O Que Fazer Quando o WordPress Não Envia Email: 5 Soluções Fáceis

Enviar emails para assinantes do seu site WordPress é uma ótima maneira de aumentar o engajamento, não importa se estamos falando de uma simples resposta automática para envios de formulários ou uma newsletter semanal completa.

Às vezes, entretanto, o envio de emails no WordPress pode apresentar falhas — ou a mensagem vai parar na pasta de spam do destinatário. Se você estiver enfrentando problemas relacionados ao envio de emails no WordPress, continue lendo para descobrir as possíveis causas e cinco maneiras fáceis de corrigir o problema. Vamos lá?

Por Que o WordPress Não Envia Email?

Antes de prosseguirmos, vamos realizar um teste para ver se o seu site WordPress está enviando emails corretamente.

Basta instalar o plugin Check & Log Email do seu painel do WordPress. Após ativá-lo, vá para a seção Status do plugin e envie emails de teste para diferentes endereços.

testando envio de emails no wordpress com o plugin check & log email

Se nenhum dos seus emails chegar aos destinatários, é provável que algo esteja errado com o seu site WordPress.

Esse erro pode ocorrer por várias razões, mas aqui estão as causas mais comuns:

Configuração incorreta do servidor

O WordPress tem uma função chamada wp_mail para enviar emails usando PHP. Essa função usa o servidor web do seu site para rotear e enviar mensagens.

O problema pode surgir caso a sua empresa de hospedagem não ofereça suporte à função de correio PHP ou exija configuração adicional para que ela funcione corretamente.

Bloqueio temporário

Em outros casos, seu provedor de hospedagem pode desativar a função de correio PHP por alguns motivos:

  • Prevenção de spam . Alguns provedores de hospedagem impõem limites no número de emails enviados por hora, para prevenir campanhas de spam. Se você excedê-los, não poderá mais enviar emails até que o limite seja restabelecido.
  • Medidas de segurança . Sua plataforma de hospedagem pode bloquear o envio de emails caso detecte atividade suspeita ou potenciais vulnerabilidades de segurança em seu site.

Má reputação do remetente

Ao usar um endereço IP compartilhado, outros sites que usam o mesmo servidor que você podem afetar a capacidade de envio dos seus emails no WordPress.

Se esses sites “vizinhos” forem denunciados como spam, isso afetará sua reputação também. Como resultado, seus emails do WordPress acabarão na pasta de spam do destinatário.

Configurações de plugin incorretas

Se você estiver usando um plugin de formulário para gerenciar contatos, o problema pode estar na configuração do plugin. Verifique as configurações do plugin para garantir que ele esteja usando as configurações de e-mail corretas e funcionando conforme o esperado.

Problemas no servidor

Ocasionalmente, falhas temporárias ou sobrecarga do servidor da sua plataforma de hospedagem podem causar falhas nos emails. Nesse caso, entre em contato com o suporte ao cliente para obter ajuda.

5 Maneiras de Resolver Problemas de Email no WordPress

Seja qual for a causa, os problemas no envio de e-mails podem afetar negativamente suas campanhas de marketing e a reputação da sua marca. A notícia boa é que resolver problemas do tipo costuma ser rápido e fácil. Vamos ver o passo a passo de cinco métodos simples para que seus emails voltem a ser entregues rapidamente.

Verifique as Configurações de Email no Painel do WordPress

Embora esse possa parecer um problema menor, um endereço de e-mail ausente ou incorreto no painel de administração do seu WordPress impedirá que qualquer mensagem seja enviada.

Para corrigir isso, abra o painel do WordPress e vá para Configurações → Geral. Verifique novamente se você inseriu o endereço correto na caixa ao lado de Endereço de Email de Administração.

campo do endereço de email de administração nas configurações do wordpress

2. Redefina as Configurações de Email na sua Conta de Hospedagem

Se o problema persistir mesmo após configurar o endereço de email de administrador corretamente, o problema pode estar relacionado à sua hospedagem.

Às vezes, seu provedor de hospedagem cria um bloqueio temporário depois que você envia muitos emails dentro de uma hora. Para remover este bloqueio, tente redefinir as configurações de email do seu painel de controle de hospedagem.

Se você é um usuário da Hostinger, pode desativar temporariamente sua conta de email e depois reativá-la através do hPanel:

  1. Navegue até Emails no menu superior e selecione Gerenciar ao lado do seu endereço de email.
  2. Clique no ícone de três pontos no lado direito do seu domínio de email, em seguida, abra Configurações.
configurações de email no hpanel
  1. Desative sua conta de email e clique em Atualizar
desativar email no hpanel
  1. Para redefinir o serviço de email, reative sua conta acessando Configurações novamente e desligando a opção Desativar conta de email.
  2. Não esqueça de salvar suas alterações.

Se você encontrar alguma dificuldade durante o processo, sinta-se à vontade para entrar em contato com nossos agentes de sucesso do cliente através do chat ao vivo.

3. Configure o SMTP no WordPress Usando um Plugin

Abreviação de Simple Mail Transfer Protocol, o SMTP oferece uma alternativa para enviar emails do seu website WordPress.

Com o SMTP, você usa um servidor de email dedicado, separado do seu servidor de hospedagem. Em outras palavras, isso permite que você passe por cima de quaisquer restrições impostas na função de correio PHP.

Recomendamos o uso do WP Mail SMTP, um plugin fácil de usar que ajuda seus emails a escapar de testes de spam e firewalls para melhorar a taxa de entrega.

O plugin WP Mail SMTP funciona em conjunto com vários servidores de email, mas cada servidor requer informações diferentes para configuração e autenticação. Por exemplo, os usuários do Google precisam do ID do cliente da conta do Gmail para usar este plugin.

Neste tutorial, vamos focar na configuração de um servidor de email usando o serviço de email da Hostinger. Mas antes de instalar e configurar o plugin SMTP do WP Mail, você precisa conhecer os detalhes do seu servidor de email primeiro.

Acessando detalhes do servidor de email

Se você é cliente da Hostinger, aqui está como obter os detalhes necessários para a configuração do WP Mail SMTP:

  1. No hPanel, vá até Emails → Gerenciar.
  2. Em Gerenciar Contas de Email, copie e salve o seu endereço de email. Nós vamos usar isso como seu Nome de usuário SMTP mais tarde.
contas de email no hpanel com um endereço em destaque
  1. Você também precisará da sua senha de email para a Senha SMTP. Se você não está se lembrando dela, clique no ícone de três pontos e selecione Alterar Senha.
  2. Para visualizar o restante dos detalhes da configuração, vá para Conectar Aplicativos & Dispositivos na barra lateral esquerda.
  3. A partir daí, faça uma captura de tela do Nome do servidor e da Porta do servidor de saída para preencher os campos Host SMTP e Porta nas configurações do plugin WP Mail SMTP.
tela de conectar apps e dispositivos na área de email do hpanel

Configurando o WP Mail SMTP

Uma vez que você tenha salvo todos os detalhes necessários do servidor, é hora de configurar o plugin WP Mail SMTP através do painel do WordPress.

Vá para Plugins – Adicionar Novo Plugin e pesquise WP Mail SMTP no campo de busca. Ao encontrá-lo, instale o plugin do WordPress e clique no botão Ativar.

Quando o assistente de configuração aparecer, clique em Let’s Get Started . Na próxima página, escolha Other SMTP como seu servidor de email SMTP.

escolhendo "outro smtp" nas configurações do plugin wp mail smtp

Em Configurar Configurações do Mailer, preencha as informações com base nos detalhes do seu servidor:

  • Host SMPT – copie e cole o nome do seu servidor de saída, como smtp.hostinger.com.
  • Criptografia – nosso servidor suporta tanto o Secure Sockets Layer (SSL) quanto o Transport Layer Security (TLS). No entanto, recomendamos a escolha do TLS, pois esta é a versão mais recente do SSL.
  • Porta SMTP – insira 465 para SSL e 587 para TLS.
  • Autenticação – mantenha-a ativada para autenticar seu email.
  • Nome de usuário SMTP – insira seu endereço de email de administrador.
  • Senha SMTP – preencha com a senha do seu servidor de email.
  • Nome “De” – use um nome que represente seu site, como seu título. Caso você ative o campo  Forçar Nome “De”, isso impedirá que outros plugins alterem o nome em questão.
  • Email “De” – adicione um endereço de email de administrador existente que representa seu site. Caso você ative o campo Forçar Email “Dee”, outros plugins (como formulários de contato) não poderão alterar essa configuração.

Salve suas alterações e vá para a próxima página de configuração. Aqui, você pode escolher quais recursos deseja ativar. Por padrão, estão habilitadas as opções Melhoria na Entrega de Emails e Rastreamento de Erros de Email.

configurando plugin wp mail smtp

Conclua todas as etapas restantes para finalizar a configuração. O WP Mail SMTP enviará um email de teste para garantir que tudo está funcionando corretamente.

4. Configure os plugins de formulário de contato

Este passo se aplica se você precisar de ajuda com respostas automáticas para envios de formulário, não e-mails enviados pelo próprio WordPress, como notificações de administrador.

Muitos plugins de formulário de contato dependem de suas próprias configurações para gerenciar respostas de email. Em outras palavras: quando um visitante envia um formulário de contato, o plugin dispara uma notificação por email para o seu endereço.

Se o email não for enviado, o problema provavelmente está na configuração do plugin — mais precisamente nos endereços de email do remetente e do destinatário.

Aqui está como verificar e configurar essas configurações — usaremos como exemplo o Contact Form 7, que é um dos plugins de formulário de contato mais populares do WordPress.

  1. No seu painel do WordPress, navegue até Contato → Formulários de Contato.
  2. Passe o mouse sobre o formulário de contato desejado e clique em Editar.
formulários de contato no plugin contact form 7
  1. Abra a aba Mail , e você encontrará os campos De Para 
  2. Certifique-se de que o endereço de email De use o mesmo domínio que o seu site. O endereço Para também deve usar a sintaxe correta de caixas de correio.

Se você inserir os campos incorretamente, algumas mensagens de aviso aparecerão, como no exemplo abaixo.

erros em configuração de formulário de contato no contact form 7

Basta clicar nos links fornecidos para descobrir o que deu errado e como corrigir os erros.

5. Evite que os emails caiam na caixa de spam

Mesmo se seus emails do WordPress forem enviados com sucesso, eles ainda podem acabar na pasta de spam ou lixo do destinatário.

Isso geralmente acontece porque o WordPress não está devidamente autenticado com um provedor de email confiável ou quando o conteúdo do email aciona um filtro de spam.

Aqui está o que você pode fazer para evitar que seus emails sejam considerados spam:

  • Use um endereço profissional . A maioria dos destinatários não confia em emails desconhecidos provenientes de um endereço gratuito, como usuario@gmail.com, pois qualquer pessoa pode obter um endereço desses rapidamente. Em vez disso, use um endereço de email profissional usando seu domínio — como contato@suaempresa.com.br — para transmitir confiança.
  • Preste atenção no campo Assunto . No campo assunto, evite frases enganosas, promessas ousadas ou quaisquer outras táticas de clickbait que possam acionar filtros de spam.
  • Utilize um IP dedicado. Provedores de email frequentemente bloqueiam endereços IP compartilhados devido à alta atividade de spam de outros sites no mesmo servidor. É por isso que usar um endereço IP dedicado melhorará a capacidade dos seus emails de chegar à caixa de entrada dos destinatários. Além disso, com um IP dedicado, seu site não será afetado por problemas de segurança em outras páginas que que compartilhariam o endereço caso você optasse por um IP compartilhado.
  • Ative o DKIMDomainKeys Identified Mail (DKIM) é um protocolo de autenticação que ajuda a verificar a legitimidade dos seus emails. Isso garante que suas mensagens não irão para a pasta de spam ou lixo.

Se você está usando um endereço IP compartilhado, recomendamos a troca para um serviço de hospedagem que ofereça um endereço IP dedicado, como o plano WordPress Cloud Startup da Hostinger.

Com ele, você pode criar até 100 endereços de email com domínio próprio sem custo adicional, o que dará uma aparência ainda mais profissional aos seus emails. No hPane, você também pode adicionar facilmente um registro DKIM para melhorar a reputação do seu email.

Conclusão

Enviar emails do seu site WordPress é uma ótima maneira de alcançar novos públicos e interagir com seus assinantes. Entretanto, existem alguns casos em que o WordPress pode simplesmente parar de enviar emails por diversos motivos.

Para resolver este problema, verifique se as configurações do seu email estão corretas tanto no painel do WordPress quanto na sua conta de hospedagem.

Se tudo estiver OK e você ainda tiver problemas para enviar e-mails, então recomendamos a configuração de um serviço SMTP no WordPress usando o plugin WP Mail SMTP.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a resolver os problemas de email do WordPress. Se o problema persistir, nos informe na seção de comentários abaixo. Boa sorte!

WordPress Não Envia Email: Perguntas Frequentes

Agora, veja as respostas para algumas perguntas frequentemente feitas sobre erros de envio de email no WordPress.

Como Testar se o WordPress está Enviando Emails Corretamente?

Se você não tem certeza se o WordPress está enviando emails corretamente, faça um teste usando um plug-in como o Check & Log Email. Basta instalar o plugin e enviar um email de teste para verificar se a função de correio PHP está funcionando.

Como eu Faço Para o WordPress Enviar Emails?

Por padrão, o WordPress permite que você envie emails, desde que seu endereço de email de administrador esteja correto. Para verificar isso, vá até Configurações → Geral no painel do WordPress, localize Endereço de Email do Administrador, e certifique-se de que não há erro de digitação no seu endereço.

Author
O autor

Bruno Santana

Jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia e Especialista em Marketing de Conteúdo na Hostinger, onde atuo na criação e otimização de artigos úteis, envolventes e criativos em áreas como desenvolvimento web e, marketing. Além disso, sou colaborador eventual do site MacMagazine e da editoria de cultura do Jornal A Tarde, fascinado por arte, culinária e tecnologia.