao seu máximo desempenho e estabilidade.

1. Baixe o Ubuntu do Diretório Oficial

O primeiro passo para aprender a como instalar Ubuntu nativamente é baixar o arquivo ISO oficial do Ubuntu OS. Para este tutorial, usaremos a versão mais recente do Ubuntu 22.04 LTS para desktop.

Página de download oficial para distribuição Linux de desktop – Ubuntu 22.04 LTS. Borda vermelha indicando o botão de download

Os usuários também podem escolher entre o Ubuntu Server e outros flavours do Ubuntu. No entanto, a versão principal do Ubuntu Desktop possui todos os recursos essenciais que um iniciante precisa.

2. Crie um USB inicializável

Como instalar Ubuntu pelo pendrive? Depois de baixar o arquivo ISO, você precisará criar uma unidade USB inicializável, que será usada para instalar o Ubuntu. Para fazer isso, você terá que usar software de terceiros, como o Rufus. Recomendamos baixar a versão portátil, pois ela não exigirá nenhuma instalação e estará pronta para uso imediato.

Página de download oficial do Rufus 3.18 Portable. É usado para montar arquivos ISO em dispositivos USB

Basta abrir o arquivo executável e o Rufus será iniciado. Feito isso, verifique se a unidade USB está conectada e selecione o arquivo ISO do Ubuntu.

Importante! Para o esquema de partição, selecione GPT se estiver usando um computador mais recente. Caso contrário, vá com MBR.

Seção Drive Properties no programa Rufus

Quanto às opções de formato, deixe os valores padrão do sistema de arquivos e do tamanho do cluster e clique em INICIAR.

Seção Opções de formato no programa Rufus

Importante! A criação de um pendrive inicializável apagará todos os dados da unidade USB. Certifique-se de fazer backup antes de continuar.

Dê cerca de dez minutos e a unidade USB inicializável estará pronta.

3. Instale o Sistema Operacional Ubuntu a partir do USB

Com a unidade inicializável do Ubuntu pronta, prossiga com a instalação. Para isso, reinicie o computador e acesse a BIOS. Normalmente, a BIOS pode ser acessada pressionando as teclas DEL ou F2 no teclado sempre que uma tela semelhante a essa abaixo aparecer:

Tela de inicialização do BIOS padrão para placa-mãe ASUS

Dica

Caso você tenha perdido a tela da BIOS, reinicie o computador e tente novamente.

Uma vez na BIOS, procure o menu de inicialização e defina a ordem para tornar a unidade USB a primeira da lista. Deve ficar assim:

Configurações de prioridade de inicialização para MSI BIOS

Agora salve e feche a BIOS. Aguarde alguns minutos e o instalador do Ubuntu deve iniciar. Assim que começar, prossiga para a próxima seção sobre o instalador do Ubuntu.

Como Instalar Ubuntu no Windows Usando o VirtualBox

Se você não quiser apagar tudo do seu disco rígido, vá com o método de instalação do VirtualBox. Isso instalará o Ubuntu dentro de uma máquina virtual, tornando-o completamente independente do sistema primário.

Esse método é excelente para quem deseja testar diferentes distribuições do Linux ou instalar pacotes de software de terceiros para o Ubuntu.

Dica

O método de instalação da máquina virtual permite que você instale o Ubuntu junto com outros sistemas operacionais no mesmo computador.

1. Baixe e Instale o VirtualBox

Comece baixando a versão mais recente do Oracle VirtualBox. Feito isso, abra o arquivo executável e prossiga com a instalação.

Processo de instalação do VirtualBox

Quando perguntado sobre interfaces de rede, selecione Sim. Observe que a conexão com a Internet pode cair por alguns minutos durante a instalação.

Aviso de interfaces de rede do instalador do VirtualBox

Em seguida, continue com as configurações de instalação padrão.

2. Baixe e Instale o ISO do Linux

Depois de instalar o VirtualBox, abra-o usando o atalho da área de trabalho e selecione Novo para criar uma nova máquina virtual.

Janela principal do VirtualBox. A borda vermelha indica o botão para criar uma nova máquina virtual

Especifique o nome da máquina virtual e selecione a quantidade de RAM a ser atribuída. Recomendamos dar metade do valor do sistema principal. Por exemplo, se o computador tiver 8 GB de RAM, atribua 4 GB à máquina virtual.

Há também uma opção para especificar um disco rígido virtual, pois é uma instalação recente – vá com as configurações padrão e clique em Criar.

Janela do VirtualBox para especificar o nome da máquina virtual e o tamanho da memória

Em seguida, escolha o local do arquivo para a máquina virtual, especifique o tamanho do arquivo e clique em Criar. Manteremos o tipo de arquivo de disco rígido padrão e o armazenamento alocado dinamicamente. O armazenamento dinâmico economiza muito espaço porque cresce à medida que os dados dentro do disco virtual aumentam. Por outro lado, o armazenamento fixo ocupa o valor total desde o início.

Janela do VirtualBox para especificar o tamanho, tipo e armazenamento do disco rígido

A máquina virtual está agora criada. No entanto, mostrará uma mensagem de erro sobre nenhum dispositivo de inicialização. Para corrigir, selecione Configurações, pois você precisará atribuir o arquivo ISO do Ubuntu baixado anteriormente.

Janela principal do VirtualBox. A borda vermelha indica o botão para abrir o menu de configurações

Uma vez nas configurações, abra a seção Armazenamento e atribua o arquivo ISO ao Controlador: IDE.

Janela do VirtualBox mostrando como montar o arquivo ISO na unidade de DVD

O resultado final ficará assim:

Configurações de armazenamento do VirtualBox

Agora, você pode iniciar a máquina virtual sem problemas.

Janela principal do VirtualBox. A borda vermelha indica o botão para abrir o menu de configurações

Aguarde alguns minutos e o instalador do Ubuntu deve iniciar. Em seguida, prossiga para a próxima seção sobre o instalador do Ubuntu.

Como Continuar com o Instalador do Ubuntu

Quando o sistema inicializar na nova tela de instalação do Ubuntu, selecione a opção Experimentar ou Instalar o Ubuntu.

O primeiro passo no processo de instalação do Ubuntu. O botão Experimentar ou Instalar o Ubuntu está selecionado

Selecione o idioma do instalador e escolha a opção Instalar Ubuntu na próxima etapa. Há também uma opção para testar o Ubuntu. Nesse caso, nenhum dos arquivos do disco rígido seria apagado. No entanto, estamos prosseguindo com a instalação completa.

Etapa do instalador do Ubuntu para escolher o idioma principal. A borda vermelha indica o botão para instalar o Ubuntu

Escolha o layout de teclado preferido e continue.

Configurações de layout de teclado do Ubuntu

Agora você pode escolher entre as instalações Normal e Mínima. Recomendamos manter a instalação Normal, pois oferece utilitários e pacotes de software mais úteis. Além disso, selecione a opção de baixar atualizações para obter a versão mais recente possível.

Etapa do instalador do Ubuntu para selecionar as configurações de atualização e especificar se um usuário deseja uma instalação normal ou mínima

Para o tipo de instalação, escolha Apagar disco e instale o Ubuntu.

Etapa do instalador do Ubuntu para selecionar o tipo de instalação

Quando perguntado sobre a partição, clique em Continuar.

Etapa do instalador do Ubuntu avisando o usuário sobre a partição raiz que será criada

Em seguida, selecione o fuso horário.

Etapa do instalador do Ubuntu permitindo que o usuário selecione seu fuso horário

Por fim, preencha o nome, nome de usuário e senha.

Etapa do instalador do Ubuntu para especificar o novo usuário do sistema operacional

Depois de clicar em continuar, a instalação do Ubuntu será iniciada. Aguarde cerca de 20 minutos e reinicie o computador após a instalação. Depois que o computador inicializar, você deverá ver a tela de boas-vindas padrão.

Tela padrão da área de trabalho do Ubuntu

Parabéns – você instalou com sucesso o Ubuntu 22.04 no seu computador.

Conclusão

Devido à sua simplicidade e versatilidade, o Ubuntu é frequentemente a escolha para um sistema operacional. Apesar disso, nem todos os iniciantes em Linux sabem como instalá-lo.

Neste tutorial, abordamos os principais pontos da instalação do Ubuntu:

  • Requisitos para instalar o Ubuntu Linux em um computador desktop.
  • Como instalar Ubuntu pelo pen drive criando um dispositivo USB inicializável do Ubuntu 22.04 LTS com o Rufus.
  • Como instalar o Ubuntu em uma máquina Windows física, eliminando o sistema operacional antigo.
  • Como instalar o Ubuntu em uma máquina virtual usando o software Oracle VirtualBox.

Esperamos que você tenha aprendido os principais aspectos da instalação do Ubuntu. Se você tiver alguma dúvida, deixe-a na seção de comentários abaixo.

Author
O autor