Entenda a importância do design ao criar seu site

Ter um site na internet sem se preocupar em fazer dele uma página memorável, não trará resultado algum para o seu negócio. É por isso que hoje vamos falar sobre a importância do design.

Em primeiro lugar, você deve empregar técnicas de marketing digital para que seu site na internet seja encontrado rapidamente e sem dificuldades por seu público de interesse.

Depois de encontrar sua página na web, se ela não for atrativa, este público não lhe dará atenção e a abandonará rapidamente. É por este motivo que a importância do design na construção de seu site deve ser sempre levada em conta.

Nesta postagem, além de algumas dicas de como tornar sua página web mais fácil de ser encontrada na internet, vamos esclarecer também os motivos pelos quais deve ser reconhecida a máxima importância do design na hora de criar o layout de sites.

A importância do design na criação de sites

Prometemos dar algumas dicas de como fazer seu site ser facilmente encontrado na internet por potenciais clientes, antes de explicar toda relevância do design para seu site funcionar bem.

A dica principal, nesse caso, é o chamado SEO, Search Engine Optimization, ou Otimização de Mecanismos de Busca, em português.

Trata-se de usar ferramentas disponíveis na internet, como o Planejador de Palavras-Chave do Google e descobrir o que, exatamente, seu público-alvo procura nesse mecanismo de busca.

Em seguida, é preciso criar um blog empresarial e incluir nele diversos artigos interessantes sobre estes temas que seus potenciais clientes costumam buscar na internet.

Como este blog estará ligado ao seu site, isso fará com que, aos poucos, ele seja considerado pelo Google uma página de conteúdo relevante e, assim, passará a ser mais facilmente encontrado.

Bem, depois desta breve explicação sobre uma das técnicas de marketing digital mais usadas para destacar sites na internet, vamos à importância do design em páginas web.

Foco e clareza

Imagine que uma pessoa está procurando um produto ou serviço na internet e é direcionado para um determinado site. Ao acessar a página, a pessoa encontra uma enorme quantidade de menus e links, todos com instruções em letras miúdas e sem entender muito bem o que fazer e para onde ir.

É neste ponto que você deve se atentar para a importância do design em sites, pois se ele não esclarecer rapidamente as coisas para os clientes, mas, em vez disso, só deixá-los mais confusos, eles abandonarão rapidamente a página web.

Determine com clareza qual é o objetivo principal de seu site e deixe isso bem claro, por meio de poucas frases e imagens. Acrescente 3 ou 4 ícones intuitivos com mais detalhes e deixe bem nítido que ao clicar ali os usuários poderão ter mais informações sobre assuntos específicos.

Velocidade de carregamento

Talvez você ache que a velocidade de carregamento nada tem a ver com design, mas se engana.

Ao criar um layout para site, o designer usa imagens dos mais variados tipos e, se estas forem muito pesadas, podem atrasar a abertura da página.

Para você ter uma ideia da importância do design até dos logos, nesse sentido de serem mais leves, o Google mudou seu logotipo, em 2015, para uma versão flat (sem volume nem sombras) e com as letras do logo mais simples, exatamente porque, assim, ele demoraria menos para carregar em suas páginas na internet.

Menos é mais

Qualquer excesso, em sites, é prejudicial. Nos dois extremos. Cores excessivamente contrastantes podem cansar os usuários, assim como um site monocromático pode ficar chato e sem vida.

Imagens muito grandes ou muito pequenas também: as grandes tomam toda atenção do público e as pequenas ficam difíceis de ler.

Por isso, ao se decidir pela criação de seu site na internet, é muito importante contratar um designer profissional.

Mas, para que você também possa orientá-lo, temos aqui uma sugestão de alguns elementos que podem fazer parte de sua homepage na internet.

  • Título principal, em destaque, com o máximo de 8 palavras, indicando claramente qual é o benefício de seu site.
  • Um subtítulo, um pouco maior, com no máximo 3 linhas, detalhando um pouco mais este benefício.
  • Uma bonita imagem ou ilustração que retrate essa realidade.
  • Alguns ícones, entre 3 a 5, no máximo, retratando algumas vantagens específicas de seu benefício ou funcionalidades do site. Devem ser acompanhados, cada um, de uma frase curta que os explique, com no máximo 8 palavras.
  • Imagem do logo dos principais clientes, uns 4 ou 5 (se for B2B)
  • Depoimentos de 3 ou 4 clientes elogiando seu negócio, com uma pequena foto, se for possível.

Lembre-se que cada caso é um caso e que esta lista é uma orientação geral. Dependendo do ramo do seu negócio ou dos objetivos de seu site, outros elementos podem ser acrescentados e algumas retirados desta relação.

Este artigo foi escrito pela equipe da We Do Logos, a maior plataforma criativa da América Latina e uma das pioneiras no Brasil.

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O autor

Ariane G.

A Ariane é SEO Team Leader com experiência em conteúdo, localização e SEO. Seu desafio é levar a Hostinger ao topo dos resultados no Brasil, França e Reino Unido. Eventualmente ela compartilha seu conhecimento no blog e nos tutoriais da Hostinger e no tempo livre ela gosta de explorar lugares novos e viver intencionalmente.