Como Vender Cursos Online: Saiba como Precificar e Divulgar suas Aulas para Obter Lucros Máximos
Com o crescimento contínuo da indústria de ensino online, vender cursos online é uma alternativa prática e flexível para ganhar dinheiro na internet.
Esse modelo de negócios não requer altos investimentos iniciais para começar a gerar lucros. Há diversos tópicos a serem ensinados – desde conhecimentos básicos, como finanças pessoais, até questões mais específicas, como programação e criação de sites.
Se você é um empreendedor, vender cursos online também pode te ajudar a construir autoridade no mercado, aumentar o reconhecimento da sua marca e atrair mais clientes.
Este tutorial vai oferecer um guia completo de como vender cursos online. Vamos iniciar com os passos essenciais, como a criação de cursos para vender, a definição de uma estrutura de preços e o planejamento das estratégias de marketing para promover o curso. Em seguida, apresentaremos algumas dicas úteis para aumentar as vendas do seu curso virtual. Vamos lá!
Conteúdo
Como Vender Cursos Online – Tutorial em Vídeo
Ao invés de ler este artigo, você prefere assistir a um vídeo sobre o tema? Conheça os passos básicos para vender cursos online assistindo o nosso tutorial em vídeo:
1. Crie um Curso Virtual
Antes de vender cursos online, é importante compreender as etapas básicas da criação de um curso virtual. Respeitando os estágios de desenvolvimento, você garante que as informações oferecidas pelo seu curso serão relevantes e desejadas pelo público-alvo.
Siga os passos indicados nesta seção para criar um curso virtual apropriado para ser vendido na internet:
Passo 1 – Selecione um Tópico Lucrativo para o Curso
Abaixo listamos alguns fatores que você deve levar em consideração quando estiver escolhendo um assunto para seu curso:
- Público-alvo. Você deve atender aos interesses e às necessidades de seus alunos. Primeiramente, identifique o porquê de alguém possivelmente estar interessado em seu curso. Faça buscas relacionadas ao assunto em um mecanismo de pesquisa ou pergunte às pessoas de sua rede de contatos o que elas gostariam de aprender.
- Demanda de mercado. Examine a atuação de outros criadores de cursos sobre o mesmo tópico: quanto eles cobram pelos cursos? Qual a taxa média de matrículas? Analise a estrutura de conteúdos dos competidores e identifique quaisquer lacunas nas informações ou brechas que você possa explorar. Assim, você será capaz de desenvolver o unique selling point (USP, ou ponto de venda exclusivo) do seu curso, isto é, o diferencial do seu produto.
- Paixão e expertise. Escolha um tópico pelo qual você realmente possua interesse e conhecimento suficiente, assim, terá competência e confiança para compartilhar essas informações com outras pessoas. Leve em consideração qual é a sua área de expertise ou em quais indústrias você já teve experiência. Por exemplo, pessoas que possuem um diploma em ciências da computação podem criar cursos introdutórios à programação ou cursos sobre temáticas variadas da indústria tech, como criação de sites para pequenos empreendedores.
Passo 2 – Defina um Resultado de Aprendizado Claro e Atrativo
As pessoas tendem a comprar e fazer cursos online quando desejam atingir um objetivo específico ou quando estão buscando uma solução para um problema pessoal ou profissional. É por isso que é essencial informar previamente o que o seu curso tem a oferecer, garantindo que o público saberá o que esperar das suas aulas.
Um modelo efetivo de aprendizagem para cursos online consiste em alguns componentes, como:
- Especificidade de aplicação. Explique o que os alunos podem fazer com o conhecimento adquirido ou ofereça exemplos práticos ao final do curso.
- Mensuração da qualidade do ensino. Determine o sucesso do seu curso através de métodos de avaliação – como quizzes, provas e projetos. Assim, é possível verificar o desempenho dos alunos e acompanhar seus progressos.
- Objetivos alcançáveis. Evite criar metas inalcançáveis ou irrealistas. Considere os seus recursos e as habilidades dos alunos.
- Relevância. A relevância do conteúdo deve estar alinhada com os objetivos gerais do curso.
- Prazos bem definidos. Criadores de cursos online devem especificar um período de tempo limite para que o objetivo de aprendizado das lições seja alcançado.
Abaixo apresentamos alguns bons exemplos de resultados que podem ser oferecidos ao divulgar um curso online:
- Ao final deste curso, os alunos poderão analisar e interpretar dados utilizando softwares de estatísticas, além de comunicar suas descobertas em um relatório escrito.
- Ao concluir o curso, o estudante poderá desenvolver e implementar uma campanha de marketing para uma pequena empresa, utilizando múltiplas ferramentas e estratégias de marketing digital.
- Quando tiverem completado o curso, os alunos serão capazes de criar aplicações web básicas – usando HTML, CSS e JavaScript – e hospedá-las em uma plataforma para aplicação online.
- Finalizando o curso, os estudantes terão conhecimentos suficientes para fazer o design e construir um portfólio online de sucesso utilizando o WordPress.
Crie um Plano de Ensino Sólido para o Curso
Assim que tiver determinado o tópico e os objetivos de aprendizado do seu curso virtual, é hora de planejar a estrutura e a apresentação dele.
Veja abaixo uma lista com alguns elementos que devem ser considerados nessa etapa:
- Duração do curso. A duração do curso deve ser suficiente para que os objetivos sejam alcançados, mas deve ser realisticamente realizável pelos alunos. Pesquisas recentes mostram que a carga horária ideal para cursos online geralmente gira entre 10 e 25 horas, dependendo da complexidade e profundidade dos temas tratados.
- Tipo do curso. Decida qual tipo de curso é mais adequado para a sua audiência e para a estrutura de módulos e aulas que você desenvolveu. Cursos de curta duração e aulas magnas (masterclass) são ótimos formatos para testar a demanda do tópico do curso antes de partir para a criação de um curso de longo prazo. Por outro lado, sites de membros, que costumam disponibilizar os cursos livremente para os assinantes, são adequados para criadores que desejam construir um modelo de negócios durável e uma comunidade de membros ativa relacionada aos seus cursos online.
Crie um Material Atrativo para o Curso
O passo final da etapa de criação do seu curso virtual envolve produzir o conteúdo – que deverá oferecer aos seus estudantes uma experiência de aprendizado coerente e efetiva.
Criar conteúdos coesos exige uma forte habilidade em organizar informações em módulos compreensíveis e em um formato que incentive a participação dos alunos. Assim, o criador do curso será capaz de comunicar tópicos complexos de uma forma clara e convincente.
Desenvolver o material para seu curso online pode ser um desafio, mas não precisa ser. Comece buscando conteúdos que você já tenha criado sobre o tema – como posts para blog, artigos e vídeos para o YouTube – e transforme esses recursos em material para o seu curso.
Alternativamente, pesquise por conteúdos populares dentro do seu nicho de atuação e utilize essas informações como um ponto de partida para criação do seu material de ensino. Podcasts, webinars, seminários virtuais e até mesmo entrevistas com especialistas no tema podem te ajudar a desenvolver ideias de conteúdo para os módulos.
Usando as informações coletadas nos passos anteriores, decida qual será o formato do seu conteúdo e como ele será disponibilizado – por exemplo, o curso pode ser em forma de vídeos, guias em PDF ou gravações de áudio.
Opte por um formato que ofereça o maior nível de clareza possível para os seus alunos e que comunique efetivamente todo o conhecimento que você deseja compartilhar. Explore e combine os múltiplos formatos de conteúdo disponíveis, assim você incentiva o interesse e a participação dos estudantes, aumentando as oportunidades de aprendizado.
Para descobrir mais informações sobre como criar cursos virtuais, confira nosso guia completo sobre criação de cursos online.
2. Escolha um Título Criativo para o Curso
O título é um dos elementos mais importantes na criação de um curso online de sucesso.
Considerando que o título do seu curso é a primeira coisa com que potenciais alunos terão contato, ele deve ser atrativo e bem escrito, chamando a atenção dos visitantes e impulsionando as vendas.
Abaixo listamos algumas dicas que você pode seguir quando estiver pensando no título do seu curso online:
- Opte por um título claro e conciso. Um bom título comunica rapidamente o que o curso envolve. Evite utilizar jargões ou termos complexos que possam confundir novos alunos. Para manter a simplicidade, crie um título com até 50 caracteres.
- Seja específico e orientado aos resultados. Um título muito genérico será menos atrativo do que um título que visa alcançar um nicho específico e uma audiência particular. Por exemplo, você pode utilizar a opção “Fundamentos de Web Design: do conceito até a conquista do primeiro cliente” ao invés de usar somente “Aprenda mais sobre Web Design”
- Adicione palavras-chave relevantes. Faça bom uso de ferramentas como o Google Keyword Planner ou o Ahrefs para descobrir frases populares que estejam relacionadas com o tópico do conteúdo. Então, adicione esses termos no título do seu curso, tornando-o mais visível e atrativo na internet.
- Seja convincente. No título do curso, inclua palavras imperativas ou persuasivas, buscando gerar uma resposta emocional nos leitores. Algumas palavras adequadas para usar nesses casos incluem: “transforme”, “descubra”, “eficiente” e outros termos similares.
3. Opte pela Plataforma de Vendas Correta
Um aspecto importante para transformar o seu curso online em um negócio lucrativo é encontrar o lugar certo para vendê-lo.
Ao escolher a plataforma correta para seu nicho, você consegue garantir que os estudantes terão acesso ao seu conteúdo de forma rápida e confiável, permitindo que eles acessem as lições do curso com facilidade.
Adicionalmente, tendo uma plataforma adequada e projetada especificamente para venda de cursos online, você é capaz de maximizar o engajamento dos alunos e otimizar os resultados de aprendizado, oferecendo seus conteúdos em uma interface desenvolvida para oferecer uma boa experiência ao usuário.
Quando estiver escolhendo uma plataforma para vender seu curso digital, é importante considerar alguns fatores – como preço, opções de hospedagem, métodos de entrega, possibilidades de expansão e recursos gerais.
Nesta seção, vamos apresentar algumas opções para vender cursos online. Confira a seguir:
Plataforma de Cursos Online
Plataformas de cursos online são espaços virtuais específicos para venda desse tipo de produto digital, desenvolvidas para ajudar empreendedores e educadores. Uma plataforma de cursos online auxilia os criadores de conteúdo a construir e expandir seus negócios na internet, oferecendo ferramentas e recursos que dão apoio e suporte à criação de conteúdos, estratégias de marketing e processos de venda.
Abaixo apresentamos algumas das plataformas de cursos online mais populares no mercado de hoje:
- Thinkific. Uma das melhores plataformas para criar e vender cursos online. Seus recursos mais notáveis incluem um construtor de landing page, integração com ferramentas de marketing populares, funcionalidades avançadas de estatísticas e criação de relatórios.
- Podia. A melhor plataforma all-in-one para criar e vender cursos online. Ela conta com um amplo conjunto de ferramentas para criação de cursos, desde funcionalidades de marketing – como programas de afiliados e estratégias de email marketing – até hospedagem ilimitada para vídeos.
- Teachable. A plataforma preferida por aqueles que estão começando nesse universo e desejam criar seu primeiro curso online. Ela possui um processo de configuração simples e direto, além de ter preços mais acessíveis.
- Kajabi. Esta plataforma facilita algumas das tarefas mais centrais do processo de venda de cursos online, como gerenciamento dos conteúdos das lições, definição de preços e coleta de pagamentos pelas vendas. Ela é mais conhecida por seu recurso de automação de marketing, que simplifica a divulgação do seu curso na internet. Além disso, ela possui uma funcionalidade de e-commerce que permite que os criadores vendam produtos digitais.
- LearnWorlds. Uma plataforma de criação de cursos digitais repleta de funcionalidades. Ela é mais adequada para criadores experientes que estejam buscando uma forma de expandir seus negócios online. Os recursos incluem páginas de vendas personalizadas, ferramentas de análise avançadas e integradas à plataforma, além de um construtor de aplicativos móveis white-label.
Site Próprio para Vender Cursos Online
Usar seu site próprio é a melhor opção para criadores de cursos online que desejam maximizar os seus lucros e manter total controle sobre o conteúdo e a entrega do curso.
Enquanto criador, vender cursos diretamente a partir do seu site permite que você mantenha para si uma porcentagem maior da receita gerada pelas vendas, além de possuir total controle sobre o design e o modelo das aulas ou lições. Você também pode dar aulas particulares online ou sessões de tutoria, por exemplo.
Além disso, sites auto-hospedados oferecem maior flexibilidade em termos de preço, estratégias de marketing e formato e duração do curso.
Uma das desvantagens dessa alternativa é que ela pode ser um pouco mais cara do que as outras opções, já que você deverá contratar um serviço de hospedagem e registrar um domínio para o seu site. Adicionalmente, promover e divulgar seu curso online pode ser um pouco mais desafiador quando você não possui o benefício de estar em uma grande plataforma específica para isso.
Há múltiplas formas de construir seu próprio site de cursos online. Uma ótima opção é utilizar um sistema de gerenciamento de conteúdos (CMS) como o WordPress, que é indicado para criar sites de diversas naturezas, desde portfólios digitais até grandes sites de e-commerce.
De todo modo, para utilizar o WordPress, é interessante possuir um entendimento básico de HTML e CSS, especialmente quando o usuário deseja criar grandes sites com layouts complexos ou design exclusivo. Se você deseja construir o seu site de cursos online sem a necessidade de utilizar códigos de programação, o Criador de Sites da Hostinger é uma excelente alternativa. A plataforma conta com um editor intuitivo que permite arrastar e soltar elementos onde você desejar, facilmente posicionando-os na página. Essa solução de construção de sites facilita muito o processo de criação, design e personalização do site.
Abaixo indicamos mais alguns dos benefícios do Criador de Sites da Hostinger:
- Incluso em todos os planos da Hostinger. Ele elimina a necessidade de contratar um plano de hospedagem separado para seu site. Assim, você pode ter acesso livre ao criador de sites ao contratar um dos planos para hospedar seu domínio.
- Recursos integrados de SEO. Além de oferecer um design focado em SEO, o criador de sites da Hostinger permite que todos os usuários facilmente ajustem os metadados de SEO – como título de páginas, meta descrições, hyperlinks e textos alternativos de imagens (alt text) – sem precisar instalar plugins ou extensões adicionais.
- Design responsivo. Utilizando o criador de sites da Hostinger, os seus conteúdos irão se ajustar automaticamente a qualquer tamanho de tela, incluindo dispositivos móveis e desktop. Além de oferecer uma ótima experiência ao usuário, esse recurso ajuda a atrair mais tráfego para o seu site.
- Segurança avançada. Você poderá aproveitar certificados SSL ilimitados para criptografar as conexões do site, além de uma CDN própria para proteger os dados dos usuários contra hackers. Além de aumentar a segurança, esses recursos melhoram significativamente a velocidade e o desempenho do site.
- Solução completa para e-commerce. Com o criador de sites da Hostinger, os usuários podem facilmente configurar e gerenciar uma loja virtual. A plataforma oferece múltiplos templates personalizáveis e otimizados para sites de vendas online, além de contar com recursos integrados – como avaliação de produtos, monitoramento de pedidos e gerenciamento de estoque. Tenha em mente que os recursos de loja virtual do nosso Criador de Sites estão disponíveis em nossos planos de hospedagem Business e superiores.
Se você não tem certeza sobre como deve ser a aparência do seu site de cursos online, abaixo apresentamos algumas dicas relevantes e as melhores referências para encontrar inspirações de design:
- Outros sites de cursos online. Visite os sites dos provedores de cursos online mais populares do mercado, como o Coursera, Udemy e Skillshare. Assim, você pode ver como esses sites estão organizados, estilizados e quais os recursos que eles incluem.
- Sites de portfólio e de tendências criativas. Websites como o Behance, Dribbble e Siteinspire exibem alguns dos melhores projetos de web design do mundo. Você pode pesquisar por diferentes categorias e encontrar inspiração para construir o seu site.
- Blogs de web design. Muitos blogs de design de sites, como o Webdesigner Depot, o Smashing Magazine e o WebdesignTuts+, publicam artigos e tutoriais sobre web design, além de exibir galerias de sites estilosos e atrativos.
- Plataformas de redes sociais. O Instagram e o Pinterest também podem ser ótimas fontes de inspiração. Para encontrar designs e layouts interessantes, busque por palavras-chave relevantes, como “design de curso online”, “sites de aprendizado online” – ou ainda, teste as pesquisas em inglês, “online course design” e “online learning websites”
- Sites de instituições educativas. O design de sites de universidades, colégios ou outros centros de aprendizado também podem ser ótimas fontes de inspiração.
Lembre-se de que a coisa mais importante quando estiver criando o design de um site é garantir que ele será amigável e acessível aos usuários, fácil de navegar e visualmente atrativo. Isso te ajudará a alcançar públicos maiores e a entregar a mensagem que deseja de forma eficaz.
Marketplace de Cursos Online
Outra opção é listar o seu curso em um marketplace de cursos online. Com pouquíssimo esforço exigido em termos de marketing, essas plataformas podem exibir seu curso para milhares de possíveis clientes. Além disso, elas oferecem acesso a múltiplas ferramentas e recursos que simplificam os processos de criação e venda do seu curso online.
Algumas das marketplaces mais populares de cursos online incluem a Udemy e a Skillshare. Ambas oferecem tudo que um criador de curso online pode precisar para construir e vender suas aulas, incluindo ferramentas de criação de conteúdos criativos, de processamento de pagamentos e de atendimento ou suporte ao consumidor.
4. Defina uma Estrutura de Precificação
Para conseguir vender cursos online e gerar lucros, é essencial configurar uma estrutura de preços bem definida. Cursos virtuais podem ser vendidos por diversos preços, que vão de R$ 50 a R$ 250 para cursos pequenos, chegando a valores entre R$ 500 a R$ 5.000 para pacotes completos e cursos de longa duração.
A chave para a definir os valores dos pacotes é determinar o preço e o formato de pagamento mais atrativo para os seus potenciais clientes, sem deixar de considerar que o valor deve ser suficiente para compensar os seus esforços.
Nesta seção, vamos discutir alguns fatores que devem entrar no cálculo de definição de preços para vender cursos online de forma lucrativa:
- O valor de uso do curso. Defina o resultado que o seu público tende a atingir por meio do seu curso, e então avalie o quanto eles estariam dispostos a pagar por tal aprendizado. Cursos online que ajudam pessoas a avançar em suas carreiras ou a conquistar uma promoção de trabalho geralmente custam mais do que aqueles cursos que focam no ensino de uma habilidade específica.
- Público-alvo e tópico do curso. Considere quem são as pessoas que você deseja alcançar com suas lições. Clientes com conhecimentos avançados costumam estar mais dispostos a pagar um preço elevado, mas se você está focando em um mercado mais amplo ou em um nicho popular, deverá definir um preço mais acessível.
- Custos de produção do curso. Calcule os valores associados à produção do seu conteúdo, incluindo o desenvolvimento, a divulgação e a hospedagem do seu curso online. De acordo com esses custos, defina um preço que seja capaz de gerar o lucro que você deseja obter.
- Concorrência. Analise os pacotes dos seus competidores para validar, primeiramente, a demanda pelo conteúdo do seu curso, e então, o nível de qualidade que os seus conteúdos devem possuir de acordo com o preço definido.
- Nível de autoridade e confiança. A percepção do seu público em relação ao seu nível de expertise influencia grandemente o preço do seu curso. Caso você seja um criador de cursos online bem estabelecido, que conta com um grande público e diversos testemunhos e avaliações, fique à vontade para cobrar taxas um pouco mais altas. Entretanto, se você está iniciando sua trajetória nos cursos online, o ideal é oferecê-los a um preço mais acessível, especialmente se o seu público-alvo consiste em um grupo social mais jovem.
Também é uma boa ideia utilizar modelos de precificação pré-prontos para atender às necessidades dos usuários e para adequar-se ao orçamento do seu público. Há uma ampla variedade de modelos de precificação que você pode escolher, entre elas:
Cursos Gratuitos
Oferecer um curso inicial gratuito é uma ótima opção se você deseja alcançar uma grande audiência. Lições sem custo representam uma ferramenta efetiva de geração de leads, atraindo mais tráfego para o seu produto digital.
Esse modelo de precificação permite que os clientes testem a qualidade do seu conteúdo antes de seguir com a contratação de uma versão paga. Lembre-se de que esta alternativa requer um planejamento cuidadoso para garantir que o conteúdo gratuito seja interessante e atrativo, mas que ofereça apenas uma prévia do que há por vir.
Cursos de Pagamento Único
O modelo de precificação avulsa é aquele caracterizado pelo pagamento de uma só taxa pelo cliente. O pagamento único deve ser realizado pelo usuário para que então ele possa acessar os materiais e as aulas. Essa alternativa oferece uma solução benéfica tanto para os criadores de cursos online quanto para os compradores de tais conteúdos.
Para as pessoas que estão comprando um curso, o benefício desse modelo é que ele possibilita a aquisição dos conteúdos sem a necessidade de gerar um compromisso de longo prazo. Já do outro lado, esse modelo de preço oferece ao criador do curso a vantagem de um fluxo de receita previsível, permitindo então que ele invista no desenvolvimento de novos cursos ou em estratégias de marketing.
O aumento dos custos, os obstáculos para adquirir novos clientes e a dificuldade de realizar upselling estão entre as desvantagens da estrutura de precificação de pagamento único.
Cursos por Assinatura
Outra popular estrutura de precificação que funciona muito bem para a venda de cursos online é o modelo de assinatura, também conhecido como modelo por associação.
Essa opção envolve o pagamento de uma assinatura anual ou mensal em troca dos materiais das aulas. Plataformas de ensino virtual, sites educacionais e provedores de cursos digitais geralmente se baseiam na estrutura de pagamento por assinatura.
Para os criadores de cursos, esse modelo de precificação oferece um fluxo constante de receita e gera oportunidades para construir relações mais duradouras com os clientes-alunos.
Além disso, construir um site com área de membros permite que criadores de cursos construam um senso de lealdade e comunidade com os seus consumidores, facilitando o processo de upsell de produtos ou serviços adicionais.
Uma das principais desvantagens desse modelo de preços é a necessidade de produzir regularmente conteúdos originais para manter seus assinantes engajados. Além disso, os clientes podem cancelar suas assinaturas a qualquer momento.
De modo geral, não há uma solução única que atenda adequadamente a todos os casos de venda de cursos online, e a melhor estrutura de precificação vai variar de acordo com a natureza do curso, o tipo da audiência e os seus principais objetivos.
Por exemplo, o modelo de pagamento único pode ser a melhor escolha para gerar rendimentos rapidamente. Entretanto, os modelos por assinatura podem ser mais eficientes em estabelecer relações mais estáveis e de longo prazo com os alunos.
Dica
Para fazer com que o curso se pareça mais acessível ou de maior valor, utilize preços que terminam em números ímpares, como R$ 9,99 ou R$ 97.
5. Agregue Valor ao Curso
Gere mais lucros com seus cursos online ao aplicar algumas dessas estratégias:
- Crie uma oferta por tempo limitado. Faça uso de ofertas válidas por períodos específicos e enfatize os benefícios do seu curso, criando um senso de urgência nos consumidores e motivando clientes novos e antigos a comprarem seus conteúdos. Por exemplo, você pode oferecer um cupom de desconto para novos alunos ou aproveitar datas comemorativas e eventos sazonais, como ofertas de Black Friday.
- Disponibilize conteúdos premium únicos. Crie um curso com acesso a conteúdos exclusivos, como lições extras, recursos para baixar, treinamento particular individual ou sessões virtuais de perguntas e respostas. Ao fazer isso, você estará aumentando o engajamento e a satisfação dos clientes, incentivando-os a deixar avaliações mais positivas e a fazer indicações do seu curso online para amigos e colegas.
- Crie um pacote de cursos. Ofereça um pacote de conteúdos com cursos relacionados por um preço promocional. Com essas possibilidades de descontos, os consumidores serão incentivados a adquirir múltiplas aulas de uma só vez.
- Ofereça três planos de preço. Ofereça três diferentes opções para a aquisição do seu curso online, sendo a primeira delas com o preço normal. Os outros dois planos, contando com versões melhoradas ou avançadas do curso, podem ser oferecidos a preços mais altos. Desse modo, as opções mais baratas serão consideradas o melhor negócio.
6. Divulgue o Curso
Assim que você tiver definido uma estrutura de precificação sólida, é hora de divulgar o seu curso. Promover os conteúdos é a chave para alcançar seus objetivos de venda.
Nessa etapa, o marketing cumpre uma função essencial em atrair o interesse das pessoas para comprarem seu curso. De todo modo, pode levar um certo tempo para determinar quais estratégias de marketing são as melhores opções para alcançar seus potenciais clientes.
Felizmente, diversos métodos já foram comprovados como efetivos na divulgação de cursos virtuais. Experimente diferentes táticas de publicidade online até encontrar aquela que é a melhor para você e seu curso, além de considerar qual delas é capaz de gerar o maior ROI (retorno sobre investimento).
Funil de Vendas
Vender cursos online requer um funil de vendas eficiente para te ajudar a aumentar o número de clientes. Um funil de vendas representa uma série de passos ou etapas que levam potenciais consumidores do primeiro estágio de compra – conhecer seu curso – até o final do caminho, isto é, a eventual aquisição do produto.
Ao desenvolver e planejar cuidadosamente cada estágio do funil de vendas, você poderá aumentar as chances de potenciais alunos realizarem a ação desejada – nesse caso, comprar o seu curso online.
O primeiro passo para criar um bom funil de vendas é gerar reconhecimento do seu curso. Isso pode ser feito através de vários canais de marketing, como redes sociais, email marketing ou anúncios pagos.
Uma vez que você tiver capturado a atenção dos usuários, o passo seguinte é fazer com que eles se interessem pelo seu curso. Essa etapa pode ser feita por meio da divulgação dos principais benefícios adquiridos com o curso e com a exposição de informações adicionais sobre os conteúdos e materiais das lições.
Em seguida, você deve direcionar seus possíveis consumidores a realizem a ação de comprar o seu curso. Por fim, quando eles já tiverem realizado e concluído todos os módulos, você poderá encorajá-los a deixar uma avaliação em seu site ou a adquirir outras lições.
Lead Magnets
Um lead magnet é um recurso ou elemento gratuito que você pode oferecer aos potenciais clientes em troca de seus detalhes de contato. Os lead magnets costumam possuir diversos formatos, desde eBooks e checklists até webinars ou modelos e demonstrações gratuitas.
O segredo é oferecer aos possíveis clientes algo que eles consideram valioso e que seja relevante de acordo com o conteúdo do curso. Por exemplo, um eBook gratuito chamado “Acelere seu Site” oferece informações de graça, mas ainda assim encoraja potenciais clientes a comprarem seu curso online para adquirir conhecimentos mais aprofundados sobre o assunto.
Há algumas maneiras diferentes para utilizar lead magnets na promoção e divulgação dos seus cursos online. Uma opção é oferecer o lead magnet como um incentivo para que as pessoas se inscrevam em sua lista de emails. Outra alternativa envolve usar o lead magnet para direcionar mais tráfego para a página de venda do seu curso.
Você também pode fazer uso dos lead magnets como parte de uma estratégia mais ampla de marketing de afiliados, oferecendo-os a outras empresas e criadores de conteúdo em troca da promoção e divulgação do seu curso.
Páginas de Venda
Uma página de venda é desenvolvida para convencer potenciais alunos a se inscreverem em seu curso. É nessa seção do site que você vai incentivar os visitantes a realizarem diferentes ações, como se cadastrar em suas aulas ou se inscrever em newsletters.
Quando for criar a página de vendas do seu curso online, preste atemção, pois alguns elementos são essenciais para fazer com que a sua página tenha as maiores e melhores chances de conversão. São alguns deles:
- Banner. Um banner consiste no nome do curso, um subtítulo, uma imagem principal e um botão de chamada (CTA) bem destacado. Esse elemento é capaz de converter visitantes do site em alunos do curso.
- Descrição do curso. Não deixe de comunicar a proposição de valor do seu curso, isto é, o quanto ele tem a oferecer em termos de aprendizado. Além disso, informe qual é a estrutura completa dos módulos, pois assim as pessoas podem visualizar previamente os capítulos e as lições das aulas.
- Uma breve descrição do instrutor. Adicione uma curta biografia que demonstre suas credenciais e expertise enquanto instrutor do curso.
- Provas sociais. Inclua informações adicionais, como depoimentos, garantia de retorno do dinheiro e seções de FAQ (perguntas frequentes) para incentivar potenciais clientes a investirem no curso.
Há diversas maneiras de construir uma página de vendas para o seu curso online. Algumas plataformas, como Teachable e Thinktific, possuem modelos integrados de páginas de monetização, além de editores de arrastar e soltar elementos, possibilitando a criação e a edição facilitada dessas páginas.
De todo modo, lembre-se de que todas as páginas criadas com estas plataformas terão um layout parecido, já que os templates e o design são da mesma origem, o que pode atrapalhar a visibilidade da sua marca.
Se você deseja possuir mais controle sobre o estilo das suas páginas, podendo incluir a identidade da sua marca no design, recomendamos que você construa as páginas de monetização e então conecte-as ao seu site.
Por exemplo, se você já criou o site do seu curso online com o WordPress, é possível utilizar plugins de construção de páginas, como o Divi, para rapidamente criar e integrar páginas de venda na página principal do site.
Search Engine Optimization (SEO)
Focar no SEO (Otimização para Mecanismos de Busca) é uma tarefa contínua e essencial, pois essas estratégias permitem que você seja descoberto por potenciais clientes na internet.
Felizmente, você pode realizar apenas algumas ações simples para garantir que o seu curso esteja bem otimizado e apareça bem ranqueado nos resultados das buscas feitas em mecanismos de pesquisa, como o Google.
Primeiramente, você deve confirmar que o seu site segue as melhores práticas de SEO. Isso envolve a criação de títulos e descrições que contenham palavras-chave relevantes e a inclusão de palavras-chave em todo o seu site.
Adicionalmente, o seu site deve possuir fácil navegação e deve ser responsivo, isto é, automaticamente ajustável ao tamanho da tela do dispositivo utilizado pelo visitante. Essa questão é importante porque a maioria dos usuários da internet utiliza telefones celulares para acessar conteúdos digitais.
Depois, crie conteúdos de alta qualidade para o seu curso. Isso inclui aulas em vídeo, postagens de blog, infográficos e quaisquer outros recursos que possam ajudar os alunos a entenderem o material e a alcançarem o resultado proposto.
Mais importante ainda, o seu conteúdo deve ser original e criativo, já que ninguém deseja ler um texto repetitivo ou em formato de manual, nem assistir a uma aula tediosa e pouco dinâmica.
Adicionalmente, divulgue e promova o seu conteúdo através de redes sociais e outros canais de comunicação virtual.
Seguir essas dicas básicas garante que o seu curso online estará visível para qualquer pessoa que busque por conteúdos relacionados nos mecanismos de pesquisa da internet.
Dica
Se você estiver criando o seu primeiro curso online, o ideal é utilizar palavras-chave de cauda longa. Além de elas terem um nível menor de competição, elas podem te ajudar a alcançar buscas específicas e assim atingir possíveis clientes de forma mais efetiva.
Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo envolve criar e compartilhar conteúdos valiosos focados no tópico do seu curso e no público-alvo das suas vendas.
Crie um blog com conteúdos informativos e interessantes sobre o tópico do seu curso. Através do blog, enfatize os benefícios de se inscrever em suas aulas. Por exemplo, se você está vendendo um curso online para iniciantes em estratégias de SEO, escreva artigos sobre pesquisa de palavras-chave ou construção de links, sem se esquecer de incluir links para a página do seu curso em si.
Considere compartilhar conteúdos em redes sociais para atingir mais possíveis compradores. Mas lembre-se: apesar do marketing de conteúdo ser pouco custoso, ele pode levar um certo tempo até gerar resultados significativos, já que essa estratégia de publicidade envolve uma abordagem criativa de criação e otimização de conteúdos.
Anúncios Pagos
Outra opção para divulgar e promover o seu curso é através de anúncios pagos em mecanismos de busca, redes sociais ou outros sites relacionados ao seu nicho de atuação. Essa estratégia oferece uma forma rápida de atrair mais tráfego para o seu curso online.
Anúncios pagos podem valer mais a pena em termos de custo-benefício do que outras ferramentas de marketing, pois eles são direcionados a consumidores específicos, aqueles mais propensos a se interessarem em suas aulas.
Também é possível monitorar o desempenho dos seus anúncios, podendo alterá-los caso necessário. Além disso, diversos tipos de plataformas de publicidade dessa natureza estão disponíveis hoje no mercado, tais como:
- Publicidade em mecanismos de busca. Envolve investir em certas palavras-chave para aparecer no topo do ranking das páginas de resultados dos mecanismos de busca (SERPs). Por exemplo, pay-per-click (PPC) e cost-per-click (CPC) são termos populares de anúncios em mecanismos de pesquisa.
- Anúncios em redes sociais. Esse formato permite que criadores de cursos online rodem campanhas publicitárias super direcionadas e com alto grau de orientação para os usuários interessados, especialmente em redes sociais populares, como Instagram, TikTok e Facebook. É a opção perfeita para quem está focando em conquistar um público-alvo mais jovem.
- Anúncios de display. Esses anúncios geralmente são exibidos como banners ou pop-ups em páginas da web, aplicativos e outras plataformas digitais. Crie banners com design e elementos visuais atrativos e com títulos chamativos. Assim, você terá mais chances de prender a atenção dos usuários e de fazer com que eles realizem a ação de compra.
- Publicidade nativa. Diferente da publicidade de display tradicional, os native ads não são intrusivos para os usuários e se misturam bem com os conteúdos e elementos de mídia de uma página na internet.
Email Marketing
Ao construir uma lista de inscritos interessados em seus conteúdos, você é capaz de alcançar uma audiência maior com seus esforços de marketing. Por exemplo, você pode criar campanhas de email para divulgar novos cursos, lembrar alunos de prazos próximos ou divulgar descontos e promoções especiais.
Siga as dicas listadas a seguir quando for criar uma lista de email para divulgar e promover seu curso online:
- Envie emails personalizados. Personalize o assunto do seu email para torná-lo mais relevante e interessante para quem o recebe.
- Organize a lista de contatos em segmentos. Agrupe sua lista de emails de acordo com matrículas anteriores ou interesses. Isso permite que você envie emails mais relevantes para os usuários.
- Teste e otimize. Use o método de testes A/B em seus emails para descobrir quais assuntos, designs e botões de CTA funcionam melhor com a sua audiência, assim otimizando as campanhas enviadas.
- Monitore e analise os resultados. Utilize softwares de automação de marketing para monitorar as suas taxas de conversão, cliques e aberturas. Use esses dados para melhorar as suas campanhas publicitárias com o decorrer do tempo.
Dicas para Vender Cursos Online com Sucesso
Abaixo indicamos algumas das principais boas-práticas para seguir no caminho certo quando estiver criando e vendendo cursos online:
Construa Confiança
Confiança é o elemento chave para convencer potenciais clientes a investirem em seu curso. Gerar um senso de confiança para com sua marca também te ajuda a estabelecer credibilidade, além de criar um sentimento de lealdade com os clientes. Abaixo estão listadas algumas maneiras possíveis de fazer isso:
- Seja transparente. Inclua uma proposição de valor clara, descreva o propósito do curso e como ele pode beneficiar os estudantes.
- Faça uso de depoimentos e avaliações. Se você já comercializou cursos online anteriormente, compartilhar avaliações e depoimentos de antigos alunos é uma excelente estratégia.
- Demonstre as suas credenciais. Estabeleça uma marca pessoal forte e se posicione como especialista dentro do nicho do seu curso. Construa autoridade em redes sociais ao engajar-se com estudantes de forma ativa e oferecendo soluções relevantes.
O Curso Deve ser Acessível e Facilmente Adquirido
Outro fator importante para considerar quando estiver prestes a vender cursos online é fazer com que as suas lições sejam facilmente acessíveis pelos usuários, permitindo que eles comprem os produtos e se matriculem nas aulas de forma simples.
Marketplaces como a Udemy e a SkillShare ficam responsáveis pelo pagamento dos seus cursos.
Por outro lado, se você deseja vender cursos online em seu próprio site, é essencial explicar de forma clara qual é o conteúdo do curso e tornar o processo de checkout e pagamento o mais rápido, seguro e simples possível.
Por exemplo, a maioria dos criadores de cursos online utiliza um processo de checkout de dois passos, exigindo que o usuário crie uma conta antes de inserir os detalhes para concluir a compra. Faça integrações com plataformas de pagamento, como PayPal ou Stripe, para processar a compra dos clientes. Esses serviços permitem que você aceite diferentes formas de pagamento e amplie as opções disponíveis para os consumidores. Isso aumenta significativamente a satisfação dos usuários e as conversões do seu site.
Não Deixe de Coletar Feedbacks
Uma questão importante para criar cursos online de sucesso é identificar o que os clientes estão buscando e como melhor atender às suas necessidades.
Coletar feedbacks e avaliações é uma das opções que o dono de um curso tem para reunir informações valiosas e conhecer as percepções dos consumidores com relação às suas experiências com o curso. Através do recolhimento de feedbacks, você pode identificar exatamente o que os alunos estão buscando e como você pode entregar produtos que correspondam às intenções deles
Abaixo indicamos alguns métodos efetivos para coletar feedback sobre seus cursos online:
- Questionários. Envie uma pesquisa de NPS (Net Promoter Score) para os seus alunos ao final do curso, ou ainda, envie-as periodicamente durante as aulas. O questionário pode incluir perguntas sobre o conteúdo, a entrega, o formato e a satisfação geral com o curso. Para facilitar e otimizar a coleta e a análise dos dados, utilize ferramentas de pesquisa online, como SurveyMonkey ou Survicate.
- Fóruns de Discussão. Planeje uma sessão de conversa para que os seus estudantes possam compartilhar feedbacks e opiniões sobre o curso. Esse método de avaliação do curso também ajuda a construir um senso de comunidade e engajamento entre os alunos.
- Entrevistas Individuais. Entre em contato com os alunos individualmente para agendar uma ligação ou uma entrevista presencial e assim recolher feedbacks mais pessoais e detalhados.
- Suporte via email ou chat. Configure um sistema de suporte ou atendimento ao cliente via email ou chat, assim os alunos podem entrar em contato com você caso tenham alguma dúvida ou feedback.
- Avaliações. Incentive os seus clientes a deixarem avaliações em seu site ou em sites externos especializados em compartilhamento de opiniões sobre produtos e serviços.
Conclusão
Vender cursos online pode ser uma maneira conveniente, efetiva, relativamente barata e escalável para atingir um público global, oferecer um tipo de educação específica para novos alunos e, além disso, criar um fluxo de renda estável.
Vamos revisar os seis passos básicos que indicam como vender cursos online com sucesso:
- Desenvolva um curso online lucrativo.
- Dê um título criativo para o curso.
- Escolha a plataforma ideal para vender.
- Defina um preço razoável.
- Agregue valor ao seu curso online.
- Crie uma estratégia de marketing otimizada para aumentar as suas vendas.
Para vender seus cursos online com sucesso, você precisa de uma marca pessoal forte, capaz de construir credibilidade e confiança. Além disso, é importante garantir que as suas aulas sejam facilmente acessíveis e que o seu site ou plataforma ofereça um processo de compra claro e simplificado. Lembre-se de sempre levar o feedback dos clientes em consideração para elevar a qualidade das suas aulas.
Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender como vender cursos online de forma eficiente e fazer do seu negócio um grande sucesso na internet. Boa sorte em sua jornada digital!
Comentários
September 23 2023
Quero fazer parte
September 29 2023
Oi, Victor! Já decidiu o tópico que você vai investir para criar seus cursos online? Boa sorte e conte com a gente para qualquer ajuda!
March 11 2024
gostei do curso muito interessante
March 15 2024
Obrigado, Fernando! Ficamos felizes em ajudar :)