Como criar um blog em 7 passos (e ganhar dinheiro com ele): guia completo

Como criar um blog em 7 passos (e ganhar dinheiro com ele): guia completo

Criar um blog pode ser um processo incrivelmente gratificante. Afinal de contas, com um blog você pode compartilhar suas paixões, se conectar com pessoas que possuem os mesmos interesses e até mesmo ganhar dinheiro. E aqui está a melhor parte: Colocar seu blog no ar é muito mais fácil do que você pode imaginar.

Como membro da equipe responsável pelo sucesso dos Tutoriais da Hostinger, vou te mostrar como criar um blog em sete passos, desde a escolha do seu nicho até os métodos de monetização.

Portanto, prepare-se — vamos começar!

Como criar um blog em 7 passos 

Aqui está uma visão resumida dos sete passos para criar um blog:

  1. Escolha um nicho para o seu blogExiste uma quantidade quase infinita de blogs na internet, então escolher o nicho certo ajuda você a se destacar e atrair o público certo.
  2. Escolha uma plataforma para o seu blogNeste artigo, vou mostrar como criar um blog com o WordPress, que é excelente para iniciantes, altamente personalizável e escalável.
  3. Obtenha uma hospedagem e um domínio. Escolha um provedor de hospedagem confiável e comece a pensar em ideias para o seu domínio.
  4. Construa seu blog no WordPressAprenda como lançar um blog facilmente com a Hospedagem WordPress da Hostinger.
  5. Comece a escrever e publicar artigos no seu blog. Aprenda algumas dicas para escrever artigos de blog adaptados para SEO.
  6. Aumente o tráfego do seu blog. Consiga mais visualizações no seu blog com múltiplos métodos de divulgação e marketing.
  7. Monetize seu blog. Descubra todas as maneiras de monetizar seu blog de forma criativa.

Agora, vamos mergulhar mais fundo em cada etapa!

1. Escolha um nicho para o seu blog

Escolher um nicho define o direcionamento do conteúdo do seu blog, mantendo seus posts relevantes e valiosos. Focar em um nicho também aumenta a autoridade do seu blog dentro de um tópico específico, o que te ajuda a alcançar uma posição mais alta nos motores de busca.

A essa altura, você já deve estar pensando em alguns nichos entre as muitas ideias de blogs por aí. Mas como escolher o nicho certo?

Para isso, tente listar de cinco a dez assuntos sobre os quais você gosta de falar. Escreva-os em ordem do mais até o menos empolgante para você. Tente se fazer essas perguntas para ajudar: 

  • Quais são as minhas principais paixões?
  • Quais são minhas experiências de trabalho ou projetos anteriores?
  • Sobre o que eu tenho conhecimento?
  • O que eu gosto mais de aprender?
  • Quem eu quero ajudar?
  • Quais problemas eu posso resolver?

O nicho do seu blog pode envolver qualquer coisa — e não precisa ser super sério. Você pode escrever sobre seus filmes favoritos, contratempos em viagens ou comidas esquisitas. Até mesmo a vida cotidiana, que você pode achar chata, pode ser divertida se você encontrar o público certo.

Tenha isso em mente

O Google possui padrões de avaliação mais altos para sites que se enquadram na categoria Seu Dinheiro Sua Vida (YMYL). Essa categoria inclui assuntos que podem impactar a felicidade, saúde, finanças ou segurança de uma pessoa. Ou seja: se você planeja produzir conteúdo nesse nicho, será necessário apresentar fontes, dados e insights de especialistas no assunto. O tempo que o Google leva para reconhecer seu blog também será mais longo, pois você precisa trabalhar na construção de uma boa reputação sobre esse tópico.

Tenha em mente, entretanto, que existem muitos blogueiros estabelecidos por aí. Então, para se destacar, comece escrevendo conteúdo dentro de um micro nicho. Para isso, você precisa escolher um subtema dentro de um nicho maior, para que sua concorrência seja reduzida. 

Por exemplo: se você quer criar um blog sobre culinária, uma boa ideia é se concentrar em uma gastronomia específica, como a japonesa, mexicana ou italiana. 

Como está chovendo bastante onde eu moro, eu tenho pensado muito em ramen. Portanto, vamos usá-lo como exemplo. Se você pretende escolher a comida japonesa como seu nicho, você pode começar seu blog mergulhando fundo em tudo que envolve ramen. 

Depois de estabelecer um público fiel, você pode expandir para outros pilares da culinária japonesa, como sushi, sobremesas japonesas ou a cultura do chá. Isso permite que seu blog evolua ao mesmo tempo que mantém sua autenticidade.

A essa altura, você provavelmente já tem algumas ideias de tópicos. Ótimo! Vamos usar o Google Trends para ver como anda o interesse neles. Vá até a aba Explorar e digite a ideia de nicho que você tem. Se o resultado for um gráfico estável, isso significa que as pessoas pesquisam sobre esse tópico de maneira estável na internet.

pesquisando ramen no google trends

Se você tem múltiplas ideias de micro-nichos, compare a popularidade delas delas para ver qual vale mais a pena explorar. Por exemplo, estou comparando ramen com mochi. O ramen tem um volume de pesquisa muito maior, então é provável que ele tenha um público maior, também. 

comparando os termos ramen e mochi no google trends

Mas isso não significa que você não possa escolher um tópico menos popular. Se você tem uma paixão genuína por um assunto e nota que há um interesse crescente nele, vá em frente!

Após confirmar a popularidade do seu nicho, o próximo passo é avaliar sua rentabilidade, especialmente se você planeja monetizar seu blog. A maneira mais simples de fazer isso é pensar no que você pode vender no blog — e aqui estamos falando de produtos digitais, físicos ou quaisquer serviços que você possa oferecer.

Usando o exemplo do nicho de ramen, eu posso monetizar meu blog mais adiante vendendo receitas, utensílios para fazer ramen ou e-books.

Você também pode tentar pesquisar no Google algo como “[insira seu nicho desejado] programa de afiliados”. Se a demanda por afiliados dentro um nicho está em alta, isso é um indicativo de lucratividade potencial.

Mais à frente nesse texto, vamos explorar mais opções de monetização para seu blog. Por enquanto, se você encontrou um nicho que ama, que está ganhando tração e pode ser lucrativo, vamos para o próximo passo: escolher a plataforma do seu blog!

2. Escolha uma plataforma para o seu blog

Tenho certeza de que você já ouviu falar de plataformas de blogs gratuitas como Blogger, WordPress.com e Medium. Elas são ótimas para começar e mostrar suas habilidades de escrita, mas, por outro lado, possuem opções limitadas de personalização e monetização.

É por isso que acho muito mais interessante criar um blog baseado no WordPress, com hospedagem própria. O WordPress é o sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) mais popular do mundo — ele foi lançado em 2003 justamente como uma plataforma de blog, então ele possui ferramentas completas e integradas para publicação de artigos, como edição avançada de posts e gerenciamento de comentários.

Iniciar um blog no WordPress também te dá esses benefícios:

  • Propriedade e controle totais. Você tem controle total sobre seu blog e seu conteúdo, com a liberdade de personalizar todos os aspectos sem restrições de plataforma.
  • Diversas opções de temas e plugins. Obtenha acesso a uma vasta coleção de temas e plugins para melhorar o design, a funcionalidade, o SEO, a segurança e a experiência do usuário do seu blog.
  • Altamente personalizável. Você pode personalizar seu blog de acordo com sua visão, desde temas até plugins e código personalizado, dando a você controle ilimitado sobre seu projeto.
  • Liberdade para monetizar. O WordPress facilita a monetização do seu blog de várias maneiras, incluindo redes de anúncios, marketing de afiliados, conteúdo patrocinado e recursos de e-commerce.
  • Escalabilidade. O WordPress pode ser qualquer coisa, desde um blog simples até um grande portal com vários autores, o que o torna uma ótima escolha se você pretende expandir seu blog.
  • Comunidade engajada e disposta a ajudar. Por ser o CMS mais usado no mundo, o WordPress tem uma comunidade gigantesca que adora compartilhar fontes de conhecimento, plugins e dicas de solução de problemas, o que torna fácil encontrar suporte e se manter atualizado sobre as melhores práticas da plataforma.

Pelos motivos acima, vou usar o WordPress para este tutorial daqui em diante — e te aconselho a fazer o mesmo.

3. Obtenha uma hospedagem e um domínio

Ao criar um blog WordPress com hospedagem própria, você precisará escolher uma provedora de hospedagem de site e comprar um plano de hospedagem WordPress para que ele possa entrar no ar. Em seguida, registre um  domínio de uma registradora confiável para que seu blog seja acessado facilmente.

Algumas empresas de hospedagem de site, como a Hostinger, também atuam como registradoras de domínio. Assim, você pode obter um plano de hospedagem e um domínio, tudo no mesmo pacote. Você também pode resgatar um domínio gratuito conosco caso opte por uma assinatura anual ou superior.

Nossa Hospedagem Gerenciada WordPress torna muito mais fácil a criação do seu blog. Com diversos recursos já otimizados para o WordPress, fica muito mais fácil configurar seu blog e gerenciar tarefas de back-end — o que lhe deixa mais tempo para você se concentrar na qualidade dos seus artigos.

Falando sobre planos de hospedagem, eu recomendo o Business, que custa $$21,00/mês caso você opte pelo pacote de 48 meses. Assim, você pode economizar até R$2500 com hospedagem e receber um monte de benefícios, incluindo certificados SSL ilimitados, excelente largura de banda e um domínio gratuito por um ano.

Este plano consegue receber até 100.000 visitantes mensais, e nossa rede de distribuição de conteúdo (CDN) própria acelera a velocidade de carregamento do seu blog.

Se você decidir que ter um blog não é para você, nós oferecemos uma garantia de devolução do seu dinheiro em até 30 dias, então não há quaisquer riscos de você perder dinheiro.

Hospedagem de site, pronto! Vamos seguir para o domínio.

Se você ainda não tem opções em mente, experimente geradores de nomes de blogs para ajudar a formar algumas ideias. O domínio não precisa ser exatamente igual ao nome do seu blog, mas procure fazer com que eles sejam semelhantes, pois isso dá ao seu blog uma vibe mais profissional.

Note que cada domínio é único — então, ao escolher um domínio, certifique-se de que ele não está registrado. Use nosso verificador de nomes de domínio para ver se a opção que você quer ainda está disponível:

Ferramenta de Pesquisa de Domínio

Descubra se um nome de domínio está disponível

Se o nome de domínio que você deseja não está disponível, faça pequenos ajustes no nome ou na extensão (o sufixo que vem depois dele). Por exemplo, se a versão .com estiver registrada, tente a extensão .net.

Extensões menos comuns, como .blog.me ou .online, podem fazer o endereço do seu blog se destacar. Você também pode pensar em uma combinação de palavras cativante para fazer um domínio memorável, como por exemplo: 

  • comidajaponesa.blog
  • sabordojapao.online
  • jornadagourmet.online
  • fomederamen.me

Quando as ideias começarem a aparecer em sua cabeça, anote-as imediatamente — você logo vai perceber que elas podem escapar mais rápido do que você pensa.

4. Crie seu blog no WordPress

Agora que você preparou as bases para começar seu blog, é hora de dar vida a ele. Vamos começar configurando o WordPress.

Configure seu blog

Após comprar o plano de Hospedagem WordPress da Hostinger, você será redirecionado para a página de configuração inicial.

Selecione a opção Criar um site e cadastre-se para uma nova conta no WordPress.

configurando wordpress na configuração de novo site no hpanel

Em seguida, escolha Blog como o tipo de site  e selecione como você quer construí-lo. Nós fornecemos três métodos: 

  • Usando o Criador de Sites com IA da Hostinger para WordPress. Permite que você crie instantaneamente um blog totalmente funcional simplesmente descrevendo como você quer que ele seja.
  • Usando um template pré-construído. Escolha entre as opções de template disponíveis e personalize seu site a partir dele.
  • Construindo seu site do zero. Crie seu blog do zero ou instale um tema do WordPress de sua escolha.

Dos três, o método mais simples e rápido é usar o Criador de Sites da Hostinger para WordPress, que é o que eu vou mostrar neste tutorial.

escolhendo o criador de site com ia para WordPress da hostinger ao configurar novo site no hpanel

Após clicar em Próximo, digite o domínio do seu blog no lugar apropriado. Ainda não tem certeza de qual domínio escolher? Não se preocupe – você pode usar um domínio temporário por enquanto.

selecionando domínio no processo de configuração inicial do wordpress no hpanel

Então, selecione o servidor mais próximo do seu público-alvo para a melhor velocidade de carregamento.

selecionando data center no processo de configuração inicial de site no hpanel

Clique em Próximo para instalar e configurar o WordPress automaticamente. Então você verá a página do Criador de Sites da Hostinger, onde você simplesmente precisa descrever o blog que deseja criar.

Quanto mais detalhes você fornecer, melhores serão os resultados. Neste exemplo, estou dizendo à ferramenta de IA como vou usar meu blog. Clique em Criar depois que a barra de indicador ficar verde.

Espere alguns segundos e você terá seu blog pronto para mais personalizações! Clique em Confirmar & editar para entrar no Editor de Site do WordPress. 

exemplo de site gerado com o criador de sites com ia para wordpress da hostinger

Projete as páginas do seu blog

Quando comecei a usar o WordPress, eu não sabia que, na plataforma, páginas  e posts são coisas diferentes. Enquanto posts são artigos de blog que você publica e (idealmente) atualiza regularmente, as páginas são mais indicadas para conteúdo estático e atemporal que você não edita com frequência — páginas como HomeSobre ou Contato.

Nesta etapa, vou mostrar como criar e editar as páginas do seu blog. O Criador de Sites da Hostinger com IA para WordPress usa um tema baseado em blocos, o que significa que ele pode ser personalizado diretamente no Gutenberg (o editor de blocos nativo da plataforma). 

Uma vez no Editor de Site, aqui está o que você pode fazer para personalizar a página do seu blog:

  • Clique em qualquer elemento do site (como títulos, botões ou imagens) para exibir as configurações da barra de ferramentas. Você verá várias opções para personalizar os espaços provisórios de conteúdo de acordo com suas necessidades.
  • Para alterar as cores, fontes e layout da página, clique no ícone Estilos na barra de ferramentas superior. 
botão de estilos do wordpress no editor de blocos
  • Se você achar que algo está faltando na página inicial do blog, adicione novos blocos do WordPress passando o mouse sobre qualquer área em branco e clicando no botão de mais (+). 

Clique em Salvar para aplicar as alterações.

Depois que você terminar de editar a página inicial, clique no botão Editar Páginas na barra de ferramentas superior para acessar as outras páginas que você deseja personalizar. Clique em Editar na página que você quer personalizar.

botão editar em destaque no editor de blocos do wordpress

Se você quiser criar novas páginas, saia da interface do editor clicando no logo do WordPress no canto esquerdo da barra de ferramentas superior. Você vai entrar no painel de controle do WordPress.  

Vá para Páginas → Adicionar Nova Página, dê um nome a ela e clique em Criar rascunho

criando nova página no wordpress

A partir daí, você pode começar a projetar a nova página do site organizando os blocos do WordPress. Quando tudo estiver pronto, clique em Publicar.

Dica

Faça um registro da paleta de cores, fontes, logo e outros elementos visuais em um único lugar. Um guia de design centralizado ajuda você a manter uma aparência coesa no seu blog. Leia nosso guia de melhores práticas de design de sites para mais dicas.

Instale plugins do WordPress

Você pode aprimorar as funcionalidades do seu blog sem esforço instalando plugins do WordPress. Instalar plugins funciona mais ou menos como adicionar aplicativos ao seu celular.

Basta acessar Plugins → Adicionar Novo Plugin no seu painel do WordPress. Por lá, você pode navegar por milhares de plugins gratuitos no repositório oficial do WordPress. 

tela de plugins do wordpress

Ainda que você possa instalar quantos plugins quiser, eu indico instalar apenas o que você realmente precisa. Afinal de contas, instalar plugins demais pode deixar seu blog lento e mais propenso a problemas de segurança. 

Como nós estamos criando um blog, eu recomendo que você instale esses tipos de plugins para WordPress: 

  1. Plugin de SEO. Essencial, pois otimizar seu blog para SEO ajuda a gerar tráfego orgânico, aumentando sua quantidade de leitores. Plugins como Yoast SEO, AIOSEO ou Rank Math oferecem recursos para te guiar na criação de páginas e posts amigáveis para SEO.
  2. Plugin de análise. Integre o Google Analytics ao WordPress para monitorar métricas importantes do blog (como as informações demográficas dos seus leitores e quais artigos trazem mais tráfego) diretamente do seu painel de administração. 
  3. Plugin de posts relacionados. Mantenha os leitores no seu blog por mais tempo adicionando posts relacionados ao artigo que eles estão lendo. Posso citar o Yet Another Related Posts Plugin (YARPP) como um dos plugins mais populares para essa funcionalidade.
  4. Plugin de segurança. Proteja seu blog de hackers, malware e spam com um plugin de segurança como o Wordfence, Sucuri Security ou iThemes Security.

Os planos de Hospedagem WordPress da Hostinger já incluem o plugin LiteSpeed Cache para otimizar o carregamento do seu blog, além de outros plugins da Hostinger que ajudam a facilitar suas tarefas de gerenciamento.

Quer ir além das funcionalidades básicas e realmente dar vida ao seu blog dos sonhos? Confira nossa lista com os melhores plugins para WordPress.

5. Comece a escrever e publicar artigos no blog

Agora que seu blog está tecnicamente pronto, é hora de deixar suas palavras se destacarem! 

Nesta seção, vou compartilhar como minha equipe e eu pesquisamos, escrevemos e publicamos novos posts nos Tutoriais da Hostinger, que já tem milhares de leitores diários.

Identifique os leitores do seu blog 

Entender o seu público ajuda a alinhar sua escrita com as necessidades, interesses e desafios deles, para que sua mensagem ressoe e seja bem recebida. 

Antes de escrever um post de blog, eu recomendo criar uma persona do seu leitor ideal para visualizar com quem você está falando. Este perfil semi-fictício representa os leitores do seu blog: a idade deles, trabalho, hobbies, desafios e o tipo de conteúdo que eles estão procurando. 

Comece imaginando para quem você gostaria de compartilhar suas ideias. Quem vai ficar animado para ler as informações que você compartilha? Para ter uma ideia mais clara, faça o seguinte: 

  • Encontre perfis de rede social dentro do seu nicho. Leia os comentários e perguntas dessas pessoas para entender seus interesses e desejos. 
  • Use fóruns como o Quora ou o Reddit para observar discussões ou até mesmo participar delas. Você vai encontrar muitas ideias de tópicos dessa forma.
  • Analise outros blogs dentro do seu nicho. Veja como eles escrevem seus posts e como o público deles se engaja com eles. Você também pode procurar por temas recorrentes sobre o que as pessoas apreciam ou têm dificuldade.

Conforme seu blog cresce, você obterá percepções mais profundas sobre seus leitores, que também podem evoluir. Sinta-se à vontade para atualizar suas personas de leitor conforme você aprende mais sobre elas. 

Além disso, você pode criar várias personas e segmentá-las com base em critérios específicos para personalizar melhor o seu conteúdo. Na Hostinger, eu e minha equipe categorizamos nossos leitores em: proprietários de negócios, praticantes de hobbiesfreelancers e empreendedores online. Então, nós adaptamos os temas do nosso blog para atender às necessidades de cada persona.

Por exemplo, descrevemos o praticante de hobbies como um jovem adulto que adora aprender e experimentar com sites. Essa persona costuma focar em projetos pessoais e não necessariamente quer lucrar com seus sites. Seus objetivos:

  • Aprender e testar o software principal do WordPress, plugins e temas.
  • Criar projetos pessoais, como blogs ou portfólios.
  • Melhorar habilidades e conhecimentos sem pretensões financeiras.

Seus pontos problemáticos:

  • Quer construir um site, mas não tem nenhum conhecimento técnico.
  • Não tem familiaridade com jargões técnicos e ferramentas complexas.
  • Não sabe por onde começar ou quais ferramentas usar.
  • Tem dificuldade para encontrar guias fáceis e para iniciantes.

Este artigo sobre como começar um blog é voltado para os usuários amadores. Algum dos pontos acima parece com você?

Mapeie os tópicos e sub-tópicos do blog

Planejar o que escrever no seu blog começa com o mapeamento dos seus principais tópicos e subtópicos. Esses também são os elementos que você pode adicionar como suas categorias e subcategorias do blog WordPress.

Comece escolhendo os tópicos principais mais relevantes para o seu nicho — esses serão as áreas de foco amplo do seu blog. Então, faça um brainstorming dos subtópicos em cada um desses tópicos maiores. Os subtemas permitem que você explore aspectos específicos dos seus temas principais, tornando seu conteúdo diversificado e detalhado.

Anote as ideias para os artigos do seu blog considerando suas experiências dentro do nicho. Posicione-se como o leitor e tente responder a esta pergunta chave: Que tipo de informação você deseja obter lendo este blog?

Você também pode usar a estratégia de agrupamento (cluster) de tópicos SEO, que envolve a organização de artigos relacionados em torno de um tema central. É como desenhar um mapa mental do conteúdo geral do seu blog, ajudando a construir a autoridade do seu blog dentro do seu nicho nos motores de busca.

Siga esses passos para criar um agrupamento de tópicos para o seu blog:

  1. Escolha os tópicos principais. Concentre-se nos assuntos mais amplos dentro do seu nicho que correspondem aos interesses do seu público-alvo.
  2. Crie uma página pilar. Escreva um artigo completo sobre esse tópico mais amplo. Este será o principal centro de informações do assunto, abrangendo uma visão de múltiplos tópicos inter-relacionados.
  3. Identifique subtópicos. Desmembre o tópico em subtemas específicos. Cada um deles deve responder a uma pergunta ou abordar um aspecto do tópico principal em detalhes.
  4. Escreva conteúdo do cluster. Para cada subtópico, escreva artigos individuais que mergulhem mais fundo nessas áreas.
  5. Interligue o conteúdo. Faça links entre a página pilar e cada artigo do cluster. Isso cria uma rede de conteúdo relacionado, sinalizando para os motores de busca que você possui autoridade sobre este tópico.

Dica

Ferramentas como MindMeister, Google Jamboard ou Miro podem ser ótimas para visualizar seu plano de agrupamento de tópicos.

Vamos usar os Tutoriais da Hostinger como exemplo. Nós temos cinco tópicos principais: WordPress, VPS, Criador de Sites da Hostinger, E-mails e Domínios. Os subtemas do WordPress incluem WooCommerce, blogs e personalização de sites, que desenvolvemos em vários artigos.

Este artigo sobre como começar um blog é um pilar de conteúdo sobre blogs, cobrindo tudo o que você precisa saber sobre como criar um blog. Como você provavelmente notou, eu incluí links para diversos artigos com o objetivo de te aprofundar em vários tópicos relacionados, como SEO, plugins do WordPress e mais.

Planejar os tópicos com antecedência torna o conteúdo do seu blog mais organizado e navegável. Além disso, aumenta a chance dos leitores ficarem mais tempo no seu blog, pois eles encontram muitas leituras relacionadas interessantes.

Realize uma pesquisa de palavras-chave

As pessoas costumam usar palavras-chave semelhantes para procurar informações nos motores de busca. A pesquisa de palavras-chave é o processo de entender a linguagem que as pessoas usam para encontrar informações no seu blog.

Aqui estão os quatro principais tipos de intenção de busca dos usuários:

  • Intenção informativa. Para usuários que querem encontrar informações sobre um tópico específico. Palavras-chave que refletem essa intenção geralmente aparecem como uma pergunta ou contêm termos como “tutorial”, “dicas”, “o que é” e “guia”.
  • Intenção navegacional. Para usuários que já têm uma marca ou nome de site específico em mente ao digitar a palavra-chave. Por exemplo, usuários que buscam o termo “Facebook” para acessar a rede na web.
  • Intenção transacional. Para usuários que estão prontos para comprar um produto específico ou estão procurando opções de compra.
  • Intenção comercial. Para usuários que desejam recomendações de produtos ou serviços. Essa intenção de pesquisa é frequentemente respondida com artigos de listas ou comparativos de produtos.

Entender as diferentes intenções de busca ajuda você a compreender por que seus leitores devem se engajar com seu blog, complementando o “quem” que você identificou através das personas.

Em seguida, você precisará de algumas ferramentas de pesquisa de palavras-chave. Ahrefs, Moz e Ubersuggest são alguns exemplos de ferramentas que fornecem métricas de palavras-chave (incluindo sua dificuldade, tendências e volume de pesquisa). Essa informação te ajuda a decidir quais palavras-chave focar em cada post do blog.

Procurando uma ferramenta gratuita? O Ahrefs tem um gerador de palavras-chave gratuito muito útil para quem está começando.

Você pode usar essas ferramentas para avaliar o potencial da sua palavra-chave com base nos tópicos e na intenção de busca correspondente. Também é útil verificar como as pessoas expandem as palavras-chave iniciais (a palavra geral de um tópico), o que pode te dar mais ideias novas.

Por exemplo, digitando o termo “ramen” e direcionando para o Brasil, obtenho essas palavras-chave como resultados:

resultados do ahrefs keyword explorer para a palavra-chave "ramen"

Você verá as ideias de palavras-chave nas abas Phrase matchQuestions. A coluna KD representa a Dificuldade da Palavra-chave, que reflete o quão difícil é alcançar uma posição nos motores de busca. Tente se ater às palavras-chave com KDs menores (isto é, mais fáceis) quando estiver começando.

Além de pesquisar as palavras-chave principais, você também pode tentar expandi-las para palavras-chave de cauda longa, que geralmente têm menor concorrência. Por exemplo: eu tentei checar o potencial de palavras-chave relaiconadas a “como cozinhar ramen”.

resultados do ahrefs keyword explorer para a palavra-chave "how to cook ramen"

A regra continua a mesma: foque nas palavras-chave mais fáceis. Se você tiver que escolher entre várias palavras-chave fáceis, escolha a que tem um volume de pesquisa maior. 

Repita o processo para listar as palavras-chave que você transformará em artigos de blog, depois comece a planejar seus artigos em si.

Crie um calendário editorial

Eu adoro escrever artigos, mas tem dias que simplesmente não estou a fim – e isso é normal. Os prazos me mantêm ativo nesses dias.

Afinal de contas, criar um cronograma de escrita ajuda você a manter o foco. Dividir o processo em tarefas menores como rascunhar, editar e publicar também pode evitar que você se sinta sobrecarregado.

Uma boa regra geral para publicar posts de blog é pelo menos uma vez por semana. No entanto, não seja tão duro consigo mesmo se não tiver condições de fazer isso: o que realmente importa é criar uma rotina sustentável. 

Nunca sacrifique a qualidade do seu conteúdo. É melhor publicar menos artigos, mas que realmente ofereçam valor, do que produzir posts que não têm substância.

Manter seu blog atualizado sinaliza para os motores de busca que ele está ativo e relevante. Afinal de contas, ver os posts mais recentes do blog publicados nas últimas semanas deixa uma impressão melhor do que se deparar com algo que foi atualizado pela última vez há anos, certo?

Para reservar um tempo para escrever, escolha um método que seja simples e acessível para você. Complicar demais o processo pode piorar a procrastinação.

Eu recomendo essas três maneiras fáceis de organizar um calendário de conteúdo:

  1. A maneira mais fácil é usar o Google Agenda (ou qualquer aplicativo de calendário que você goste) e definir notificações para começar a escrever, editar ou publicar seu post de blog.

Dica do Especialista

Tente postar de manhã (dentro do seu fuso horário ou onde seu público-alvo reside), pois isso tende a render melhores resultados. Então, se estou focando em pessoas na Europa, eu postaria no início da manhã — por volta das 8 da manhã no Reino Unido. Dessa forma, você pode obter um tráfego maior e ter mais possibilidades de compartilhamento social.

Editor

Neil Patel

Especialista em Marketing Digital e Fundador da Ubersuggest

  1. Faça uso de qualquer ferramenta popular com a qual você tenha mais familiaridade. Por exemplo, nossa equipe usa muito as Planilhas do Google, então criamos um calendário de conteúdo com ele. Sinta-se à vontade para fazer uma cópia do nosso template de calendário de conteúdo e modificá-lo como achar melhor.
planilha de publicação de blog no google sheets
  1. Ferramentas de produtividade como Asana, Monday, ClickUp, Trello ou Notion fornecem muitos templates fluxo de trabalho para organizar seu cronograma. Aqui está um exemplo de template editorial para blogs que encontrei no Notion: 
calendario editorial para blog no notion

Escreva e otimize os posts do blog

O algoritmo de conteúdo útil do Google incentiva blogs a criar conteúdo verdadeiramente valoroso e útil para os leitores. Em outras palavras: foque em escrever para as pessoas, não para os motores de busca.

Responder à intenção de busca do seu leitor é a chave. Como eu expliquei antes, entenda realmente qual valor você pode oferecer aos leitores antes de começar a escrever.

Verificar os artigos melhor posicionados nos motores de busca também pode ajudar você a encontrar um ângulo único ou uma lacuna de informação que você pode preencher. Certifique-se de não repetir apenas o que foi dito nos artigos em destaque. Caso contrário, eles podem entender que seus posts foram escritos por IA.

Falando em usar IA para escrever posts de blog, você não precisa evitar a inteligência artificial a todo custo. Ela pode ser útil para criar um primeiro rascunho ou para fazer um brainstorming de ideias de tópicos. Apenas certifique-se de adicionar seu toque único depois! Adicionar sua personalidade e perspectiva faz com que sua escrita se destaque de conteúdos genéricos e sem graça, para que ela possa ser mais identificável e envolvente.

Tente escrever com frases curtas e simples, pois os leitores costumam passar rapidamente pelo conteúdo. Evite parágrafos volumosos, que podem prejudicar a legibilidade do seu blog.

Além disso, usar títulos claros e organizar as tags em ordem numérica (H1, H2, H3) ajudará os motores de busca a entender o seu conteúdo. 

Ao escrever os títulos, inclua a palavra-chave principal onde ela fizer sentido naturalmente para sinalizar sua importância para os motores de busca. Também é uma boa ideia manter seus títulos com cerca de 50-70 caracteres, pois isso os torna mais fáceis de ler e de se encaixar nas páginas de resultados dos motores de busca.

Por exemplo, esta é a hierarquia deste artigo:

  • H1: Como criar um blog e ganhar dinheiro com ele
  • H2: Como criar um blog em 7 passos
    • H3: Escolha um nicho para o seu blog
    • H3: Escolha uma plataforma para o seu blog
    • H3: Adquira uma hospedagem e um domínio
    • H3: Construa seu blog no WordPress
    • H3: Comece a escrever e publicar artigos no blog
    • H3: Aumente o tráfego do seu blog
    • H3: Monetize seu blog
  • H2: Conclusão

Você também pode usar títulos baseados em perguntas para aumentar suas chances de aparecer nos snippets em destaque do Google e nas seções “As pessoas também perguntam”. 

Caso você não saiba do que eu estou falando, os snippets em destaque destacam os resultados que fornecem respostas rápidas às pesquisas do usuário, muitas vezes exibidos no topo da página de pesquisa. Enquanto isso, a seção “as pessoas também perguntam” exibe perguntas relacionadas que os usuários comumente pesquisam. 

Ferramentas como o AlsoAsked ajudam a identificar as frases de perguntas que as pessoas comumente digitam nos motores de busca — e que você pode responder no seu artigo.

Publique seus artigos no WordPress 

Para criar seu primeiro post no WordPress, navegue até Posts → Adicionar Novo Post. Você será levado ao editor de post do WordPress, onde pode escrever e formatar seu artigo. Assim como editar páginas, aqui você pode usar blocos para adicionar texto, imagens, vídeos e diversos tipos de widgets.

Assim que seu artigo estiver pronto, certifique-se de que as configurações do post estão configuradas do jeito que você deseja. Acesse o painel de Configurações no lado direito do editor de post. Aqui, você pode escolher se vai permitir comentários, adicionar tags, definir as categorias do post ou fazer upload de uma imagem destacada.

página do Gutenberg na web

Se você instalar um plugin de SEO, também pode ver configurações adicionais de SEO dentro do editor de post. Complete essas configurações para que seu artigo fique mais atraente para os motores de busca. 

Acima de tudo, certifique-se de adicionar um meta título e uma meta descrição, além de editar o slug do WordPress. Isso permite que você personalize a aparência do seu artigo nos resultados de pesquisa, tornando-o mais atraente e amigável para os usuários.

exemplo de post da hostinger no google

Por fim, pré-visualize o artigo para garantir que tudo está em ordem. Por exemplo, verifique se o título não está muito longo e se todos os parágrafos e imagens estão aparecendo como planejado. 

Se tudo estiver nos trinques, clique em Publicar. Parabéns por publicar seu primeiro artigo de blog! 

6. Aumente o tráfego do seu blog

A chave para direcionar tráfego para o seu blog é criar conteúdo de valor consistentemente. Pense no último blog que te inspirou. Você provavelmente recomendou o blog para outras pessoas que provavelmente gostariam dele, certo? Com o tempo, esse boca a boca pode construir um fluxo constante de visitantes.

Dito isso, esse método pode não ser suficiente. Talvez você tenha que fazer um esforço extra para atrair leitores — da mesma forma que, ao abrir um café, talvez você precise convidar as pessoas para entrar e experimentar. Pense assim: já que você colocou tanto esforço na criação do seu conteúdo, agora é hora de espalhar a novidade!

Aqui estão algumas estratégias de marketing digital para divulgar seu blog:

Otimize para motores de busca

As práticas de SEO no WordPress envolvem tornar o conteúdo do seu blog facilmente compreensível, tanto para os usuários quanto para os motores de busca. Isso aumenta sua visibilidade nos resultados de pesquisa, o que pode gerar mais tráfego orgânico.

Primeiro de tudo, envie seu blog para motores de busca para que ele seja indexado mais rápido. Para isso, você só precisa preparar o mapa do site do seu blog, que pode ser criado automaticamente usando um plugin de SEO. Não se esqueça de enviar cada artigo do blog publicado e atualizar o seu sitemap sempre que necessário. 

Note que um SEO bem-sucedido requer consistência. Mesmo depois de colocar seu blog no topo das páginas de pesquisa, permanecer lá exigirá uma otimização contínua devido às mudanças no algoritmo.

Promova seu blog nas redes sociais

Estar ativo nas redes sociais expõe seus posts a um público maior e mais diversificado. Além disso, os algoritmos das redes sociais priorizam conteúdo com engajamento, o que significa que um post bem elaborado pode alcançar um alcance significativo. 

Pense em quantas vezes alguém rola o feed do TikTok procurando por recomendações rápidas — todas essas pessoas podem descobrir seu conteúdo em seguida!

Apenas lembre-se de focar nas plataformas onde seu público-alvo é mais ativo. Por exemplo, se você está mirando em proprietários de negócios e profissionais, é melhor focar no LinkedIn.

Preencha suas redes sociais com conteúdo, reaproveitando seus artigos para se adequar à sua plataforma escolhida. Tudo bem começar apenas em uma plataforma de mídia social — você sempre pode expandir para outras depois.

Note que ganhar destaque nas redes sociais também requer consistência. Se você quer seguir esse caminho, certifique-se de equilibrar seu cronograma de publicação com o tempo dedicado às redes sociais. 

Adicione mais horários na sua agenda de conteúdo para organizar sua atividade nas mídias sociais, como reaproveitar o conteúdo dos seus posts e interagir com o seu público. Dessa forma, você pode manter um fluxo constante de conteúdo e reter o interesse do público em todas as plataformas.

Você também pode participar de discussões em comunidades online como o Reddit ou o Quora, se posicionando como uma fonte confiável e especialista no seu nicho. Não se esqueça de adicionar sua foto de perfil, um título e uma biografia para adicionar credibilidade às suas respostas.

perfil de Domantas gudeliauskas no quora

Em seguida, procure por perguntas relacionadas ao tema do seu blog e forneça respostas bem pensadas e valiosas. Se algum dos seus posts de blog agregar mais valor à sua resposta, adicione um link para ele.

No exemplo abaixo, meu colega Brian respondeu a uma pergunta sobre como começar um negócio de marketing de afiliados no Quora e adicionou um link para o seu artigo.

resposta de Brian sobre como começar marketing de afiliados no quota

Dito isso, foque em ser útil e evite ser apelativo na divulgação dos seus conteúdos. Com o tempo, os membros da comunidade podem reconhecer você como um especialista e naturalmente querer saber mais sobre o seu blog.

Marketing por email

O marketing por email envolve o envio mensagens via email para convidar as pessoas a lerem seu blog. Mesmo na era das redes sociais, essa continua sendo uma maneira eficaz de alcançar seu público.

Se você quer implementar essa estratégia, crie um endereço de email personalizado que combine com seu domínio (como nome @ dominiodoblog.com.br) para estabelecer confiança e credibilidade com seu público. Esse pequeno detalhe pode impactar como sua audiência vê seus emails, aumentando as chances de engajamento.

Felizmente, incluímos contas de emails personalizadas em todos os nossos planos de Hospedagem WordPress. Siga este guia para configurar suas contas de email da Hostinger.

Assim que você configurar sua conta de e-mail profissional, aqui estão os passos para criar uma newsletter por email:

  1. Escolha uma ferramenta de email marketing. Uma boa ferramenta de email marketing simplifica sua campanha, desde a coleta de leads até a personalização dos emails. Se você está usando o WordPress, basta usar um plugin denewsletter.
  2. Construa uma lista de emails. Incentive novos leitores a se inscreverem para a sua newsletter na sua página inicial e em outras páginas e posts. Ofereça benefícios para convencê-los a se inscrever, como e-books gratuitos, templates, folhas de dicas ou kits de ferramentas.
  3. Envie emails de alta qualidade. Quanto mais valor você oferece aos leitores, mais provável que você posicione seu blog como uma fonte confiável em seu campo. Combine o conteúdo escrevendo frases envolventes no campo “assunto” e incluindo botões de chamada que direcionem para seus artigos. 

Guest posts

Postar como convidado, ou fazer um guest post, envolve escrever conteúdo para outros blogs. O objetivo principal é gerar exposição para o seu blog publicando artigos em sites maiores e mais populares. Isso também permite que você construa backlinks de alta qualidade, incentivando os motores de busca a reconhecer a autoridade do seu blog. 

Para fazer guest posts, você precisa encontrar sites dispostos a receber conteúdo externo, entrar em contato com eles para discutir os termos e condições e enviar o artigo conforme acordado no negócio. É isso aí! 

Note que diferentes sites têm regras diferentes para guest posts. Alguns exigem uma taxa ou uma verificação, enquanto outros podem pedir trocas de conteúdo, que envolvem a divulgação do conteúdo do blog um do outro sem pagamento. Certifique-se de que você entenda completamente os termos e condições.

Além disso, ao entrar em contato com outros blogs, prepare algumas ideias de tópicos que estejam alinhadas com os interesses do público deles e com o seu conhecimento. Isso aumentará a chance de atrair o público certo para o seu blog.

Mesmo quando estiver escrevendo para o blog de outra pessoa, foque em fornecer valor aos leitores. Se seus artigos tiverem um bom desempenho, você pode construir parcerias de longo prazo com esses sites, levando a mais backlinks e mais exposição.

7. Monetize seu blog

Uma vez que você já tem algum tráfego e uma boa coleção de artigos, o próximo passo é descobrir como ganhar dinheiro com o seu blog. Após cerca de cinco a dez anos de atividade, blogueiros podem ganhar uma média de até US$ 5.450 por mês, de acordo com uma pesquisa do Productive Blogging.

Além disso, a pesquisa mostra que blogs mais antigos, com uma quantidade maior de posts, geram uma renda ainda maior. Então, não se desanime se você estiver apenas começando. Contanto que você ofereça artigos de blog valiosos e interessantes, sempre há uma chance de ganhar dinheiro com seu blog e construir uma renda passiva.

Experimente diferentes métodos de monetização de blogs para encontrar o que funciona melhor para o seu nicho:

  • Exibindo anúncios. A maneira mais simples de começar a ganhar dinheiro com blogs é exibindo anúncios em locais de alta visibilidade no seu site, como o cabeçalho, a barra lateral ou posts. Para fazer isso, basta se inscrever e adicionar o Google AdSense ao seu blog WordPress.
  • Marketing de afiliados. Iniciar um negócio de marketing de afiliados permite que você ganhe dinheiro compartilhando links para produtos ou serviços no seu blog. Sempre que alguém clicar no seu link e fizer uma compra, você ganhará uma comissão — geralmente entre 5-30% do preço do produto. A taxa exata depende do programa e do que está sendo vendido.
  • Vendendo produtos digitais e físicos. Itens digitais como e-books, cursos ou templates (como planners e calendários) são ótimos, já que você não precisa se preocupar com estoques ou envios. Prefere produtos físicos? Eles também funcionam, se forem adequados para o seu público. Para começar, adicione recursos de e-commerce ao seu blog com o WooCommerce.
  • Trabalho freelancer. Escrever um blog destaca suas habilidades em escrita, comunicação e, muitas vezes, outros tópicos especializados, tornando-se uma vitrine perfeita para você divulgar suas habilidades como freelancer. Se você é apaixonado pelo nicho sobre o qual está escrevendo, considere oferecer serviços como copywriting, design gráfico, gerenciamento de mídias sociais ou como desenvolvedor web, para citar alguns exemplos. Confira os melhores sites de freelancers para encontrar seus primeiros clientes.
  • Oferecendo serviços de consultoria ou coaching. Depois de se posicionar como especialista em seu nicho, oferecer serviços de consultoria ou coaching pode ser uma ótima fonte de renda. Crie pacotes, como consultas por hora ou planos a longo prazo, para atender a diferentes necessidades. Torne as reservas e pagamentos mais simples com ferramentas como o Calendly, ou use um plugin de calendário do WordPress para manter tudo organizado.
  • Criando conteúdo exclusivo. Configurar uma área para membros com conteúdo exclusivo permite que você ganhe uma renda recorrente e construa conexões mais fortes com leitores fiéis. Ofereça vantagens como acesso antecipado a posts, newsletters exclusivas, webinários ou uma comunidade privada — o que for mais valioso para o seu público! Plugins como o MemberPress ou o Paid Membership Subscriptions facilitam que você crie uma área de membros no seu blog.
  • Parcerias de marca. Conforme seu blog cresce, comece a colaborar com marcas através de posts patrocinados, avaliações de produtos ou menções. Crie um kit de mídia destacando o desempenho do seu blog, a demografia do público e as taxas que você cobra para atrair parcerias potenciais. Alternativamente, faça a proposta através de plataformas como Aspire ou Intellifluence, onde as marcas procuram colaboradores.

Conclusão

Criar um blog oferece muitas vantagens para se desenvolver pessoal e profissionalmente, desde fortalecer sua marca até gerar uma renda extra. A boa notícia é que, hoje em dia, está mais fácil do que nunca começar sua jornada como blogueiro.

Neste artigo, expliquei sete passos simples sobre como começar um blog, incluindo escolher o nicho certo, escolher uma plataforma, escrever e publicar conteúdo e monetizar seu blog.

Todo blogueiro de sucesso começou onde você está agora, com uma ideia e a disposição para tentar. Basta dar aquele primeiro passo para saber até onde seu blog pode te levar! 

Se você tiver alguma dúvida, feedback ou precisar de mais orientação, sinta-se à vontade para deixar um comentário abaixo. Ficarei mais do que feliz em ajudar. Boa sorte!

Como criar um blog: perguntas frequentes

Por fim, antes de você partir para a ação, confira as respostas para algumas das perguntas mais frequentes sobre como criar um blog.

Blogs são lucrativos?

Sim! Contanto que você ofereça algo valioso no seu blog, ele tem todas as condições de ser lucrativo. No entanto, lembre-se de não esperar ganhos muito altos logo no início – construir um blog lucrativo exige esforço e consistência.

Quanto dinheiro é possível ganhar com um blog?

De acordo com Ryan Robinson, blogueiros podem ganhar até R$ 225.000/ano. No entanto, o número variará significativamente dependendo de fatores como o tema geral, sua experiência e sua reputação no setor.

O blog deve ser um trabalho em tempo integral ou um hobby?

A resposta para isso realmente depende dos seus objetivos pessoais e profissionais. Uma boa regra geral é começar seu blog como uma atividade secundária e só torná-lo um emprego em tempo integral quando ele começar a superar a renda ou as demandas do seu trabalho principal.

Blogueiros iniciantes podem ganhar dinheiro?

Sim! Qualquer pessoa pode ganhar dinheiro com blog uma vez que tenha um fluxo constante de tráfego. Métodos comuns de monetização incluem participar de um programa de marketing de afiliados, exibir anúncios (com o Google AdSense, por exemplo) e fazer parcerias com marcas. Você também pode oferecer serviços de coaching ou escrita freelancer para outros sites.

É possível criar um blog de graça?

Sim, muitas plataformas de blogs são gratuitas. No entanto, elas têm algumas limitações, como poucas opções de personalização, controle e monetização. Ainda assim, lançar seu blog em uma plataforma gratuita pode ser um bom ponto de partida até que você possa começar a expandir.

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O autor

Bruno Santana

Jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia e Especialista em Marketing de Conteúdo na Hostinger, onde atuo na criação e otimização de artigos úteis, envolventes e criativos em áreas como desenvolvimento web e, marketing. Além disso, sou colaborador eventual do site MacMagazine e da editoria de cultura do Jornal A Tarde, fascinado por arte, culinária e tecnologia.