Como Vender um Domínio e Lucrar com Ele em 7 Etapas

Talvez você tenha adquirido um domínio para o seu site, mas não tem tempo para mantê-lo, deixando o domínio sem uso. Ou talvez seu domínio atual não seja mais relevante e você queira mudar para um novo. 

De qualquer forma, aprender a vender um domínio te ajudará a ganhar dinheiro online com esses ativos não utilizados — ou até mesmo a iniciar um novo negócio.

Em 2021, estimava-se que quase 125 milhões de domínios foram registrados somente nos EUA. Não apenas isso, mas domínios premium têm obtido vendas impressionantes. Por exemplo, o domínio marketing.com foi vendido por US$ 2,5 milhões no ano passado.

Por se tratar de um mercado tão competitivo e valioso, relacionado à própria identidade online de pessoas e empresas, é imprescindível seguir as práticas recomendadas. Este artigo fornecerá um guia passo a passo sobre como vender um domínio de forma eficaz, oferecendo dicas e truques úteis para que você maximize seus lucros.

1. Estacione o Domínio

Estacionar um domínio significa registrá-lo sem associá-lo a nenhum serviço online. Ao estacionar um nome de domínio, você pode reservá-lo para uso futuro e reduzir o risco de cybersquatting.

Curiosamente, alguns serviços de estacionamento de domínios permitem que você gere receita exibindo anúncios em landing pages criadas automaticamente. Se você planeja criar um negócio com a venda de domínios, pode considerar essa prática.

2. Avalie o Valor de Seu Domínio

Antes de definir o preço de um domínio e ganhar dinheiro online, verifique se ele é valioso para o mercado. Afinal, as pessoas se interessarão em comprar um domínio se ele tiver o potencial de gerar receita no futuro.

Aqui estão algumas sugestões de chegar a um valor de mercado estimado para seu domínio.

Dica

Violar marcas registradas podem gerar processos muito caros. Antes de vender ou avaliar um domínio, certifique-se de que o processo esteja ancorado em todas as bases legais. Para começar, você pode consultar o INPI para obter informações sobre marcas registradas e pendentes.

Certifique a Qualidade de Seu Domínio

Ao avaliar um domínio, vários fatores contribuem para seu valor, como:

  • Tráfego. As pessoas são frequentemente atraídas por domínios com tráfego pré-existente porque eles têm mais chances de se classificar bem nos mecanismos de pesquisa. Confira as estratégias mais eficazes para direcionar o tráfego e aumentar o preço de mercado de seu domínio.
  • Palavras-chave. Os domínios ricos em palavras-chave tendem a ser mais valiosos, pois podem melhorar o SEO de um site e aumentar as taxas de cliques. Tente usar o Google Trends e o planejador de palavras-chave do Google Ads para avaliar a popularidade da palavra-chave do seu domínio.
  • Domínio de nível superior (TLD)Os domínios com extensões mais populares, como .com ou .net, geralmente custam mais no mercado devido à sua maior reputação e credibilidade. Por outro lado, você pode aproveitar os preços baixos das novas extensões de domínio (como .live.online ou .xyz).
  • Tamanho. Os domínios mais curtos são mais atraentes, pois são mais concisos e fáceis de lembrar. Alguns dos nomes de domínio mais caros já vendidos na internet contêm apenas de cinco a oito caracteres — como floor.com, que foi vendido por mais de US$ 3,1 milhões.

Avalie Vendas de Domínios Semelhantes

As ferramentas de avaliação de domínios são a maneira mais fácil de obter informações sobre o valor do seu domínio. Em geral, essas ferramentas avaliam o valor de um domínio com base em métricas relacionadas a SEO, incluindo backlinks e autoridade de domínio.

Como as estimativas de preço variam, recomendamos o uso de diferentes ferramentas para obter uma avaliação melhor. O Domainindex.com, por exemplo, é uma ferramenta populare e gratuita de avaliação de domínios, onde você também pode verificar domínios semelhantes para comparação.

serviço de busca de domínios domainindex

No entanto, se você não tem experiência em vender domínios, primeiro deverá aprender sobre este mercado. Aqui estão alguns sites populares para procurar fontes de conhecimento:

  • NameBio. Oferece bancos de dados pesquisáveis de vendas de nomes de domínios anteriores. Procure um domínio que tenha características ou palavras-chave semelhantes às suas — isso pode ajudar a determinar o potencial de vendas do seu domínio.
  • NamePros. Um fórum online para vendedores e compradores de domínios. Aqui, você pode se conectar com especialistas e discutir a melhor estratégia para vender um domínio.
  • ShortNames. Fornece informações atualizadas sobre a venda e o leilão de domínios curtos em diferentes mercados. Além disso, ele possui filtros de pesquisa avançados para permitir que você busque diferentes categorias de domínios curtos.

No entanto, lembre-se de que esses sites e ferramentas servem apenas como um indicador geral. Outros fatores relevantes, como tendências e dados demográficos, também precisam ser considerados.

3. Decida Sobre a Estratégia de Preços

Depois de pesquisar o valor de venda do seu domínio, é hora de determinar uma estratégia de preços. Normalmente, há dois métodos para escolher:

  • Preço fixo. Nessa estratégia de preços, o vendedor define um preço específico para o domínio, e um comprador interessado pode comprar o domínio imediatamente, sem negociar.
  • Preço flexível. Essa estratégia funciona melhor para vender domínios com um valor incerto. Você receberá uma oferta de um possível comprador. Em seguida, você pode começar a negociar até chegar ao preço desejado.

Vamos considerar isso em termos práticos. Suponha que você liste seu domínio com um preço fixo de US$ 3.000. Os compradores que desejam adquirir o domínio não podem pedir um preço mais baixo.

Por outro lado, o preço flexível permite que os compradores façam propostas. Dependendo da demanda e do processo de negociação, eles podem até pagar mais de US$ 3.000.

Em geral, é melhor usar preços fixos para domínios de preço mais baixo e preços flexíveis ao vender um domínio premium.

4. Decida Onde Vender o Domínio

Um dos aspectos mais importantes ao vender um nome de domínio é encontrar o mercado certo. Aqui estão algumas opções para vender seu domínio.

Vender o Domínio Diretamente

A primeira opção é vender nomes de domínios sem envolver terceiros. Ao fazer uma venda direta, uma das melhores maneiras de informar os compradores sobre a venda do domínio é criar uma landing page para o domínio.

Adicione uma mensagem de “domínio à venda” e considere incluir um portfólio de domínios, um formulário de consulta e detalhes de contato para que os possíveis compradores possam entrar em contato com você.

Recomendamos o uso de um criador de sites para ajudar a criar sua landing page com facilidade. Você terá à disposição vários templates disponíveis para landing pages, e não precisa ter conhecimentos de linguagens de programação: a maioria dos construtores modernos tem um editor visual, portanto, você só precisa arrastar e soltar elementos para projetar a página do jeito que quiser.

Venda em um Marketplace de Domínios

Outra maneira de encontrar compradores para o seu domínio é registrá-lo em uma plataforma popular de venda de domínios. Dois dos melhores marketplaces de domínios são o Afternic e o Efty.

serviço de venda de domínios da efty

Esses sites oferecem recursos interessantes, como serviços de depósito de garantia integrados e uma interface amigável. Eles também têm um tráfego considerável na internet, aumentando a exposição do seu domínio.

Para listar um domínio para venda, basta comprovar sua propriedade e definir seu preço no gerenciador de domínios do site escolhido. Na Afternic, os vendedores de domínios podem definir um preço fixo ou realizar um leilão. Por outro lado, a Efty exige que os vendedores estabeleçam preços fixos.

Os planos do Efty começam em US$ 12/mês para até 50 listagens de domínios. Já o Afternic não tem uma taxa de assinatura, mas cobra uma comissão de 20% sobre as vendas.

Venda em Sites de Leilão

A venda de domínios em um site de leilões é uma ótima maneira de gerar interesse em seu domínio. Como em um leilão online típico, um vendedor de domínio faz uma listagem e define um preço inicial. Em seguida, o participante com o lance mais alto vence e se torna o novo proprietário do domínio.

site de leilão de domínios sedo

Se o domínio não atingir o preço de reserva, sites de leilão populares, como o Sedo, permitem que os vendedores negociem ou reduzam o preço durante o período do leilão. Em troca, eles cobrarão uma taxa de 15% com base nos preços de venda do domínio.

A Flippa é outra plataforma que vale a pena experimentar. Embora seja mais conhecida pela venda de sites, ela também hospeda leilões de nomes de domínios por uma taxa de comissão de 5 a 10%.

Ao usar sites de leilão, recomendamos aumentar o preço do domínio, de preferência entre 5 a 15% do preço real. Isso permitirá que você mantenha sua margem de lucro, independentemente das taxas ou comissões que o site possa cobrar.

Venda por Meio de uma Corretora de Domínios

Ao vender um domínio muito procurado, um corretor profissional pode facilitar a venda e te ajudar a vender seu domínio pelo melhor preço. A MediaOptions e a Grit Brokerage, por exemplo, são corretoras de domínios bem conhecidas e com reputação sólida.

corretora de domínios grit brokerage

Na maioria dos casos, os corretores de nomes de domínios trabalham apenas com base em comissões, o que significa que são pagos com base no preço final de venda. Portanto, antes de fechar um contrato com um corretor de domínios, verifique os termos e condições e confira se há taxas iniciais.

No entanto, observe que o corretor de domínios pode se recusar a vender seu domínio se o preço potencial não for alto o suficiente ou se ele achar que não há grande demanda por ele.

5. Otimize sua Listagem de Domínios

Uma listagem de domínios bem otimizada pode chamar a atenção de possíveis compradores. Aqui estão algumas maneiras de otimizar sua listagem de domínios e obter um preço mais alto:

  • Anuncie os benefícios do domínio. Mostre os benefícios importantes do domínio para aumentar seu preço. Por exemplo, compartilhe as estatísticas de tráfego atuais e a receita de anúncios gerada mensalmente. Você também pode anunciar a venda atrelada de nomes de usuário semelhantes em redes sociais — por exemplo, se você tem o domínio exemplo.com e possui também os nomes de usuário @exemplo no Twitter e no Instagram, pode incluir esses usernames no pacote, aumentando o valor de venda. 
  • Crie banners de anúncio. Crie um banner simples com um texto simples — o preço do domínio e uma chamada para ação — que leve ao site de vendas ou à landing page do seu domínio.
  • Atualize suas informações no registro WHOIS. O chamado WHOIS directory exibe informações sobre a propriedade do domínio, incluindo o nome do proprietário e as informações de contato. Usando uma ferramenta de pesquisa WHOIS, os compradores poderão entrar em contato e se oferecer para comprar o domínio.
ferramenta de pesquisa de domínio whois lookup da hostinger
  • Exiba o domínio nas redes sociais. Configure páginas de mídia social para seus domínios, participe de grupos de venda de domínios e faça contatos com outros vendedores. Publique regularmente conteúdo útil e participe de discussões nessas páginas para aumentar o envolvimento.

6. Use um Serviço de Depósito de Garantia para Proteger seu Domínio

Uma garantia refere-se a uma empresa confiável que atua como parte neutra no processo de venda do domínio. Ela conecta o comprador e o vendedor e garante que ambas as partes concordem com os termos da transação.

Em outras palavras, o comprador só obterá o domínio depois de depositar o valor acordado em uma conta de garantia. Da mesma forma, o vendedor receberá o dinheiro assim que o comprador confirmar que recebeu o domínio.

É provável que você obtenha um serviço de depósito de garantia gratuito se estiver vendendo o domínio em marketplaces ou sites de leilão, como o Sedo ou o Afternic. No entanto, talvez seja necessário adquirir um serviço de depósito de garantia separadamente ao fazer uma venda direta.

Há alguns serviços de garantia disponíveis online, como o Escrow.com.

serviço de garantia de compra e venda escrow.com

7. Transfira o Domínio

Após receber o pagamento, prossiga com a transferência do domínio para o novo proprietário. No entanto, antes de iniciar o processo, certifique-se de que ele atende aos requisitos de transferência.

Mais de 60 dias devem ter se passado desde o registro do domínio ou da última transferência. Além disso, não é possível transferir um domínio para um novo registrador se você tiver alterado o nome, a organização ou o endereço de e-mail do registrante nos últimos 60 dias.

O processo de transferência varia dependendo de como e onde ele está registrado. Na Hostinger, é fácil transferir um domínio de qualquer registrador: você só precisa inserir o nome do domínio junto com o código de transferência EPP do seu provedor atual e confirmar o processo. Isso geralmente leva de 4 a 7 dias.

serviço de transferência de domínio da hostinger

Dica

Consulte nossa página de suporte para obter mais detalhes sobre como transferir um domínio para a Hostinger.

Durante todo o processo de transferência, certifique-se de que o comprador possa contatar você facilmente e de responder a todas as perguntas que ele possa ter. Isso ajudará a melhorar sua reputação como um vendedor de domínios confiável.

Dicas para Lucrar Vendendo Nomes de Domínio

Aqui estão algumas dicas para te colocar na direção certa ao tentar comprar ou vender um domínio para obter lucro:

  • Identifique o nicho do domínio. Antes de vender um domínio, entenda seu nicho. Em geral, os domínios específicos de um setor — como e-commerce, por exemplo — são mais fáceis de vender, pois atendem a públicos específicos.
  • Escolha uma plataforma de vendas estratégica. Se o seu domínio estiver listado em uma plataforma bem conhecida, com boas classificações e recursos confiáveis, é mais provável que os compradores comprem o seu domínio. Antes de decidir sobre um marketplace, procure avaliações de usuários em plataformas como a Trustpilot.
  • Use preços quebrados. Aplique uma estratégia de preço quebrado para atrair compradores. Por exemplo, precifique o seu domínio em US$ 399 em vez de US$ 400.

Conclusão

Os domínios são um ativo importante para indivíduos e empresas. Eles não só funcionam como endereços de sites, mas também são um elemento fundamental para a construção de marcas e estratégia de marketing digital.

Por esse motivo, a compra e venda de domínios também se tornou uma estratégia muito procurada para ganhar dinheiro online.

Você pode ganhar dinheiro listando domínios estacionados ou não utilizados em marketplaces e sites de leilão — ou criando suas próprias landing pages.

No entanto, independentemente da plataforma, você precisa entender o mercado de domínios e cumprir todas as práticas recomendadas.

Aqui está uma recapitulação de como vender um domínio de forma eficaz:

  • Estacione o domínio
  • Estime seu valor
  • Determine a estratégia de preços correta
  • Escolha uma plataforma para vender seu domínio
  • Promova os melhores recursos do domínio
  • Use um serviço de custódia para garantir uma transação segura
  • Mantenha-se aberto e disponível durante todo o processo de transferência

Esperamos que este artigo te ajude a iniciar um novo negócio ou a gerar receita com seus próprios domínios. Boa sorte!

Perguntas Frequentes sobre Como Vender um Domínio

Agora que você sabe como vender um domínio, responderemos a algumas perguntas comuns sobre o processo de venda.

Como Funcionam os Marketplaces de Domínios?

A maioria dos marketplaces de domínios permite que os vendedores listem os domínios definindo um preço fixo ou flexível. Em seguida, os compradores compram o domínio pelo preço indicado pelo vendedor ou fazem uma oferta para iniciar o processo de negociação.

É Fácil Vender um Domínio?

Sim. Conhecendo o valor de seu domínio e usando a estratégia e a plataforma de preços corretas, é fácil encontrar compradores para seu domínio.

Onde Posso Vender um Domínio Rapidamente?

Se quiser vender seu domínio rapidamente, liste-o em um marketplace de domínios popular ou em um site de leilões. Essas plataformas geralmente oferecem recursos valiosos que podem aumentar a exposição de seu domínio.

Author
O autor

Bruno Santana

Jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia e Especialista em Marketing de Conteúdo na Hostinger, onde atuo na criação e otimização de artigos úteis, envolventes e criativos em áreas como desenvolvimento web e, marketing. Além disso, sou colaborador eventual do site MacMagazine e da editoria de cultura do Jornal A Tarde, fascinado por arte, culinária e tecnologia.