Como Criar um Blog: 10 Passos Fáceis e Melhores Práticas para Iniciantes

Como Criar um Blog: 10 Passos Fáceis e Melhores Práticas para Iniciantes

Começar um blog é uma excelente maneira de construir credibilidade para a sua marca. Um blog também é uma ótima plataforma de expressão se você gosta de escrever ou quer compartilhar seu hobby com outras pessoas. Mas você sabe como criar um blog? 

É exatamente para isso que estamos aqui: nos próximos parágrafos, você vai conferir nosso guia passo a passo completo ensinando como iniciar sua jornada no universo dos blogs.

Vamos falar de tudo, desde como encontrar um nicho e configurar sua plataforma de blog até a publicação de conteúdo e divulgação do seu blog. Vamos lá?

Como Criar um Blog: Tutorial em Vídeo

Prefere um guia mais visual? Sem problema! Assista a este tutorial do WordPress para aprender como criar um blog no WordPress.

Como Criar um Blog em 10 Passos Simples

Sem mais delongas, vamos detalhar cada passo na jornada de como criar um blog.

1. Escolha o Nicho do Seu Blog

Um nicho é o assunto específico no qual seu blog se concentrará — e é um elemento fundamental para determinar seu público-alvo. Um nicho atraente também pode ajudar você a escolher o nome perfeito para o seu blog e desenvolver uma estratégia mais focada e eficaz.

Entre os nichos mais populares para blogs, podemos citar livros, viagens, jogosfotografia e receitas.

Ao criar um novo blog, é comum que algumas pessoas queiram abordar uma quantidade muito grande de assuntos ou ideias para blogs. Entretanto, essa não é uma boa ideia: tentar administrar muitos assuntos ao mesmo tempo é difícil e, muitas vezes, insustentável.

Você até pode conseguir escrever alguns artigos de qualidade com sucesso, mas seu público será disperso, tornando difícil manter uma audiência fiel.

É por isso que se ater a um nicho é importante: com ele, você pode atrair — e manter — um público constante e engajado. Uma audiência dedicada aguardará ansiosamente pelo seu próximo artigo, proporcionando ao seu blog um fluxo constante de tráfego.

Para encontrar o nicho perfeito para um blog de sucesso, tenha em mente as seguintes dicas:

Escolha um Nicho que Desperte o seu Interesse ou Paixão

Escrever sobre um assunto que você gosta será sempre mais fácil e gratificante do que se forçar a escrever sobre algo que não lhe interessa.

Considere seus hobbies e interesses — ou tópicos sobre os quais você gostaria de aprender mais. Em seguida, filtre esse interesse para torná-lo mais restrito. Por exemplo: se sua paixão é comida, tente se concentrar em uma culinária específica, como a japonesa, mexicana ou italiana.

Da mesma forma, se você quer começar um blog de livros, considere escrever sobre estilos literários específicos ou leitores com orçamento limitado.

Selecione um Nicho que Tenha Potencial de Audiência

Seu assunto escolhido já deve ter um nível mínimo de interesse na sociedade, para que você tenha um público-alvo logo de início. Você pode usar o Google Trends para medir o volume de pesquisa de palavras-chave relacionadas ao seu nicho e, com isso, entender se há um número suficiente de pessoas falando sobre ele na internet e nas redes sociais.

comparando os termos "wordpress", "joomla" e "drupal" no google trends

Dessa forma, você saberá o que está em alta no seu nicho e quais ideias de posts têm mais potencial de engajamento.

Lembre-se Que Você Não Precisa Ser Especialista no Seu Nicho

Ser especialista em um determinado assunto te dá uma autoridade procurada por muitos leitores, mas não é um pré-requisito obrigatório. O mais importante é ter uma perspectiva única sobre o seu nicho e a disposição para sempre aprender mais sobre ele.

Por exemplo: mesmo que você não seja um fotógrafo profissional, é possível criar um blog de fotografia para iniciantes e amadores. Para ajudar a construir sua autoridade, uma boa ideia é fazer entrevistas com especialistas em seu blog.

2. Escolha uma Plataforma de Blog Adequada

Uma vez que você tenha escolhido o seu nicho, é hora de começar a preparar um site para o seu blog. Plataformas de blogs são divididas em duas categorias: hospedadas e auto-hospedadas.

Plataformas hospedadas, como criadores de sites, são do tipo tudo-em-um. Em outras palavras, elas geralmente já vêm com todas as ferramentas necessárias para iniciar um blog. Além disso, não há necessidade de contratar um plano de hospedagem ou registrar um domínio separadamente.

Por outro lado, plataformas auto-hospedadas exigem que você compre uma hospedagem de site separadamente. As plataformas auto-hospedadas costumam ser escolhidas por quem quer usar sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMSs), que oferecem opções mais amplas de personalização para o seu blog.

Vamos dar uma olhada em alguns exemplos para entender melhor as duas opções.

Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS)

Os CMSs estão entre as soluções mais comuns para a criação de sites. Eles permitem que você crie e gerencie um site facilmente, com uma interface gráfica simples e acessível. Um CMS é uma boa opção para criar o seu blog devido à sua versatilidade — além de ser perfeito para quem precisa de controle total sobre seus sites, desde a escolha do provedor de CMS hosting até a implementação de medidas de segurança.

WordPress é o CMS mais popular do mundo, estando por trás de quase metade de todos os sites na internet. Por conta da sua popularidade, você tem inúmeras opções de temas e plugins (tanto gratuitos quanto pagos) para aprimorar as páginas do seu blog.

O WordPress também possui uma comunidade gigantesca e ativa, que compartilha conhecimento útil e informações sobre a plataforma. Portanto, recomendamos o uso do WordPress se você deseja iniciar um blog usando um CMS. 

Para isso, primeiramente é importante entender o que é hospedagem de sites, porque você precisará selecionar um serviço de hospedagem se para criar seu blog WordPress auto-hospedado. Dê preferência a um plano de hospedagem WordPress, para não se preocupar com os detalhes técnicos e focar na criação de conteúdo.

Dica do Especialista

As coisas mais importantes que procuro em um plano de hospedagem são:

1. Conveniência. Vamos supor que você esteja usando o WordPress — seu plano de hospedagem permite que você instale o WordPress com um ou dois cliques? 

2. Velocidade. Se o seu servidor for rápido, seu site carregará mais rapidamente, o que ajudará em sua classificação e tráfego.

3. Bom suporte, para te ajudar sempre que você tiver um problema.

Editor

Neil Patel

Empreendedor e Especialista em Marketing Digital

Aqui estão algumas vantagens e desvantagens de escolher um CMS, como o WordPress, como sua plataforma de blog:

Vantagens

  • Controle total. Você fica livre para ajustar, gerenciar e direcionar recursos e provedores de hospedagem.
  • Possibilidades de personalização quase infinitas. Você pode adicionar códigos personalizados ou escolher entre milhares de plugins e temas, tanto do diretório oficial quanto de fontes de terceiros.
  • Construído para crescer. Plataformas auto-hospedadas podem sustentar sites complexos de qualquer tamanho — se o seu seu plano de hospedagem não tiver recursos suficientes, basta fazer o upgrade.

Desvantagens

  • Curva de aprendizado mais acentuada. Embora usar um CMS seja bem mais fácil do que codificar um site do zero, essas plataformas ainda requerem algum conhecimento técnico em comparação com os criadores de sites.
  • Tempo de configuração. Enquanto a maioria das plataformas hospedadas tem configuração basicamente instantânea, as plataformas auto-hospedadas exigem etapas extras, como a compra de um plano de hospedagem, o registro de um  domínio e a instalação do software da plataforma.
  • Sem suporte dedicado. A maioria das plataformas auto-hospedadas não oferece suporte direto ao cliente. Por isso, você precisará contar com o seu provedor de hospedagem ou suporte da comunidade.
  • Segurança e manutenção independentes. Você será responsável por manter seu blog protegido e cuidar das medidas de segurança. Em outras palavras, você precisará instalar complementos de segurança, realizar backups regularmente e fazer atualizações de software.

Criador de Sites

Se você quer começar um blog, mas quer evitar um processo de configuração demorado e uma curva de aprendizado íngreme, os criadores de sites são a melhor opção.

Esse tipo de plataforma oferece uma maneira simples e direta de criar um site sem ter nenhum tipo de conhecimento técnico, o que significa que essa é a melhor opção para iniciantes.

Serviços como o criador de blogs do Criador de Sites da Hostinger fornecem aos usuários templates profissionais para iniciar o processo de construção do seu blog.

Você pode personalizar facilmente o template do blog com um editor de arrastar e soltar e várias ferramentas de IA ,como o Escritor IA, a ferramenta de Mapa de Calor IA e o Gerador de Logo com IA.

Veja abaixo os prós e contras de escolher o criador de blogs da Hostinger:

Vantagens

  • Configuração rápida. Use a opção do Criador de Sites com IA para gerar um blog totalmente personalizado em apenas alguns cliques – tudo o que você precisa fazer é fornecer uma breve descrição do que você tem em mente. Então, siga para o editor visual para ajustar todos os elementos do seu site de acordo com sua visão.
  • Templates prontos. Acelere seu processo de construção escolhendo entre os vários templates da Hostinger especificamente projetados para otimizar seu blog. Todos os designs são compatíveis com dispositivos móveis e personalizáveis.
  • Recursos essenciais para blogs . O criador de blogs da Hostinger oferece ferramentas integradas que facilitam a criação do seu blog dos sonhos. Você terá à disposição um editor visual de postagens, grupos de artigos com categorias, agendamento de posts e um personalizador de URL.
  • Recursos de hospedagem completos . Por a partir de apenas R$ 9.99/mês, seu blog recebe um domínio gratuito por um ano, backups semanais, largura de banda ilimitada e recursos de segurança robustos.

Desvantagens

  • Menos flexível. A maioria dos criadores de sites são construídos em um sistema de código fechado. Em outras palavras, você só terá acesso aos templates e recursos oferecidos nativamente pelo serviço. No entanto, o criador de blogs da Hostinger é compatível com ferramentas populares de terceiros, como o Google Analytics, Hotjar e Google AdSense.
  • Sem suporte por telefone. Atualmente, você não pode entrar em contato com nossa equipe de Sucesso do Cliente por telefone. No entanto, o Criador de Sites da Hostinger oferece suporte por email e chat 24 horas (em vários idiomas, incluindo português do Brasil) para garantir que você receba toda a ajuda necessária.

Outras Plataformas

Muitos blogueiros de sucesso usam sites como MediumBlogger ou Tumblr, além de suas próprias plataformas. Algumas dessas plataformas usam um algoritmo semelhante ao das redes sociais, onde os visitantes podem descobrir artigos em alta com base em seus interesses.

Aproveitar este sistema pode ajudar você a construir uma base de público forte para o seu blog. Você também pode usar essas plataformas para construir backlinks e direcionar mais visitantes para o seu blog.

Aqui estão algumas vantagens e desvantagens de usar uma plataforma fechada para o seu blog:

Vantagens

  • Fácil de começar. Tudo o que você precisa fazer é criar uma conta, e você já terá tudo pronto para fazer a primeira postagem no seu blog.
  • Sem manutenção. Não há necessidade de pensar em aspectos técnicos como o desempenho ou a segurança do seu site – você pode se concentrar em escrever e divulgar seu blog.
  • Base de público pré-existente. Plataformas sociais já possuem uma base de usuários estabelecida, que você pode aproveitar para construir sua presença online. Além disso, um conteúdo único e valioso dá a você a chance de ser destaque na plataforma.
  • Economia. Muitos desses sites são gratuitos ou oferecem opções grátis. Dessa forma, você pode criar contas em mais de uma plataforma para expandir seu alcance sem se preocupar com os custos.

Desvantagens

  • Propriedade limitada. Seu blog e seu conteúdo serão armazenados no servidor da plataforma, então há uma chance de você perdê-los se o site ficar offline.
  • Competição acirrada. Como você compartilha a plataforma com outros blogueiros, pode ser um desafio crescer em meio a tanta gente. Na maioria das vezes, colaboradores com reputações estabelecidas terão preferência na página inicial e receberão a maior parte do tráfego.
  • Menos opções de monetização . Diferentemente do caso de ter um blog próprio, você não poderá exibir anúncios ou vender produtos diretamente nesses sites de terceiros. As únicas opções são promover links de afiliados ou participar do programa de parceiros da própria plataforma.

Escolher a plataforma certa desempenha um grande papel no seu sucesso como blogueiro/a. Certifique-se de identificar suas necessidades e preferências antes de tomar sua decisão.

Se você é iniciante na área e/ou quer economizar tempo, recomendamos usar ferramentas como o Criador de Sites da Hostinger.

Por outro lado, um CMS como o WordPress é perfeito para quem tem alguma experiência em construção de sites e deseja ter a liberdade para fazer modificações diretamente no código ou instalar extensões personalizadas.

Além dessas duas opções, você pode criar contas em plataformas de blogs populares para aumentar seu alcance e construir uma base de público mais forte. No entanto, não dependa excessivamente dessas plataformas fechadas, pois elas não são uma solução ideal a longo prazo.

Daqui em diante, vamos nos concentrar em como configurar um blog usando o WordPress como plataforma.

3. Dê um Nome para o Blog e Obtenha o Domínio Certo

O próximo passo para criar o seu blog é criar um nome bem pensado. O nome deve ser cativante e único — mas, mais do que isso, também precisa ser marcante e relacionado ao seu nicho.

Um bom nome de blog precisa ter três qualidades principais. São elas:

  • Relevância no seu nicho . Idealmente, os leitores devem ter uma ideia do seu nicho a partir do título do blog. Para isso, considere usar palavras-chave relevantes.
  • Não mais do que duas ou três palavras . Embora alguns blogs com nomes longos sejam altamente bem-sucedidos, a melhor prática é escolher nomes curtos.
  • Fácil de soletrar e lembrar. Para uma marca ideal, evite usar números ou caracteres especiais no nome do blog.

Felizmente, você pode usar geradores de nomes para blogs para iniciar o processo de brainstorming.

Tudo o que você precisa fazer é fornecer ao gerador algumas palavras-chave, e a IA criará diferentes nomes para o seu blog. Simplesmente escolha o que você mais gosta (ou combine algumas sugestões) e o nome do seu novo blog está pronto.

O próximo passo para começar um blog é obter um domínio para ele. Um domínio é o endereço da web que os visitantes precisam digitar para acessar seu site.

Idealmente, você deve escolher um domínio que seja exatamente o título do seu blog. Se essa opção não estiver disponível, encontre uma alternativa que se assemelhe ou esteja relacionada ao nome. Essa prática é importante para evitar confusões e ajudar o seu site a se tornar mais identificável.

Você pode comprar um domínio de um registrador credenciado. Algumas empresas de hospedagem, como a Hostinger, também atuam como registradoras de domínio. Escolhendo essa opção, você pode comprar um domínio e hospedagem no mesmo pacote, economizando tempo e dinheiro.

Dica de Leitura

Confira nosso tutorial para aprender como obter um domínio gratuito para o seu novo blog. Por outro lado, caso você já tenha um domínio em outra provedora, você pode fazer uma transferência de domínio para a Hostinger.

Para isso, use nossa ferramenta de registro de domínio. É só digitar o nome de domínio desejado na barra de pesquisa e você verá todas as opções disponíveis e em várias opções de extensões.

E caso você ainda não tenha se decidido quanto ao nome do seu blog, use o nosso gerador de nomes para empresas. Com a ajuda da IA, você conseguirá ter um nome que combina com seu estilo de blog em poucos minutos.

Dica

Como alternativa, você também pode usar a nossa ferramenta grátis de consulta WHOIS para verificar a disponibilidade de qualquer domínio na internet. Caso o domínio que você queira esteja em uso por outro usuário, você pode conferir dados de contato do proprietário e tentar negociar com ele a sua aquisição.

Você pode ter um site com as extensões de domínios mais populares a partir de R$ 2,99 no primeiro ano com a gente! Algumas opções:

Se preferir um domínio .com.br, você pode adquiri-lo a partir de R$ 29,90 no primeiro ano! Já se você optar por comprar domínio .org, o valor sobe para R$ 44,99/ano.

Também tem o domínio .com, que torna seu site mais global pela extensão mais conhecida no mundo e sai por R$ 19,99, também no primeiro ano.

Agora, se você quer a extensão mais adequada para começar um blog, o domínio .blog é o mais certeiro aqui, pois esse é justamente o seu propósito. Ele custa R$ 19,99/ano aqui na Hostinger.

Ferramenta de Pesquisa de Domínio

Descubra se um nome de domínio está disponível

Ou, ainda, consulte outros tipos de domínio barato para escolher aquele que mais combina com seu tipo de blog. Para isso, conheça qual o propósito do seu projeto antes de escolher a extensão de domínio certa.

4. Configure e Personalize o Seu Site

Como mencionado anteriormente, diferentes plataformas atendem a diferentes necessidades e preferências. Até por isso, cada plataforma também tem processos diferentes de configuração e personalização.

Nesta seção, forneceremos um guia passo a passo para configurar e personalizar um blog no WordPress.

Dica de Leitura

Se você não está usando um CMS, leia nosso tutorial para aprender mais sobre como criar um site do zero usando o Criador de Sites da Hostinger.

Cobriremos três etapas-chave para criar um novo blog: instalação do sistema de gerenciamento de conteúdo, personalização do visual e adição de plugins.

Instalando o WordPress

Após comprar seu plano de hospedagem, o primeiro passo é instalar o WordPress — o que, no geral, pode ser feito usando o auto instalador no painel de controle do seu provedor de hospedagem.

Aqui está como fazê-lo no hPanel da Hostinger:

1. Faça login no painel de controle da sua conta de hospedagem e, em seguida, navegue até Site → Auto Instalador.

2. Clique em Selecionar na opção WordPress.

3. Uma nova janela irá aparecer. Preencha o formulário com os seguintes detalhes:

  • Verifique se o nome do seu domínio está correto.
  • Digite o nome de usuário do administrador, senha e email. Essas informações de login serão usadas para acessar seu painel de controle ou área de administração do WordPress.
  • Insira o título do seu site – você pode inserir o nome do blog aqui. É possível alterar isso posteriormente nas configurações do site no seu painel de administração do WordPress.
  • Escolha o idioma desejado.
  • Selecione Sempre atualize para a versão mais recente disponível para obter os recursos e correções de segurança mais recentes.

4. Clique em Instalar.

Uma vez que a instalação esteja completa, faça login na sua área de administração do WordPress. Aqui, você pode começar a fazer alterações no seu novo blog.

Escolha um Tema do WordPress

Em seguida, vamos nos concentrar em como fazer o layout do site e personalizar seu blog WordPress usando temas pré-projetados.

Um tema WordPress é um template de design pré-construído e personalizável. Você pode conferir opções gratuitas e pagas na biblioteca do WordPress e em fontes de terceiros, como o ThemeForest. Desenvolvedores também oferecem temas premium em seus próprios sites, como é o caso do Astra.

Caso você opte por um tema pago do WordPress, geralmente recebe acesso a alguns benefícios adicionais, como suporte dedicado, atualizações regulares e plugins premium incluídos em sua compra. Embora os temas gratuitos possam ser um bom ponto de partida, eles geralmente não oferecem suporte, o que torna os temas premium um investimento válido.

Ao procurar pelo melhor tema do WordPress para o seu blog, considere esses fatores:

  • Preço. Se você está considerando adquirir um tema premium para o seu blog, certifique-se de que vale o preço. Faça uma comparação com outros temas com preços semelhantes.
  • Design. O design do tema deve se adequar ao conteúdo do seu blog. Se estiver em dúvida, priorize designs amigáveis e simples que destacam os artigos em si.
  • Características. Verifique se o tema inclui recursos como um criador de arrastar e soltar, layouts pré-moldados e suporte ao cliente.
  • Responsividade. Use um tema responsivo que se adaptará a qualquer tamanho de tela. Isso é importante, pois mais da metade de todo o tráfego do seu site virá de dispositivos móveis.
  • Avaliações de usuários . Antes de comprar um tema, verifique se outras pessoas tiveram uma experiência positiva com ele.

Para instalar um tema do diretório do WordPress, faça login no seu painel e navegue até Aparência → Temas → Adicionar Novo. Passe o mouse sobre o tema escolhido e clique em Instalar. Uma vez que o processo esteja completo, clique em Ativar.

navegando por temas no wordpress

Para instalar um tema baixado de outro lugar, selecione Enviar Tema, faça o upload do arquivo .zipe, em seguida, instale e ative-o.

Os usuários dos planos de Hospedagem Business ou qualquer um dos Planos de Hospedagem Cloud da Hostinger podem instalar o Tema de Blog da Hostinger gratuitamente. Ele está disponível para usuários que escolhem o WordPress como sua plataforma durante o processo de configuração do site.

seletor de temas wordpress na configuração de site da hostinger

Se você optar inicialmente por um outro tema e quiser mudar para o Tema da Hostinger posteriormente, é muito fácil: basta ir ao hPanelWordPress Visão Geral → Instalações Recomendadas e instalá-lo.

instalando o tema de blog da hostinger pelo hpanel

Instale Plugins e Ferramentas para Ampliar a Funcionalidade do Blog

Um plugin do WordPress é uma extensão que expande a funcionalidade de um site. Os plugins fornecem recursos extras e podem ser instalados facilmente sem a necessidade de mexer em códigos, tornando-os excelentes opções para blogueiros iniciantes.

Diferentes plugins servem para diferentes propósitos. Alguns melhoram a segurança do site, enquanto outros podem realizar backups, habilitar formulários de contato, moderar comentários ou integrar serviços como o Google Analytics.

Confira alguns plugins populares para começar:

  • Plugin WordPress da Hostinger. Nosso plugin próprio, que vem pré-instalado nos sites WordPress configurados na Hostinger e pode te orientar durante o processo de configuração do site. Combinado com nosso assistente IA, o Hostinger Kodee, você terá um gerador de artigos com inteligência artificial diretamente no seu painel do WordPress.
  • iThemes Security. Perfeito para estender as funcionalidades de segurança do seu site WordPress.
  • UpdraftPlus. Pensado para simplificar backups e o processo de restauração do site.
  • WPForms. Crie formulários facilmente com sua interface de arrastar e soltar.
  • Akismet Spam Protection. Um plugin para combater spam e limpar a seção de comentários do seu blog.
  • MonsterInsights. Vincule seu blog a uma conta do Google Analytics para monitorar o desempenho.
  • Yoast SEO . Use este plugin gratuito para gerenciar a otimização do seu blog para mecanismos de busca (SEO).

Recomendamos instalar apenas os plugins estritamente necessários, pois manter um número exagerado de extensões pode ser desafiador. Ter muitos plugins ativados também pode causar problemas de desempenho no blog, então certifique-se de que sua empresa de hospedagem oferece recursos de servidor suficientes.

5. Crie as Páginas e Categorias Necessárias

As páginas são as áreas que contêm o conteúdo de um site. Ao contrário de posts, uma página web padrão requer pouca ou nenhuma edição ou atualização. Os tipos mais comuns de páginas em blogs são as seguintes:

  • Página inicial. A sua página inicial é a página de introdução do seu blog. É a página que os visitantes verão quando digitarem seu domínio na barra de endereços do navegador. A página inicial deve incluir trechos dos seus artigos mais recentes e de maior destaque.
  • A página Sobre. Esta é a seção do seu site onde os visitantes podem saber mais sobre a pessoa ou organização por trás do blog. A página pode incluir uma biografia, os objetivos do site e imagens relevantes.
  • Página de contato. Esta página contém informações sobre como os usuários podem entrar em contato com o proprietário do site para dúvidas ou feedback. Uma página de contato geralmente inclui um endereço de e-mail, um número de telefone, links para perfis de mídias sociais, um formulário de contato ou um endereço com sua localização no Google Maps.

Diferentes tipos de blogs podem precisar de tipos específicos de páginas. Por exemplo, se seu blog possui uma loja online, você pode precisar adicionar páginas de produtos ao site.

adicionar nova pagina no wordpress

Para criar uma página, abra o painel do WordPress e vá até Páginas → Adicionar Nova. Você será levado ao editor Gutenberg. Use-o para escrever e formatar o texto da página e adicionar imagens, vídeos, formulários ou outros elementos da página que você deseja usar.

Lembre-se de que um post no WordPress é diferente de uma página. Posts são usados principalmente para artigos de blog, enquanto páginas geralmente aparecem no seu menu de navegação.

Outro fator importante para o seu blog são as categorias de post. Isso permite que você agrupe postagens específicas do blog, tornando-as mais organizadas e fáceis de encontrar.

No WordPress, você pode adicionar e editar categorias indo até Post → Categorias na barra lateral. Como alternativa, adicione novas categorias diretamente através do editor Gutenberg durante o processo de escrita.

6. Crie uma Estratégia de Conteúdo e uma Campanha de Pré-Lançamento

Cuidar da campanha de pré-lançamento é essencial antes de colocar seu blog no ar. Para desenvolver uma estratégia de conteúdo bem-sucedida, siga estas recomendações:

Especifique Seus Objetivos

Definir metas para o seu projeto facilita o acompanhamento de suas conquistas e determina quais aspectos você deve melhorar. A melhor prática é definir metas concretas — por exemplo, ter 1000 assinantes na sua newsletter até o final do ano. Objetivos específicos tornam seu progresso mais mensurável e fácil de acompanhar.

Identifique Seu Público-Alvo

Conheça as características comuns do seu público-alvo – seus interesses, necessidades, dificuldades e aspirações. Uma boa dica é conferir comunidades online onde sua audiência esteja concentrada. Descubra assuntos nos quais eles estão interessados e que tipo de conteúdo eles preferem.

Analise Seus Concorrentes

Descubra os principais concorrentes no nicho do seu blog. Leia e analise seus artigos mais populares, descubra o que funciona para eles e identifique áreas onde seu blog pode ter um desempenho melhor ou oferecer uma perspectiva única.

Preste atenção aos tópicos que não são abordados nos artigos da concorrência e concentre-se em incluir as informações faltantes em suas postagens. Isso vai ajudar você a se destacar de outros blogs.

Liste os Tópicos Sobre os Quais Você Vai Escrever

Faça um brainstorm de tópicos para o seu blog e considere cada informação reunida sobre o seu público-alvo e concorrentes. Encontre exemplos de artigos e crie uma planilha de conteúdo, incluindo todos os possíveis tópicos sobre os quais você pode escrever. Dessa forma, você se prepara de forma mais focada e terá ideias prontas para futuros artigos.

Realize uma Pesquisa de Palavras-chave

Em seguida, é hora de determinar o nível de interesse e competitividade para cada tópico escolhido. Você precisa ter uma justificativa forte e baseada em dados ao selecionar cada palavra-chave. Ferramentas como Ahrefs e Google Trends são úteis para entender o que as pessoas estão procurando e que tipo de conteúdo já existe.

Agende os Artigos do Blog

A chave para construir um público fiel é a consistência. É melhor seguir um cronograma regular de postagens do que publicar um monte de artigos de uma vez e depois desaparecer por um longo período.

Dica do Especialista

Você deve tentar escrever e postar conteúdo pelo menos três vezes por semana. Idealmente, você deve tentar chegar a uma frequência de postagens diárias.

Tente postar pela manhã, seja no seu fuso horário ou no fuso horário do seu público-alvo, pois essas postagens tendem a ter um melhor desempenho.

Em outras palavras: se meu público-alvo está na Europa, eu faria minhas postagens pela manhã, por volta das 8h, no horário do Reino Unido. Dessa forma, você pode obter mais tráfego de e-mails e compartilhamentos em redes sociais.

Editor

Neil Patel

Empreendedor e Especialista em Marketing Digital

7. Escreva Seu Primeiro Artigo

Com a estratégia de pré-lançamento já traçada, é hora de começar a pensar em escrever o primeiro post do seu blog. Aqui estão algumas dicas para fazer cada novo post valer a pena:

  • Seja claro e conciso. Use uma linguagem fácil de entender e mantenha as frases e parágrafos curtos. Evite grandes blocos de texto, que podem intimidar os leitores.
  • Use títulos, subtítulos e listas. A formatação estruturada ajuda os leitores a encontrar as informações de que precisam mais rapidamente, especialmente se eles estão passando rapidamente pelo post do blog.
  • Adicione imagens e elementos gráficos. O conteúdo visual torna seus posts mais envolventes. Mais que isso: frequentemente, eles são necessários — especialmente se você está escrevendo um guia de como fazer alguma coisa ou quer transmitir dados em um formato mais compreensível.
  • Garanta a originalidade . Use um verificador de plágio para identificar se seu texto contém algum plágio. Esta ferramenta identifica e destaca as partes do seu texto nas quais você precisa se atentar. Essas ferramentas são especialmente importantes se você está usando uma ferramenta de escrita com IA para o seu conteúdo.
  • Aplique as melhores práticas de SEO. Use ferramentas como Yoast SEO para otimizar seus textos e o processo de publicação. Criar conteúdo otimizado para SEO pode melhorar drasticamente a visibilidade do seu blog nos mecanismos de busca.

Para criar o primeiro post do seu blog, faça login no seu painel do WordPress e navegue até Posts → Adicionar Novo. Você será levado ao editor de texto do WordPress, que é a ferramenta para escrever e formatar seu conteúdo.

criar posts no wordpress

O editor do WordPress permite que você adicione e edite blocos ou seções para diferentes tipos de conteúdo. Esses blocos podem adicionar elementos como texto, mídias, elementos de design, widgets e códigos. Para selecionar e adicionar um novo bloco, simplesmente clique no botão localizado dentro do editor.

Se você quiser incluir um template pré-projetado em sua postagem, navegue pelos itens na aba Padrões.

Ao terminar de escrever, formatar e adicionar conteúdo ao seu primeiro post, certifique-se de que as configurações estão corretas antes de publicá-lo. Para acessar as opções avançadas do post, clique no botão Configurações no canto superior direito do editor.

opções avançadas de texto no editor gutenberg do wordpress

Na barra lateral de configurações, você pode escolher se permitirá comentários, adicionar tags, definir as categorias do post ou fazer upload da imagem destacada.

Antes de publicar o artigo, clique em Visualizar para garantir que tudo está em ordem. Por exemplo, verifique se o título do post do blog não está muito longo e se todos os parágrafos e imagens estão aparecendo como você pretende. Volte e edite o post se necessário.

Quando tudo estiver em ordem, vá em frente e clique em Publicar.

8. Publique seu Artigo

O processo de publicar uma postagem de blog é geralmente muito simples, como explicamos anteriormente. No entanto, recomendamos fazer uma última verificação para garantir que o post do blog está seguindo todos os padrões de qualidade.

Antes de tornar seu blog acessível, considere dar uma olhada nesta lista de verificação:

Revise e Corrija Erros de Gramática e Ortografia

Erros de gramática e ortografia podem fazer com que seu conteúdo pareça menos confiável e prejudicar sua credibilidade. Portanto, reserve um tempo para revisar seus posts antes de publicá-los. Uma boa dica é esperar um dia entre a escrita e a revisão, para garantir que você está relendo o artigo de maneira objetiva. Também é uma boa ideia pedir a outra pessoa para revisar o blog, se possível.

Verifique a Formatação e Estrutura

O estilo, formato e estrutura do seu blog podem ajudar a manter a atenção do leitor. Algumas boas práticas incluem adicionar um índice, verificar como cada seção flui naturalmente para a seguinte e garantir que os estilos e tamanhos de fonte sejam legíveis.

Adicione e Otimize Elementos Visuais

Elementos visuais, como ilustrações e gráficos, ajudam a transmitir informações de maneira mais eficaz. Portanto, adicioná-los nos lugares certos pode melhorar o seu conteúdo. Se você usa um CMS como o WordPress, considere otimizar as imagens comprimindo ou redimensionando-as para um garantir um de carregamento mais rápido.

Garanta Que Todos Os Links Estão Funcionando Corretamente

Links internos e externos ajudam os visitantes a navegar no seu site e são essenciais para o desempenho de SEO do seu blog. Verifique se todos os links que você incluiu levam às páginas corretas. Também é importante considerar o texto âncora que você usa, pois eles ajudam o Google e outros motores de busca a entender melhor os contextos dos links.

Assim que você completar a lista de verificação e garantir que todos os elementos estão no lugar, você pode publicar o primeiro post do seu blog e começar a divulgá-lo para um público mais amplo.

9. Divulgue o Blog e Aumente seu Público

Agora que seu novo blog WordPress está funcionando, é hora de fazer as pessoas o lerem. Afinal de contas, não adianta ter um conteúdo de altíssima qualidade se ele não alcançar o público-alvo. É por isso que divulgar seu blog é fundamental.

Otimize seu Blog com Práticas de SEO

A otimização para mecanismos de pesquisa se refere a um conjunto de técnicas usadas para melhorar a posição de um site nos serviços de busca, como o Google.

Fazer com que um site ocupe uma posição alta nas páginas de resultados dos motores de busca (SERPs) é essencial, já que cerca de 53% de todo o tráfego de um site vem de pesquisas orgânicas. Se você tem posts e páginas bem ranqueados no Google, é mais provável que seu blog tenha um fluxo constante de tráfego orgânico, sem que você precise pagar por anúncios.

Aqui estão algumas das melhores dicas para SEO em blogs:

  • Pesquisa de palavras-chave. Foque em palavras-chave de cauda longa com baixa concorrência para ter uma chance melhor de destaque nas SERPs. Use ferramentas como Google Trends, Semrush ou Ahrefs para coletar informações relacionadas às palavras-chave.
  • Inscreva-se no Google Search Console. Esta é uma excelente ferramenta para acompanhar o desempenho do seu site no Google. Ele permitirá que você saiba quais palavras-chave trazem o maior tráfego e quais sites fazem links para seus artigos.
  • Instale um plugin de SEO. Se você administra um blog WordPress, o Yoast SEO é um dos plugins mais indicados. Se você usar um criador de sites, a maioria oferece recursos de SEO integrados.
  • Aplique as melhores práticas de SEO on-page. Algumas táticas essenciais de SEO on-page incluem adicionar meta descrições e alterar as definições de links permanences.
  • Melhore o desempenho do site. Páginas mais rápidas afetam positivamente o SEO. Certifique-se de seguir as diretrizes de desempenho para acelerar o seu site.

Alimente a Audiência do seu Blog em Redes Sociais e Fóruns

Promover seu blog em redes sociais e fóruns online é uma excelente maneira de encontrar sua audiência e se conectar com ela. O objetivo deve ser encontrar comunidades interessadas em seu nicho e levá-las ao seu blog.

90% dos blogueiros usam as mídias sociais para compartilhar suas postagens. Este é um método popular para gerar tráfego, então vale a pena reservar algum tempo em uma estratégia de mídia social otimizada.

O primeiro passo é garantir que você incorpore as redes sociais em seu próprio blog. Leitores que acham seu conteúdo interessante ou valioso podem querer seguir seus perfis em mídias sociais e compartilhar o conteúdo do seu blog com outras pessoas.

Considere usar um plugin de mídia social se você administra um blog WordPress. Isso permitirá que você exiba widgets com ícones de redes sociais, opções de compartilhamento imediato e botões de curtir no Facebook.

O próximo passo é selecionar as plataformas de rede social nas quais você divulgará seu blog.

Cada mídia social tem características únicas, e nem todas elas se adequarão ao seu nicho específico. Portanto, é essencial pesquisar as faixas demográficas de cada plataforma antes de iniciar a divulgação nas redes.

Aqui estão algumas informações sobre as plataformas de mídia social mais populares e seus tipos de usuários, para te ajudar a desenvolver um blog de sucesso:

  • Facebook. A maior rede social do mundo, com aproximadamente 3 bilhões de usuários ativos mensalmente em todo o mundo. Homens entre 25 e 34 anos representam 17,6% da base de usuários, o que os torna o maior grupo demográfico na plataforma. A maioria dos usuários do Facebook acessa a rede através do celular, então certifique-se de que seu blog seja compatível com dispositivos móveis.
  • X (ex-Twitter). O X tem mais de 300 milhões de usuários ativos mensalmente, sendo a maioria de seu público usuários do sexo masculino. Ele ganhou uma reputação por fornecer atualizações em tempo real sobre vários assuntos, e muitos de seus usuários usam o X para acompanhar as notícias do mundo.
  • Reddit. Esta plataforma de discussão social tem, em média, cerca de 50 milhões de usuários ativos diariamente. O Reddit tem mais de 100 mil comunidades ativas para quase qualquer nicho, tornando-o uma ótima plataforma para encontrar seu público-alvo.
  • Instagram. Este aplicativo de compartilhamento de fotos ultrapassa 1 bilhão de usuários ativos mensalmente em todo o mundo e está entre as plataformas mais populares para marketing de influenciadores. Se o conteúdo do seu blog tem um aspecto visualmente atraente e seu público-alvo são os millennials, o Instagram é uma excelente opção.
  • Pinterest. A popular plataforma de compartilhamento de imagens e curadoria visual tem mais de 450 milhões de usuários ativos mensalmente. O público feminino é maioria no Pinterest, e a maioria dos usuários vem da América do Norte. Por isso, essa rede é uma opção válida especialmente para blogs cujo público-alvo é predominantemente feminino.
  • TikTok. A rede social de crescimento mais rápido do mundo, este aplicativo de compartilhamento de vídeos já reúne mais de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente. O TikTok é extremamente popular entre os usuários da Geração Z e tem o maior tempo gasto por dia em comparação com outras plataformas. Se o conteúdo do seu blog é direcionado para jovens, tente promover sua marca no TikTok com resumos curtos de seus artigos em formato de vídeo.

Dica do Especialista

Não existe uma única plataforma de mídia social que seja a melhor para encontrar e construir sua comunidade. Você tem que olhar para onde está sua audiência. Eu trabalho com B2B (empresas que negociam com outras empresas), então o LinkedIn e o Twitter são ótimos — o mesmo vale para o YouTube. Já pessoas que estão no B2C — isto é, marcas que vendem diretamente ao consumidor — talvez encontrem melhores resultados no Instagram, TikTok e Snapchat.

Editor

Neil Patel

Empreendedor e Especialista em Marketing Digital

Desenvolva uma Estratégia de Email Marketing para o Seu Blog

O marketing por email é a técnica de emails para uma lista de assinantes com o objetivo de promover o seu blog. Mesmo na era das redes sociais, o marketing por e-mail continua sendo uma maneira eficaz de manter os leitores engajados no seu blog.

Muitos provedores de hospedagem oferecem contas de email personalizadas para seus clientes. Se a sua plataforma de hospedagem não incluir esse diferencial, considere comprar uma hospedagem de email separadamente. Isso permitirá que você crie um endereço de email profissional, como seunome@seublog.com.

Aqui estão as três etapas críticas do marketing por email:

  1. Escolha uma ferramenta de marketing por email. Uma boa ferramenta de marketing por email simplificará a gestão de suas campanhas. Se você tem um blog WordPress, dá para escolher entre diversos plugins de newsletter.
  2. Construa uma lista de emails. Sempre incentive novos leitores a se inscreverem na sua newsletter, seja na sua página inicial e nas páginas individuais do blog. Você pode oferecer incentivos — um conteúdo exclusivo ou um e-book gratuito por email, por exemplo — para convencê-los.
  3. Envie emails de alta qualidade. Certifique-se de oferecer um valor real em cada email que você enviar. Crie frases envolventes para escrever no assunto, com ideias que reflitam o conteúdo do e-mail. No corpo do email, adicione botões de chamada para ação (como “Saiba mais”) que linkam para uma postagem no seu blog.

Faça um Post como Convidado

Escrever como convidado (também conhecido como guest post) é a prática de criar artigos para outros blogs, assinando com o seu nome ou o nome do seu blog. A ideia, aqui, é ganhar exposição para o seu blog publicando em sites com um número maior de seguidores. Essa também é uma oportunidade de incluir backlinks para o seu blog, o que pode afetar positivamente o SEO.

Certifique-se de escolher apenas sites que são relevantes para o seu nicho. Dessa forma, você pode garantir que os guest posts atrairão seu público-alvo ideal.

Ao propor um artigo para um dos sites que você selecionou, verifique se o tópico se encaixa no tema do site.

Se sua proposta for aceita, comece a escrever o artigo. Além de adicionar backlinks ao seu blog, use links internos que direcionam os leitores para outros posts no site do parceiro. 

Além disso, evite divulgar seu blog de maneira forçada — em vez disso, concentre-se em fornecer valor ao leitor.

Depois que o guest post for publicado, mantenha contato com o parceiro com quem você trabalhou. Se o artigo for bem sucedido, suas futuras propostas têm mais chances de serem aceitas por outros blogs.

10. Monetize seu Blog

Depois que seu blog acumular um número razoável de seguidores, você começará a abrir oportunidades para ganhar dinheiro com blog. Existem muitas maneiras de monetizar seu blog. Alguns dos métodos mais comuns incluem:

Marketing de Afiliados

Ao se tornar afiliado de uma marca, você pode ganhar dinheiro com seu blog usando links de afiliados. Por exemplo, toda vez que um visitante do blog compra um produto através do seu link de afiliado, você pode ganhar uma comissão que pode girar entre 5 e 30% do preço do produto. As taxas reais dependem do programa e dos tipos de produtos em oferta.

Anúncios Pagos

Donos de blogs podem exibir anúncios em seus sites ao se inscreverem em uma rede de publicidade. Redes de publicidade, como o Google AdSense, ajudam blogueiros a se conectar rapidamente com marcas relevantes para o seu público. No entanto, certifique-se de que seus espaços de anúncio não interfiram no conteúdo do blog, para manter uma boa experiência de leitura.

Posts Patrocinados

Outra maneira de ganhar dinheiro com blogs é entrar em contato com marcas e escrever sobre seus produtos. Antes de fazer isso, certifique-se de que seu blog tem uma quantidade considerável de leitores e tráfego. Blogueiros estabelecidos atrairão mais marcas e terão mais poder de negociação sobre quanto eles podem ganhar com um único post.

Produtos Digitais e Físicos

Outra boa ideia é integrar um recurso de e-commerce em seu blog e vender produtos físicos e digitais relacionados ao seu conteúdo. Por exemplo, você pode vender produtos como cursos online e eBooks, que expandem suas ideias a partir de posts já existentes do seu blog. Também vale a pena considerar a venda de mercadorias físicas.

Assinaturas de Usuários

Outra sugestão é criar uma área conteúdo exclusivo, acessível somente por assinantes que paguem uma quantia (única ou recorrente). Certifique-se de manter o valor da assinatura oferecendo uma atualização constante de conteúdo único e de alta qualidade. 

Usuários do WordPress podem instalar plugins de membros, como MemberPress ou Paid Member Subscriptions, para adicionar a funcionalidade de paywall aos seus sites.

plugin memberpress wordpress

Dica do Especialista

Depois que você começar a construir seu público – cinco, dez mil visitantes por mês, pelo menos – você pode começar a monetizar seu blog. A curto prazo, meu plano de ação seria criar um lead magnet para coletar endereços de email.

Por exemplo: se eu tivesse um blog sobre yoga, eu poderia criar um lead magnet com 101 maneiras de fazer yoga avançado como iniciante. Com isso, eu posso começar a coletar emails e fazer a divulgação de cursos, eBooks, produtos afiliados e anúncios do AdSense.

Editor

Neil Patel

Empreendedor e Especialista em Marketing Digital

Quanto Custa Criar um Blog

Outro aspecto importante é estimar quanto dinheiro você precisa para criar um blog. Nossos especialistas calcularam uma estimativa de custo para iniciar um blog WordPress auto-hospedado usando a Hostinger como seu provedor de hospedagem:

  • Hospedagem. O plano de hospedagem Premium da Hostinger é uma excelente escolha para blogs baseados em WordPress. O preço inicial é de R$ 9.99/mês.
  • Certificado SSL. Um certificado SSL garante aos seus leitores que seu blog é seguro. A Hostinger oferece certificados SSL básicos gratuitamente. Se você quiser atualizar para um modelo mais avançado, o custo de um certificado SSL parte de aproximadamente US$ 10/ano.
  • Domínio. A Hostinger oferece um domínio gratuito por um ano com a maioria dos planos de hospedagem. Para outros casos, no geral, um domínio .com custa cerca de R$ 19,99 para registrar e cerca de R$ 79,99/ano para renovar.
  • WordPress. O software do WordPress é de código aberto, o que significa que o WordPress é gratuito para baixar, usar e modificar da maneira que você achar melhor.
  • Tema WordPress. Embora existam muitos temas gratuitos bem feitos por aí, eles geralmente carecem de recursos, opções de personalização e suporte. Em vez disso, sugerimos a compra de um tema premium para que você tenha um design e funcionalidades otimizados. Os temas mais baratos no ThemeForest saem atualmente por cerca de US$ 13/licença.
  • Plugins. Muitos plugins também estão disponíveis gratuitamente. No entanto, você pode precisar atualizar para a versão premium de alguns deles para ter acesso a recursos adicionais. Por exemplo, a instalação de um plugin de segurança e do Yoast SEO premium pode custar cerca de US$ 99/ano.
  • Marketing e SEO. Os custos reais dependerão dos métodos adotados e das ferramentas que você usa. No entanto, se você está apenas começando, é possível traçar as estratégias de marketing digital do seu blog usando ferramentas gratuitas como MailChimp e Google Trends.
  • Manutenção. A maioria das tarefas de manutenção do WordPress, como atualizações de software e backups, pode ser feita de forma independente usando ferramentas gratuitas. No entanto, o WordPress não está imune a problemas técnicos, então é uma boa ideia reservar cerca de US$ 100/ano para manutenção.

Com esses números, o custo total do primeiro ano do seu blog pode ultrapassar US$ 250. No entanto, suas despesas podem ser menores ou maiores dependendo de suas necessidades.

Dica

Saiba quanto custa um site WordPress dependendo de seu propósito para estimar melhor seus gastos.

Para fazer seu dinheiro render mais, use o Criador de Sites da Hostinger para começar sua jornada de blog. Com ferramentas de SEO, integrações de marketing e temas já incluídos, nosso criador de sites oferece o melhor custo-benefício.

Aqui está quanto um blog pode custar se feito com o Criador de Sites da Hostinger:

  • Hospedagem . Recomendamos o uso do plano de hospedagem Premium. A assinatura de 12 meses custa R$ 9.99/mês. Escolher este pacote de hospedagem lhe dará um domínio gratuito por um ano.
  • Criador de Sites da Hostinger . Incluído gratuitamente com qualquer um dos nossos planos de hospedagem.
  • Integrações de terceiros . Aplicativos populares de marketing e análise, como Hotjar e Google Analytics, estão disponíveis gratuitamente para todos os usuários do Criador de Sites.
  • Segurança e manutenção. Backups semanais, certificados SSL e um scanner de malware estão todos incluídos no seu plano de hospedagem.

Com esta solução, iniciar seu blog pode ser bem mais barato — pelos nossos cálculos acima, apenas US$ 35,88 no primeiro ano.

Sugerimos que você faça uma lista do que precisa e estabeleça um orçamento para evitar gastos excessivos. Você sempre pode começar com opções mais acessíveis ou gratuitas e atualizar para soluções premium mais tarde, uma vez que seu blog comece a dar lucro.

Vale a Pena Criar um Blog?

Nos primórdios da internet, blogs geralmente eram apenas diários online escritos por uma pessoa que registrava sua vida ou algum hobby. Hoje em dia, grandes marcas costumam usam blogs como uma parte crucial de suas estratégias de marketing de conteúdo.

Os motivos para começar um blog variarão dependendo da pessoa ou marca. Se você está procurando um incentivo extra, aqui estão quatro benefícios que você pode obter ao criar um blog:

Criar um Blog por Motivos Pessoais

Um blog pessoal funciona perfeitamente como um diário digital onde você não precisa se preocupar em ganhar dinheiro ou receber tráfego. Você pode simplesmente escrever e compartilhar seus pensamentos sobre um assunto específico. Isso é perfeito para pessoas que gostam de escrever e criar conteúdo sem necessariamente pensar em um retorno financeiro.

Criar um Blog para Networking

Gerenciar um blog ajuda você a alcançar novas pessoas, fazer amigos e construir uma comunidade. Se você é profissional de alguma área, essa também é uma ótima maneira de se conectar com outros especialistas dentro da sua indústria. Responder aos comentários em seus artigos pode ser uma ótima maneira de iniciar conversas com sua audiência.

Criar um Blog para Ganhar Dinheiro

Não há como negar que os blogs se tornaram negócios online bastante lucrativos. Uma vez que você tenha uma base de público estabelecida, ganhar dinheiro com blogs pode ser uma maneira flexível — e geralmente sem riscos — de ter um trabalho extra.

Criar um Blog para Aprender Novas Habilidades

Construir um blog pode ajudar você a melhorar suas habilidades e aprender novas, como escrita, marketing, SEO e desenvolvimento web. Criar conteúdo de alta qualidade e se destacar da concorrência também é um excelente jeito de estimular seu desenvolvimento.

Como Criar um Blog Sendo Iniciante: Melhores Práticas

Embora criar um blog seja emocionante, planejar uma estratégia forte é crucial antes de colocar seu projeto no ar.

Aqui estão algumas das melhores práticas que você deve seguir para criar um blog de sucesso:

Tenha um Objetivo Claro

Escolher um nicho e definir metas e marcos claros para medir seu progresso pode aumentar sua chance de sucesso.

Quando você cria seu primeiro blog, é fácil querer escrever sobre tudo e qualquer coisa que lhe interessa. No entanto, se você está procurando fazer uma renda extra com seu blog, você deve tirar um tempo para planejar a longo prazo.

Um exemplo de objetivo mensurável é ter 10 mil visualizações mensais de fontes orgânicas de tráfego em um ano. Suas metas, por outro lado, podem ser tarefas menores que ajudam você a alcançar o objetivo principal. Por exemplo, tente ter 10 artigos em uma posição de destaque nos resultados de pesquisa dentro de três meses.

Metas claras ajudam você a manter o foco, revisar seu progresso e alterar sua abordagem se você não estiver chegando nos resultados desejados.

Aprimore a Formatação do Seu Blog

Ter artigos bem escritos, com boa legibilidade e sem erros, é uma das principais maneiras de estabelecer sua credibilidade como blogueiro em qualquer nicho.

Considerando que muitos tipos de dispositivos são usados para navegar na internet hoje em dia, blocos muito grandes de texto podem ser cansativos de se consumir em um smartphone, por exemplo.

Não se esqueça de melhorar a legibilidade do seu blog prestando atenção a elementos como estruturas de parágrafos e frases, títulos e listas com marcadores. A formatação adequada também aumenta suas chances de obter uma posição mais alta nos motores de busca e torna seus posts mais fáceis de serem lidos rapidamente.

Expanda a Sua Lista de Emails

Fazer a lista de emails do seu blog crescer de maneira consistente é excelente para a sua estratégia de marketing por email. Para nutrir seu relacionamento com o público, use sua lista de emails das seguintes maneiras:

  • Notificar os leitores sobre artigos recém-publicados.
  • Compartilhar dicas e truques relacionados ao seu nicho.
  • Fazer com que seu público engaje com seu conteúdo na forma de competições ou brindes.

Quanto mais valor você ofereça aos leitores, mais provável é que você consiga cultivar um público fiel e colocar seu blog como uma autoridade em seu nicho.

Além disso, já que você pode usar o email para criar uma conexão mais pessoal com seus leitores, considere testar diferentes estratégias de geração de leads.

Por exemplo, atraia usuários para se inscreverem na sua lista de emails oferecendo conteúdo exclusivo como folhas de dicas e checklists. Uma vez que você tenha uma lista de emails grande o suficiente, você pode até monetizar suas newsletters vendendo espaço para anúncios.

Atualize Conteúdo Antigo

As tendências de pesquisa na internet estão sempre evoluindo, então um artigo de blog detalhando as melhores botas de caminhada em 2022 provavelmente terá informações desatualizadas um ano ou dois após sua publicação original.

Você pode evitar isso auditando e atualizando regularmente o seu conteúdo. Use as ferramentas de pesquisa SEO para monitorar tendências de busca e palavras-chave, e fique de olho no que seus concorrentes estão fazendo. 

Ao mesmo tempo, considere produzir mais conteúdo perene, que não precisa ser atualizado com tanta frequência.

Teste Múltiplas Formas de Monetização

Muita gente acha que existe apenas uma maneira de monetizar seu blog: enchendo todas as páginas com banners de publicidade. No entanto, esse é um grande equívoco.

Quando você começa um blog, considere as várias fontes de renda que ele pode trazer. Teste diferentes estratégias de monetização para encontrar a mais apropriada para o seu nicho. 

Por exemplo, dependendo da sua área, o marketing de afiliados pode não trazer os resultados esperados, mas seus leitores podem gostar de posts patrocinados bem escritos.

Conclusão

Criar um blog oferece muitas vantagens para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, desde ganhar autoridade em um assunto até ganhar uma renda extra.

A melhor parte é que, hoje em dia, está mais fácil e acessível do que nunca criar seu próprio blog e começar sua jornada como blogueiro ou blogueira.

Neste artigo, fornecemos um guia passo a passo sobre como criar um blog, incluindo a escolha do nicho certo, a escolha de uma plataforma, a escrita e publicação de conteúdo e a monetização do seu blog.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender como criar um blog e ganhar dinheiro com seu projeto online. Se você tiver alguma dúvida, nos informe na seção de comentários abaixo. Boa sorte!

Como Criar um Blog: Perguntas Frequentes

Abaixo, confira a resposta para algumas das perguntas mais comuns sobre como criar um blog.

Blogs são Lucrativos?

Sim. Enquanto as pessoas tiverem o costume de buscar informações na internet, os blogs serão uma fonte de lucro com bastante potencial para qualquer pessoa. Um dos aspectos mais importantes a se lembrar é escolher o nicho certo e o método de monetização apropriado. Tópicos como comida, beleza e moda são relativamente fáceis de monetizar. Ao publicar conteúdo de maneira estratégica e consistente, ganhar dinheiro com blogs é extremamente possível.

Quanto Posso Ganhar com meu Blog?

De acordo com Ryan Robinson, blogueiros podem ganhar US$ 45.000/ano, em média. No entanto, o número variará significativamente dependendo de fatores como o tema geral, a experiência do blogueiro, a localização e sua reputação na indústria.

O Blog Deve Ser um Trabalho de Tempo Integral ou um Bico?

Geralmente, recomendamos cuidar do seu blog apenas como um trabalho secundário quando se está começando. Você só deve considerar tornar seu blog um trabalho em tempo integral quando ele começar a crescer consideravelmente, para que você possa depender apenas da renda gerada no blog para o seu sustento.

Blogueiros Iniciantes Podem Ganhar Dinheiro?

Sim, qualquer blogueiro tem a oportunidade de monetizar seu conteúdo. No entanto, recomendamos que os iniciantes se concentrem mais em criar conteúdo de qualidade e construir sua base de público antes de qualquer coisa. Uma vez que você estabeleça uma forte proposta de valor e leitores leais, ganhar dinheiro através do blog se tornará mais fácil.

Posso Criar um Blog de Graça?

Sim, muitas plataformas permitem que as pessoas criem seus próprios blogs gratuitamente. O WordPress é uma das plataformas mais populares para começar um blog. Sites como Medium e Tumblr também são boas alternativas para novos blogueiros ou aqueles que desejam começar a blogar gratuitamente, sem um processo de configuração demorado.

Author
O autor

Bruno Santana

Jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia e Especialista em Marketing de Conteúdo na Hostinger, onde atuo na criação e otimização de artigos úteis, envolventes e criativos em áreas como desenvolvimento web e, marketing. Além disso, sou colaborador eventual do site MacMagazine e da editoria de cultura do Jornal A Tarde, fascinado por arte, culinária e tecnologia.