Site para Pequena Empresa: 20 Exemplos para Inspiração

Mais de 80% dos consumidores fazem pesquisas na internet antes de fazer uma compra. Sem uma presença online, sua empresa pode perder clientes potenciais e ter dificuldades para competir com os concorrentes que possuem sites. 

Para te ajudar a criar seu próprio site, pesquisamos 20 dos melhores exemplos de sites de pequenas empresas para inspiração. Esses sites de pequenas empresas incluem lojas virtuais e abrangem vários setores, como moda, artigos para o lar, saúde e bem-estar, alimentos e entretenimento.

Para cada exemplo, faremos uma breve descrição do negócio e indicaremos como o site se destaca. Além disso, apresentamos uma seção listando os fatores que devem ser levados em conta ao criar um site para pequenas empresas.

Esperamos que esses sites possam te ajudar na criação (ou melhoria) do seu próprio site e aprimorar suas estratégias de marketing digital. Vamos começar!

20 Exemplos de Site para Pequenas Empresa em 2024

Veja a seguir 20 bons sites de pequenas empresas que você pode consultar para obter ideias e inspiração. Cada exemplo apresenta um tipo de negócio diferente, dando a você uma ideia de como adaptar o design do site da sua pequena empresa com base no seu nicho e público-alvo.

1. Loja de Roupas: La Petite Alice

homepage da la petite Alice

Sediada na Lituânia, a La Petite Alice vende roupas e acessórios de linho feitos à mão. Alguns exemplos dos produtos da marca incluem peças de cama, mesa e banho, além de aventais e roupas para homens, mulheres e crianças.

A loja online do negócio apresenta uma paleta de cores marrom e bege que se alinha com o compromisso da marca com um ritmo de vida mais tranquilo, o respeito à natureza e a sustentabilidade.

A página inicial tem imagens clicáveis e controles deslizantes que levam a diferentes páginas de produtos. Eles fazem um ótimo trabalho de promoção de itens e atraem os clientes para a compra.

Dica

Saiba como criar uma loja virtual de roupas e explore dicas para levá-la a novos patamares.

2. Academia de Ginástica: Movement LAB

site da movement lab

O Movement LAB é uma academia boutique com sede em Vilnius, Lituânia. Enfatizando a eficácia do treinamento em pequenos grupos, ela oferece sessões de treinamento particulares e semi-particulares conduzidas por treinadores especializados em vários exercícios.

Este site de pequena empresa, hospedado na Hostinger, mostra todas as informações importantes na página inicial, para que as pessoas não precisem navegar por outras páginas para encontrá-las.

Essas informações incluem o endereço, o processo de registro e o botão CTA (call-to-action), preços e planos, treinadores e informações de contato, como redes sociais e e-mails.

3. Loja de Artigos para o Lar: Little Karma Co.

captura de tela do site da little karma co.

Fundada durante a quarentena da COVID-19 em 2020, a Little Karma Co. fornece velas veganas e ecologicamente corretas. Feitas de cera 100% natural, as velas artesanais podem ser recarregadas e personalizadas.

Este site transmite com sucesso a ideia de uma empresa com uma marca forte. Ele usa várias estratégias para promover seus produtos em sua página inicial, como maneiras de personalizar suas velas.

Além disso, o site destaca citações da imprensa e depoimentos de clientes para aumentar a credibilidade da marca.

4. Cervejaria: Sureshot Brewing

site da cervejaria sureshot

A Sureshot Brewing é uma marca sediada em Manchester que oferece cervejas de alta qualidade em pequenos lotes.

A página inicial dessa loja online exibe uma imagem em destaque com um copo de cerveja e o nome da marca em um grande texto branco. Isso cria um design limpo e minimalista que coloca o produto em evidência.

Sob o nome da marca, um botão de chamada leva à página da loja e chama a atenção das pessoas com sua animação que muda de cor.

5. Marca de Beleza e Skincare: SOLIDU

site de pequena empresa da solidu cosméticos

A SOLIDU é uma loja online de produtos de beleza da Lituânia. Os produtos incluem itens como xampus, condicionadores, sabonetes e manteiga corporal. Criada com base no respeito ao meio ambiente, a marca enfatiza a ecologia por meio de produtos com pouco desperdício e embalagens compostáveis.

A loja virtual desse site de e-commerce tem fotos de produtos que mudam quando o cursor passa sobre elas. Isso permite que os visitantes do site vejam rapidamente a aparência dos produtos fora e dentro da embalagem sem precisar entrar nas páginas individuais de cada um deles.

6. Artista: Ine Agresta

página inicial da artista ine agresta

Radicada na Dinamarca, Ine Agresta é uma artista, designer e criadora uruguaia especializada em moda e design têxtil. Ela adora fazer experiências com diferentes tipos de arte e cores ousadas, procurando contar a história de sua vida por meio de suas obras.

O site de Agresta, hospedado na Hostinger, funciona como um portfólio virtual e uma loja online que vende peças de arte como esculturas, arte em papel reciclado, cerâmica e impressões.

A página da loja apresenta um menu suspenso que classifica os itens com base em popularidade, classificação, preço ou data de publicação. Esse recurso ajuda os clientes a encontrar rapidamente os itens de seu interesse.

7. Loja de Móveis BDSM – BDSM Architecture

site bdsm architecture

Especializada em móveis BDSM feitos sob medida, a BDSM Architecture é uma loja online que oferece produtos como gaiolas, bancos e contenções.

Este site apresenta um vídeo de fundo em tela cheia que tem uma dupla finalidade. Ele cria uma experiência imersiva de navegação no site e, ao mesmo tempo, demonstra como usar seus produtos.

O grande texto em branco sobreposto ao vídeo resume a empresa de forma simples e concisa, deixando claro para os visitantes sobre o que é a marca logo de cara.

8. Facas e Produtos em Ferro: Gate Foot Forge

página inicial da pequena empresa Gate foot forge

Sediada no Reino Unido, a Gate Foot Forge é uma criação de Owen Phillips, um ferreiro e fabricante de facas. Além de oferecer encomendas personalizadas, a empresa fornece produtos de ferro e serviços exclusivos, como aulas de serralheria e fabricação de facas.

O design do site apresenta uma barra de navegação fixa que permanece visível à medida que os clientes rolam a página para baixo, permitindo que eles visitem outras páginas sem precisar rolar a página para cima.

A página inicial também mostra uma foto de Phillips junto com uma breve descrição. Isso é ótimo para aumentar a credibilidade do negócio, pois muitas pessoas gostam de conhecer a pessoa por trás da empresa.

9. Marca de Sistemas Elétricos Autônomos: Climbingvan

site da climbingvan

Dois entusiastas de vans para camping fundaram a Climbingvan, que oferece produtos para sistemas de energia independentes da rede elétrica. Esses produtos incluem itens como baterias, painéis solares e carregadores.

A página inicial desse belo site apresenta controles deslizantes de produtos com diferentes categorias, mostrando fotos de alta qualidade juntamente com o preço e o status do estoque.

Os controles deslizantes de produtos permitem que as pessoas pesquisem rapidamente os itens disponíveis e vejam se a loja online tem o que elas precisam, tudo isso sem precisar ir para outras páginas.

10. Fotografia: Simone Dicosta

captura de tela do site de simone dicosta

Simone Dicosta é uma profissional especializada em fotografia de arquitetura, comercial e corporativa. Alguns exemplos de seu trabalho incluem headshots corporativos, imagens de design de interiores e fotos de produtos.

O site profissional apresenta um layout minimalista com bastante espaço em branco e um esquema de cores simples em tons de cinza. Essas opções de web design permitem que suas fotos coloridas sejam o centro das atenções.

Os detalhes de contato de Dicosta também ficam visíveis imediatamente no primeiro acesso ao site, de modo que os visitantes não precisam rolar a página inicial para descobrir como entrar em contato com ela.

11. Marca de Café: Progeny Coffee

página inicial da progeny coffee

Criada a partir da necessidade de aprimorar o setor cafeeiro, a Progeny Coffee é uma marca que se esforça para fornecer produtos de alta qualidade e melhorar a qualidade de vida dos produtores de café. A empresa oferece três produtos principais: cafés especiais em grãos, cafés de dose única e equipamentos de preparo.

Esse site é um ótimo exemplo de como projetar um site com base em uma história — no caso, a missão da empresa de melhorar a prosperidade dos produtores de café.

A página inicial reflete essa missão de forma consistente por meio da imagem em destaque, do texto e dos princípios listados. Uma narrativa de marca clara, que defende uma causa nobre, ajuda a criar confiança e estimula as pessoas a apoiar sua empresa.

12. Serviço de Assinatura: Seamwork

site da seamwork

O Seamwork é um serviço de assinatura dedicado à arte da costura. Os membros podem acessar receitas de costura atualizadas mensalmente, aulas de costura e uma comunidade com mais de 20.000 costureiros.

Esse exemplo de site para pequena empresa usa uma das melhores estratégias de marketing para vender online: oferecer produtos digitais grátis. Os exemplos incluem um webinar gratuito, uma receita de costura e um teste de dois minutos para ajudar as pessoas a descobrirem as áreas da costura com que mais se identificam.

13. Serviço de Bufê: Finer Palate

página inicial da fines palate

Sediada em Richmond, Virgínia, a Finer Palate é uma empresa de bufê que fornece alimentos de alta qualidade para eventos particulares ou corporativos. Ela oferece vários cardápios personalizáveis para almoço, jantar, aperitivos e acompanhamentos.

A página inicial exibe estatísticas úteis que são ótimas para o marketing. Por exemplo, o número de eventos servidos e os anos de experiência ajudam a aumentar a credibilidade. Enquanto isso, o número de pratos a escolher enfatiza a grande variedade de alimentos que o serviço oferece.

Além disso, o site tem um botão que leva o usuário de volta ao topo, que ajuda as pessoas a retornarem ao topo da página sem rolar manualmente para cima.

14. Podcast: Unladylike

site de pequena empresa unladylike

O Unladylike é um dos melhores sites de podcast sobre estilo de vida e feminismo. Apresentado por Cristen Conger, ele combina narração de histórias, apuração de fatos e aconselhamento ao explorar tópicos relacionados à feminilidade.

O plano de fundo do site apresenta as capas dos episódios anteriores organizadas em uma grade. Isso cria um esquema de cores vivas e brilhantes e, ao mesmo tempo, mostra a grande variedade de tópicos abordados por Conger.

A página inicial também apresenta um player de áudio com mais de 200 episódios de podcast. Portanto, os visitantes não precisam acessar outros sites ou plataformas para começar a ouvir o podcast.

15. Estúdio de Tatuagem: Boston Tattoo Company

site de pequena empresa boston tattoo company

A Boston Tattoo Company trabalha com tatuagens e piercings na área de Boston desde 2004. A empresa possui dois estúdios com mais de uma dúzia de artistas e body piercers.

Este exemplo de site para pequena empresa combina fontes em negrito, um fundo de vídeo em tela cheia e rolagem paralaxe para criar um site envolvente, dinâmico e esteticamente agradável.

A empresa incorporou seu feed do Instagram à página inicial para mostrar suas melhores tatuagens. Essa é uma ótima opção para pequenas empresas que dependem de estratégias de marketing com forte apelo visual.

16. Restaurante: Bar Kismet

site do restaurante bar kismet

O Bar Kismet é um restaurante e bar familiar localizado em Halifax, Canadá. Ele serve coquetéis, vinhos, frutos do mar frescos e massas artesanais.

Esse exemplo de site para pequenas empresas permite uma reserva rápida e fácil de mesas por meio de uma janela que aparece quando as pessoas clicam em Reservas.

Os clientes podem simplesmente ajustar a data e o número de convidados nos menus suspensos da janela e selecionar o horário desejado. A janela também mostra as informações de contato e a localização física do restaurante. 

17. Design de Interiores: Truoba

homepage da truoba

Formada por uma equipe de arquitetos e designers de interiores, a Truoba é uma empresa online que oferece serviços de design e decoração.

O design do site tem um menu de navegação fixo, de modo que a barra superior permanece com os visitantes quando eles rolam para baixo, permitindo que eles visitem facilmente outras páginas.

Sua página inicial também lista seus projetos categorizados por popularidade, coleção e tamanho. Todas as plantas têm itens clicáveis para ajudar os clientes a acessar facilmente as páginas dos produtos e facilitar a compra rápida.

18. Serviço de Limpeza: Cleanadora

captura de tela do site de pequena empresa cleanadora

Sediada em Cambridge, Massachusetts, a Cleanadora é um serviço de limpeza de residências e propriedades comerciais que tem como objetivo livrar famílias e empresas de tarefas cansativas. A equipe de limpeza é especializada e usa os melhores equipamentos de limpeza, incluindo desinfetantes de grau hospitalar e filtros HEPA.

O design da página inicial apresenta um controle deslizante em tela cheia que mostra imagens de casas limpas combinadas com depoimentos de clientes para ajudar a estabelecer a credibilidade do negócio.

Informações importantes, como o endereço da empresa, o número de telefone e o horário de funcionamento, ficam imediatamente visíveis na parte superior da página. Os novos clientes não precisam procurar por todo o site para encontrá-las.

19. Artigos para Pets: Gone to the Dogs

home page da gone to the dogs

Sediada no Brooklyn, a Gone to the Dogs oferece produtos para animais de estimação feitos à mão e ecologicamente corretos.

O design do site apresenta fotos de vários produtos, com seus nomes e preços diretamente na página inicial para facilitar a navegação pelo catálogo.

A página da loja tem menus suspensos úteis que filtram os itens por tipo e os classificam por popularidade, preço, data e ordem alfabética. Isso facilita para as pessoas encontrarem os produtos desejados.

20. Loja de Instrumentos Musicais: Music Villa

site e e-commerce da music villa

Localizada em Montana (EUA), a Music Villa é uma loja de instrumentos musicais que se concentra principalmente em violões, guitarras e baixos. A empresa vende instrumentos de fabricantes populares como Gibson, Taylor, Martin, Collings, Fender e PRS.

A página inicial do site usa títulos cativantes e incisivos, como Novidades Imperdíveis, para chamar a atenção das pessoas para os produtos mais novos e interessantes disponíveis no e-commerce.

A empresa também cria vídeos para comercializar seus produtos, desde clipes educativos até pequenos esquetes. Isso é excelente, pois oferecer conteúdo útil e/ou divertido promove a confiança e o carinho pela marca.

O Que É Importante num Site de Pequena Empresa

Veja a seguir os fatores mais importantes que fazem com que os sites de pequenas empresas se destaquem e atraiam mais público:

  • Design responsivo. Um site responsivo, compatível com dispositivos móveis, é bem renderizado em todas as telas, inclusive em dispositivos móveis, como tablets ou smartphones. Esses sites ganham uma classificação mais alta nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa, gerando mais tráfego orgânico.
  • Domínio bem pensado. Encontre um registrador de domínios confiável e compre um domínio personalizado que seja igual (ou o mais parecido possível) com o nome da sua empresa. Você também pode comprar domínios alternativos que se pareçam com o principal, para garantir que elas também levem ao seu site.
  • Otimização de mecanismos de busca (SEO)Entender o SEO é parte importante do aprendizado de como vender online, pois ele afeta o tráfego do site e a visibilidade da marca. As melhores práticas de SEO ajudam seu site a ter uma classificação elevada nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa. Essas estratégias incluem a pesquisa e a incorporação de palavras-chave e a inclusão de textos alternativos em imagens.
  • Site rápido e leve. A probabilidade de as pessoas abandonarem um site aumenta conforme o tempo que ele leva para carregar. Algumas dicas para melhorar o tempo de carregamento do site incluem encontrar a hospedagem correta e usar uma CDN.
  • Design descomplicado e fácil de usar. Uma das práticas mais recomendadas de web design é evitar sobrecarregar o site com muitos elementos. Inclua somente as informações essenciais, evite uma paleta de cores exagerada e ofereça uma navegação intuitiva.
  • Detalhes de contato visíveis. Exiba suas informações de contato, como telefones e endereços de e-mail, logo de cara. Isso é especialmente importante para pequenas empresas que dependem da marcação de horários pelos clientes.
  • Informações precisas. Antes de publicar novos conteúdos ou atualizações, revise-os para verificar a precisão e a qualidade. Evite erros gramaticais, substitua dados desatualizados e cite fontes confiáveis.
  • Botões de chamada. Esses botões são um dos elementos essenciais do design de um site comercial. Os melhores sites de negócios têm botões de CTA estrategicamente posicionados para incentivar os visitantes do site a comprar um produto ou a se inscrever em um boletim informativo.
  • Seção “Sobre”. Essa seção informa aos visitantes do site tudo sobre o que a empresa faz e as pessoas que estão por trás dela. Recomendamos incluir fotos suas ou da sua equipe.
  • Segurança. Certifique-se que o seu site tem um certificado SSL/TLS instalado e outras medidas de segurança para transmitir confiança aos seus visitantes. Isso é especialmente importante se você tem um e-commerce que lida com informações confidenciais dos clientes, como números de cartão de crédito.

Quando tudo estiver devidamente planejado, transforme sua ideia de site em realidade usando um CMS flexível ou algum dos criadores de sites mais fáceis de usar.

Conclusão

Independentemente do setor, ter um site é essencial para uma pequena empresa, pois a presença na web aumenta a exposição, as vendas e a credibilidade. Entretanto, pode ser difícil saber por onde começar.

Além de pesquisar as melhores ferramentas e recursos de criação de sites, se inspirar em vários sites de pequenas empresas pode te ajudar a aprender como criar um site, seja ele de e-commerce ou não.

Se, depois de passar por nossa lista, você ainda tiver dificuldade para escolher exemplos de design, a seguir estão nossas recomendações finais dos melhores sites para pequenas empresas:

  • Movement LAB – mostra todas as informações essenciais em uma página para que os clientes em potencial não precisem procurar em todo o site.
  • Little Karma Co. – transmite uma voz forte de marca usando várias maneiras de promover a empresa e seus produtos na página inicial.
  • Progeny Coffee – usa uma marca orientada por histórias, visíveis em todos os aspectos de seu web design e materiais de marketing.
  • Boston Tattoo Company – utiliza um fundo de vídeo em tela cheia e um efeito de rolagem de paralaxe para impressionar os clientes em potencial e envolvê-los no design do site.
  • Music Villa – cativa a atenção das pessoas, aumenta a credibilidade da empresa no campo do comércio eletrônico e promove a fidelidade e o carinho pela marca por meio de sua estratégia exclusiva de marketing de conteúdo com foco em vídeo.

Qualquer que seja o nicho do seu negócio, lembre-se de que a criação de uma loja online ou de um bom site de negócios pode aumentar muito suas chances de sucesso. Boa sorte!

Site para Pequena Empresa: Perguntas Frequentes

Esta seção responde às perguntas mais comuns sobre como criar um site para pequenas empresas.

Como Criar um Site para Pequena Empresa com um Construtor de Sites?

Escolha um construtor de sites confiável e selecione um dos modelos de site predefinidos. Em seguida, usando o editor, personalize o design e crie as páginas essenciais. Além da página inicial, adicione as páginas Sobre, Contato, Informações Jurídicas e Produtos.

Lembre-se de adicionar elementos visuais como imagens, ilustrações personalizadas, animações e vídeos. Quando terminar, publique o site de sua pequena empresa.

Quanto Custa Criar um Site para Pequena Empresa?

O custo da criação de um site para pequena empresa depende de vários fatores, inclusive das ferramentas e dos recursos que você utiliza e, se for o caso, dos profissionais que contrata.

Se você mesmo criar o site usando modelos prontos, poderá gastar em torno de R$100 a R$ 1.000. Entretanto, se você contratar profissionais para criar um site, seu gasto pode chegar a milhares ou até dezenas de milhares de reais.

Author
O autor

Bruno Santana

Jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia e Especialista em Marketing de Conteúdo na Hostinger, onde atuo na criação e otimização de artigos úteis, envolventes e criativos em áreas como desenvolvimento web e, marketing. Além disso, sou colaborador eventual do site MacMagazine e da editoria de cultura do Jornal A Tarde, fascinado por arte, culinária e tecnologia.